Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher a levar as suas coisas numa caixa de cartão no escritório. Crédito: Freepik
Mulher a levar as suas coisas numa caixa de cartão no escritório. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quase 2.000 pessoas despedidas: empresas recusaram renovar contrato devido a condição protegida por lei

Foram 1.997 as pessoas que perderam o vínculo laboral em 2025 por esta razão. Saiba o que as levou a serem despedidas ou a não terem renovações de contrato

19:30 1 Fevereiro, 2026 18:55 1 Fevereiro, 2026 | Francisco Nascimento
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O mercado de trabalho em Portugal registou uma tendência preocupante ao longo de 2025 relativa a pessoas que viram o seu vínculo laboral chegar ao fim ou ser abruptamente interrompido, sendo despedidas pelas entidades patronais devido a uma circunstância específica da sua vida pessoal e familiar. Os números mostram que, apesar da proteção legal existente, a manutenção do posto de trabalho continua a ser um desafio para um grupo muito concreto da população.

A causa principal para estes afastamentos reside na decisão de ter um filho, abrangendo mulheres grávidas, em amamentação ou pais em gozo de licença parental. Os dados foram revelados pelo Expresso, com base nos registos oficiais da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE).

No total, foram 1997 as pessoas que ficaram sem emprego no último ano devido a esta condição protegida por lei. Estes valores resultam das comunicações obrigatórias que as empresas têm de enviar à entidade reguladora sempre que pretendem terminar uma relação laboral nestas circunstâncias sensíveis.

A armadilha dos contratos temporários

A grande fatia destes casos não se refere a despedimentos diretos com justa causa, mas sim à não renovação de contratos temporários. Até ao final do ano transato, 1777 trabalhadores nesta situação viram o seu vínculo a prazo expirar sem qualquer continuidade por parte da empresa.

Este volume representa o valor mais elevado registado desde 2020, um ano atípico marcado pela pandemia e pelas suas restrições. Indica a mesma fonte que em 2025 se observaram mais 16 ocorrências deste tipo do que no período homólogo anterior, confirmando a persistência do fenómeno.

Embora a não renovação nestes moldes não seja ilegal por si só, a intervenção da entidade reguladora conseguiu reverter alguns desfechos negativos. Nos últimos quatro anos, foram recuperados cerca de 120 postos de trabalho através da atuação da CITE, uma dúzia dos quais durante o último ano.

O impacto dos despedimentos coletivos

Relativamente aos processos de despedimento formal, que exigem um parecer prévio da entidade governamental, os números mostram outra realidade administrativa. No ano passado, foram emitidos 115 pareceres sobre a cessação de contratos de 219 trabalhadores considerados mais protegidos pela legislação.

A disparidade de género nestes processos é evidente na análise detalhada dos visados pelas empresas. Dos trabalhadores abrangidos por estes pareceres, 203 eram mulheres e apenas 16 eram homens, demonstrando uma penalização feminina acentuada.

Explica a referida fonte que mais de metade destas situações esteve associada a processos de despedimento coletivo nas organizações. Foram registados 57 pareceres desta natureza, afetando 150 trabalhadoras e 11 trabalhadores do sexo masculino, evidenciando o impacto diferenciado nas mães trabalhadoras.

Discriminação e estereótipos persistentes

A estrutura sindical CGTP alerta que estes números confirmam os sinais de discriminação que têm vindo a ser detetados no terreno. Fátima Messias, dirigente da organização, aponta a existência de indícios fortes de preconceito laboral em função da maternidade em muitas situações reportadas.

A perceção sindical sugere ainda que as mulheres imigrantes são particularmente atingidas devido ao desconhecimento da lei e à inserção em setores de grande rotatividade. A dirigente critica a mentalidade patronal que encara a maternidade como um custo e uma ausência, ignorando o seu valor social e coletivo.

Sara Falcão Casaca, professora do ISEG, corrobora esta leitura e afirma que o problema é estrutural e antigo na sociedade portuguesa. A investigadora sublinha a persistência de estereótipos que penalizam as mães, vistas muitas vezes como menos disponíveis ou menos comprometidas com a empresa do que os restantes colegas.

Precariedade afeta mais as mulheres

A realidade cruza-se com o facto de serem as mulheres a concentrar a maioria dos vínculos precários no mercado de trabalho nacional. Esta instabilidade atinge sobretudo as faixas etárias mais jovens e em idade fértil, expondo-as a um maior risco de não renovação contratual quando engravidam.

Dados do Instituto Nacional de Estatística indicam que, no primeiro trimestre do ano passado, quase 27 por cento das mulheres tinham vínculos instáveis. A diferença para os homens rondava os dez pontos percentuais, agravando-se nas faixas etárias entre os 15 e os 29 anos.

Explica ainda o Expresso que as alterações à legislação laboral e o aumento dos prazos para a efetivação geram apreensão entre os sindicatos. Existe o receio fundado de que as mães sejam as principais vítimas destas mudanças legislativas, perpetuando a insegurança no emprego.

Leia também: Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

Cultura Nacional

Esta foi a última publicação de Jorge Palma: mensagem foi dedicada a um dos seus grandes amigos

08:20 26 Setembro, 2026 03:35 26 Setembro, 2026 | João Luís

Última publicação de Jorge Palma nas redes sociais foi dedicada a um amigo. Veja a fotografia e a mensagem que o músico deixou

Tavira.
Algarve

“Apaixonei-me pelo ritmo de vida”: britânica mudou-se sozinha para esta cidade algarvia e agora quer mostrá-la a outros viajantes

10:00 26 Setembro, 2026 10:13 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de deixar o Reino Unido, Karen encontrou em Tavira uma nova casa e criou um projeto a pensar em quem viaja sozinho

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR identifica suspeita de atropelamento com fuga que fez um ferido grave em Albufeira

12:54 26 Setembro, 2026 12:54 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Mulher de 50 anos foi constituída arguida por três crimes. Investigação ao atropelamento com fuga de novembro de 2025 foi conduzida pela GNR de Faro

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Animais Europa

A chegar a Portugal? Novo vírus já está na Península Ibérica e DGAV pede reforço da vigilância

10:10 26 Setembro, 2026 22:11 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O vírus Shamonda já foi detetado em explorações de bovinos em Espanha, naquela que é a primeira identificação da infeção na Península Ibérica

Algarve Nacional

Morreu em Faro Maria do Carmo Romão, antiga provedora da Santa Casa de Lisboa

13:08 26 Setembro, 2026 13:09 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Antiga deputada socialista tinha 89 anos. Natural de Faro, dirigiu a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre 1996 e 2001 e exerceu funções em Macau

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Prepare-se para dizer adeus ao verão: chuva regressa a Portugal e pode chegar em força neste período

06:30 26 Setembro, 2026 11:11 26 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva poderá regressar com força neste período, depois de várias semanas marcadas pelo calor e tempo seco

Auto Europa

Volkswagen continua a ser a marca mais vendida na Europa, mas estas chinesas estão a crescer mais de 200%

11:30 26 Setembro, 2026 22:25 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Volkswagen continua a ser a marca automóvel mais vendida na Europa, mas os números de agosto mostram uma rápida subida dos fabricantes chineses

Europa

Maricarmen, 87 anos, é despejada da casa onde vivia há 70 anos e leva milhares para a rua em onda de protesto

08:30 26 Setembro, 2026 22:19 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O despejo de Maricarmen, uma idosa de 87 anos que vivia desde os 17 na mesma casa em Madrid, provocou uma onda de protestos em Espanha

Nacional Vida & Lazer

Espanhóis destacam esta cidade alentejana para uma escapadinha económica e estes são os motivos

11:20 26 Setembro, 2026 11:15 25 Setembro, 2026 | João Luís

Imprensa espanhola destaca esta cidade alentejana para uma escapadinha económica: fique a par dos motivos mencionados

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Troca de óleo do motor. Crédito: Freepik
Auto

“É igualmente mau estar abaixo ou acima”: mecânico explica como nunca errar no nível do óleo do carro (e evitar gastos maiores)

20:30 25 Setembro, 2026 08:32 25 Setembro, 2026 | João Luís

Nem sempre basta 'encher até cima': aprenda o truque de um mecânico para acertar no nível do óleo do motor e evitar reparações caras

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Cultura Europe Direct Algarve

Arqueólogos investigam naufrágios de várias épocas no rio Arade

18:00 25 Setembro, 2026 17:53 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto pretende transformar o património subaquático do Arade num recurso para a ciência, educação, cultura e turismo sustentável

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro

16:00 25 Setembro, 2026 15:50 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Das políticas de preservação às histórias humanas das cidades, a cultura europeia ganha novas formas de expressão, envolvimento e compromisso

Cultura, Nacional

Esta foi a última publicação de Jorge Palma: mensagem foi dedicada a um dos seus grandes amigos

08:20 26 Setembro, 2026 03:35 26 Setembro, 2026 | João Luís

Última publicação de Jorge Palma nas redes sociais foi dedicada a um amigo. Veja a fotografia e a mensagem que o músico deixou

Tavira.
Algarve

“Apaixonei-me pelo ritmo de vida”: britânica mudou-se sozinha para esta cidade algarvia e agora quer mostrá-la a outros viajantes

10:00 26 Setembro, 2026 10:13 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de deixar o Reino Unido, Karen encontrou em Tavira uma nova casa e criou um projeto a pensar em quem viaja sozinho

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR identifica suspeita de atropelamento com fuga que fez um ferido grave em Albufeira

12:54 26 Setembro, 2026 12:54 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Mulher de 50 anos foi constituída arguida por três crimes. Investigação ao atropelamento com fuga de novembro de 2025 foi conduzida pela GNR de Faro

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Animais, Europa

A chegar a Portugal? Novo vírus já está na Península Ibérica e DGAV pede reforço da vigilância

10:10 26 Setembro, 2026 22:11 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O vírus Shamonda já foi detetado em explorações de bovinos em Espanha, naquela que é a primeira identificação da infeção na Península Ibérica

Algarve, Nacional

Morreu em Faro Maria do Carmo Romão, antiga provedora da Santa Casa de Lisboa

13:08 26 Setembro, 2026 13:09 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Antiga deputada socialista tinha 89 anos. Natural de Faro, dirigiu a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa entre 1996 e 2001 e exerceu funções em Macau

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Prepare-se para dizer adeus ao verão: chuva regressa a Portugal e pode chegar em força neste período

06:30 26 Setembro, 2026 11:11 26 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva poderá regressar com força neste período, depois de várias semanas marcadas pelo calor e tempo seco

Auto, Europa

Volkswagen continua a ser a marca mais vendida na Europa, mas estas chinesas estão a crescer mais de 200%

11:30 26 Setembro, 2026 22:25 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Volkswagen continua a ser a marca automóvel mais vendida na Europa, mas os números de agosto mostram uma rápida subida dos fabricantes chineses

Europa

Maricarmen, 87 anos, é despejada da casa onde vivia há 70 anos e leva milhares para a rua em onda de protesto

08:30 26 Setembro, 2026 22:19 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O despejo de Maricarmen, uma idosa de 87 anos que vivia desde os 17 na mesma casa em Madrid, provocou uma onda de protestos em Espanha

Nacional, Vida & Lazer

Espanhóis destacam esta cidade alentejana para uma escapadinha económica e estes são os motivos

11:20 26 Setembro, 2026 11:15 25 Setembro, 2026 | João Luís

Imprensa espanhola destaca esta cidade alentejana para uma escapadinha económica: fique a par dos motivos mencionados

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Troca de óleo do motor. Crédito: Freepik
Auto

“É igualmente mau estar abaixo ou acima”: mecânico explica como nunca errar no nível do óleo do carro (e evitar gastos maiores)

20:30 25 Setembro, 2026 08:32 25 Setembro, 2026 | João Luís

Nem sempre basta 'encher até cima': aprenda o truque de um mecânico para acertar no nível do óleo do motor e evitar reparações caras

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Cultura, Europe Direct Algarve

Arqueólogos investigam naufrágios de várias épocas no rio Arade

18:00 25 Setembro, 2026 17:53 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto pretende transformar o património subaquático do Arade num recurso para a ciência, educação, cultura e turismo sustentável

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro

16:00 25 Setembro, 2026 15:50 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Das políticas de preservação às histórias humanas das cidades, a cultura europeia ganha novas formas de expressão, envolvimento e compromisso

Últimas Notícias

  • Grupo Arrow quer comprar ativos do Castro Marim Golfe & Country Club
    Grupo Arrow quer comprar ativos do Castro Marim Golfe & Country Club
  • Morreu em Faro Maria do Carmo Romão, antiga provedora da Santa Casa de Lisboa
    Morreu em Faro Maria do Carmo Romão, antiga provedora da Santa Casa de Lisboa
  • GNR identifica suspeita de atropelamento com fuga que fez um ferido grave em Albufeira
    GNR identifica suspeita de atropelamento com fuga que fez um ferido grave em Albufeira
  • Volkswagen continua a ser a marca mais vendida na Europa, mas estas chinesas estão a crescer mais de 200%
    Volkswagen continua a ser a marca mais vendida na Europa, mas estas chinesas estão a crescer mais de 200%
  • Espanhóis destacam esta cidade alentejana para uma escapadinha económica e estes são os motivos
    Espanhóis destacam esta cidade alentejana para uma escapadinha económica e estes são os motivos

Opinião

  • Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
    Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
  • A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
    A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
  • À Mesa com o Poder Local: Ajuste direto do presidente, fatura para os farenses | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local: Ajuste direto do presidente, fatura para os farenses | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão
    Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão
  • Arqueólogos investigam naufrágios de várias épocas no rio Arade
    Arqueólogos investigam naufrágios de várias épocas no rio Arade
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento