Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cigarro partido. Crédito: Freepik
Cigarro partido. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Saúde

Adeus tabaco? Nova lei proíbe todos os que nasceram depois desta data de comprar tabaco no Reino Unido

A nova lei do tabaco no Reino Unido vai impedir a venda a quem nasceu depois de 1 de janeiro de 2009, numa medida que pretende criar a primeira geração livre de fumo

06:00 22 Abril, 2026 23:14 21 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Parlamento do Reino Unido aprovou a nova Lei do Tabaco e dos Vapes, uma medida histórica que vai proibir a venda de produtos de tabaco a todas as pessoas nascidas a partir de 1 de janeiro de 2009. O objetivo é criar, de forma gradual, uma nova geração sem tabaco, num dos passos mais ambiciosos tomados na Europa no combate ao tabagismo.  

De acordo com o jornal espanhol El País, a proposta tinha sido inicialmente lançada pelo anterior Governo conservador de Rishi Sunak, mas acabou por avançar sob o Executivo trabalhista de Keir Starmer. No site oficial do Parlamento britânico, o diploma aparece já na fase final do processo legislativo, aguardando apenas a promulgação real.  

Na prática, a nova lei faz com que a idade legal para comprar tabaco suba de forma progressiva com o passar dos anos. Quem nasceu a partir de 1 de janeiro de 2009 nunca poderá comprar legalmente tabaco no Reino Unido, mesmo quando atingir a idade adulta.  

O que muda com a nova lei

Segundo a informação oficial do Governo britânico, a proibição abrange cigarros, tabaco de enrolar, charutos, cigarros pequenos, tabaco de cachimbo, produtos de shisha, tabaco de mascar, tabaco aquecido, rapé, produtos herbais para fumar e até papel de cigarro. Ou seja, a medida vai além do cigarro tradicional.  

O diploma, porém, não cria uma proibição geracional idêntica para os vapes. O que a lei faz é dar novos poderes ao Governo para limitar sabores, embalagens, exposição, publicidade e venda destes produtos, especialmente quando estejam em causa menores.  

Além disso, a venda de vapes e outros produtos com nicotina a menores de 18 anos continuará a ser ilegal, e o Governo passa a ter mais instrumentos para apertar a fiscalização sobre o setor. Também ficam previstas coimas e mecanismos de licenciamento para os vendedores.  

Porque é que o Reino Unido decidiu avançar

O Governo britânico justifica a medida com o peso do tabagismo na saúde pública. De acordo com a documentação oficial, fumar continua a ser a principal causa evitável de morte, doença e incapacidade no Reino Unido, estando associado a cerca de 80 mil mortes por ano.  

As autoridades britânicas defendem também que a prevenção é mais eficaz e menos dispendiosa do que tratar doenças relacionadas com o tabaco. O executivo estima que o impacto económico e social do tabagismo ascenda a 21,8 mil milhões de libras por ano.  

Outro dos argumentos usados prende-se com os jovens. O Governo afirma que o objetivo é quebrar o ciclo de dependência e impedir que as novas gerações entrem no consumo regular de tabaco, reduzindo a pressão futura sobre o sistema nacional de saúde.  

O que acontece a seguir

Apesar da aprovação parlamentar, a entrada em vigor efetiva da proibição para os nascidos a partir de 2009 está apontada para 1 de janeiro de 2027, quando essa geração começar a atingir os 18 anos. Essa data consta da informação oficial divulgada pelo Governo britânico sobre o calendário de implementação.  

Já outras medidas previstas no diploma, sobretudo as que dependem de regulamentação, poderão avançar em momentos posteriores, através de legislação secundária. É o caso de várias restrições ligadas ao vape, à embalagem e ao alargamento de espaços livres de fumo.  

Entre esses poderes está a possibilidade de estender limitações a determinados espaços exteriores, como zonas junto a escolas, parques infantis e hospitais, embora o próprio Governo tenha indicado que a hotelaria ao ar livre e espaços abertos mais amplos ficam fora desta intenção inicial.  

Uma das medidas mais ambiciosas da Europa

A decisão do Reino Unido volta a colocar o país no centro do debate internacional sobre políticas antitabaco. A proposta da chamada “geração sem fumo” já tinha sido vista como uma das mais radicais do mundo quando foi lançada, por apostar numa proibição progressiva e permanente em vez de um simples aumento pontual da idade mínima.  

Ao mesmo tempo, o diploma mostra que Londres quer distinguir entre o combate ao tabaco tradicional e a regulação do vape. Enquanto o tabaco passa a ter um bloqueio geracional claro, os cigarros eletrónicos ficam sujeitos a um controlo mais apertado, mas não a uma proibição total para adultos.  

Se a lei entrar plenamente em vigor como previsto, o Reino Unido passará a ter uma das políticas mais restritivas da Europa nesta matéria. E a decisão poderá voltar a alimentar o debate noutros países sobre até onde devem ir os governos para reduzir o consumo de tabaco entre os mais jovens.  

Leia também: Reino Unido de volta à UE? País assinou um acordo com a Europa que terá efeitos a partir desta data

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões

21:30 26 Junho, 2026 20:33 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O fim de semana deverá ser ameno nos Açores e na Madeira, com períodos de maior nebulosidade e aguaceiros fracos e dispersos

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Algarve Auto

MAR Shopping Algarve recebe nova loja da Tesla

10:19 26 Junho, 2026 10:20 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova loja no MAR Shopping Algarve eleva para cinco o número de pontos de venda da Tesla em Portugal

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Algarve

Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena

09:00 24 Junho, 2026 19:20 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui discursos, entrevistas e vídeos sobre ansiedade, propósito de vida e princípios bíblicos aplicados ao quotidiano

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Boletins do Euromilhões. Crédito: Lusa
Nacional

Já saiu a chave do Euromilhões: veja os números vencedores desta sexta-feira

21:15 26 Junho, 2026 21:09 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Verifique os números da chave vencedora do Euromilhões desta sexta-feira, 26 de junho. Em jogo está um jackpot de 60 milhões de euros

Pano branco na janela de um carro. Crédito: Foto AI
Nacional

É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer

16:00 25 Junho, 2026 15:21 25 Junho, 2026 | João Luís

Há sinais antigos que muitos condutores ainda reconhecem na estrada, mas nem todos têm o valor que parecem ter

Dolores Aveiro e a filha, Katia Aveiro.
Nacional Vida & Lazer

Família de Cristiano Ronaldo está a acompanhar o Mundial ao vivo e alugou um apartamento onde cada noite pode custar 4.500€

11:34 25 Junho, 2026 11:13 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Katia Aveiro, Dolores Aveiro e o restante núcleo familiar de Cristiano Ronaldo viajaram para os Estados Unidos para acompanhar o Mundial

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões

21:30 26 Junho, 2026 20:33 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O fim de semana deverá ser ameno nos Açores e na Madeira, com períodos de maior nebulosidade e aguaceiros fracos e dispersos

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Ovos. Crédito: Freepik
Gastronomia

Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende

21:50 26 Junho, 2026 21:27 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia de supermercados britânica está a substituir ovos castanhos por ovos brancos na sua marca própria

Algarve, Auto

MAR Shopping Algarve recebe nova loja da Tesla

10:19 26 Junho, 2026 10:20 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Nova loja no MAR Shopping Algarve eleva para cinco o número de pontos de venda da Tesla em Portugal

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho

15:40 26 Junho, 2026 15:47 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos financiados por fundos europeus podem ser distinguidos pelo seu impacto social, económico e ambiental

Algarve

Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena

09:00 24 Junho, 2026 19:20 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui discursos, entrevistas e vídeos sobre ansiedade, propósito de vida e princípios bíblicos aplicados ao quotidiano

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Boletins do Euromilhões. Crédito: Lusa
Nacional

Já saiu a chave do Euromilhões: veja os números vencedores desta sexta-feira

21:15 26 Junho, 2026 21:09 26 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Verifique os números da chave vencedora do Euromilhões desta sexta-feira, 26 de junho. Em jogo está um jackpot de 60 milhões de euros

Pano branco na janela de um carro. Crédito: Foto AI
Nacional

É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer

16:00 25 Junho, 2026 15:21 25 Junho, 2026 | João Luís

Há sinais antigos que muitos condutores ainda reconhecem na estrada, mas nem todos têm o valor que parecem ter

Dolores Aveiro e a filha, Katia Aveiro.
Nacional, Vida & Lazer

Família de Cristiano Ronaldo está a acompanhar o Mundial ao vivo e alugou um apartamento onde cada noite pode custar 4.500€

11:34 25 Junho, 2026 11:13 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Katia Aveiro, Dolores Aveiro e o restante núcleo familiar de Cristiano Ronaldo viajaram para os Estados Unidos para acompanhar o Mundial

Últimas Notícias

  • Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende
    Supermercado troca ovos castanhos por brancos e a razão surpreende
  • Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões
    Adeus calor? Fim de semana traz chuva a estas regiões
  • Já saiu a chave do Euromilhões: veja os números vencedores desta sexta-feira
    Já saiu a chave do Euromilhões: veja os números vencedores desta sexta-feira
  • Alerta de especialista: Portugal pode sofrer danos graves com sismo semelhante aos da Venezuela e estes são os edifícios em maior risco
    Alerta de especialista: Portugal pode sofrer danos graves com sismo semelhante aos da Venezuela e estes são os edifícios em maior risco
  • Trabalhadores a tempo parcial podem ser obrigados a fazer horas extra? Eis o que diz a lei em Portugal
    Trabalhadores a tempo parcial podem ser obrigados a fazer horas extra? Eis o que diz a lei em Portugal

Opinião

  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
  • Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
    Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal