Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
JOÃO RODRIGUES - Técnico de Turismo. Foto DR
Desporto, Opinião

Quando o futebol derrota as superpotências | Por João Pirbhay

“Durante algumas semanas, somos autorizados a acreditar que o mérito ainda consegue derrotar o poder, que os pequenos ainda podem vencer os grandes e que nem tudo está decidido antes de começar”

08:40 14 Julho, 2026 08:47 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Há poucas coisas capazes de suspender o mundo. Uma guerra não o faz. Uma crise económica também não. As eleições mais importantes dividem -nos; um Mundial aproxima-nos. Durante noventa minutos, um pescador em Cabo Verde, um estudante em Buenos Aires, um empresário em Tóquio e uma família em Faro olham para o mesmo relvado e vivem a mesma ansiedade. É talvez o fenómeno mais democrático da era moderna.

Costuma dizer-se que o futebol é apenas um jogo. Nunca foi. O futebol sempre foi um espelho. E, por vezes, um espelho diz -nos mais sobre o estado do mundo do que qualquer cimeira internacional ou relatório económico.

Vivemos uma época em que a política parece ter regressado à lei do mais forte. Multiplicam-se guerras, cresce a influência de líderes que confundem firmeza com arrogância e normaliza-se a ideia de que quem detém mais poder pode moldar as regras à sua conveniência. É um tempo em que as grandes potências falam cada vez mais alto e os pequenos são frequentemente remetidos para segundo plano.

Mas chega o Campeonato do Mundo e, de repente, a ordem estabelecida vacila.

No futebol, não há porta-aviões que marquem golos. Não há arsenais nucleares que defendam um pontapé de canto. Não há Produto Interno Bruto que transforme um penálti em golo. Dentro das quatro linhas, desaparecem os privilégios da geopolítica. Restam apenas talento, organização, coragem e a capacidade de resistir quando tudo parece perdido.

É por isso que um país com poucos milhões de habitantes pode fazer tremer uma superpotência. Que uma seleção sem tradição pode eliminar outra repleta de estrelas. Que um pequeno possa, durante noventa minutos, obrigar um gigante a lembrar-se de que também sangra.

Talvez seja precisamente essa a beleza do futebol: recordar-nos que o mérito continua a existir num mundo demasiado habituado ao peso da influência.

Também por isso o Mundial desperta paixões que ultrapassam o desporto. Durante algumas semanas, países que raramente ocupam manchetes passam a ser conhecidos por milhões. Bandeiras normalmente esquecidas aparecem em varandas, cafés e ecrãs de televisão. Povos que quase nunca têm voz tornam-se protagonistas. É uma rara inversão da lógica internacional, onde nem sempre os maiores são os mais importantes. É evidente que o futebol não resolve os problemas do mundo. Não acaba com guerras, não elimina a pobreza nem derruba ditaduras. Quem acreditar nisso estará condenado à desilusão. A História já nos ensinou que a euforia de um verão dificilmente altera décad as de tensão política ou social.

Mas também seria ingénuo desvalorizar aquilo que um Mundial representa.

Durante algumas semanas, o mundo aprende a celebrar países que normalmente ignora. Aprende a admirar culturas diferentes sem medo delas. Aprende que uma camisola nacional pode unir pessoas de todas as origens. Num tempo em que tantos insistem em dividir sociedades entre “nós” e “eles”, o futebol continua a demonstrar que o talento não conhece fronteiras, religiões ou etnias.

Essa talvez seja a sua maior vitória.

Naturalmente, nem tudo é virtuoso. O futebol moderno transporta consigo os mesmos defeitos que encontramos na política: interesses económicos, dirigentes mais preocupados com receitas do que com adeptos, decisões discutíveis, relações de conveniência com quem detém poder. Nenhuma organização internacional está imune à tentação de confundir influência com integridade.

Mas talvez seja precisamente aí que reside a maior ironia.

Mesmo quando os bastidores falham, o jogo insiste em escapar ao controlo de quem acredita poder decidir tudo. A bola continua a desafiar previsões. O favorito continua a cair. O improvável continua a acontecer. E essa imprevisibilidade é uma pequena vitóri a da liberdade sobre a arrogância.

Num mundo onde quase tudo parece calculado por algoritmos, sondagens e interesses estratégicos, continua a existir um espaço onde o impossível acontece com uma frequência desconcertante.

É por isso que o Campeonato do Mundo continua a fascinar gerações.

Não apenas porque queremos saber quem levanta a taça.

Mas porque, durante algumas semanas, somos autorizados a acreditar que o mérito ainda consegue derrotar o poder, que os pequenos ainda podem vencer os grandes e que nem tudo está decidido antes de começar.

Talvez seja apenas uma ilusão.

Mas, olhando para o estado do mundo, é uma ilusão da qual precisamos desesperadamente.

Leia também: Banco de horas por acordo: quando o trabalho paga com dias de vida | Por João Pirbhay

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Vai a Espanha de carro? Se tem matrícula portuguesa, atenção a este prazo: multa pode chegar aos 1.500€

17:30 19 Setembro, 2026 17:55 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viaja para Espanha com um carro de matrícula portuguesa pode continuar a utilizá-lo durante uma estadia temporária, mas há limites a ter em conta

Algarve Nacional Saúde

Doentes urgentes esperavam quase cinco horas no Hospital de Portimão

10:40 19 Setembro, 2026 10:32 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do SNS apontavam esperas de quase cinco horas para doentes urgentes em Portimão e de quase seis no Amadora-Sintra, na manhã deste sábado

Homem hospitalizado
Ciência Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um destes números no verso da carta de condução? Pode estar proibido de conduzir à noite, na autoestrada ou com passageiros

16:30 19 Setembro, 2026 07:35 18 Setembro, 2026 | João Luís

Alguns códigos no verso da carta de condução podem impedir conduzir à noite, na autoestrada, com passageiros ou com reboque

Mulher liga o exaustor enquanto cozinha. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Vida & Lazer

Liga o exaustor apenas quando começa a cozinhar? Especialista explica porque deve ligá-lo antes

12:20 19 Setembro, 2026 12:15 19 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Há um momento mais eficaz para ligar o exaustor antes de cozinhar e a diferença pode notar-se nos cheiros que ficam pela casa

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Economia Europa

Laura, responsável de um restaurante: “Se reservar e não aparecer, cobramos 20€ por pessoa”

09:30 19 Setembro, 2026 17:23 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A espanhola explica que o restaurante onde trabalha pede os dados do cartão no momento da reserva e pode cobrar 20 euros por pessoa quando o cliente não aparece

Algarve Economia

Portimão distingue 68 empresas com estatuto PME Líder e 33 PME Excelência

09:00 19 Setembro, 2026 18:08 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Turismo, indústria, comércio, serviços, construção, transportes e saúde estão entre os setores representados pelas empresas distinguidas

Os Jogos do Mediterrâneo de Praia Portimão-Lagoa 2027 decorrem entre 18 e 25 de setembro. Crédito: JMP
Algarve Cultura Desporto

Portimão e Lagoa recebem Jogos do Mediterrâneo de Praia em setembro de 2027

10:30 19 Setembro, 2026 02:45 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Três praias do Algarve acolhem os Jogos de 18 a 25 de setembro de 2027. Organização quer aproveitar as condições locais para fazer a melhor edição de sempre

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Estas 10 zonas de Portugal podem ficar sem luz este domingo: há cortes programados desde as 05:00

15:00 18 Setembro, 2026 14:49 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem trabalhos programados para 20 de setembro em vários pontos do país, com interrupções e cortes de luz previstos em vários concelhos

Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António.
Algarve

Nem Lagos nem Tavira: esta cidade no Algarve foi desenhada a ‘régua e esquadro’ e nasceu de raiz em pouco mais de dois anos

18:50 18 Setembro, 2026 15:51 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A praça, o obelisco e as ruas geométricas contam como nasceu Vila Real de Santo António, a cidade pombalina do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Europa

Clara, agricultora: “Prefiro deitar fora a minha colheita a pagarem-me metade do que vale”

19:00 18 Setembro, 2026 16:06 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A agricultora espanhola gere praticamente sozinha uma exploração familiar de 1,5 hectares e chega a trabalhar 16 horas por dia

Economia Europa

David, dono de um bar, sobre encontrar trabalhadores: “Demoras 3 meses a formar um funcionário e aos 9 muitos vão-se embora”

17:00 19 Setembro, 2026 17:39 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O proprietário espanhol do Rice & Bones, David Ariza, explica que pode demorar três meses a formar um trabalhador, mas muitos acabam por sair ao fim de apenas nove meses

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Vai a Espanha de carro? Se tem matrícula portuguesa, atenção a este prazo: multa pode chegar aos 1.500€

17:30 19 Setembro, 2026 17:55 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viaja para Espanha com um carro de matrícula portuguesa pode continuar a utilizá-lo durante uma estadia temporária, mas há limites a ter em conta

Algarve, Nacional, Saúde

Doentes urgentes esperavam quase cinco horas no Hospital de Portimão

10:40 19 Setembro, 2026 10:32 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do SNS apontavam esperas de quase cinco horas para doentes urgentes em Portimão e de quase seis no Amadora-Sintra, na manhã deste sábado

Homem hospitalizado
Ciência, Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um destes números no verso da carta de condução? Pode estar proibido de conduzir à noite, na autoestrada ou com passageiros

16:30 19 Setembro, 2026 07:35 18 Setembro, 2026 | João Luís

Alguns códigos no verso da carta de condução podem impedir conduzir à noite, na autoestrada, com passageiros ou com reboque

Mulher liga o exaustor enquanto cozinha. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Vida & Lazer

Liga o exaustor apenas quando começa a cozinhar? Especialista explica porque deve ligá-lo antes

12:20 19 Setembro, 2026 12:15 19 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Há um momento mais eficaz para ligar o exaustor antes de cozinhar e a diferença pode notar-se nos cheiros que ficam pela casa

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Economia, Europa

Laura, responsável de um restaurante: “Se reservar e não aparecer, cobramos 20€ por pessoa”

09:30 19 Setembro, 2026 17:23 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A espanhola explica que o restaurante onde trabalha pede os dados do cartão no momento da reserva e pode cobrar 20 euros por pessoa quando o cliente não aparece

Algarve, Economia

Portimão distingue 68 empresas com estatuto PME Líder e 33 PME Excelência

09:00 19 Setembro, 2026 18:08 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Turismo, indústria, comércio, serviços, construção, transportes e saúde estão entre os setores representados pelas empresas distinguidas

Os Jogos do Mediterrâneo de Praia Portimão-Lagoa 2027 decorrem entre 18 e 25 de setembro. Crédito: JMP
Algarve, Cultura, Desporto

Portimão e Lagoa recebem Jogos do Mediterrâneo de Praia em setembro de 2027

10:30 19 Setembro, 2026 02:45 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Três praias do Algarve acolhem os Jogos de 18 a 25 de setembro de 2027. Organização quer aproveitar as condições locais para fazer a melhor edição de sempre

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Estas 10 zonas de Portugal podem ficar sem luz este domingo: há cortes programados desde as 05:00

15:00 18 Setembro, 2026 14:49 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem trabalhos programados para 20 de setembro em vários pontos do país, com interrupções e cortes de luz previstos em vários concelhos

Praça Marquês de Pombal em Vila Real de Santo António.
Algarve

Nem Lagos nem Tavira: esta cidade no Algarve foi desenhada a ‘régua e esquadro’ e nasceu de raiz em pouco mais de dois anos

18:50 18 Setembro, 2026 15:51 16 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A praça, o obelisco e as ruas geométricas contam como nasceu Vila Real de Santo António, a cidade pombalina do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Empresário
Economia, Europa

Kiko, empresário, sobre os apoios da Segurança Social: “Se pagas 1.455€ por 40 horas de trabalho e o Estado 1.100€ para ficar em casa, eu também ficaria em casa a receber”

21:20 17 Setembro, 2026 23:28 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este empresário espanhol, proprietário de um restaurante em Málaga, falou das suas dificuldades em encontrar trabalhadores

Europa

Clara, agricultora: “Prefiro deitar fora a minha colheita a pagarem-me metade do que vale”

19:00 18 Setembro, 2026 16:06 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A agricultora espanhola gere praticamente sozinha uma exploração familiar de 1,5 hectares e chega a trabalhar 16 horas por dia

Economia, Europa

David, dono de um bar, sobre encontrar trabalhadores: “Demoras 3 meses a formar um funcionário e aos 9 muitos vão-se embora”

17:00 19 Setembro, 2026 17:39 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O proprietário espanhol do Rice & Bones, David Ariza, explica que pode demorar três meses a formar um trabalhador, mas muitos acabam por sair ao fim de apenas nove meses

Últimas Notícias

  • “Não sei como tivemos a ousadia de começar”: irlandês mudou-se para esta vila no Algarve e ajudou a fundar a olaria hoje gerida pelas filhas
    “Não sei como tivemos a ousadia de começar”: irlandês mudou-se para esta vila no Algarve e ajudou a fundar a olaria hoje gerida pelas filhas
  • Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”
    Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”
  • Vai a Espanha de carro? Se tem matrícula portuguesa, atenção a este prazo: multa pode chegar aos 1.500€
    Vai a Espanha de carro? Se tem matrícula portuguesa, atenção a este prazo: multa pode chegar aos 1.500€
  • David, dono de um bar, sobre encontrar trabalhadores: “Demoras 3 meses a formar um funcionário e aos 9 muitos vão-se embora”
    David, dono de um bar, sobre encontrar trabalhadores: “Demoras 3 meses a formar um funcionário e aos 9 muitos vão-se embora”
  • Tem um destes números no verso da carta de condução? Pode estar proibido de conduzir à noite, na autoestrada ou com passageiros
    Tem um destes números no verso da carta de condução? Pode estar proibido de conduzir à noite, na autoestrada ou com passageiros

Opinião

  • Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
    Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento
    Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento
  • Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
    Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento