Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

União Europeia ‘aperta’: conheça o valor máximo que se pode pagar em dinheiro em Portugal

Para impedir crimes financeiros, a UE tem definido um teto limite de pagamentos em dinheiro, que depois varia de país para país. Conheça o valor em Portugal

16:00 1 Agosto, 2025 16:11 1 Outubro, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A União Europeia (UE) prepara-se para apertar as regras sobre o uso de numerário, impondo limites mais rigorosos às transações em dinheiro com o objetivo de travar o branqueamento de capitais, a fraude fiscal e o financiamento de atividades ilícitas. Com o Regulamento (UE) 2024/1624, será criada uma regra comum para todos os Estados-membros até 2027, definindo valores máximos para pagamentos em numerário e reforçando os mecanismos de controlo.

Pagamentos em numerário com teto europeu

O novo regulamento define um limite máximo de 10 mil euros para qualquer pagamento em dinheiro. Acima deste montante, passa a ser obrigatório recorrer a métodos rastreáveis, como transferências bancárias ou pagamentos por cartão. Esta medida, aplicada de forma uniforme na UE, não impede que cada país imponha limites ainda mais restritivos, desde que não ultrapassem o valor estipulado a nível europeu, de acordo com a Marketeer.

Esta flexibilidade permite que as regras sejam adaptadas à realidade económica e fiscal de cada Estado-membro, oferecendo margem para medidas adicionais no combate às operações ilícitas.

Segundo o comunicado oficial, o objetivo é reduzir o risco de transações elevadas em numerário que possam estar associadas a fraude, branqueamento ou financiamento de atividades criminosas. Desde 2015, a legislação europeia já estabelece que qualquer pessoa ou entidade que realize ou receba pagamentos acima dos 10 mil euros está sujeita a obrigações legais acrescidas, nomeadamente em matéria de identificação e reporte.

Ao mesmo tempo, a medida procura travar o uso excessivo de dinheiro físico em setores vulneráveis ao ocultamento de valores, como o comércio de artigos de luxo ou de alto valor, onde há maior probabilidade de contornar o controlo fiscal.

Regras já aplicadas em Portugal

Portugal mantém, há vários anos, regras mais apertadas do que o novo teto europeu, refere a mesma fonte. Entre residentes, é proibido pagar ou receber em numerário valores iguais ou superiores a 3.000 euros. Este limite baixa para 1.000 euros quando envolve empresas ou profissionais com contabilidade organizada, incluindo sujeitos passivos de IRC e IRS nessas condições.

Para cidadãos estrangeiros não residentes, desde que não atuem como empresários ou comerciantes, é permitido efetuar pagamentos até 10 mil euros em numerário. Esta exceção abrange, por exemplo, turistas ou visitantes ocasionais, desde que as operações não estejam relacionadas com atividades comerciais regulares.

No caso de pagamentos ao Estado, a lei portuguesa estabelece um teto ainda mais baixo. É proibido liquidar impostos em dinheiro sempre que o valor ultrapasse 500 euros. O objetivo é aumentar a segurança e garantir a rastreabilidade total das transações entre contribuintes e administração fiscal.

Fronteiras sob vigilância

O regulamento europeu introduz também novas regras para o transporte de numerário dentro e fora da UE. Qualquer viajante que entre ou saia do espaço comunitário com 10 mil euros ou mais em dinheiro terá de declarar esse montante às autoridades.

Esta exigência aplica-se a viagens por avião, carro, comboio ou barco e pretende dificultar a circulação de dinheiro proveniente de atividades ilegais. A omissão da declaração pode levar à apreensão imediata das quantias e ao início de processos administrativos ou criminais, consoante a gravidade da situação, refere a mesma fonte.

Rumo a maior transparência

Com estas alterações, a UE dá mais um passo no combate aos crimes económicos, reduzindo a margem de manobra para que fundos ilícitos circulem sem controlo. Ao limitar o uso de numerário em operações de grande valor, as autoridades dificultam a movimentação de dinheiro por vias menos transparentes.

Até 2027, todos os países da UE terão de alinhar a sua legislação com estas novas regras, adaptando as leis nacionais para cumprir o teto máximo de pagamentos em dinheiro. A expetativa, segundo a Marketeer, é que esta harmonização contribua para maior segurança financeira no espaço europeu.

Curiosidades sobre o uso de numerário na Europa

Em países como a Alemanha, o limite máximo para pagamentos em dinheiro já é de 10 mil euros, mas em Itália esse valor desce para 5 mil euros. Esta diferença reflete a forma como cada país encara o risco associado ao uso de numerário.

Segundo dados do Banco Central Europeu, cerca de 60% das compras no comércio europeu ainda são pagas em dinheiro, apesar da crescente digitalização dos pagamentos.

E sabia que em França, desde 2015, os residentes não podem fazer compras acima de 1.000 euros em dinheiro, exceto em casos muito específicos? Já na Suécia, considerada uma das sociedades mais “cashless” do mundo, muitos estabelecimentos nem sequer aceitam numerário, apostando exclusivamente em pagamentos eletrónicos.

Leia também: Transporta isto no carro? Prepare-se para multas até 2.500€ e outras consequências graves

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Algarve Nacional

Suspeitos de burla libertados em Faro após juiz declarar detenções nulas: mandados de detenção eram ilegais

11:00 1 Agosto, 2026 10:51 1 Agosto, 2026 | João Luís

Sete homens detidos saíram em liberdade depois de o Tribunal de Faro considerar que os mandados não cumpriam requisitos legais

Auto Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Milhares sem luz: vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só) este domingo e estas são as regiões afetadas

15:00 31 Julho, 2026 20:09 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-Redes anunciou novos cortes programados de luz para este domingo, 2 de agosto

Economia Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode voltar “em força” a Portugal nesta data

13:40 31 Julho, 2026 13:28 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Modelos meteorológicos apontam para uma mudança do estado do tempo e para o possível regresso da chuva

Algarve Nacional Opinião Saúde

A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos

17:25 1 Agosto, 2026 17:23 1 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

"Talvez o SNS não esteja a gozar com os doentes. Talvez apenas tenha decidido que, se a saúde vai mal, ao menos o turismo interno não abrande"

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Novo apoio da Segurança Social já tem valor definido: veja quem pode receber a Prestação Social Única

12:50 31 Julho, 2026 12:36 31 Julho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única da Segurança Social vai substituir 13 apoios sociais e terá regras próprias: fique a par

Operação de resgate. Crédito: AMN
Algarve

Crianças arrastadas pela corrente resgatadas na barra da Cacela Velha

10:40 1 Agosto, 2026 10:46 1 Agosto, 2026 | João Luís

A Autoridade Marítima Nacional voltou a alertar para os perigos da atividade balnear naquela zona do Algarve

Nacional

PJ detém jovem estrangeiro por suspeita de pornografia de menores

16:55 1 Agosto, 2026 16:58 1 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Telemóvel apreendido continha mais de 500 ficheiros de pornografia de menores. Suspeito ficou sujeito a apresentações semanais

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto Economia

Fisco deixa aviso a milhares de condutores: prazo termina hoje e atraso pode dar origem a coimas

16:00 31 Julho, 2026 13:15 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Fisco deixou um aviso aos proprietários de veículos com matrícula de julho: o prazo para pagar o IUC termina esta sexta-feira

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí novo aperto no calor: estas regiões podem passar dos 35 ºC nesta data

07:10 31 Julho, 2026 13:53 30 Julho, 2026 | João Luís

As temperaturas vão voltar a subir em várias zonas do país, com o interior a concentrar os valores mais elevados

Europe Direct Algarve Tech

Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE

19:05 31 Julho, 2026 19:07 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Direito à Reparação abrange produtos como telemóveis inteligentes, frigoríficos e máquinas de lavar roupa fora da garantia

Cristiano Ronaldo.
Desporto Mundo

Adeus Mundial 2030 em Portugal? Disputa entre FIFA e UEFA acende alerta e é isto que está em causa

18:00 31 Julho, 2026 19:02 31 Julho, 2026 | João Luís

A candidatura ao Mundial 2030 de Portugal com Espanha e Marrocos pode ser afetada por uma disputa entre organismos do futebol internacional

Nacional, Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Algarve, Nacional

Suspeitos de burla libertados em Faro após juiz declarar detenções nulas: mandados de detenção eram ilegais

11:00 1 Agosto, 2026 10:51 1 Agosto, 2026 | João Luís

Sete homens detidos saíram em liberdade depois de o Tribunal de Faro considerar que os mandados não cumpriam requisitos legais

Auto, Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Milhares sem luz: vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só) este domingo e estas são as regiões afetadas

15:00 31 Julho, 2026 20:09 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-Redes anunciou novos cortes programados de luz para este domingo, 2 de agosto

Economia, Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode voltar “em força” a Portugal nesta data

13:40 31 Julho, 2026 13:28 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Modelos meteorológicos apontam para uma mudança do estado do tempo e para o possível regresso da chuva

Algarve, Nacional, Opinião, Saúde

A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos

17:25 1 Agosto, 2026 17:23 1 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

"Talvez o SNS não esteja a gozar com os doentes. Talvez apenas tenha decidido que, se a saúde vai mal, ao menos o turismo interno não abrande"

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Novo apoio da Segurança Social já tem valor definido: veja quem pode receber a Prestação Social Única

12:50 31 Julho, 2026 12:36 31 Julho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única da Segurança Social vai substituir 13 apoios sociais e terá regras próprias: fique a par

Operação de resgate. Crédito: AMN
Algarve

Crianças arrastadas pela corrente resgatadas na barra da Cacela Velha

10:40 1 Agosto, 2026 10:46 1 Agosto, 2026 | João Luís

A Autoridade Marítima Nacional voltou a alertar para os perigos da atividade balnear naquela zona do Algarve

Nacional

PJ detém jovem estrangeiro por suspeita de pornografia de menores

16:55 1 Agosto, 2026 16:58 1 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Telemóvel apreendido continha mais de 500 ficheiros de pornografia de menores. Suspeito ficou sujeito a apresentações semanais

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Fisco deixa aviso a milhares de condutores: prazo termina hoje e atraso pode dar origem a coimas

16:00 31 Julho, 2026 13:15 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Fisco deixou um aviso aos proprietários de veículos com matrícula de julho: o prazo para pagar o IUC termina esta sexta-feira

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí novo aperto no calor: estas regiões podem passar dos 35 ºC nesta data

07:10 31 Julho, 2026 13:53 30 Julho, 2026 | João Luís

As temperaturas vão voltar a subir em várias zonas do país, com o interior a concentrar os valores mais elevados

Europe Direct Algarve, Tech

Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE

19:05 31 Julho, 2026 19:07 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Direito à Reparação abrange produtos como telemóveis inteligentes, frigoríficos e máquinas de lavar roupa fora da garantia

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Mundo

Adeus Mundial 2030 em Portugal? Disputa entre FIFA e UEFA acende alerta e é isto que está em causa

18:00 31 Julho, 2026 19:02 31 Julho, 2026 | João Luís

A candidatura ao Mundial 2030 de Portugal com Espanha e Marrocos pode ser afetada por uma disputa entre organismos do futebol internacional

Últimas Notícias

  • Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal
    Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal
  • Os primos de Naíma e milhares de subsaarianos “ouviram que abriram a fronteira” em Ceuta “e, claro, foram a correr”
    Os primos de Naíma e milhares de subsaarianos “ouviram que abriram a fronteira” em Ceuta “e, claro, foram a correr”
  • “O dinheiro da FIFA é o vosso. Não é o dinheiro do presidente da FIFA”. UEFA retira confiança a Infantino
    “O dinheiro da FIFA é o vosso. Não é o dinheiro do presidente da FIFA”. UEFA retira confiança a Infantino
  • PJ detém jovem estrangeiro por suspeita de pornografia de menores
    PJ detém jovem estrangeiro por suspeita de pornografia de menores
  • “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
    “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França

Opinião

  • A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
    A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
  • Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno
    Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno
  • A censura nunca combateu a mentira. Combateu sempre a verdade | Por Luís Ganhão
    A censura nunca combateu a mentira. Combateu sempre a verdade | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
    “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
  • Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
    Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento