Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
JOÃO RODRIGUES - Técnico de Turismo. Foto DR
Desporto, Opinião

Quando o futebol derrota as superpotências | Por João Pirbhay

“Durante algumas semanas, somos autorizados a acreditar que o mérito ainda consegue derrotar o poder, que os pequenos ainda podem vencer os grandes e que nem tudo está decidido antes de começar”

08:40 14 Julho, 2026 08:47 14 Julho, 2026
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Há poucas coisas capazes de suspender o mundo. Uma guerra não o faz. Uma crise económica também não. As eleições mais importantes dividem -nos; um Mundial aproxima-nos. Durante noventa minutos, um pescador em Cabo Verde, um estudante em Buenos Aires, um empresário em Tóquio e uma família em Faro olham para o mesmo relvado e vivem a mesma ansiedade. É talvez o fenómeno mais democrático da era moderna.

Costuma dizer-se que o futebol é apenas um jogo. Nunca foi. O futebol sempre foi um espelho. E, por vezes, um espelho diz -nos mais sobre o estado do mundo do que qualquer cimeira internacional ou relatório económico.

Vivemos uma época em que a política parece ter regressado à lei do mais forte. Multiplicam-se guerras, cresce a influência de líderes que confundem firmeza com arrogância e normaliza-se a ideia de que quem detém mais poder pode moldar as regras à sua conveniência. É um tempo em que as grandes potências falam cada vez mais alto e os pequenos são frequentemente remetidos para segundo plano.

Mas chega o Campeonato do Mundo e, de repente, a ordem estabelecida vacila.

No futebol, não há porta-aviões que marquem golos. Não há arsenais nucleares que defendam um pontapé de canto. Não há Produto Interno Bruto que transforme um penálti em golo. Dentro das quatro linhas, desaparecem os privilégios da geopolítica. Restam apenas talento, organização, coragem e a capacidade de resistir quando tudo parece perdido.

É por isso que um país com poucos milhões de habitantes pode fazer tremer uma superpotência. Que uma seleção sem tradição pode eliminar outra repleta de estrelas. Que um pequeno possa, durante noventa minutos, obrigar um gigante a lembrar-se de que também sangra.

Talvez seja precisamente essa a beleza do futebol: recordar-nos que o mérito continua a existir num mundo demasiado habituado ao peso da influência.

Também por isso o Mundial desperta paixões que ultrapassam o desporto. Durante algumas semanas, países que raramente ocupam manchetes passam a ser conhecidos por milhões. Bandeiras normalmente esquecidas aparecem em varandas, cafés e ecrãs de televisão. Povos que quase nunca têm voz tornam-se protagonistas. É uma rara inversão da lógica internacional, onde nem sempre os maiores são os mais importantes. É evidente que o futebol não resolve os problemas do mundo. Não acaba com guerras, não elimina a pobreza nem derruba ditaduras. Quem acreditar nisso estará condenado à desilusão. A História já nos ensinou que a euforia de um verão dificilmente altera décad as de tensão política ou social.

Mas também seria ingénuo desvalorizar aquilo que um Mundial representa.

Durante algumas semanas, o mundo aprende a celebrar países que normalmente ignora. Aprende a admirar culturas diferentes sem medo delas. Aprende que uma camisola nacional pode unir pessoas de todas as origens. Num tempo em que tantos insistem em dividir sociedades entre “nós” e “eles”, o futebol continua a demonstrar que o talento não conhece fronteiras, religiões ou etnias.

Essa talvez seja a sua maior vitória.

Naturalmente, nem tudo é virtuoso. O futebol moderno transporta consigo os mesmos defeitos que encontramos na política: interesses económicos, dirigentes mais preocupados com receitas do que com adeptos, decisões discutíveis, relações de conveniência com quem detém poder. Nenhuma organização internacional está imune à tentação de confundir influência com integridade.

Mas talvez seja precisamente aí que reside a maior ironia.

Mesmo quando os bastidores falham, o jogo insiste em escapar ao controlo de quem acredita poder decidir tudo. A bola continua a desafiar previsões. O favorito continua a cair. O improvável continua a acontecer. E essa imprevisibilidade é uma pequena vitóri a da liberdade sobre a arrogância.

Num mundo onde quase tudo parece calculado por algoritmos, sondagens e interesses estratégicos, continua a existir um espaço onde o impossível acontece com uma frequência desconcertante.

É por isso que o Campeonato do Mundo continua a fascinar gerações.

Não apenas porque queremos saber quem levanta a taça.

Mas porque, durante algumas semanas, somos autorizados a acreditar que o mérito ainda consegue derrotar o poder, que os pequenos ainda podem vencer os grandes e que nem tudo está decidido antes de começar.

Talvez seja apenas uma ilusão.

Mas, olhando para o estado do mundo, é uma ilusão da qual precisamos desesperadamente.

Leia também: Banco de horas por acordo: quando o trabalho paga com dias de vida | Por João Pirbhay

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto Nacional

“Não me sinto culpado de nada”: Jorge Jesus fala sobre saída de Ronaldo da Seleção e diz que “não mudava nada, zero”

13:28 6 Novembro, 2026 13:28 6 Novembro, 2026

Selecionador respondeu sobre o seu papel na saída de Cristiano Ronaldo da Seleção e revelou o que pretendia fazer na convocatória para novembro

Martelo de juíz.
Algarve

Kenny, o “serial killer do Algarve”, foi condenado a 25 anos de prisão: pena volta a baixar e tribunal aponta o que faltou provar no caso

12:57 6 Novembro, 2026 12:58 6 Novembro, 2026

A pena de Kenny, o “serial killer do Algarve”, voltou a baixar. O Supremo explica o que faltou provar sobre as circunstâncias do homicídio

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Europe Direct Algarve Opinião

Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro

09:30 6 Novembro, 2026 19:56 5 Novembro, 2026

O futuro económico da Europa esteve em debate em Barcelona, onde os líderes urbanos exigiram maior protagonismo das cidades nas decisões europeias

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Algarve Nacional Vida & Lazer

Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027

12:20 6 Novembro, 2026 12:08 6 Novembro, 2026

Combinação de voos permite viajar de Faro para o Porto durante três dias em janeiro, com bilhetes de ida e volta desde 49 euros

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz

12:10 6 Novembro, 2026 21:41 2 Novembro, 2026

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cultura.Sul Edição Papel Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo. Crédito: DR
Desporto, Nacional

“Não me sinto culpado de nada”: Jorge Jesus fala sobre saída de Ronaldo da Seleção e diz que “não mudava nada, zero”

13:28 6 Novembro, 2026 13:28 6 Novembro, 2026

Selecionador respondeu sobre o seu papel na saída de Cristiano Ronaldo da Seleção e revelou o que pretendia fazer na convocatória para novembro

Martelo de juíz.
Algarve

Kenny, o “serial killer do Algarve”, foi condenado a 25 anos de prisão: pena volta a baixar e tribunal aponta o que faltou provar no caso

12:57 6 Novembro, 2026 12:58 6 Novembro, 2026

A pena de Kenny, o “serial killer do Algarve”, voltou a baixar. O Supremo explica o que faltou provar sobre as circunstâncias do homicídio

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Camião preso numa curva.
Nacional

Camião fica entalado numa curva no Gerês

10:10 6 Novembro, 2026 09:59 6 Novembro, 2026

No Gerês, um camião ficou preso numa curva da Estrada de Albergaria, obrigando ao corte da circulação nos dois sentidos

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Europe Direct Algarve, Opinião

Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro

09:30 6 Novembro, 2026 19:56 5 Novembro, 2026

O futuro económico da Europa esteve em debate em Barcelona, onde os líderes urbanos exigiram maior protagonismo das cidades nas decisões europeias

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027

12:20 6 Novembro, 2026 12:08 6 Novembro, 2026

Combinação de voos permite viajar de Faro para o Porto durante três dias em janeiro, com bilhetes de ida e volta desde 49 euros

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz

12:10 6 Novembro, 2026 21:41 2 Novembro, 2026

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cultura.Sul, Edição Papel, Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido
    Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido
  • Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo
    Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo
  • “Não me sinto culpado de nada”: Jorge Jesus fala sobre saída de Ronaldo da Seleção e diz que “não mudava nada, zero”
    “Não me sinto culpado de nada”: Jorge Jesus fala sobre saída de Ronaldo da Seleção e diz que “não mudava nada, zero”
  • Kenny, o “serial killer do Algarve”, foi condenado a 25 anos de prisão: pena volta a baixar e tribunal aponta o que faltou provar no caso
    Kenny, o “serial killer do Algarve”, foi condenado a 25 anos de prisão: pena volta a baixar e tribunal aponta o que faltou provar no caso
  • Salário mínimo acima dos 970 euros em 2027? Ministra abre o jogo sobre aumento extra
    Salário mínimo acima dos 970 euros em 2027? Ministra abre o jogo sobre aumento extra

Opinião

  • O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
    O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
  • “Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido
    “Invariavelmente chegará cedo de mais…” | Por José Garrido
  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal