Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional, Opinião

Vamos legalizar a Procuradoria Ilícita? | Por Lara Roque Figueiredo e José Pedro Moreira

Artigo de opinião de Lara Roque Figueiredo e José Pedro Moreira, vice-presidentes do do Conselho Geral da Ordem dos Advogados: “Desregular as profissões por razões economicistas, trará o caos ao exercício das profissões e prejudicará, mais uma vez, os mais desfavorecidos”

19:02 13 Junho, 2023 12:05 14 Junho, 2023
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Governo do PS entendeu que era possível alterar de forma profunda todos os Estatutos das Ordens Profissionais, em 10 dias.

Claro que começa por ser o primeiro a incumprir os seus próprios prazos, e por isso decidiu criar, dentro das várias ordens, uma primeira e segunda liga, tendo apresentado até à data apenas 8 dos 20 estatutos.

Contudo, bem sabemos, o que move estas alterações legislativas é a vontade de desregular completamente as profissões, esbatendo as suas fronteiras, e acima de tudo a ingerência nas associações públicas profissionais, que devem ser sempre independentes.

Não cabe, pois, ao Governo, pelo menos num estado de direito democrático, decidir a forma como se regem as Ordens Profissionais.

Mas ainda assim entendeu o Governo impor a criação de órgãos nas associações públicas profissionais com maioria de membros não inscritos nas mesmas, e a quem dará poderes de decisão em matérias como o estágio profissional e a imposição de taxas e emolumentos.

Esta alteração, trazida pela nova lei das associações públicas profissionais, consegue ainda modificar a forma como as sociedades profissionais laboram em Portugal, passando a deixar que estas existam sem qualquer controlo das respetivas associações, não existindo forma de garantir que quem exerce a atividade a exerce da forma legal e deontologicamente exigível.

A Ordem dos Advogados tem-se batido contra estas alterações, porque acima de tudo se colocam em crise os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos/ãs, já que estes, enquanto beneficiários dos serviços, terão acesso a serviços prestados não por profissionais qualificados, como hoje ocorre, mas por leigos ou meros curiosos, deixando os/as cidadãos/ãs completamente desprotegidos/as.

Não deixa de ser surpreendente que um Governo de esquerda lidere uma alteração desta natureza, colocando o ónus no lado mais fraco. Isto porque, quem passará a estar mal representado será o/a cidadão/ã com menos recursos, já que quem pode, por exemplo, pagar um advogado, vai continuar a fazê-lo, ou quem pode levar o seu animal de estimação a um médico veterinário não vai escolher outra opção menos qualificada. Quem não tiver possibilidade, ficará à mercê de ofertas de mercado menos qualificadas, que tentarão fazer a diferença meramente pelo preço dos serviços, e não pela qualidade do mesmo, atenta a manifesta falta de formação e competência para os prestar.

Mas pior, não sabemos da dimensão do impacto destas alterações na nossa sociedade. O que acontece a todos aqueles que investiram e estão a investir, numa educação superior (que em Portugal não é barata) e que será obsoleta, já que o que está em cima da mesa é que qualquer um possa ser aquilo que entender, sem formação adequada para tal?

Este Governo prefere colocar nas mãos dos curiosos, a realização de consultas veterinárias, de consultas jurídicas, de elaboração de contratos, de entregas e cálculo de impostos, de consultas médicas, etc.?

Desregular as profissões por razões economicistas, trará o caos ao exercício das profissões e prejudicará, mais uma vez, os mais desfavorecidos. Este ímpeto economicista não será o melhor para a esmagadora maioria dos/as cidadãos/ãs. Se o mesmo traz algum benefício (que não vislumbramos), será apenas para alguns (muito poucos), e que dele certamente não precisam.

E rechaçamos qualquer acusação de corporativismo, neste assunto. No caso da Advocacia, a sua Ordem existe há quase 100 anos e foi quem sempre esteve ao lado da sociedade portuguesa, em todas as ocasiões, incluindo nos períodos negros da nossa História. Estivemos, estamos e estaremos sempre ao lado do/a cidadão/ã, na defesa dos seus Direitos, Liberdades e Garantias, da segurança jurídica e da verdadeira Justiça (mesmo quando a lei não a consagra).

Enquanto Advogados/as, nunca permitiremos que se legalize a prática de um crime, deixando que qualquer um, em qualquer parte, possa, sem o devido conhecimento e estudo, exercer qualquer profissão e praticar os seus atos próprios.

Em nome de todos/as os/as cidadãos/ãs deste país, não desistiremos desta luta!

Lara Roque Figueiredo / José Pedro Moreira
(Vice-presidentes da Ordem dos Advogados)

O que podem esperar os próximos estudantes de Direito? | Por Manuel Fontaine Campos

Vender casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças

18:00 24 Outubro, 2026 12:49 24 Outubro, 2026

Um único herdeiro poderá pedir a venda do imóvel, após 2 anos: aplicação das novas regras depende da entrada em vigor do diploma

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Algarve Cultura Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Nacional

PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros

20:10 24 Outubro, 2026 18:08 24 Outubro, 2026

De peças de ouro a roupa e equipamentos eletrónicos, a PSP de Coimbra leiloou mais de 1.500 objetos perdidos que nunca foram reclamados

Saúde Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Algarve Europa

Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha

13:10 24 Outubro, 2026 12:58 24 Outubro, 2026

Operação conjunta da GNR e da Guarda Civil espanhola permitiu apreender mais de cinco toneladas de haxixe no rio Guadiana

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Avião da TAP.
Economia Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Algarve

Amigo de marroquino morto em Olhão diz não se recordar de agressões da PSP

17:40 23 Outubro, 2026 17:26 23 Outubro, 2026

Testemunha afirmou em tribunal não ter memória das alegadas agressões dos dois polícias julgados pela morte de Aissa Ait Aissa, em março de 2024

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Idoso no médico.
Saúde

Alterações no paladar podem estar ligadas à doença renal: os sinais que merecem atenção

15:20 21 Outubro, 2026 15:41 20 Outubro, 2026

Sentir um sabor metálico ou amargo pode ter várias explicações: veja a relação com os rins, outros sintomas e exames usados no diagnóstico

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Vender casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças

18:00 24 Outubro, 2026 12:49 24 Outubro, 2026

Um único herdeiro poderá pedir a venda do imóvel, após 2 anos: aplicação das novas regras depende da entrada em vigor do diploma

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Algarve, Cultura, Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Nacional

PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros

20:10 24 Outubro, 2026 18:08 24 Outubro, 2026

De peças de ouro a roupa e equipamentos eletrónicos, a PSP de Coimbra leiloou mais de 1.500 objetos perdidos que nunca foram reclamados

Saúde, Vida & Lazer

Como reverter uma vida inteira de festas e ser saudável depois dos 50 anos

15:07 24 Outubro, 2026 15:07 24 Outubro, 2026

Mudar hábitos pode ajudar a viver de forma mais saudável depois dos 50. Especialistas explicam o que fazer, sem prometer apagar os excessos do passado

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Algarve, Europa

Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha

13:10 24 Outubro, 2026 12:58 24 Outubro, 2026

Operação conjunta da GNR e da Guarda Civil espanhola permitiu apreender mais de cinco toneladas de haxixe no rio Guadiana

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Avião da TAP.
Economia, Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Algarve

Amigo de marroquino morto em Olhão diz não se recordar de agressões da PSP

17:40 23 Outubro, 2026 17:26 23 Outubro, 2026

Testemunha afirmou em tribunal não ter memória das alegadas agressões dos dois polícias julgados pela morte de Aissa Ait Aissa, em março de 2024

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Idoso no médico.
Saúde

Alterações no paladar podem estar ligadas à doença renal: os sinais que merecem atenção

15:20 21 Outubro, 2026 15:41 20 Outubro, 2026

Sentir um sabor metálico ou amargo pode ter várias explicações: veja a relação com os rins, outros sintomas e exames usados no diagnóstico

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
    Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
  • PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
    PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
  • Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
    Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
  • Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças
    Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças
  • Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões
    Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

Opinião

  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal