Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
JOÃO RODRIGUES - Técnico de Turismo. Foto DR
Desporto, Opinião

Quando o futebol derrota as superpotências | Por João Pirbhay

“Durante algumas semanas, somos autorizados a acreditar que o mérito ainda consegue derrotar o poder, que os pequenos ainda podem vencer os grandes e que nem tudo está decidido antes de começar”

08:40 14 Julho, 2026 08:47 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Há poucas coisas capazes de suspender o mundo. Uma guerra não o faz. Uma crise económica também não. As eleições mais importantes dividem -nos; um Mundial aproxima-nos. Durante noventa minutos, um pescador em Cabo Verde, um estudante em Buenos Aires, um empresário em Tóquio e uma família em Faro olham para o mesmo relvado e vivem a mesma ansiedade. É talvez o fenómeno mais democrático da era moderna.

Costuma dizer-se que o futebol é apenas um jogo. Nunca foi. O futebol sempre foi um espelho. E, por vezes, um espelho diz -nos mais sobre o estado do mundo do que qualquer cimeira internacional ou relatório económico.

Vivemos uma época em que a política parece ter regressado à lei do mais forte. Multiplicam-se guerras, cresce a influência de líderes que confundem firmeza com arrogância e normaliza-se a ideia de que quem detém mais poder pode moldar as regras à sua conveniência. É um tempo em que as grandes potências falam cada vez mais alto e os pequenos são frequentemente remetidos para segundo plano.

Mas chega o Campeonato do Mundo e, de repente, a ordem estabelecida vacila.

No futebol, não há porta-aviões que marquem golos. Não há arsenais nucleares que defendam um pontapé de canto. Não há Produto Interno Bruto que transforme um penálti em golo. Dentro das quatro linhas, desaparecem os privilégios da geopolítica. Restam apenas talento, organização, coragem e a capacidade de resistir quando tudo parece perdido.

É por isso que um país com poucos milhões de habitantes pode fazer tremer uma superpotência. Que uma seleção sem tradição pode eliminar outra repleta de estrelas. Que um pequeno possa, durante noventa minutos, obrigar um gigante a lembrar-se de que também sangra.

Talvez seja precisamente essa a beleza do futebol: recordar-nos que o mérito continua a existir num mundo demasiado habituado ao peso da influência.

Também por isso o Mundial desperta paixões que ultrapassam o desporto. Durante algumas semanas, países que raramente ocupam manchetes passam a ser conhecidos por milhões. Bandeiras normalmente esquecidas aparecem em varandas, cafés e ecrãs de televisão. Povos que quase nunca têm voz tornam-se protagonistas. É uma rara inversão da lógica internacional, onde nem sempre os maiores são os mais importantes. É evidente que o futebol não resolve os problemas do mundo. Não acaba com guerras, não elimina a pobreza nem derruba ditaduras. Quem acreditar nisso estará condenado à desilusão. A História já nos ensinou que a euforia de um verão dificilmente altera décad as de tensão política ou social.

Mas também seria ingénuo desvalorizar aquilo que um Mundial representa.

Durante algumas semanas, o mundo aprende a celebrar países que normalmente ignora. Aprende a admirar culturas diferentes sem medo delas. Aprende que uma camisola nacional pode unir pessoas de todas as origens. Num tempo em que tantos insistem em dividir sociedades entre “nós” e “eles”, o futebol continua a demonstrar que o talento não conhece fronteiras, religiões ou etnias.

Essa talvez seja a sua maior vitória.

Naturalmente, nem tudo é virtuoso. O futebol moderno transporta consigo os mesmos defeitos que encontramos na política: interesses económicos, dirigentes mais preocupados com receitas do que com adeptos, decisões discutíveis, relações de conveniência com quem detém poder. Nenhuma organização internacional está imune à tentação de confundir influência com integridade.

Mas talvez seja precisamente aí que reside a maior ironia.

Mesmo quando os bastidores falham, o jogo insiste em escapar ao controlo de quem acredita poder decidir tudo. A bola continua a desafiar previsões. O favorito continua a cair. O improvável continua a acontecer. E essa imprevisibilidade é uma pequena vitóri a da liberdade sobre a arrogância.

Num mundo onde quase tudo parece calculado por algoritmos, sondagens e interesses estratégicos, continua a existir um espaço onde o impossível acontece com uma frequência desconcertante.

É por isso que o Campeonato do Mundo continua a fascinar gerações.

Não apenas porque queremos saber quem levanta a taça.

Mas porque, durante algumas semanas, somos autorizados a acreditar que o mérito ainda consegue derrotar o poder, que os pequenos ainda podem vencer os grandes e que nem tudo está decidido antes de começar.

Talvez seja apenas uma ilusão.

Mas, olhando para o estado do mundo, é uma ilusão da qual precisamos desesperadamente.

Leia também: Banco de horas por acordo: quando o trabalho paga com dias de vida | Por João Pirbhay

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Novas regras do IUC já são oficiais: conheça o novo calendário e saiba quando entra em vigor

12:40 4 Agosto, 2026 12:34 4 Agosto, 2026 | João Luís

O calendário do IUC vai mudar e haverá um ano de transição antes da entrada em vigor do modelo definitivo: veja as novidades

Algarve Cultura Economia

FATACIL regressa a Lagoa com dez dias de música, gastronomia e tradição

07:15 4 Agosto, 2026 07:01 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tony Carreira, Plutónio, Sara Correia, Richie Campbell e Os Quatro e Meia integram o cartaz musical da FATACIL 2026

Eclipse solar. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

Nem Faro, nem Lisboa: NASA confirma o único lugar de Portugal onde se vai poder assistir ao eclipse solar total

08:00 4 Agosto, 2026 12:49 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Apenas numa pequena zona de Portugal o Sol ficará totalmente encoberto durante alguns segundos, tornando possível assistir ao eclipse na sua forma mais total

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Tempo

Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 4 Agosto, 2026 14:36 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A humidade, a nebulosidade e a possibilidade de chuva fraca voltam a marcar o estado do tempo esta terça-feira

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Economia Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Algarve Cultura Desporto

Meta Beach Fest regressa à Praia de Faro com desporto, música e cultura

09:40 4 Agosto, 2026 09:33 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 20 artistas, competições desportivas e ações ambientais integram a segunda edição do Meta Beach Fest na Praia de Faro

Algarve Cultura

Centenas de foliões vão desfilar no Carnaval de Verão de Altura

12:50 4 Agosto, 2026 12:51 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Carnaval de Verão recupera o tema do cortejo realizado em fevereiro e volta a juntar centenas de foliões e figurantes

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Enfermeiro em zona de contaminação. Crédito: Freepik
Mundo Saúde

Autoridades americanas ‘alertam’ para surto de doença que já provocou vítimas mortais: casos continuam a subir e esta pode ser a fonte de contaminação

08:30 4 Agosto, 2026 09:39 4 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com mais de 11.000 casos de infeção contabilizados, esta doença intestinal está a gerar algum pânico em diversos estados americanos

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito

15:10 4 Agosto, 2026 15:08 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Uma reflexão sobre o potencial dos recursos naturais e dos novos materiais do Algarve enquanto matéria de criação artística, inovação e sustentabilidade

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes regressam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 3 Agosto, 2026 16:20 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta semana será marcada por períodos de chuva fraca na maior parte do território nacional, mas nesta região haverá agravamento do estado do tempo

Algarve Economia

Cinco novas lojas reforçam oferta comercial do Forum Algarve

15:30 3 Agosto, 2026 15:44 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As novas lojas abrangem as áreas da restauração, moda, artigos para casa e soluções de descanso, segundo o Forum Algarve

Pano branco no retrovisor de um carro. Crédito: Foto AI
Auto Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e aquilo que deve fazer se o vir

17:50 3 Agosto, 2026 16:54 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Auto Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Novas regras do IUC já são oficiais: conheça o novo calendário e saiba quando entra em vigor

12:40 4 Agosto, 2026 12:34 4 Agosto, 2026 | João Luís

O calendário do IUC vai mudar e haverá um ano de transição antes da entrada em vigor do modelo definitivo: veja as novidades

Algarve, Cultura, Economia

FATACIL regressa a Lagoa com dez dias de música, gastronomia e tradição

07:15 4 Agosto, 2026 07:01 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tony Carreira, Plutónio, Sara Correia, Richie Campbell e Os Quatro e Meia integram o cartaz musical da FATACIL 2026

Eclipse solar. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

Nem Faro, nem Lisboa: NASA confirma o único lugar de Portugal onde se vai poder assistir ao eclipse solar total

08:00 4 Agosto, 2026 12:49 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Apenas numa pequena zona de Portugal o Sol ficará totalmente encoberto durante alguns segundos, tornando possível assistir ao eclipse na sua forma mais total

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Tempo

Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 4 Agosto, 2026 14:36 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A humidade, a nebulosidade e a possibilidade de chuva fraca voltam a marcar o estado do tempo esta terça-feira

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Economia, Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Algarve, Cultura, Desporto

Meta Beach Fest regressa à Praia de Faro com desporto, música e cultura

09:40 4 Agosto, 2026 09:33 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 20 artistas, competições desportivas e ações ambientais integram a segunda edição do Meta Beach Fest na Praia de Faro

Algarve, Cultura

Centenas de foliões vão desfilar no Carnaval de Verão de Altura

12:50 4 Agosto, 2026 12:51 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Carnaval de Verão recupera o tema do cortejo realizado em fevereiro e volta a juntar centenas de foliões e figurantes

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Enfermeiro em zona de contaminação. Crédito: Freepik
Mundo, Saúde

Autoridades americanas ‘alertam’ para surto de doença que já provocou vítimas mortais: casos continuam a subir e esta pode ser a fonte de contaminação

08:30 4 Agosto, 2026 09:39 4 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com mais de 11.000 casos de infeção contabilizados, esta doença intestinal está a gerar algum pânico em diversos estados americanos

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito

15:10 4 Agosto, 2026 15:08 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Uma reflexão sobre o potencial dos recursos naturais e dos novos materiais do Algarve enquanto matéria de criação artística, inovação e sustentabilidade

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes regressam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 3 Agosto, 2026 16:20 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta semana será marcada por períodos de chuva fraca na maior parte do território nacional, mas nesta região haverá agravamento do estado do tempo

Algarve, Economia

Cinco novas lojas reforçam oferta comercial do Forum Algarve

15:30 3 Agosto, 2026 15:44 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As novas lojas abrangem as áreas da restauração, moda, artigos para casa e soluções de descanso, segundo o Forum Algarve

Pano branco no retrovisor de um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e aquilo que deve fazer se o vir

17:50 3 Agosto, 2026 16:54 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Auto, Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Últimas Notícias

  • “Só quero o que é justo”: reformada de 79 anos recebe 2.300€ de pensão de viuvez e de reforma e considera o valor injusto
    “Só quero o que é justo”: reformada de 79 anos recebe 2.300€ de pensão de viuvez e de reforma e considera o valor injusto
  • Albufeira cede apartamento para alojar médicos da ULS Algarve
    Albufeira cede apartamento para alojar médicos da ULS Algarve
  • Conferência sobre o ‘Simplex’ Urbanístico reúne mais de 300 participantes no Algarve
    Conferência sobre o ‘Simplex’ Urbanístico reúne mais de 300 participantes no Algarve
  • Nem robalo nem dourada: o consumo deste peixe comum na costa portuguesa pode dar até 3 dias de alucinações
    Nem robalo nem dourada: o consumo deste peixe comum na costa portuguesa pode dar até 3 dias de alucinações
  • Irís, Khiaro e Fábio Lagarto animam Festa de Verão de Cachopo
    Irís, Khiaro e Fábio Lagarto animam Festa de Verão de Cachopo

Opinião

  • Um olho no burro, outro no cigano | Por José Figueiredo Santos
    Um olho no burro, outro no cigano | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito

Europe Direct Algarve

  • Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento