Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
AFONSO SOUSA - Membro da Iniciativa Liberal e estudante da licenciatura em Ciência Política no ISCTE-IUL. Foto DR
Desporto, Opinião, Política

Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa

“Talvez devêssemos repensar os Martínez da vida, mas ao contrário do selecionador, os outros têm mesmo um grande impacto nas nossas vidas”

19:03 23 Junho, 2026 19:10 23 Junho, 2026
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Muito se tem falado sobre a titularidade de Cristiano Ronaldo no Mundial que está a decorrer na América do Norte. Por um lado, os defensores do capitão português consideram que este, enquanto estiver fisicamente apto e disponível para a seleção, deve ser sempre titular. Por outro lado, aqueles que, agradecendo o incrível contributo que Ronaldo deu à seleção e ao país, acham que existem jogadores com mais condições para jogar. 

Não irei alimentar essa discussão, apesar de estar mais próximo dos segundos, mas esta síndrome, caracterizada pelo medo de arriscar e daquilo que é diferente, é claramente, e infelizmente, observada na política portuguesa. 

Vejamos o caso da Saúde. Em Portugal existe apenas uma Unidade Hospitalar gerida em parceria público-privada, o Hospital de Cascais. Em 2021 não foram renovadas 3 parcerias existentes, Braga, Vila Franca de Xira e Loures, mesmo com ganhos de eficiência no período de gestão privada. Mas esses dados podem não indicar uma maior satisfação dos utentes dessas unidades? É verdade, mas o estudo “Avaliação da Qualidade Apercebida e Satisfação dos Utentes do Hospital de Braga”, referente ao ano de 2018, indicava uma satisfação de 82,9 pontos – Muito Bom (a parceria começou em 2011). 

Se existe satisfação dos utentes e o custo é menor para o bolso dos portugueses, por que razão não existem mais hospitais público-privados?

Por um lado, por fanatismo ideológico, em que grande parte da esquerda portuguesa e europeia odeia os privados e o lucro, mesmo que prestem um melhor serviço aos utentes. Voltando ao caso Ronaldo, muitos fãs do capitão da seleção acreditam que este deve ser sempre titular mesmo que não seja o melhor para o coletivo, todos nos lembramos do hat-trick de Gonçalo Ramos contra a Suíça em 2022, no primeiro jogo desse torneio em que CR7 não foi titular. No fundo porque é preferível manter a crença e o fanatismo do que fazer o melhor para o coletivo.    

Por outro lado, por comodismo e medo de arriscar. Cada vez que se fala sobre mais PPP´s na saúde, aparece o grande papão da privatização do SNS. Então a razão é a mesma da anterior, fanatismo ideológico? Não, nestes casos é ainda pior, porque muitas vezes os decisores sabem que é o melhor para os utentes e para o bolso dos portugueses, mas têm medo de arriscar em medidas que são impopulares no momento por puro taticismo eleitoral.

Será que Roberto Martínez acredita mesmo que Ronaldo é a melhor solução para o ataque da Seleção ou existem razões externas que influenciam a decisão? 

Mas a saúde não é caso único. Todas as verdadeiras mudanças que se tentam fazer neste país esbarram nos velhos do Restelo. 

A reforma laboral é a mais recente e paradigmática. O Governo tentou introduzir mudanças ao Código de Trabalho com o objetivo de flexibilizar o mercado laboral. Grande parte da opinião pública diabolizou a proposta afirmando que não era necessária por estarmos quase em pleno emprego. É verdade que o desemprego em Portugal ronda os 6%, valor relativamente baixo, mas o desemprego jovem é de cerca de 18%, acima da média europeia. Os nossos jovens entre os 16 e os 24 anos, os da minha geração, ganham em média 914 euros líquidos por mês o que equivale a menos 30% do salário médio nacional (Dados da fundação Belmiro de Azevedo). Mas, mais uma vez, por conveniência eleitoral uma reforma estrutural foi metida na gaveta.

Outro caso preocupante é o da Segurança Social. Segundo previsões da Comissão Europeia, quem se reformar em 2050 terá direito a apenas 39% do seu último salário. Qualquer reforma que seja proposta com o objetivo de introduzir um pilar privado ao sistema de pensões é catalogada imediatamente como neoliberal e com o objetivo de privatizar a segurança social.

A síndrome Ronaldo é, infelizmente, uma realidade no panorama político português. Como no caso da seleção, os mais prejudicados são os jovens. Talvez devêssemos repensar os Martínez da vida, mas ao contrário do selecionador, os outros têm mesmo um grande impacto nas nossas vidas.

Leia também: Na ressaca de tantas eleições: é tempo de pensar o Algarve | Por Afonso Sousa

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve Cultura

Tavira recebe investigadores de 33 países na 20.ª edição de encontro internacional de paremiologia

12:37 16 Outubro, 2026 12:44 16 Outubro, 2026

Mais de uma centena de investigadores de 33 países participam em Tavira num encontro de paremiologia dedicado aos provérbios e à tradição oral

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Nacional

Mosquito-tigre já foi detetado em 40 concelhos: saiba o que deve evitar em casa

13:00 16 Outubro, 2026 10:48 16 Outubro, 2026

Capaz de transmitir dengue e zika, o mosquito-tigre já foi identificado em 40 concelhos. Conheça os cuidados recomendados

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Algarve

Movimentos algarvios convocam manifestação pelo direito à habitação

10:35 16 Outubro, 2026 10:47 16 Outubro, 2026

Coletivos do Algarve convocam manifestação para este sábado contra a especulação imobiliária e em solidariedade com a Acampada do Porto

Algarve Cultura

Algoz celebra Halloween com baile, DJ e concurso de máscaras

18:10 16 Outubro, 2026 17:56 16 Outubro, 2026

Festa de Halloween anima Algoz a 31 de outubro com música, concurso de máscaras, prémios e entrada livre no Centro Cultural Luís Augusto Mascarenhas

Cultura Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data

20:20 16 Outubro, 2026 17:20 16 Outubro, 2026

Os clientes do Banco CTT vão ficar temporariamente sem acesso a vários serviços digitais

Ciência Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês

19:20 16 Outubro, 2026 17:15 16 Outubro, 2026

A fatura da luz vai voltar a aumentar em 2027. A ERSE propõe uma subida de 1,5% no mercado regulado e já há exemplos de quanto os consumidores poderão passar a pagar por mês

Europe Direct Algarve

José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve

18:30 15 Outubro, 2026 18:17 15 Outubro, 2026

Presidente da CCDR Algarve aponta três prioridades para a água e defende financiamento europeu adaptado às necessidades da região

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve, Cultura

Tavira recebe investigadores de 33 países na 20.ª edição de encontro internacional de paremiologia

12:37 16 Outubro, 2026 12:44 16 Outubro, 2026

Mais de uma centena de investigadores de 33 países participam em Tavira num encontro de paremiologia dedicado aos provérbios e à tradição oral

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Nacional

Mosquito-tigre já foi detetado em 40 concelhos: saiba o que deve evitar em casa

13:00 16 Outubro, 2026 10:48 16 Outubro, 2026

Capaz de transmitir dengue e zika, o mosquito-tigre já foi identificado em 40 concelhos. Conheça os cuidados recomendados

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Algarve

Movimentos algarvios convocam manifestação pelo direito à habitação

10:35 16 Outubro, 2026 10:47 16 Outubro, 2026

Coletivos do Algarve convocam manifestação para este sábado contra a especulação imobiliária e em solidariedade com a Acampada do Porto

Algarve, Cultura

Algoz celebra Halloween com baile, DJ e concurso de máscaras

18:10 16 Outubro, 2026 17:56 16 Outubro, 2026

Festa de Halloween anima Algoz a 31 de outubro com música, concurso de máscaras, prémios e entrada livre no Centro Cultural Luís Augusto Mascarenhas

Cultura, Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data

20:20 16 Outubro, 2026 17:20 16 Outubro, 2026

Os clientes do Banco CTT vão ficar temporariamente sem acesso a vários serviços digitais

Ciência, Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês

19:20 16 Outubro, 2026 17:15 16 Outubro, 2026

A fatura da luz vai voltar a aumentar em 2027. A ERSE propõe uma subida de 1,5% no mercado regulado e já há exemplos de quanto os consumidores poderão passar a pagar por mês

Europe Direct Algarve

José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve

18:30 15 Outubro, 2026 18:17 15 Outubro, 2026

Presidente da CCDR Algarve aponta três prioridades para a água e defende financiamento europeu adaptado às necessidades da região

Últimas Notícias

  • Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto
    Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto
  • Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data
    Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data
  • Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)
    Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)
  • Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês
    Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês
  • Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro
    Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro

Opinião

  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal