Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cidade de Albufeira. Crédito: Rui Gregório | CMA
Algarve, Saúde

Albufeira cede apartamento para alojar médicos da ULS Algarve

Um apartamento T2 cedido pelo município permitirá alojar médicos deslocados que assegurem turnos na urgência e nos cuidados de saúde primários

18:50 4 Agosto, 2026 18:53 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve dispõe, a partir de agora, de um apartamento T2 cedido pelo Município de Albufeira para alojar médicos que se desloquem temporariamente ao concelho para prestar serviço, na sequência de um protocolo assinado esta terça-feira entre as duas entidades.

Celebrado nos Paços do Concelho de Albufeira, o acordo permite garantir um “apoio para o alojamento de profissionais, em particular médicos, que se deslocam temporariamente a Albufeira” para trabalhar no Serviço de Urgência Básica (SUB) do concelho ou cumprir turnos como médico de família, explicou à agência Lusa o presidente do conselho de administração da ULS do Algarve, Tiago Botelho.

O responsável recordou que o SUB de Albufeira funciona 24 horas por dia, durante todo o ano, recorrendo sobretudo a profissionais externos que trabalham por turnos e que, por isso, “funciona essencialmente com médicos em regime de turnos que são de fora e precisam de local para pernoitar”.

A resposta poderá igualmente ser utilizada por especialistas de medicina geral e familiar sem vínculo direto à instituição, que ”não são médicos de família o tempo inteiro” no concelho e asseguram “atendimento complementar à população” aos fins de semana.

A dificuldade sentida por estes profissionais na procura de alojamento levou o município a disponibilizar o imóvel. “Havia, de facto, identificada a dificuldade, por parte destes profissionais que se deslocam ao município de Albufeira, em poderem encontrar alojamento com facilidade, e o município entendeu afetar um apartamento T2 para estes usos pontuais de profissionais que vêm a Albufeira”, justificou Tiago Botelho.

Preços elevados dificultavam contratação de profissionais

Tiago Botelho frisou que, como “a hotelaria tem preços muito elevados” no Algarve, “os profissionais muitas vezes não ganhavam o suficiente no turno que vinham fazer” para pagar o alojamento, dificultando a contratação.

“Há um apartamento, a partir de agora, disponível, gerido em conjunto entre o município e a Unidade Local de Saúde, e que nos permite poder anunciar aos profissionais, que eventualmente tenham interesse em vir trabalhar connosco, que o podem fazer pernoitando nestas instalações”, anunciou.

A habitação T2 permite alojar dois médicos simultaneamente, “que é exatamente aquilo que normalmente se precisa para cada turno no SUB” de Albufeira, exemplificou, esclarecendo que, por vezes, há profissionais a fazer esse trabalho que “são residentes na zona” e o apartamento “servirá não apenas para a urgência, mas também para os médicos de família que vêm reforçar ao fim de semana” o atendimento.

“Este é um imóvel que é propriedade do município, portanto é relativamente fácil do ponto de vista dos custos (…), está totalmente equipado e preparado para ser habitado, portanto, aquilo que nós fazemos é a gestão corrente do dia-a-dia do imóvel”, disse o administrador da ULS.

Alojamento reforça atratividade da região

O Algarve é a região com os “índices mais elevados de custo por metro quadrado na habitação” e isso “pesa na hora da decisão dos profissionais de escolherem um local para ir trabalhar”, referiu ainda Tiago Botelho, argumentando que, esta nova “oferta complementar” tem “um papel importante na atratividade da região”.

Tiago Botelho sublinhou que esta resposta junta-se a outra, idêntica, que está disponível desde maio, em Loulé, onde também existe uma urgência e é frequente a deslocação de profissionais.

O administrador fez um balanço positivo da experiência, considerando que tem tido “um papel também importante para assegurar o funcionamento” do serviço de urgência 24 horas por dia, e espera agora poder chegar a acordo para alargar a parceria aos outros dois municípios do Algarve onde também funcionam SUB, nomeadamente Lagos, onde já há contactos com o município, e Vila Real de Santo António, apontou.

Além dos SUB de Albufeira, Lagos e Vila Real de Santo António, a ULS do Algarve tem a seu cargo a gestão dos hospitais de Faro e Portimão, onde existem serviços de urgência polivalente e médico-cirúrgica, respetivamente.

Leia também: FATACIL regressa a Lagoa com dez dias de música, gastronomia e tradição

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Bancos portugueses alertam: se tem um destes códigos PIN, deve alterá-lo

15:30 19 Setembro, 2026 13:45 19 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas combinações usadas no PIN do cartão são demasiado previsíveis e podem facilitar o acesso indevido à conta bancária

Os Jogos do Mediterrâneo de Praia Portimão-Lagoa 2027 decorrem entre 18 e 25 de setembro. Crédito: JMP
Algarve Cultura Desporto

Portimão e Lagoa recebem Jogos do Mediterrâneo de Praia em setembro de 2027

10:30 19 Setembro, 2026 02:45 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Três praias do Algarve acolhem os Jogos de 18 a 25 de setembro de 2027. Organização quer aproveitar as condições locais para fazer a melhor edição de sempre

Autocarro da FlixBus.
Nacional

FlixBus avisa passageiros: paragem desta cidade mudou de sítio e quem se enganar terá que ‘esperar sentado’

07:10 19 Setembro, 2026 17:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A FlixBus deixou de utilizar o terminal rodoviário de Peniche e transferiu as partidas para uma paragem junto ao tribunal

Jovem conta a sua história. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Economia Europa

Miguel está desempregado e depende da pensão da avó para sobreviver: “Sem ela estaria debaixo de uma ponte”

16:00 19 Setembro, 2026 12:53 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Sem trabalho em Espanha, Miguel revela a importância que a pensão da avó tem atualmente na sua vida e no sustento da casa

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Mulher a observar bolor em casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem humidade na parede? Arquiteto explica teste com papel de alumínio que ajuda a perceber de onde vem

08:10 19 Setembro, 2026 18:01 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Um simples pedaço de papel de alumínio pode ajudar a perceber se a humidade vem do interior da casa ou da própria parede

Algarve Desporto

Corrida Entre Pontes junta competição, convívio e património em Tavira

10:00 19 Setembro, 2026 07:37 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Corrida realiza-se a 20 de setembro e deverá reunir cerca de 320 atletas, dos 8 aos 80 anos, em quatro distâncias distintas

Opinião Saúde

Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra

07:30 19 Setembro, 2026 07:42 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Tratar a enxaqueca apenas como uma dor de cabeça é reduzi-la a um incómodo passageiro, quando os números mostram outra coisa bem diferente"

Algarve Nacional Saúde

Doentes urgentes esperavam quase cinco horas no Hospital de Portimão

10:40 19 Setembro, 2026 10:32 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do SNS apontavam esperas de quase cinco horas para doentes urgentes em Portimão e de quase seis no Amadora-Sintra, na manhã deste sábado

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Europa

Clara, agricultora: “Prefiro deitar fora a minha colheita a pagarem-me metade do que vale”

19:00 18 Setembro, 2026 16:06 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A agricultora espanhola gere praticamente sozinha uma exploração familiar de 1,5 hectares e chega a trabalhar 16 horas por dia

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António.
Algarve

Nem Lagos nem Tavira: esta cidade no Algarve foi desenhada a ‘régua e esquadro’ e nasceu de raiz em pouco mais de dois anos

18:50 18 Setembro, 2026 15:51 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A praça, o obelisco e as ruas geométricas contam como nasceu Vila Real de Santo António, a cidade pombalina do Algarve

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Estas 10 zonas de Portugal podem ficar sem luz este domingo: há cortes programados desde as 05:00

15:00 18 Setembro, 2026 14:49 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem trabalhos programados para 20 de setembro em vários pontos do país, com interrupções e cortes de luz previstos em vários concelhos

Sapatilhas a ser lavadas
Nacional

Nike, marca de desporto, recomenda a melhor forma de lavar as sapatilhas para que não se estraguem

15:00 19 Setembro, 2026 13:53 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitas pessoas têm dúvidas acerca da melhor forma de lavar as sapatilhas. Marca de desporto famosa Nike faz a sua recomendação

Casal com a filha no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Nacional

Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento

14:30 19 Setembro, 2026 13:38 19 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos portugueses levam a carta de condução na carteira quando viajam, mas este documento não substitui o Cartão de Cidadão

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Bancos portugueses alertam: se tem um destes códigos PIN, deve alterá-lo

15:30 19 Setembro, 2026 13:45 19 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas combinações usadas no PIN do cartão são demasiado previsíveis e podem facilitar o acesso indevido à conta bancária

Os Jogos do Mediterrâneo de Praia Portimão-Lagoa 2027 decorrem entre 18 e 25 de setembro. Crédito: JMP
Algarve, Cultura, Desporto

Portimão e Lagoa recebem Jogos do Mediterrâneo de Praia em setembro de 2027

10:30 19 Setembro, 2026 02:45 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Três praias do Algarve acolhem os Jogos de 18 a 25 de setembro de 2027. Organização quer aproveitar as condições locais para fazer a melhor edição de sempre

Autocarro da FlixBus.
Nacional

FlixBus avisa passageiros: paragem desta cidade mudou de sítio e quem se enganar terá que ‘esperar sentado’

07:10 19 Setembro, 2026 17:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A FlixBus deixou de utilizar o terminal rodoviário de Peniche e transferiu as partidas para uma paragem junto ao tribunal

Jovem conta a sua história. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Economia, Europa

Miguel está desempregado e depende da pensão da avó para sobreviver: “Sem ela estaria debaixo de uma ponte”

16:00 19 Setembro, 2026 12:53 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Sem trabalho em Espanha, Miguel revela a importância que a pensão da avó tem atualmente na sua vida e no sustento da casa

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Mulher a observar bolor em casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem humidade na parede? Arquiteto explica teste com papel de alumínio que ajuda a perceber de onde vem

08:10 19 Setembro, 2026 18:01 18 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Um simples pedaço de papel de alumínio pode ajudar a perceber se a humidade vem do interior da casa ou da própria parede

Algarve, Desporto

Corrida Entre Pontes junta competição, convívio e património em Tavira

10:00 19 Setembro, 2026 07:37 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Corrida realiza-se a 20 de setembro e deverá reunir cerca de 320 atletas, dos 8 aos 80 anos, em quatro distâncias distintas

Opinião, Saúde

Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra

07:30 19 Setembro, 2026 07:42 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Tratar a enxaqueca apenas como uma dor de cabeça é reduzi-la a um incómodo passageiro, quando os números mostram outra coisa bem diferente"

Algarve, Nacional, Saúde

Doentes urgentes esperavam quase cinco horas no Hospital de Portimão

10:40 19 Setembro, 2026 10:32 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do SNS apontavam esperas de quase cinco horas para doentes urgentes em Portimão e de quase seis no Amadora-Sintra, na manhã deste sábado

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Europa

Clara, agricultora: “Prefiro deitar fora a minha colheita a pagarem-me metade do que vale”

19:00 18 Setembro, 2026 16:06 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A agricultora espanhola gere praticamente sozinha uma exploração familiar de 1,5 hectares e chega a trabalhar 16 horas por dia

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António.
Algarve

Nem Lagos nem Tavira: esta cidade no Algarve foi desenhada a ‘régua e esquadro’ e nasceu de raiz em pouco mais de dois anos

18:50 18 Setembro, 2026 15:51 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A praça, o obelisco e as ruas geométricas contam como nasceu Vila Real de Santo António, a cidade pombalina do Algarve

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Estas 10 zonas de Portugal podem ficar sem luz este domingo: há cortes programados desde as 05:00

15:00 18 Setembro, 2026 14:49 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem trabalhos programados para 20 de setembro em vários pontos do país, com interrupções e cortes de luz previstos em vários concelhos

Sapatilhas a ser lavadas
Nacional

Nike, marca de desporto, recomenda a melhor forma de lavar as sapatilhas para que não se estraguem

15:00 19 Setembro, 2026 13:53 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitas pessoas têm dúvidas acerca da melhor forma de lavar as sapatilhas. Marca de desporto famosa Nike faz a sua recomendação

Casal com a filha no aeroporto. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Nacional

Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento

14:30 19 Setembro, 2026 13:38 19 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos portugueses levam a carta de condução na carteira quando viajam, mas este documento não substitui o Cartão de Cidadão

Últimas Notícias

  • Miguel está desempregado e depende da pensão da avó para sobreviver: “Sem ela estaria debaixo de uma ponte”
    Miguel está desempregado e depende da pensão da avó para sobreviver: “Sem ela estaria debaixo de uma ponte”
  • Bancos portugueses alertam: se tem um destes códigos PIN, deve alterá-lo
    Bancos portugueses alertam: se tem um destes códigos PIN, deve alterá-lo
  • Nike, marca de desporto, recomenda a melhor forma de lavar as sapatilhas para que não se estraguem
    Nike, marca de desporto, recomenda a melhor forma de lavar as sapatilhas para que não se estraguem
  • Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento
    Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento
  • Manuel, enfermeiro reformado com 43 anos de descontos, considera a sua pensão injusta: “Fui castigado e não mereço”
    Manuel, enfermeiro reformado com 43 anos de descontos, considera a sua pensão injusta: “Fui castigado e não mereço”

Opinião

  • Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
    Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento
    Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento
  • Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
    Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento