Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Saúde

Ministro anuncia comissão de acompanhamento à construção do Hospital Central do Algarve

O Conselho de Ministros decidiu retomar, no final de setembro, o processo de parceria público-privada para a construção e manutenção do futuro Hospital Central do Algarve (HCA), cuja gestão clínica continuará a ser do domínio público

08:37 24 Janeiro, 2023 11:19 24 Janeiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O ministro da Saúde anunciou esta segunda-feira que serão constituídas em simultâneo uma equipa técnica, para conduzir o concurso de lançamento da obra do novo Hospital Central do Algarve, e uma comissão de acompanhamento do processo.

“Vamos constituir, a muito curto prazo – a uma escala de semanas, não de meses –, duas equipas. Uma equipa técnica, que resulta da lei e vai conduzir o processo de concretização do concurso, mas vamos constituir, ao mesmo tempo – e, essa sim, é uma opção política –, uma comissão de acompanhamento”, disse Manuel Pizarro.

O ministro falava no Hospital de Faro, durante a apresentação das conclusões da iniciativa “Saúde Aberta”, que levou hoje o governante e os seus dois secretários de Estado aos 16 concelhos do Algarve.

O Conselho de Ministros decidiu retomar, no final de setembro, o processo de parceria público-privada para a construção e manutenção do futuro Hospital Central do Algarve (HCA), cuja gestão clínica continuará a ser do domínio público.

Além da equipa técnica, que será “profissional” para “garantir que não é por falta de resposta da administração [central] que o concurso emperra”, para a comissão de acompanhamento serão convidadas a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e outras instituições.

“Julgamos que é muito importante que a sociedade do Algarve, a comunidade algarvia, as autarquias e outras instituições façam um acompanhamento muito próximo do processo do novo HCA, de forma a que resulte da decisão que venhamos a tomar exatamente um modelo de hospital que vai servir os algarvios não apenas nos próximos anos, mas nas próximas décadas”, frisou Manuel Pizarro.

O ministro da Saúde garantiu que “não vale a pena pôr em causa” a localização da infraestrutura, no Parque das Cidades, entre os concelhos de Faro e Loulé, que já tinha sido tomada há duas décadas pelo então governo PSD/CDS-PP.

“Tem, entre outras vantagens adicionais, a vantagem de que estão resolvidos os problemas de propriedade dos terrenos e de acessibilidades”, observou.

Questionado pelos jornalistas, Manuel Pizarro recusou comprometer-se sobre uma data concreta de finalização da obra.

“É mais justo para as pessoas se nós nos comprometermos com aquilo que está ao nosso alcance de imediato. O alcance de imediato é que em 2023 será lançado o processo de concurso”, assumiu, considerando “expectável” que “haja uma decisão em 2024”, mas que essa matéria o “transcende” porque será um júri a tomar a decisão técnica.

Quanto à comissão de acompanhamento a constituir, Manuel Pizarro sustentou que “faz muito sentido o tema de discutir o que será feito” das instalações atualmente ocupadas pelo Hospital de Faro, no centro da cidade algarvia.

A primeira edição da iniciativa ‘Saúde Aberta’ levou ao Algarve o ministro da Saúde, a secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, que visitaram os 16 concelhos algarvios.

“Foi um momento muito interessante. Valeu pelo que já aconteceu hoje, em cada um dos concelhos do Algarve, mas eu espero que venha a valer, muito mais, pelo que daqui vai resultar de medidas que, nos próximos meses, vão permitir resolver alguns dos problemas identificados e valorizar algumas das experiências em curso”, sublinhou Manuel Pizarro.

À chegada ao Hospital de Faro, o ministro foi recebido por uma comitiva do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que reclamava contra o decreto-lei recentemente publicado pela tutela que não contabiliza os pontos detidos pelos enfermeiros promovidos a especialistas por concurso entre 2005 e 2011, tendo já sido convocada uma greve para 07 de fevereiro.

Secretário de estado da Saúde reuniu-se com o executivo da Câmara de Castro Marim e visitou a Unidade de Saúde Familiar Baesuris
Otimização de recursos humanos e novas instalações são prioridades para Saúde no Algarve

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Agentes da PSP no aeroporto.
Nacional

PSP resgata criança de 12 anos que seria obrigada a casar para pagar dívida da família

15:50 27 Julho, 2026 14:44 27 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Criança de 12 anos foi resgatada pela PSP no Aeroporto de Lisboa depois de revelar que seria levada para França para um casamento forçado

Algarve

Jovem desaparece no mar durante travessia de paddle no Algarve e buscas mobilizam vários meios

17:50 27 Julho, 2026 17:38 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Amigo que acompanhava o jovem foi resgatado por uma embarcação de pesca. Autoridades procuram o praticante de paddle ao largo de Aljezur

Algarve Cultura Vida & Lazer

Último verão do Lick leva cinco grandes noites a Boliqueime

15:20 27 Julho, 2026 15:21 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A antiga Kadoc vive o último capítulo como Lick, com cinco headliners internacionais e uma programação inédita no Algarve

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Nacional

Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial

18:50 27 Julho, 2026 17:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cerca de 30 operacionais participaram no resgate da criança de 8 anos, que foi transportada para o Hospital Pediátrico de Coimbra

Algarve Economia Europe Direct Algarve

Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável

12:50 27 Julho, 2026 12:45 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto Pep4Fish testa em mar aberto novas dietas para reforçar a saúde dos peixes, reduzir a mortalidade e melhorar o pescado

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 14:47 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Tempo

Calor não dá tréguas até ao fim de julho: há regiões onde os termómetros podem chegar aos 42 ºC

15:30 27 Julho, 2026 15:18 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Últimos dias de julho trazem uma nova subida das temperaturas em Portugal continental. Há zonas onde os termómetros poderão aproximar-se dos 42 ºC

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Cultura Europe Direct Algarve

Europe Direct Algarve inaugura exposição com imagens vencedoras e uma retrospetiva do concurso LIXARTE

12:06 27 Julho, 2026 14:44 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A exposição da Comunidade LIXARTE reúne os melhores trabalhos da quarta edição e revisita três anos de fotografia dedicada ao oceano

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consultoria de imagem como ferramenta de consciência | Por Carmen Garrido

08:32 27 Julho, 2026 08:35 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Integrada no espírito do Novo Bauhaus Europeu, a consultoria de imagem afirma-se como uma ponte entre identidade, sustentabilidade e expressão individual"

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Sistema Volta. Crédito: DR
Algarve Economia

Dois jovens que trabalham numa praia algarvia querem “fazer 1.000€ até ao final do verão” no sistema Volta: já acumularam 400€

06:52 25 Julho, 2026 06:52 25 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Jovens que trabalham numa praia de Loulé já acumularam cerca de 400 euros com o sistema Volta e querem chegar aos 1.000€ até ao fim do verão

Agentes da PSP no aeroporto.
Nacional

PSP resgata criança de 12 anos que seria obrigada a casar para pagar dívida da família

15:50 27 Julho, 2026 14:44 27 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Criança de 12 anos foi resgatada pela PSP no Aeroporto de Lisboa depois de revelar que seria levada para França para um casamento forçado

Algarve

Jovem desaparece no mar durante travessia de paddle no Algarve e buscas mobilizam vários meios

17:50 27 Julho, 2026 17:38 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Amigo que acompanhava o jovem foi resgatado por uma embarcação de pesca. Autoridades procuram o praticante de paddle ao largo de Aljezur

Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Último verão do Lick leva cinco grandes noites a Boliqueime

15:20 27 Julho, 2026 15:21 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A antiga Kadoc vive o último capítulo como Lick, com cinco headliners internacionais e uma programação inédita no Algarve

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Nacional

Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial

18:50 27 Julho, 2026 17:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cerca de 30 operacionais participaram no resgate da criança de 8 anos, que foi transportada para o Hospital Pediátrico de Coimbra

Algarve, Economia, Europe Direct Algarve

Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável

12:50 27 Julho, 2026 12:45 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto Pep4Fish testa em mar aberto novas dietas para reforçar a saúde dos peixes, reduzir a mortalidade e melhorar o pescado

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 14:47 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Praia cheia de turistas. Crédito: Freepik
Tempo

Calor não dá tréguas até ao fim de julho: há regiões onde os termómetros podem chegar aos 42 ºC

15:30 27 Julho, 2026 15:18 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Últimos dias de julho trazem uma nova subida das temperaturas em Portugal continental. Há zonas onde os termómetros poderão aproximar-se dos 42 ºC

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Cultura, Europe Direct Algarve

Europe Direct Algarve inaugura exposição com imagens vencedoras e uma retrospetiva do concurso LIXARTE

12:06 27 Julho, 2026 14:44 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A exposição da Comunidade LIXARTE reúne os melhores trabalhos da quarta edição e revisita três anos de fotografia dedicada ao oceano

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consultoria de imagem como ferramenta de consciência | Por Carmen Garrido

08:32 27 Julho, 2026 08:35 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Integrada no espírito do Novo Bauhaus Europeu, a consultoria de imagem afirma-se como uma ponte entre identidade, sustentabilidade e expressão individual"

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve, Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Sistema Volta. Crédito: DR
Algarve, Economia

Dois jovens que trabalham numa praia algarvia querem “fazer 1.000€ até ao final do verão” no sistema Volta: já acumularam 400€

06:52 25 Julho, 2026 06:52 25 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Jovens que trabalham numa praia de Loulé já acumularam cerca de 400 euros com o sistema Volta e querem chegar aos 1.000€ até ao fim do verão

Últimas Notícias

  • Atriz de “Morangos com Açúcar” acusa Joana Marques de a humilhar por ter autismo
    Atriz de “Morangos com Açúcar” acusa Joana Marques de a humilhar por ter autismo
  • Algarve escolhe sete patrimónios para a Meia-Final Nacional das Novas 7 Maravilhas de Portugal
    Algarve escolhe sete patrimónios para a Meia-Final Nacional das Novas 7 Maravilhas de Portugal
  • Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial
    Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial
  • Traça Edições recupera “A Felicidade de Todos os Seres”, uma obra de 1922
    Traça Edições recupera “A Felicidade de Todos os Seres”, uma obra de 1922
  • Campo de futebol no concelho de Portimão onde treinam 200 crianças e jovens vai ter um relvado sintético novo
    Campo de futebol no concelho de Portimão onde treinam 200 crianças e jovens vai ter um relvado sintético novo

Opinião

  • Estamos todos em lista de espera… | Editorial de Henrique Dias Freire
    Estamos todos em lista de espera… | Editorial de Henrique Dias Freire
  • A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão
    A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão
  • Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
    Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

Europe Direct Algarve

  • Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
    Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
  • Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável
    Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento