Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Homem destroçado apoiado numa bengala. Crédito: Freepik
Homem destroçado apoiado numa bengala. Crédito: Freepik
Nacional, Tempo

“Tive de ir dormir a casa da minha filha”: morador impedido de ficar na própria casa devido ao mau tempo nesta região

Um estrondo de madrugada, derivado do mau tempo, numa região do país obrigou moradores a sair de casa. Saiba o que provocou a destruição das garagens e a intervenção dos bombeiros

19:10 27 Janeiro, 2026 17:47 27 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma noite de chuva intensa no concelho de Vila Nova de Gaia transformou-se num pesadelo para os residentes de um prédio habitacional. Um estrondo violento durante a madrugada, que muitos confundiram inicialmente com um trovão ligado ao mau tempo, abanou a estrutura do edifício e gerou pânico entre a vizinhança e fez pessoas saírem de casa. A gravidade da ocorrência obrigou à intervenção imediata dos bombeiros e da Proteção Civil para avaliar a segurança das pessoas e bens.

O incidente deveu-se ao aluimento de terras e colapso de dois muros situados numa quota superior, que acabaram por ceder sobre as garagens do condomínio. O caso foi reportado pelo Jornal de Notícias, que descreve um cenário de destruição na zona da Rechousa, na freguesia de Canelas.

A instabilidade provocada pela queda das estruturas levou as autoridades a aconselharem a saída de pelo menos um morador por precaução. António Coutinho, que reside no rés-do-chão, viu-se forçado a abandonar a sua casa e a ir dormir a casa da filha, seguindo a recomendação de segurança dada pelos operacionais no local.

Destruição de viaturas e garagens

O impacto dos detritos foi devastador para as infraestruturas de estacionamento do edifício. As pedras e terras que se soltaram da encosta perfuraram os telhados das garagens, atingindo diretamente as viaturas que se encontravam guardadas no interior.

Indica a mesma fonte que alguns vizinhos ficaram com buracos nos automóveis devido à violência da queda dos materiais. Por sorte, o morador que teve de sair de casa tinha retirado o seu carro cerca de uma hora antes para o levar à oficina, escapando assim aos danos materiais diretos na sua viatura.

Relato de terror na madrugada

Joaquim Braga, outro residente no prédio há mais de três décadas, descreveu o momento como uma experiência aterradora e difícil de traduzir por palavras. O estrondo foi sentido pouco depois da meia-noite, numa altura em que a maioria das pessoas já se encontrava a descansar.

Explica a referida fonte que este habitante sentiu o prédio abanar completamente, percebendo a gravidade da situação apenas quando foi à janela ver o que se passava. A sua garagem ficou totalmente danificada, antevendo-se prejuízos financeiros elevados para os condóminos afetados.

Medo de novos desabamentos

A preocupação dos moradores mantém-se elevada, uma vez que os muros de suporte não cederam na sua totalidade durante o incidente inicial. Existe um receio fundado de que a persistência do mau tempo e a saturação dos solos possam provocar a derrocada da parte restante da estrutura sobre o edificado.

Os residentes alertam para a necessidade de uma intervenção rápida para evitar que a situação se agrave nos próximos dias. A instabilidade do terreno continua a ser um fator de risco, mantendo a comunidade da Rua Belo Horizonte em estado de alerta.

Seguros e responsabilidades

Apesar do aparato e da destruição material significativa, não houve registo de ferimentos físicos entre os habitantes do prédio. O foco dos proprietários vira-se agora para o apuramento de responsabilidades e para o complexo processo de ativação dos seguros para cobrir os estragos.

Explica ainda o Jornal de Notícias que a ocorrência mobilizou para o local cinco operacionais apoiados por duas viaturas. Os Bombeiros Sapadores de Gaia e a Proteção Civil estiveram presentes para avaliar os riscos estruturais e garantir a segurança do perímetro.

Leia também: Adeus tradição: praia portuguesa muito procurada no verão está em risco de ser encerrada e a decisão será tomada nesta data

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Santamaria.
Cultura Nacional

Conhece os Santamaria? Estavam impedidos de cantar o êxito “Eu Sei, Tu És” mas já podem outra vez

11:40 23 Julho, 2026 11:19 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial pôs fim ao impedimento que impedia os Santamaria de interpretarem ao vivo dois dos seus temas mais conhecidos

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Algarve

Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim

22:41 23 Julho, 2026 22:43 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima foi retirada da água por populares, com o auxílio dos nadadores-salvadores da concessão balnear mais próxima

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: chuva pode chegar a seis distritos já esta semana

06:00 23 Julho, 2026 14:25 22 Julho, 2026 | João Luís

Uma alteração temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva a parte de Portugal continental

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Economia Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Avião da Iberia.
Europa

Alarme impediu possível colisão entre dois aviões com 472 passageiros em Espanha

11:10 23 Julho, 2026 10:56 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Sistema automático de prevenção de colisões evitou que duas aeronaves em rotas opostas chocassem sobre o espaço aéreo das Canárias

Ensino Opinião

Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

09:54 23 Julho, 2026 09:56 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Estou convencido de que existem práticas relativamente simples capazes de produzir resultados muito significativos. Algumas delas fazem já parte do meu trabalho diário em sala de aula"

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Nacional

Novo aeroporto já tem calendário: obras arrancam nesta data e investimento pode chegar aos 8,9 mil milhões

22:00 22 Julho, 2026 19:57 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Infraestrutura do aeroporto terá duas pistas e capacidade inicial para 56 milhões de passageiros por ano

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Gastronomia Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Santamaria.
Cultura, Nacional

Conhece os Santamaria? Estavam impedidos de cantar o êxito “Eu Sei, Tu És” mas já podem outra vez

11:40 23 Julho, 2026 11:19 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial pôs fim ao impedimento que impedia os Santamaria de interpretarem ao vivo dois dos seus temas mais conhecidos

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve, Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

Algarve

Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim

22:41 23 Julho, 2026 22:43 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima foi retirada da água por populares, com o auxílio dos nadadores-salvadores da concessão balnear mais próxima

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: chuva pode chegar a seis distritos já esta semana

06:00 23 Julho, 2026 14:25 22 Julho, 2026 | João Luís

Uma alteração temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva a parte de Portugal continental

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Economia, Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Avião da Iberia.
Europa

Alarme impediu possível colisão entre dois aviões com 472 passageiros em Espanha

11:10 23 Julho, 2026 10:56 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Sistema automático de prevenção de colisões evitou que duas aeronaves em rotas opostas chocassem sobre o espaço aéreo das Canárias

Ensino, Opinião

Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

09:54 23 Julho, 2026 09:56 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Estou convencido de que existem práticas relativamente simples capazes de produzir resultados muito significativos. Algumas delas fazem já parte do meu trabalho diário em sala de aula"

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Nacional

Novo aeroporto já tem calendário: obras arrancam nesta data e investimento pode chegar aos 8,9 mil milhões

22:00 22 Julho, 2026 19:57 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Infraestrutura do aeroporto terá duas pistas e capacidade inicial para 56 milhões de passageiros por ano

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Gastronomia, Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Últimas Notícias

  • Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim
    Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim
  • Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade
    Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade
  • Governo garante financiamento da rede de apoio às vítimas no OE 2027
    Governo garante financiamento da rede de apoio às vítimas no OE 2027
  • Dois homens detidos por roubos violentos em Faro
    Dois homens detidos por roubos violentos em Faro
  • Governo cria duas carreiras de reintegração social e extingue a de administrador prisional
    Governo cria duas carreiras de reintegração social e extingue a de administrador prisional

Opinião

  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
  • Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento