Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
JOSÉ FIGUEIREDO SANTOS - Sociólogo e professor universitário jubilado. Foto DR
Ensino, Opinião, Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

“Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado”

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Hoje debruço-me sobre a crise por uma razão prudente: toda a gente está de férias e, nestes dias de distração nacional, até a verdade consegue passar despercebida.

Insistiram comigo, há dias, que Portugal atravessa uma grave crise. Agradeci a informação. Julgava que tal já fosse a paisagem rasmolga do seu quotidiano.

Há muito que a crise deixou de ser um acontecimento. Instalou-se. Fez-se residente. Trouxe a mobília, mudou o domicílio para o país, recebeu correspondência, matriculou os filhos na escola e até já cumprimenta os vizinhos pelo nome. Tornou-se portuguesa sem precisar de requerer nacionalidade.

Mas enganam-se os que insistem em chamá-la crise económica. O dinheiro apenas mudou de esconderijo, como fazem os animais prudentes antes da tempestade. Também não é apenas financeira: os números continuam bem alimentados nos lugares onde sempre fizeram as suas refeições. Nem sequer é somente social, porque a pobreza aprendeu a vestir fato e gravata para poder entrar nas estatísticas sem perturbar o protocolo.

A verdadeira epidemia instalou-se noutro lugar: na política, essa velha árvore que todos juram podar e que continua, ano após ano, a produzir exatamente os mesmos frutos, apenas embrulhados em novos rótulos.

Os partidos deixaram de disputar ideias; disputam perceções. Já não perguntam ao país para onde quer ir; perguntam às sondagens quem vai à frente. A bússola foi substituída pelo teleponto. O pensamento cedeu lugar aos diapositivos. A convicção transformou-se numa aplicação que se atualiza dia a dia conforme os ventos das redes sociais.

Entretanto, o cidadão foi sendo discretamente promovido à condição de figurante da sua própria democracia. Continua em palco, mas já não lhe deram falas. Limitaram-se a pedir-lhe que aplaudisse nos momentos certos.

A política transformou-se num espetáculo cuidadosamente ensaiado para a gestão das emoções e a apreciação estética dos candidatos. Esses, por sua vez, deixaram de procurar convencer para passarem a seduzir. Os programas emagreceram até caberem numa frase. Os discursos perderam ideias para ganharem efeitos sonoros. E a verdade, cansada de esperar pela sua vez, retirou-se discretamente dos bastidores.

Chamam-lhe povo apenas durante as campanhas eleitorais. Terminada a representação, o cidadão volta a ser contribuinte, utente, consumidor ou incómodo estatístico.

Vivemos tempos perigosos em que mundo reaprendeu a fabricar guerras com a mesma dedicação com que a nossa infância fabricava brinquedos. A paz transformou-se num breve intervalo entre encomendas de armamento. Os mercados estremecem, os impérios espreguiçam-se sobre mapas alheios e as fronteiras voltaram a crescer como ervas daninhas depois da chuva.

Mas talvez o maior perigo continue a morar dentro de casa. Há cinquenta anos abriram-se as janelas da liberdade. Pensava-se que por elas entraria luz, mas entrou também muito ruído. Confundimos democracia com calendário eleitoral e liberdade com o direito de falar mais alto do que o vizinho.  

Esquecemo-nos de cultivar aquilo que nunca se inaugura com discursos nem se corta com fitas: a cultura democrática.

A escola, coitada, trabalhou sem descanso. O episódio dos exames digitalizados, sendo revelador, é apenas um sintoma. A sua discreta enfermidade é mais antiga. Ela descobriu a extraordinária capacidade de produzir certificados em série, licenciados às carradas e especialistas em preencher formulários com impecável rigor. Escapou-lhe, porém, um detalhe quase irrelevante: ensinar pessoas a pensar.

Diplomámos competências; esquecemo-nos da consciência. Ensinámos respostas corretas, mas fomos desaprendendo a formular aquelas perguntas incómodas que obrigam as sociedades a crescer.

E um povo que deixa de perguntar acaba sempre por aceitar qualquer resposta.

Foi então que o populismo entrou sem que tenha tido necessidade de bater à porta. Encontrou-a escancarada pela confortável ignorância que fomos cultivando, ao longo de cinco décadas. Não prometeu soluções. Prometeu culpados. E um culpado custa sempre menos do que uma solução.

Há uma antiga sabedoria africana segundo a qual o feiticeiro só conserva o seu poder enquanto a aldeia acreditar no feitiço.

Entre nós, aperfeiçoou-se o método. O feiticeiro já nem precisa de magia. Basta-lhe uma boa equipa de comunicação para o fabrico de ilusões, dois slogans repetidos com a aparência de verdade e uma multidão cansada ao ponto de confundir o eco com a própria voz.

Enquanto isso, da esquerda à direita, os grandes partidos permanecem atolados em margens opostas do mesmo pântano. Discutem com fervorosa paixão quem possui a melhor ponte, esquecendo-se de que há muito deixou de correr água por baixo dela. Trocam acusações com a solenidade dos grandes salvadores da pátria, quando, na verdade, disputam apenas a administração das ruínas.

Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado.

Até lá continuaremos a subir. Subiremos sempre, porque o país possui um talento bem singular: consegue viver no cume da crise sem jamais alcançar o planalto da esperança. É um alpinista condenado a escalar o mesmo precipício. Cada cume revela apenas outro cume. Cada chegada disfarça uma nova partida. Mudamos o nome da montanha para conservar intacta a vertigem.

E talvez resida aí a nossa mais subtil vocação nacional: fazer do fundo uma escada.

E, do alto deste interminável cume, contemplamos o horizonte luminoso de um país inteiro coberto de promessas. Apenas o futuro, por delicadeza ou cansaço, insiste em não comparecer.

Leia também: A República dos Alhos e dos Bugalhos | Por José Figueiredo Santos

Nacional

Milhares saem à rua em Lisboa contra o custo de vida: “Não dá mais para viver assim”

18:30 10 Outubro, 2026 18:14 10 Outubro, 2026

O aumento das rendas, os preços dos alimentos e as dificuldades em pagar as contas levaram milhares de pessoas às ruas de Lisboa

Vista aérea da Ria Formosa.
Algarve Cultura

Já ouviu a expressão “Passar as passas do Algarve”? Conheça o significado e a origem que remete para o sul do país

09:20 10 Outubro, 2026 13:45 6 Outubro, 2026

A conhecida expressão portuguesa é usada para descrever momentos de grande dificuldade e tem uma explicação tradicional associada ao Algarve

Animais

Tem a cama do cão neste lugar? Veterinários dizem que pode estar a prejudicar o descanso do animal

17:20 10 Outubro, 2026 22:52 9 Outubro, 2026

Uma cama confortável não garante, por si só, uma boa noite de descanso ao seu cão. Veterinários explicam quais são os locais da casa que deve evitar

Europa Vida & Lazer

Vai viajar? Esta é a companhia aérea mais segura da Europa (há três low-cost entre as cinco primeiras)

18:20 10 Outubro, 2026 13:18 9 Outubro, 2026

Um novo índice analisou 20 das maiores companhias aéreas europeias e colocou uma transportadora grega no primeiro lugar

Vila Real de Santo António.
Algarve

Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer

18:40 10 Outubro, 2026 16:15 8 Outubro, 2026

Tapa algarvia, uma viagem internacional de barco e um passeio pelo centro histórico cabem num orçamento inferior a 10 euros

Tiago Grila. Crédito: DR
Vida & Lazer

“Fui buscar cocaína e a minha filha foi comigo”: Tiago Grila revela episódio que ainda o atormenta

12:13 10 Outubro, 2026 13:15 10 Outubro, 2026

Tiago Grila falou abertamente sobre a dependência de drogas e jogo e recordou um dos episódios que mais lamenta

Algarve

PJ detém no Algarve homem procurado na Alemanha por tráfico de droga

17:10 10 Outubro, 2026 17:08 10 Outubro, 2026

Suspeito de tráfico de haxixe na Alemanha foi localizado pela PJ no Algarve. O homem, de 57 anos, poderá ser condenado a 15 anos de prisão

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

O seu carro pode estar a partilhar dados sem perceber: estudo revela o que está a ser enviado a terceiros

12:30 10 Outubro, 2026 12:58 9 Outubro, 2026

Um estudo analisou 21 automóveis e 30 aplicações associadas e encontrou ligações a empresas externas de publicidade e análise

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Segurança Social tem nova funcionalidade: cidadãos já podem autorizar terceiros a consultar estes documentos

12:50 10 Outubro, 2026 12:20 10 Outubro, 2026

A Segurança Social lançou uma nova funcionalidade que permite autorizar terceiros a consultar diretamente determinadas declarações

Poço-Cisterna Almóada, Silves.
Algarve Cultura

Durante séculos esteve escondida: esta estrutura com 18 metros de profundidade é única em Portugal e fica no Algarve

11:50 9 Outubro, 2026 10:53 9 Outubro, 2026

Em Silves, uma construção islâmica ficou entulhada durante séculos até ser redescoberta e revelar uma característica única no país

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente fria a caminho de Portugal e traz chuva forte e rajadas até 80 km/h: mau tempo chega neste dia a esta região

11:30 9 Outubro, 2026 11:32 8 Outubro, 2026

Segundo a previsão da Meteored, uma frente fria deverá atingir os Açores, trazendo chuva, vento forte e agitação marítima

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem carta de condução? Governo atualizou guia oficial e esclarece regras que muitos condutores desconhecem

17:10 9 Outubro, 2026 13:56 10 Outubro, 2026

O portal do Governo atualizou, a 8 de outubro, as informações sobre a carta de condução, documentos obrigatórios e outras regras que todos os automobilistas devem conhecer

Médico sentado com ar descontraído. Crédito: Foto AI
Saúde

Alerta de oncologista: estes são os 3 sintomas de cancro que muitos portugueses podem ignorar

15:00 6 Outubro, 2026 12:44 6 Outubro, 2026

Um especialista em oncologia identifica três sinais que muitas pessoas desvalorizam: a persistência dos sintomas merece avaliação médica

Bolachas Maria.
Gastronomia

Come bolachas Maria? Há uma razão para terem aqueles furos e não é apenas decoração

16:40 9 Outubro, 2026 12:11 9 Outubro, 2026

Os pequenos orifícios das bolachas Maria cumprem uma função durante a cozedura e ajudam a explicar a textura e o formato que apresentam

Opinião

Jornalismo independente | Por Luís Ganhão

16:10 9 Outubro, 2026 16:10 9 Outubro, 2026

"A independência não exige a ausência de convicções. Exige, isso sim, a capacidade de as subordinar à realidade"

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia

Fez uma transferência imediata mas o dinheiro não chegou? Banco de Portugal esclarece quando o valor deve ser devolvido

18:20 9 Outubro, 2026 14:20 9 Outubro, 2026

Se uma transferência bancária não for executada e o dinheiro não chegar ao destino, há regras para a devolução do montante

Nacional

Milhares saem à rua em Lisboa contra o custo de vida: “Não dá mais para viver assim”

18:30 10 Outubro, 2026 18:14 10 Outubro, 2026

O aumento das rendas, os preços dos alimentos e as dificuldades em pagar as contas levaram milhares de pessoas às ruas de Lisboa

Vista aérea da Ria Formosa.
Algarve, Cultura

Já ouviu a expressão “Passar as passas do Algarve”? Conheça o significado e a origem que remete para o sul do país

09:20 10 Outubro, 2026 13:45 6 Outubro, 2026

A conhecida expressão portuguesa é usada para descrever momentos de grande dificuldade e tem uma explicação tradicional associada ao Algarve

Animais

Tem a cama do cão neste lugar? Veterinários dizem que pode estar a prejudicar o descanso do animal

17:20 10 Outubro, 2026 22:52 9 Outubro, 2026

Uma cama confortável não garante, por si só, uma boa noite de descanso ao seu cão. Veterinários explicam quais são os locais da casa que deve evitar

Europa, Vida & Lazer

Vai viajar? Esta é a companhia aérea mais segura da Europa (há três low-cost entre as cinco primeiras)

18:20 10 Outubro, 2026 13:18 9 Outubro, 2026

Um novo índice analisou 20 das maiores companhias aéreas europeias e colocou uma transportadora grega no primeiro lugar

Vila Real de Santo António.
Algarve

Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer

18:40 10 Outubro, 2026 16:15 8 Outubro, 2026

Tapa algarvia, uma viagem internacional de barco e um passeio pelo centro histórico cabem num orçamento inferior a 10 euros

Tiago Grila. Crédito: DR
Vida & Lazer

“Fui buscar cocaína e a minha filha foi comigo”: Tiago Grila revela episódio que ainda o atormenta

12:13 10 Outubro, 2026 13:15 10 Outubro, 2026

Tiago Grila falou abertamente sobre a dependência de drogas e jogo e recordou um dos episódios que mais lamenta

Algarve

PJ detém no Algarve homem procurado na Alemanha por tráfico de droga

17:10 10 Outubro, 2026 17:08 10 Outubro, 2026

Suspeito de tráfico de haxixe na Alemanha foi localizado pela PJ no Algarve. O homem, de 57 anos, poderá ser condenado a 15 anos de prisão

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

O seu carro pode estar a partilhar dados sem perceber: estudo revela o que está a ser enviado a terceiros

12:30 10 Outubro, 2026 12:58 9 Outubro, 2026

Um estudo analisou 21 automóveis e 30 aplicações associadas e encontrou ligações a empresas externas de publicidade e análise

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Segurança Social tem nova funcionalidade: cidadãos já podem autorizar terceiros a consultar estes documentos

12:50 10 Outubro, 2026 12:20 10 Outubro, 2026

A Segurança Social lançou uma nova funcionalidade que permite autorizar terceiros a consultar diretamente determinadas declarações

Poço-Cisterna Almóada, Silves.
Algarve, Cultura

Durante séculos esteve escondida: esta estrutura com 18 metros de profundidade é única em Portugal e fica no Algarve

11:50 9 Outubro, 2026 10:53 9 Outubro, 2026

Em Silves, uma construção islâmica ficou entulhada durante séculos até ser redescoberta e revelar uma característica única no país

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente fria a caminho de Portugal e traz chuva forte e rajadas até 80 km/h: mau tempo chega neste dia a esta região

11:30 9 Outubro, 2026 11:32 8 Outubro, 2026

Segundo a previsão da Meteored, uma frente fria deverá atingir os Açores, trazendo chuva, vento forte e agitação marítima

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem carta de condução? Governo atualizou guia oficial e esclarece regras que muitos condutores desconhecem

17:10 9 Outubro, 2026 13:56 10 Outubro, 2026

O portal do Governo atualizou, a 8 de outubro, as informações sobre a carta de condução, documentos obrigatórios e outras regras que todos os automobilistas devem conhecer

Médico sentado com ar descontraído. Crédito: Foto AI
Saúde

Alerta de oncologista: estes são os 3 sintomas de cancro que muitos portugueses podem ignorar

15:00 6 Outubro, 2026 12:44 6 Outubro, 2026

Um especialista em oncologia identifica três sinais que muitas pessoas desvalorizam: a persistência dos sintomas merece avaliação médica

Bolachas Maria.
Gastronomia

Come bolachas Maria? Há uma razão para terem aqueles furos e não é apenas decoração

16:40 9 Outubro, 2026 12:11 9 Outubro, 2026

Os pequenos orifícios das bolachas Maria cumprem uma função durante a cozedura e ajudam a explicar a textura e o formato que apresentam

Opinião

Jornalismo independente | Por Luís Ganhão

16:10 9 Outubro, 2026 16:10 9 Outubro, 2026

"A independência não exige a ausência de convicções. Exige, isso sim, a capacidade de as subordinar à realidade"

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia

Fez uma transferência imediata mas o dinheiro não chegou? Banco de Portugal esclarece quando o valor deve ser devolvido

18:20 9 Outubro, 2026 14:20 9 Outubro, 2026

Se uma transferência bancária não for executada e o dinheiro não chegar ao destino, há regras para a devolução do montante

Últimas Notícias

  • Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer
    Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer
  • Milhares saem à rua em Lisboa contra o custo de vida: “Não dá mais para viver assim”
    Milhares saem à rua em Lisboa contra o custo de vida: “Não dá mais para viver assim”
  • Vai viajar? Esta é a companhia aérea mais segura da Europa (há três low-cost entre as cinco primeiras)
    Vai viajar? Esta é a companhia aérea mais segura da Europa (há três low-cost entre as cinco primeiras)
  • Tem a cama do cão neste lugar? Veterinários dizem que pode estar a prejudicar o descanso do animal
    Tem a cama do cão neste lugar? Veterinários dizem que pode estar a prejudicar o descanso do animal
  • PJ detém no Algarve homem procurado na Alemanha por tráfico de droga
    PJ detém no Algarve homem procurado na Alemanha por tráfico de droga

Opinião

  • Podemos perder a Constituição sem rasgar uma página | Editorial de Henrique Dias Freire
    Podemos perder a Constituição sem rasgar uma página | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Doença hepática: porquê referenciar para cuidados paliativos? | Por Hugo Oliveira
    Doença hepática: porquê referenciar para cuidados paliativos? | Por Hugo Oliveira
  • Porca miséria | Por José Figueiredo Santos
    Porca miséria | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália
    Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália
  • Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro
    Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal