Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher a levar as suas coisas numa caixa de cartão no escritório. Crédito: Freepik
Mulher a levar as suas coisas numa caixa de cartão no escritório. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quase 2.000 pessoas despedidas: empresas recusaram renovar contrato devido a condição protegida por lei

Foram 1.997 as pessoas que perderam o vínculo laboral em 2025 por esta razão. Saiba o que as levou a serem despedidas ou a não terem renovações de contrato

19:30 1 Fevereiro, 2026 18:55 1 Fevereiro, 2026 | Francisco Nascimento
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O mercado de trabalho em Portugal registou uma tendência preocupante ao longo de 2025 relativa a pessoas que viram o seu vínculo laboral chegar ao fim ou ser abruptamente interrompido, sendo despedidas pelas entidades patronais devido a uma circunstância específica da sua vida pessoal e familiar. Os números mostram que, apesar da proteção legal existente, a manutenção do posto de trabalho continua a ser um desafio para um grupo muito concreto da população.

A causa principal para estes afastamentos reside na decisão de ter um filho, abrangendo mulheres grávidas, em amamentação ou pais em gozo de licença parental. Os dados foram revelados pelo Expresso, com base nos registos oficiais da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE).

No total, foram 1997 as pessoas que ficaram sem emprego no último ano devido a esta condição protegida por lei. Estes valores resultam das comunicações obrigatórias que as empresas têm de enviar à entidade reguladora sempre que pretendem terminar uma relação laboral nestas circunstâncias sensíveis.

A armadilha dos contratos temporários

A grande fatia destes casos não se refere a despedimentos diretos com justa causa, mas sim à não renovação de contratos temporários. Até ao final do ano transato, 1777 trabalhadores nesta situação viram o seu vínculo a prazo expirar sem qualquer continuidade por parte da empresa.

Este volume representa o valor mais elevado registado desde 2020, um ano atípico marcado pela pandemia e pelas suas restrições. Indica a mesma fonte que em 2025 se observaram mais 16 ocorrências deste tipo do que no período homólogo anterior, confirmando a persistência do fenómeno.

Embora a não renovação nestes moldes não seja ilegal por si só, a intervenção da entidade reguladora conseguiu reverter alguns desfechos negativos. Nos últimos quatro anos, foram recuperados cerca de 120 postos de trabalho através da atuação da CITE, uma dúzia dos quais durante o último ano.

O impacto dos despedimentos coletivos

Relativamente aos processos de despedimento formal, que exigem um parecer prévio da entidade governamental, os números mostram outra realidade administrativa. No ano passado, foram emitidos 115 pareceres sobre a cessação de contratos de 219 trabalhadores considerados mais protegidos pela legislação.

A disparidade de género nestes processos é evidente na análise detalhada dos visados pelas empresas. Dos trabalhadores abrangidos por estes pareceres, 203 eram mulheres e apenas 16 eram homens, demonstrando uma penalização feminina acentuada.

Explica a referida fonte que mais de metade destas situações esteve associada a processos de despedimento coletivo nas organizações. Foram registados 57 pareceres desta natureza, afetando 150 trabalhadoras e 11 trabalhadores do sexo masculino, evidenciando o impacto diferenciado nas mães trabalhadoras.

Discriminação e estereótipos persistentes

A estrutura sindical CGTP alerta que estes números confirmam os sinais de discriminação que têm vindo a ser detetados no terreno. Fátima Messias, dirigente da organização, aponta a existência de indícios fortes de preconceito laboral em função da maternidade em muitas situações reportadas.

A perceção sindical sugere ainda que as mulheres imigrantes são particularmente atingidas devido ao desconhecimento da lei e à inserção em setores de grande rotatividade. A dirigente critica a mentalidade patronal que encara a maternidade como um custo e uma ausência, ignorando o seu valor social e coletivo.

Sara Falcão Casaca, professora do ISEG, corrobora esta leitura e afirma que o problema é estrutural e antigo na sociedade portuguesa. A investigadora sublinha a persistência de estereótipos que penalizam as mães, vistas muitas vezes como menos disponíveis ou menos comprometidas com a empresa do que os restantes colegas.

Precariedade afeta mais as mulheres

A realidade cruza-se com o facto de serem as mulheres a concentrar a maioria dos vínculos precários no mercado de trabalho nacional. Esta instabilidade atinge sobretudo as faixas etárias mais jovens e em idade fértil, expondo-as a um maior risco de não renovação contratual quando engravidam.

Dados do Instituto Nacional de Estatística indicam que, no primeiro trimestre do ano passado, quase 27 por cento das mulheres tinham vínculos instáveis. A diferença para os homens rondava os dez pontos percentuais, agravando-se nas faixas etárias entre os 15 e os 29 anos.

Explica ainda o Expresso que as alterações à legislação laboral e o aumento dos prazos para a efetivação geram apreensão entre os sindicatos. Existe o receio fundado de que as mães sejam as principais vítimas destas mudanças legislativas, perpetuando a insegurança no emprego.

Leia também: Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional Saúde

Cancro do pulmão vitimou Luís Represas: conheça sintomas e fatores de risco

06:30 23 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | João Luís

A morte de Luís Represas voltou a chamar a atenção para uma doença que pode evoluir de forma silenciosa e ser detetada tardiamente

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Algarve

Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim

22:41 23 Julho, 2026 22:43 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima foi retirada da água por populares, com o auxílio dos nadadores-salvadores da concessão balnear mais próxima

Algarve Cultura Nacional

Algarve fica com três dos 142 projetos apoiados pela DGArtes

20:00 23 Julho, 2026 19:47 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Dos 142 projetos financiados pela DGArtes, apenas três são do Algarve, num concurso em que 353 candidaturas elegíveis ficaram sem apoio por falta de verba

Ensino Nacional

Pergunta da 2.ª fase de Matemática A tem erro formal, alerta Sociedade Portuguesa de Matemática

20:20 23 Julho, 2026 20:06 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Falha no enunciado da questão 5 levou a SPM a apontar um erro que, segundo a entidade, compromete o rigor matemático da segunda fase

Economia Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Avião da Iberia.
Europa

Alarme impediu possível colisão entre dois aviões com 472 passageiros em Espanha

11:10 23 Julho, 2026 10:56 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Sistema automático de prevenção de colisões evitou que duas aeronaves em rotas opostas chocassem sobre o espaço aéreo das Canárias

Ensino Opinião

Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

09:54 23 Julho, 2026 09:56 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Estou convencido de que existem práticas relativamente simples capazes de produzir resultados muito significativos. Algumas delas fazem já parte do meu trabalho diário em sala de aula"

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: chuva pode chegar a seis distritos já esta semana

06:00 23 Julho, 2026 14:25 22 Julho, 2026 | João Luís

Uma alteração temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva a parte de Portugal continental

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Economia Nacional

Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal

13:20 22 Julho, 2026 19:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Comprar um imóvel antes de a obra estar concluída exige cuidados diferentes dos de uma casa pronta: veja o que deve ter em atenção

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Gastronomia Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare-se: calor intenso tem data para regressar e há zonas onde os termómetros podem ultrapassar os 40 ºC

18:50 22 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força: há regiões onde os termómetros poderão voltar a ultrapassar os 40 ºC

Ponte entre os EUA e o Canadá.
Mundo

Está a chegar o dia da inauguração da ponte que vai ligar os EUA ao Canadá 13 anos após a apresentação do primeiro projeto

16:50 22 Julho, 2026 16:59 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após mais de uma década de espera, uma das maiores ligações entre os Estados Unidos e o Canadá prepara-se para receber os primeiros veículos

Nacional, Saúde

Cancro do pulmão vitimou Luís Represas: conheça sintomas e fatores de risco

06:30 23 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | João Luís

A morte de Luís Represas voltou a chamar a atenção para uma doença que pode evoluir de forma silenciosa e ser detetada tardiamente

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Algarve

Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim

22:41 23 Julho, 2026 22:43 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima foi retirada da água por populares, com o auxílio dos nadadores-salvadores da concessão balnear mais próxima

Algarve, Cultura, Nacional

Algarve fica com três dos 142 projetos apoiados pela DGArtes

20:00 23 Julho, 2026 19:47 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Dos 142 projetos financiados pela DGArtes, apenas três são do Algarve, num concurso em que 353 candidaturas elegíveis ficaram sem apoio por falta de verba

Ensino, Nacional

Pergunta da 2.ª fase de Matemática A tem erro formal, alerta Sociedade Portuguesa de Matemática

20:20 23 Julho, 2026 20:06 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Falha no enunciado da questão 5 levou a SPM a apontar um erro que, segundo a entidade, compromete o rigor matemático da segunda fase

Economia, Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Avião da Iberia.
Europa

Alarme impediu possível colisão entre dois aviões com 472 passageiros em Espanha

11:10 23 Julho, 2026 10:56 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Sistema automático de prevenção de colisões evitou que duas aeronaves em rotas opostas chocassem sobre o espaço aéreo das Canárias

Ensino, Opinião

Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

09:54 23 Julho, 2026 09:56 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Estou convencido de que existem práticas relativamente simples capazes de produzir resultados muito significativos. Algumas delas fazem já parte do meu trabalho diário em sala de aula"

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: chuva pode chegar a seis distritos já esta semana

06:00 23 Julho, 2026 14:25 22 Julho, 2026 | João Luís

Uma alteração temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva a parte de Portugal continental

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Economia, Nacional

Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal

13:20 22 Julho, 2026 19:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Comprar um imóvel antes de a obra estar concluída exige cuidados diferentes dos de uma casa pronta: veja o que deve ter em atenção

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Gastronomia, Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare-se: calor intenso tem data para regressar e há zonas onde os termómetros podem ultrapassar os 40 ºC

18:50 22 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força: há regiões onde os termómetros poderão voltar a ultrapassar os 40 ºC

Ponte entre os EUA e o Canadá.
Mundo

Está a chegar o dia da inauguração da ponte que vai ligar os EUA ao Canadá 13 anos após a apresentação do primeiro projeto

16:50 22 Julho, 2026 16:59 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após mais de uma década de espera, uma das maiores ligações entre os Estados Unidos e o Canadá prepara-se para receber os primeiros veículos

Últimas Notícias

  • Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim
    Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim
  • Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade
    Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade
  • Governo garante financiamento da rede de apoio às vítimas no OE 2027
    Governo garante financiamento da rede de apoio às vítimas no OE 2027
  • Dois homens detidos por roubos violentos em Faro
    Dois homens detidos por roubos violentos em Faro
  • Governo cria duas carreiras de reintegração social e extingue a de administrador prisional
    Governo cria duas carreiras de reintegração social e extingue a de administrador prisional

Opinião

  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
  • Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento