Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Santa Luzia, Tavira, 1943-65, Arquivo Municipal de Lisboa. Coleção Artur Pastor - Fotos Artur Pastor / D.R.
Cultura, Opinião

Artur Pastor (talvez o mais) eminente cartógrafo-fotógrafo de um Portugal em reminiscência

Artigo de opinião de Mário Beja Santos sobre a obra de um dos maiores fotógrafos portugueses do século XX.

10:42 25 Agosto, 2022 10:44 25 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Mário Beja Santos, Assessor do Instituto do Consumidor e consultor do POSTAL

Visitei em agosto de 2014, no pavilhão preto do Museu da Cidade de Lisboa, a exposição “Portugal de Artur Pastor”, conhecia-lhe algumas imagens, senti-me embasbacado pelo seu génio, folheei os seus livros, é graças a estes memoráveis registos que hoje dispomos de uma quantidade fabulosa de imagens de um Portugal agrícola e piscatório desaparecido ou reformulado; o fotógrafo reteve paisagens, fainas, momentos de religiosidade, usos e costumes, praças e avenidas, o preto e branco é a tonalidade favorita, mas não deixa de fascinar o modo como ele manipulou a cor, em tudo foi um mestre , intuitivo no disparo instantâneo, no momento certo, aproveitando galas encenadas, caso da visita de Isabel II a entrar no Cais das Colunas em 1957; a Nazaré nas suas mãos para sempre ficou mítica, como Évora ou o Algarve, incluindo um dos seus derradeiros trabalhos, a visita à Expo 98. Enfim, é o grande cronista fotográfico de três décadas (o cume de uma peregrinação territorial impressionante), embora tenha trabalhado por 60 anos, percorrendo o interior e os meios urbanos, pondo ênfase na dureza e no risco aonde vamos buscar a nossa alimentação, mostrando artífices a fabricar rolhas ou a fundir guizos, como soberbas são as imagens que nos deixa da Estação Agronómica Nacional. É um todo, um retrato do país que ele percorreu de lés a lés, sem rival.

Este belíssimo álbum tem um título sóbrio “Artur Pastor”, é nome que identifica a volumosíssima e indispensável obra, edição da Fundação Francisco Manuel dos Santos em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, 2021. Aviso já que se trata de obra que só se empresta com cuidado, é indispensável nas nossas bibliotecas. A capa é eloquente, capta o lançamento de foguetes na festa de Nossa Senhora da Assunção, Póvoa de Varzim, 1954.

A primeira questão que se pode pôr é apurar por que tardou o reconhecimento do seu génio, este país possui grandes mestres (como exemplifico: Eduardo Gageiro, Victor Palla, Sena da Silva, Gérard Castello-Lopes, Luís Pavão, Valter Vinagre, Inácio Ludgero…), mas cartógrafo como este ninguém se lhe aparenta. Foi funcionário público e muitos dos seus registos foram publicados em edições oficiais, em circunstância alguma, porém, pode ser tratado como apresentador da ideologia do Estado Novo. Começou muito novo, aproveitou a tropa em Tavira e logo aqui temos um legado precioso, as fotografias de pesca do atum na região, ele sentiu-se atraído pelo copejo e mostrou que tinha pendor para as belíssimas imagens. A luz do Sul será um foco da sua atração. O fotógrafo Luís Pavão dirá deste seu trabalho: ”A proximidade que Pastor revela dos campos e das fainas agrícolas são singulares e destacam-nos dos seus congéneres deste período. No seu género realista ou naturalista, ostentam uma simplicidade e uma proximidade ao assunto fotografado, que nos parecessem janelas para o mundo rural. ”É um profissional com atividade artística. Começa a trabalhar em 1950 como regente agrícola, colocado no Posto Experimental de Portalegre. “Deste período temos imagens das paisagens transmontanas, dos nevões e dos monumentos; mas a sua atenção centra-se depressa no campo e na produção agrícola. Muda-se para Lisboa em 1953 e sugere a criação do Arquivo Fotográfico na Direção-Geral dos Serviços Agrícolas”.

Monte Gordo, 1943-45. Arquivo Municipal de Lisboa. Coleção Artur Pastor

Começa a odisseia, a peregrinação pelo país, mostra-nos laboratórios, estações de fruticultura, serviços de ensaio de sementes, enfim, o que o Estado fazia para a agricultura, isto a par da multidão de registos das taregas agrícolas, das próprias indústrias. Como também comentará Luís Pavão: “São imagens profissionais, técnicas, realizadas por Pastor sem aspirações artísticas ou expositivas. São o testemunho mais forte que nos deixou e as que mais atingem a nossa sensibilidade hoje. Através delas, os Portugueses olham para o seu país, para descobrirem quanto mudou e também quanto foi delapidado nos últimos trinta anos.” E Pavão recorda que Pastor não foi um caso único nos levantamentos fotográficos, lembra-nos, noutra vertente, o importantíssimo trabalho de Michel Giacometti na recolha da música popular.

Seguem-se os livros, estreia-se com “Nazaré”, uma abundância de instantâneos que ele capta ao longo de meses, mas também há trabalho de encenação com pose de roupas típicas; segue-se o livro “Algarve”, desta vez não está focado naquela gente do mar e num quadro etnográfico específico, percorre a região, agora primam o homem e a natureza, as zonas agrícolas, a pesca artesanal, as tipicidades da arquitetura, sente-se que está a trabalhar deslumbrado, ele próprio escreve: “A luz é quase uma alucinação. Desvenda-nos um panorama de estonteantes sensações. A atmosfera é de uma deslumbrante nitidez. O longe é próxima, a visão completa. A pureza reconfortante do ar parece alimentar-nos.” É já um fotógrafo consagrado, convidado para exposições. Reforma-se em 1983. Ficara conhecido como o homem Rolleiflex, agora trabalha com Nikon, sonha a publicação de livros sobre vila e cidades de Portugal. Deixa um fundo de registos riquíssimo, milhares de imagens do norte de Portugal, sempre do Algarve, mas também de Lisboa e de Óbidos.

“Os três mergulhos”, Póvoa de Varzim, década de 1950

Artur Pastor filho fala do seu pai, a casa de família era mais um estúdio que outra coisa: “As fotografias foram invadindo todos os recantos e, numa casa quem em princípio parecia grande, pouco espaço sobrava para outros elementos. Nos roupeiros, a roupa lutava com as fotografias e no quarto dito de arrumações empilhavam-se pacotes de fotografias primorosamente embalados. Comprava incessantemente móveis para arquivar fotografias e algumas divisões da casa pareciam exigir a perícia de uma gincana para serem atravessadas”.

Foi o itinerário de um franco atirador, a despeito das suas obrigações de funcionário público. Ao longo deste precioso álbum fala-se muito do país de Artur Pastor, das cenas épicas de pesca, de campos após a chuva, cenas de lirismo naturalista em plena sementeira, apanhas, cultivos, em tudo parece haver um olhar de orgulho por quem vai ficar na imagem. Como escreve Cristiana Bastos: “As redes que atravessam as praias e unem os homens são bonitas, e eles felizes. As saias sobrepostas e bordadas das mulheres que esperam os homens e os peixes na praia da Nazaré são bonitas, e elas felizes. As geometrias criadas pelos peixes dispostos na areia, fazendo dezenas, prontos a ser contados e comprados, não podiam senão ser lindíssimas e esteticamente felizes. Este é o país de Artur Pastor, sem cheiros nem mágoas, sem fome nem dor, sem exploração nem rancor. Paira neste conjunto uma atmosfera de felicidade pacata, alegre contentamento, reduzido o horizonta para a proximidade, quase nos antípodas do documentário neorrealista que lhe é contemporâneo, do naturalismo literário que o antecedeu, ou das fotografias de denúncia social que os reformadores bem-intencionados capturavam no que para eles era o outro lado da vida”. Uma obra que não esconde o entusiasmo de mostrar um país em marcha e a alma e as cores da sua gente.

De leitura obrigatória.

“Passeio de carroça”, Ribatejo, 1950- 1960

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Nacional

Subsídio de refeição na Função Pública é de 6,15€, mas estes profissionais podem receber uma diária de 13,63€

11:20 21 Setembro, 2026 09:36 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Despacho publicado em setembro atualizou os abonos de alimentação da GNR e da PSP, com efeitos desde o início deste ano

Algarve Europa

Brueckner, principal suspeito no caso Madeleine McCann, revela pela primeira vez onde estava na noite do desaparecimento: “Não tenho nada a ver”

15:30 21 Setembro, 2026 19:03 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pela primeira vez, o principal suspeito no desaparecimento de Madeleine McCann revelou o que diz ter feito naquela noite

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

21:40 21 Setembro, 2026 19:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem durar muito mais tempo em casa e mantêm grande parte do valor nutricional, mas há um detalhe a verificar na embalagem antes de comprar

Algarve Política

PSD e Chega chumbam empréstimo de 10 milhões de euros em Faro

18:00 21 Setembro, 2026 18:01 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

António Pina acusa a oposição de não deixar governar. PSD justifica o chumbo do empréstimo com a defesa das obras previstas pelo anterior executivo

São Brás de Alportel.
Algarve

Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

18:40 21 Setembro, 2026 09:59 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Crescimento económico ligado aos sobreiros transformou São Brás de Alportel no início do século XX e levou à criação do concelho em 1914

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve

20:30 21 Setembro, 2026 19:18 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitas famílias aproveitam este espaço do forno para guardar formas e utensílios, mas a função muda consoante o modelo e há objetos que não devem ficar expostos ao calor

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 08:41 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Rotunda.
Auto Nacional

Enganou-se na saída da rotunda? Esta manobra pode custar-lhe até 600€ mesmo que percorra poucos metros

17:20 21 Setembro, 2026 12:00 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Fazer marcha-atrás numa rotunda de visibilidade reduzida está entre as manobras proibidas pelo Código da Estrada

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Cidadãos que cumpram requisitos obrigatórios podem receber até 1342,83€/mês deste apoio da Segurança Social

17:40 20 Setembro, 2026 16:47 20 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este subsídio é pago todos os meses pela Segurança Social a beneficiários que cumpram os requisitos obrigatórios

Auto Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

LF
Algarve Nacional

Algarve tem mais água do que em 2025 mas Norte e Centro preocupam ministra

18:50 21 Setembro, 2026 18:47 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Reservas nacionais de água rondam os 75%, segundo a ministra, que alerta para a situação das bacias do Lima, Vouga e Mondego e os efeitos na energia

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Nacional

Subsídio de refeição na Função Pública é de 6,15€, mas estes profissionais podem receber uma diária de 13,63€

11:20 21 Setembro, 2026 09:36 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Despacho publicado em setembro atualizou os abonos de alimentação da GNR e da PSP, com efeitos desde o início deste ano

Algarve, Europa

Brueckner, principal suspeito no caso Madeleine McCann, revela pela primeira vez onde estava na noite do desaparecimento: “Não tenho nada a ver”

15:30 21 Setembro, 2026 19:03 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Pela primeira vez, o principal suspeito no desaparecimento de Madeleine McCann revelou o que diz ter feito naquela noite

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

21:40 21 Setembro, 2026 19:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem durar muito mais tempo em casa e mantêm grande parte do valor nutricional, mas há um detalhe a verificar na embalagem antes de comprar

Algarve, Política

PSD e Chega chumbam empréstimo de 10 milhões de euros em Faro

18:00 21 Setembro, 2026 18:01 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

António Pina acusa a oposição de não deixar governar. PSD justifica o chumbo do empréstimo com a defesa das obras previstas pelo anterior executivo

São Brás de Alportel.
Algarve

Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

18:40 21 Setembro, 2026 09:59 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Crescimento económico ligado aos sobreiros transformou São Brás de Alportel no início do século XX e levou à criação do concelho em 1914

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve

20:30 21 Setembro, 2026 19:18 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitas famílias aproveitam este espaço do forno para guardar formas e utensílios, mas a função muda consoante o modelo e há objetos que não devem ficar expostos ao calor

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 08:41 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Rotunda.
Auto, Nacional

Enganou-se na saída da rotunda? Esta manobra pode custar-lhe até 600€ mesmo que percorra poucos metros

17:20 21 Setembro, 2026 12:00 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Fazer marcha-atrás numa rotunda de visibilidade reduzida está entre as manobras proibidas pelo Código da Estrada

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Cidadãos que cumpram requisitos obrigatórios podem receber até 1342,83€/mês deste apoio da Segurança Social

17:40 20 Setembro, 2026 16:47 20 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este subsídio é pago todos os meses pela Segurança Social a beneficiários que cumpram os requisitos obrigatórios

Auto, Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Mulher a trabalhar no computador.
Tech

Milhões de pessoas usam o ChatGPT todos os dias, mas há cinco informações que nunca deveriam revelar: saiba o que fazer se já o fez

15:30 20 Setembro, 2026 15:03 20 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há dados que nunca deveriam chegar ao ChatGPT. Descubra quais são e porque motivo preocupam os especialistas

LF
Algarve, Nacional

Algarve tem mais água do que em 2025 mas Norte e Centro preocupam ministra

18:50 21 Setembro, 2026 18:47 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Reservas nacionais de água rondam os 75%, segundo a ministra, que alerta para a situação das bacias do Lima, Vouga e Mondego e os efeitos na energia

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Últimas Notícias

  • Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado
    Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado
  • Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos
    Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos
  • A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve
    A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve
  • Algarve tem mais água do que em 2025 mas Norte e Centro preocupam ministra
    Algarve tem mais água do que em 2025 mas Norte e Centro preocupam ministra
  • Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro
    Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

Opinião

  • O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
    O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
  • Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
    O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União

Europe Direct Algarve

  • Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
    Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
  • Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
    Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento