Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Antónia Loja em entrevista na RTP Madeira onde conta a sua experiência na guerra da Guiné - Foto D.R.
Cultura, Nacional, Opinião

Zurzir nas trafulhices das crendices: Uma viagem no mundo do imaginário religioso dos portugueses | Por Mário Beja Santos

Artigo de opinião de Mário Beja Santos sobre a obra “Histórias Heréticas”, da autoria do escritor António Loja, que reflete sobre a exploração das crendices

10:46 11 Janeiro, 2023 10:47 11 Janeiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Mário Beja Santos, Assessor do Instituto do Consumidor e consultor do POSTAL

A obra chama-se Histórias Heréticas, é seu autor o escritor António Loja, um madeirense que comandou a Companhia de Caçadores nº 1622, colocada num dos locais com maior risco, no Sul da Guiné, 1966-1968, deu matéria para que este capitão miliciano tivesse escrito uma poderosíssima obra de literatura memorial, de referência, As Ausências de Deus (Âncora Editora, 2013, ainda disponível). Volta agora a publicar na Âncora Editora, em 2020, uma reflexão sobre a exploração das crendices, apresenta-se como agnóstico e avisa claramente que não vem com sanha antirreligiosa, limita-se a medir a temperatura da religiosidade dos seus compatriotas, lembra alguns santos que afinal não existiram e outros que aparecem associados a guerras santas, é o caso de S. Tiago na guerra aos mouros, de S. Jorge que foi excluído do calendário litúrgico, afinal ele ter vencido o dragão não passou de uma balela e, por muito incómodo que seja, não há provas do milagre de Ourique, foi de facto uma aldrabice forjada pelos frades de Alcobaça.

Muito há a suspeitar dos milagres de Santo António, lembra um episódio descrito pelo conde da Ericeira no seu Portugal Restaurado, referente aos acontecimentos do 1º de Dezembro de 1640, havia gritaria do povo defronte da igreja de Santo António, dizia-se que uma imagem de prata de Cristo crucificado que levava um capelão, despregara o braço direito. “Gritou o povo, prostrado por terra, que era milagre, e todos cobraram invencível confiança de que Deus aprovava a gloriosa deliberação dos confederados.” Tudo isto só podia ter acontecido na igreja de Santo António…. E o milagre das rosas, as atrocidades da Inquisição, as falsas miraculadas, a que, felizmente, a Igreja Católica consegue pôr termo; e os milagres daquelas imagens que parecem chorar, depois faz-se exame pericial e quem sabe da poda, um santeiro, esclarecia cabalmente o fenómeno:

“Quando levamos a imagem de barro ao forno não podemos colocar-lhe os olhos antes da cozedura. O forno é muito quente e os olhos de vidro derretem naquela temperatura. O que fazemos é, depois da cozedura, abrir um furo por detrás da cabeça até ao lugar dos olhos, depois colocamos estes, sempre por detrás e preenchemos o espaço vazio com cera. A pintura disfarça as cicatrizes, mas quando há muito calor junto da imagem, uma lâmpada mais forte em dia quente, por exemplo, ou um candelabro com várias velas mais próximo, a cera pode começar a derreter e sair pelos olhos. Isso até tem acontecido na oficina.” Assim se pôs ponto final sobre um milagre que não aconteceu.

E há os milagres de Santa Filomena, outra santa que não existiu, mas que aliviou dois jovens residentes na Câmara de Lobos a tirar umas notas de um saco que estava por trás da imagem de Santa Filomena e que pretendiam comprar duas bicicletas.

António Loja faz uma grande angular sobre iconoclastas, troça de um tolo fanático, Sousa Lara, que queria que se fizessem umas cruzes altíssimas, a Igreja impediu esta iniciativa megalómana, na viragem do século. E há o negócio das medalhas milagrosas, os falsos videntes, e aí conta-nos a história da vidente Alexandra, a Alexandra Solnado, são crendices à vista desarmada, mas que têm clientela segura. Era indispensável uma referência a mercantilismos de padres de paróquia, e o autor traz aqui a história do padre do Livramento, na Madeira, que pedia pela prestação de um serviço a quantia de 8 euros por cada membro da família, a prestação tinha a ver com a visita do Espírito Santo, ou seja, na Páscoa aparecia o padre acompanhado de gente com opas vermelhas e empunhando pendões, fazia parte do uso e costume oferecer-lhes vinho da Madeira, bolos e broas, pela visita, segundo a circular distribuída pelo correio havia a tabela de 8 euros por cabeça. Não sabemos como acabou a história, seguramente que não teve um final prestigiante.

Sendo madeirense, também vem zurzir sobre o turismo religioso na região, será o caso da beatificação do imperador da Áustria, ali falecido em 1922, Carlos, o herdeiro de Francisco José, refugiou-se na Madeira. “Dizem os seus cronistas que viveu santamente, ajudando os pobres da terra e praticando as obras de misericórdia, assim garantindo a beatificação. O Bispo D. Teodoro de Faria declarou ao Diário de Notícias do Funchal que a beatificação do imperador Carlos de Áustria tem levado ao Monte um maior número de turistas, sublinhou que as igrejas e os túmulos dos santos são locais de evangelização e o turismo religioso é um dos mais impressionantes em números.” Para quê comentários?

E conta-nos também uma história saborosa de um imigrante bem-sucedido que regressou da Venezuela e que oportunamente um padre o nomeou mordomo, o sr. Freitas aceitou, e na missa solene de domingo, com um grupo coral contratado para o efeito e dois rabequistas se esmeraram junto ao altar-mor, o sr. padre pediu uma oração pela saúde deste estimado paroquiano e pela prosperidade dos seus negócios. Alguém bichanou ao ouvido de alguém para saber a que negócio se dedicava o sr. Freitas, e foi rapidamente elucidado que o sr. Freitas era proprietário de um bordel.

Não deixa de zurzir na promiscuidade entre a religião e a política e vem à baila o padre da paróquia do Estreito de Câmara de Lobos, estávamos em 1994. Em pleno púlpito, repentinamente, como se uma ideia brotasse do seu cérebro iluminado por uma língua de fogo, o vigário deixou sair dos seus lábios a frase-chave do inflamado sermão: “Se Deus pudesse votar, votaria no PPD.”

Estamos chegados às conclusões, o autor sublinha que a fragilidade cultural de uma sociedade é a sua permeabilidade ao dolo e ao engano, e a sociedade portuguesa ainda se mantém, em parte, recetiva a trapaceiros e sugestionada pelo bombástico (religioso ou não). E desanca naquela que o autor considera a grande instituição da trapaça, a Igreja Universal do Reino de Deus, pega num folheto que lhe deixaram na caixa de correio, com títulos sugestivos: “Sinta prazer na vida familiar”, “Que esperança há para entes queridos falecidos?”, aqui o folheto garante: felizmente está próximo o dia em que Satanás e o seu bando deixarão de existir! O mundo (inclusive seus governantes demoníacos) está passando, assegura a Bíblia, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre; e há também o título “Pode este mundo sobreviver?”, versa uma infinidade de tragédias, de castigos com terramotos, inundações e pestilências. E o autor lembra as sessões litúrgicas da Universal onde se fazem exorcismos, afinal a Idade Média ainda está ao pé da nossa porta. “Abençoada Igreja, à qual tantos tolos entregam fielmente a dízima, tal como os católicos faziam há mil anos. Funciona melhor que o negócio da Dona Branca. E, aparentemente, nada paga o fisco.”

Fibra alimentar em quantidade, vida com muito mais qualidade | Por Mário Beja Santos
Um enorme desafio da Saúde Pública, que precisa de todos nós: Combater a resistência a antibióticos | Por Mário Beja Santos
Jovens e álcool, uma equação perturbante | Por Mário Beja Santos
Problemas da próstata: a prevenção é a melhor aposta | Por Mário Beja Santos
“Orgulhosamente Sós”, uma importante síntese da diplomacia da guerra colonial, de Bernardo Futscher Pereira | Por Mário Beja Santos
Artur Pastor (talvez o mais) eminente cartógrafo-fotógrafo de um Portugal em reminiscência
Sim à exposição com protetor solar, mas há preconceitos a desfazer
A máxima que continua a prevalecer: “Mais vale prevenir que remediar”

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

06:30 1 Fevereiro, 2026 17:52 30 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de fevereiro, em vários concelhos

Algarve Nacional

Depressão Kristin: como ajudar e ser ajudado em solidariedade com Leiria

13:33 1 Fevereiro, 2026 13:33 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Famílias e infraestruturas afetadas exigem apoio urgente e informação útil. Somos todos Região de Leiria em tempo de reconstrução

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Más notícias a caminho: ‘tromba’ de água e ventos fortes vão ‘atacar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões mais afetadas

14:10 1 Fevereiro, 2026 12:30 1 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

Ventos fortes e chuva intensa vão marcar os próximos dias em Portugal, com risco acrescido de cheias e perturbações em várias regiões do país

Caixote do lixo em supermercado com garrafa de plástico e moedas a serem lá postos. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vai pagar se mandar para o lixo: já há regras e data de começo para o sistema de recolha de plásticos e latas em Portugal

20:30 1 Fevereiro, 2026 18:56 1 Fevereiro, 2026 | Francisco Nascimento

Deitar garrafas e latas no contentor normal vai fazê-lo gastar mais dinheiro. Saiba a partir de quando entra em vigor o novo sistema e como recuperar o valor pago

Casal de idosos a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Europa

Casal de idosos ‘preso’ em casa porque vizinho construiu muro no seu terreno para lhes impedir a saída: caso vai a tribunal e alegam ter servidão de passagem desde 1933

13:50 1 Fevereiro, 2026 13:25 1 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal francês, com 81 e 83 anos, alega ter servidão de passagem para um terreno vizinho que não está a ser reconhecido pelo atual proprietário

Plantas que absorvem humidade. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus humidade: estas são as plantas que funcionam como ‘desumidificadores naturais’

20:10 1 Fevereiro, 2026 19:22 1 Fevereiro, 2026 | Francisco Ferreira

Saiba como certas espécies de plantas podem ajudar a reduzir a humidade em casa e a prevenir o aparecimento de bolor de forma natural

Receber chamada desconhecida. Crédito: Freepik AI
Tech

O ‘sinal invisível’ que o mantém na lista de alvos: rejeitar chamadas pode tornar o seu número um ‘íman’ de spam (e de burlas)

21:00 1 Fevereiro, 2026 20:10 1 Fevereiro, 2026 | Francisco Ferreira

Rejeitar chamadas spam pode torná-lo um alvo prioritário. Saiba por que razão este gesto confirma a sua disponibilidade a redes de fraude

Algarve Cultura

Dança nacional sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão na gala dos Awards 2025

07:40 1 Fevereiro, 2026 10:27 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

As votações dos Awards 2025 já estão abertas, convidando o público a escolher os vencedores da dança em Portugal

Algarve Cultura

Tavira assinala centenário de António Viana Barreto com exposição

07:10 1 Fevereiro, 2026 18:50 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição sobre António Viana Barreto está patente na Biblioteca Municipal de Tavira entre 2 e 28 de fevereiro, no âmbito do seu centenário

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Atenção portugueses: se levantar dinheiro desta forma no Multibanco o seu banco pode (e vai) pedir-lhe explicações

20:10 30 Janeiro, 2026 20:39 1 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se levantar dinheiro este número de vezes no Multibanco num mês, o seu banco pode tomar medidas para prevenir fraudes como branqueamento de capitais

Pessoas a passear junto à praia. Crédito: Freepik AI
Tempo

Aviso de especialista: chuva e vento forte vão ‘dar descanso’ a Portugal a partir desta data

11:40 31 Janeiro, 2026 20:14 1 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

Especialistas apontam quando a chuva e o vento poderão dar uma trégua em Portugal, após semanas de instabilidade

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 20:48 1 Fevereiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Matrícula falsa não enganou: polícia recupera carro furtado graças a este detalhe que pode salvar o seu veículo

16:30 31 Janeiro, 2026 16:15 31 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar a matrícula não chega: um carro furtado foi recuperado porque este detalhe denunciou o golpe

Almoço de família. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde Vida & Lazer

Nem frango, nem peixe: esta é a carne mais rica em ferro e que (quase) ninguém come

15:30 28 Janeiro, 2026 16:24 28 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Alimentos ricos em ferro e nutrientes essenciais ajudam a prevenir a anemia, manter energia e fortalecer a saúde ao longo da vida

Algarve Cultura

Faro prepara investimento de quatro milhões para comprar Teatro Lethes

14:40 30 Janeiro, 2026 14:45 30 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A compra do Teatro Lethes é considerada um investimento prioritário da autarquia de Faro para o atual mandato

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

06:30 1 Fevereiro, 2026 17:52 30 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de fevereiro, em vários concelhos

Algarve, Nacional

Depressão Kristin: como ajudar e ser ajudado em solidariedade com Leiria

13:33 1 Fevereiro, 2026 13:33 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Famílias e infraestruturas afetadas exigem apoio urgente e informação útil. Somos todos Região de Leiria em tempo de reconstrução

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Más notícias a caminho: ‘tromba’ de água e ventos fortes vão ‘atacar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões mais afetadas

14:10 1 Fevereiro, 2026 12:30 1 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

Ventos fortes e chuva intensa vão marcar os próximos dias em Portugal, com risco acrescido de cheias e perturbações em várias regiões do país

Caixote do lixo em supermercado com garrafa de plástico e moedas a serem lá postos. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vai pagar se mandar para o lixo: já há regras e data de começo para o sistema de recolha de plásticos e latas em Portugal

20:30 1 Fevereiro, 2026 18:56 1 Fevereiro, 2026 | Francisco Nascimento

Deitar garrafas e latas no contentor normal vai fazê-lo gastar mais dinheiro. Saiba a partir de quando entra em vigor o novo sistema e como recuperar o valor pago

Casal de idosos a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Europa

Casal de idosos ‘preso’ em casa porque vizinho construiu muro no seu terreno para lhes impedir a saída: caso vai a tribunal e alegam ter servidão de passagem desde 1933

13:50 1 Fevereiro, 2026 13:25 1 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal francês, com 81 e 83 anos, alega ter servidão de passagem para um terreno vizinho que não está a ser reconhecido pelo atual proprietário

Plantas que absorvem humidade. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus humidade: estas são as plantas que funcionam como ‘desumidificadores naturais’

20:10 1 Fevereiro, 2026 19:22 1 Fevereiro, 2026 | Francisco Ferreira

Saiba como certas espécies de plantas podem ajudar a reduzir a humidade em casa e a prevenir o aparecimento de bolor de forma natural

Receber chamada desconhecida. Crédito: Freepik AI
Tech

O ‘sinal invisível’ que o mantém na lista de alvos: rejeitar chamadas pode tornar o seu número um ‘íman’ de spam (e de burlas)

21:00 1 Fevereiro, 2026 20:10 1 Fevereiro, 2026 | Francisco Ferreira

Rejeitar chamadas spam pode torná-lo um alvo prioritário. Saiba por que razão este gesto confirma a sua disponibilidade a redes de fraude

Algarve, Cultura

Dança nacional sobe ao palco do Teatro Municipal de Portimão na gala dos Awards 2025

07:40 1 Fevereiro, 2026 10:27 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

As votações dos Awards 2025 já estão abertas, convidando o público a escolher os vencedores da dança em Portugal

Algarve, Cultura

Tavira assinala centenário de António Viana Barreto com exposição

07:10 1 Fevereiro, 2026 18:50 28 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição sobre António Viana Barreto está patente na Biblioteca Municipal de Tavira entre 2 e 28 de fevereiro, no âmbito do seu centenário

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Atenção portugueses: se levantar dinheiro desta forma no Multibanco o seu banco pode (e vai) pedir-lhe explicações

20:10 30 Janeiro, 2026 20:39 1 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se levantar dinheiro este número de vezes no Multibanco num mês, o seu banco pode tomar medidas para prevenir fraudes como branqueamento de capitais

Pessoas a passear junto à praia. Crédito: Freepik AI
Tempo

Aviso de especialista: chuva e vento forte vão ‘dar descanso’ a Portugal a partir desta data

11:40 31 Janeiro, 2026 20:14 1 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

Especialistas apontam quando a chuva e o vento poderão dar uma trégua em Portugal, após semanas de instabilidade

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 20:48 1 Fevereiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Matrícula falsa não enganou: polícia recupera carro furtado graças a este detalhe que pode salvar o seu veículo

16:30 31 Janeiro, 2026 16:15 31 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar a matrícula não chega: um carro furtado foi recuperado porque este detalhe denunciou o golpe

Almoço de família. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde, Vida & Lazer

Nem frango, nem peixe: esta é a carne mais rica em ferro e que (quase) ninguém come

15:30 28 Janeiro, 2026 16:24 28 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Alimentos ricos em ferro e nutrientes essenciais ajudam a prevenir a anemia, manter energia e fortalecer a saúde ao longo da vida

Algarve, Cultura

Faro prepara investimento de quatro milhões para comprar Teatro Lethes

14:40 30 Janeiro, 2026 14:45 30 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A compra do Teatro Lethes é considerada um investimento prioritário da autarquia de Faro para o atual mandato

Últimas Notícias

  • O ‘sinal invisível’ que o mantém na lista de alvos: rejeitar chamadas pode tornar o seu número um ‘íman’ de spam (e de burlas)
    O ‘sinal invisível’ que o mantém na lista de alvos: rejeitar chamadas pode tornar o seu número um ‘íman’ de spam (e de burlas)
  • Vai pagar se mandar para o lixo: já há regras e data de começo para o sistema de recolha de plásticos e latas em Portugal
    Vai pagar se mandar para o lixo: já há regras e data de começo para o sistema de recolha de plásticos e latas em Portugal
  • Adeus humidade: estas são as plantas que funcionam como ‘desumidificadores naturais’
    Adeus humidade: estas são as plantas que funcionam como ‘desumidificadores naturais’
  • Não deixe ‘escapar’ estes subsídios: este pedido à Segurança Social pode valer-lhe dinheiro e muita gente não sabe que existe
    Não deixe ‘escapar’ estes subsídios: este pedido à Segurança Social pode valer-lhe dinheiro e muita gente não sabe que existe
  • Quase 2.000 pessoas despedidas: empresas recusaram renovar contrato devido a condição protegida por lei
    Quase 2.000 pessoas despedidas: empresas recusaram renovar contrato devido a condição protegida por lei
  • IRS 2026: este é o calendário de prazos que tem de cumprir para evitar multas
    IRS 2026: este é o calendário de prazos que tem de cumprir para evitar multas

Opinião

  • A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Desodorizante ou antitranspirante: qual escolher? | Por Bárbara Marques
    Desodorizante ou antitranspirante: qual escolher? | Por Bárbara Marques
  • Presidenciais, não, não voto! | Por Carlos Lopes
    Presidenciais, não, não voto! | Por Carlos Lopes
  • O terreno onde o populismo cresce | Por Luís Ganhão
    O terreno onde o populismo cresce | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Parlamento Europeu validou cortes nos direitos dos passageiros aéreos? Isto é o que pode esperar na próxima vez que viajar de avião
    Parlamento Europeu validou cortes nos direitos dos passageiros aéreos? Isto é o que pode esperar na próxima vez que viajar de avião
  • Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
    Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
  • O futuro da Europa e a cooperação NATO-União Europeia | Por Francisco Nobre
    O futuro da Europa e a cooperação NATO-União Europeia | Por Francisco Nobre
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal