Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Operação ao largo de Portimão devolve seis tartarugas ao oceano. Crédito: Zoomarine Algarve
Algarve, Animais

Seis tartarugas regressam ao mar após reabilitação no Porto d’Abrigo do Zoomarine

As tartarugas foram identificadas com microchips e equipadas com transmissores para acompanhamento por satélite

07:13 12 Junho, 2026 07:15 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Porto d’Abrigo do Zoomarine Algarve devolveu ao oceano seis tartarugas-marinhas juvenis da espécie Caretta caretta, após vários meses de cuidados intensivos e reabilitação.

A operação decorreu esta quinta-feira, 11 de junho, a bordo do NRP Oríon da Marinha Portuguesa, sob o comando do Segundo-tenente Farinha Martins, que partiu do Ponto de Apoio Naval de Portimão para uma missão conjunta de conservação marinha.

As tartarugas Xena, Xerém, Xerazade, Xénia, Xamã e Frankie regressaram ao seu habitat natural ao largo da costa algarvia. Segundo o Zoomarine Algarve, a devolução foi realizada “a cerca de 6 milhas náuticas da costa de Portimão, fora da zona de maior esforço de pesca”, de forma a aumentar as probabilidades de sobrevivência dos animais.

As seis tartarugas juvenis chegaram ao Porto d’Abrigo em diferentes condições clínicas, incluindo lesões traumáticas, alterações pulmonares, desnutrição, problemas de flutuabilidade e ingestão de resíduos.

Durante o processo de recuperação, os animais ganharam peso, melhoraram a condição corporal e recuperaram capacidade de sobrevivência, reunindo todas as condições clínicas para regressar ao oceano.

Seis histórias de recuperação regressam ao mar

Entre os casos acompanhados pela equipa do Porto d’Abrigo, destaca-se Xena, encontrada encalhada nas rochas da Praia da Mareta, em Sagres, com múltiplas lesões corporais, exposição de tecido ósseo e alterações pulmonares. Ao longo de quatro meses de reabilitação, passou de 2,9 quilos para 4,7 quilos.

Xerém foi encontrada na Praia de São Torpes, em Sines, com uma amputação já cicatrizada do membro anterior direito, alterações sanguíneas, problemas intestinais e evidências de ingestão de pequenos fragmentos de plástico. Apesar de possuir apenas uma barbatana dianteira, demonstrou capacidade de adaptação e aumentou o peso de 870 gramas para 1,4 quilos.

Xerazade, encontrada debilitada na Praia do Malhão, em Vila Nova de Milfontes, apresentava condição corporal muito reduzida, alterações sanguíneas significativas e problemas respiratórios. Com os cuidados prestados pela equipa do Porto d’Abrigo, passou de 466 gramas para 1,1 quilos.

Xénia foi encontrada por uma embarcação marítimo-turística ao largo de Porches, em Lagoa, prostrada, a flutuar sem reação à aproximação do barco e com acumulação de algas na carapaça. Durante a reabilitação, passou de 4,1 quilos para 5 quilos.

Xamã, encontrada pela AIMM Portugal, chegou ao Porto d’Abrigo prostrada e com problemas de flutuabilidade associados a alterações pulmonares. Já Frankie foi encontrada em novembro de 2025 em Belmullet, na Irlanda, e transferida para Portugal para poder ser devolvida em águas mais quentes e adequadas à espécie.

Para Antonieta Nunes, enfermeira veterinária responsável pelo Porto d’Abrigo do Zoomarine, “Cada devolução ao oceano é um momento de enorme alegria para a equipa do Porto d’Abrigo. Falamos de seis tartarugas juvenis, seis histórias distintas de sobrevivência e recuperação, que regressam agora ao seu habitat natural com novas oportunidades de vida.

“Xena, Xerém, Xerazade, Xénia, Xamã e Frankie chegaram até nós em condições muito frágeis e vê-las regressar ao mar é também um sinal da importância do trabalho conjunto entre cidadãos, centros de recuperação, comunidade científica e entidades como a Marinha Portuguesa”, acrescenta.

Monitorização por satélite acompanha regresso ao habitat natural

Antes da devolução ao mar, as seis tartarugas foram identificadas através da colocação de microchips nas barbatanas anteriores, permitindo a sua identificação e eventual monitorização futura caso voltem a ser observadas.

A operação contou também com a participação dos investigadores Frédéric Vandeperre, do projeto COSTA, do Okeanos – Centro de Investigação da Universidade dos Açores, e George Shillinger, da organização internacional Upwell.

No âmbito da parceria entre o Zoomarine e a Upwell, foram instalados transmissores de satélite ultraleves nas carapaças das tartarugas devolvidas ao oceano. Estes dispositivos permitem acompanhar os movimentos dos animais através do sistema de satélite ARGOS, recolhendo informação sobre percursos migratórios, habitats preferenciais e condições ambientais encontradas ao longo da viagem.

Conceição Dias, comandante da Zona Marítima do Sul, sublinha que a ação “representa um exemplo notável de cooperação entre entidades que partilham o compromisso de proteger o património natural marinho e preservar a biodiversidade dos nossos oceanos”.

A ação contou com o apoio da Marinha Portuguesa e reforça, segundo o Zoomarine, o compromisso contínuo da instituição com a conservação da biodiversidade marinha. Desde a criação do Porto d’Abrigo, em 2002, centenas de animais marinhos e aquáticos foram reabilitados e devolvidos ao seu habitat natural.

Leia também: Dia da Cidade traz Delfins à Praça da República em Tavira

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

19:40 11 Junho, 2026 17:27 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor a 10 de julho de 2027

Algarve

Jovem britânico de 23 anos desaparece após ir a banhos na praia do Peneco em Albufeira

07:45 12 Junho, 2026 07:46 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A vítima estaria acompanhada por outro jovem britânico, de 19 anos, que conseguiu sair da água e pedir socorro

Algarve Desporto

Espaço para trocar cromos do Mundial 2026 abre no Tavira Plaza

07:00 12 Junho, 2026 06:59 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O ponto de troca de cromos fica disponível até 16 de julho no Piso 0 do Tavira Plaza, com acesso para todos

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 17:37 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com uma nova ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Algarve Desporto Economia

João Valagão Mendonça deixa marca no desporto e na comunidade são-brasense

08:15 12 Junho, 2026 07:43 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia destaca a entrega, o carácter e a paixão com que João Carlos Valagão Mendonça serviu a União Sambrasense

Trovoada.
Tempo

Calor aumenta, mas há uma ‘surpresa’ no céu: trovoada pode chegar a estas regiões

06:00 12 Junho, 2026 18:45 11 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma sexta-feira quente em Portugal continental, mas o interior Centro e Sul pode ter aguaceiros e trovoada durante a tarde

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Europe Direct Algarve Opinião

Direitos dos artistas em zonas de guerra: entrevista de Mary Ann DeVlieg na conferência Culture Next de Larnaca | Por João Palmeiro

08:00 12 Junho, 2026 08:15 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Faro e Braga reforçaram presença portuguesa na Culture Next, marcada pela defesa da liberdade artística em tempos de crise

Cultura Edição Papel Opinião

Duas trilogias depois, de Philip Pullman | Por Paulo Serra

07:30 12 Junho, 2026 20:45 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Carro parado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro parado há semanas na via pública: afinal, quando é que o estacionamento passa a ser abusivo?

18:30 11 Junho, 2026 15:40 11 Junho, 2026 | João Luís

Pode ser considerado estacionamento abusivo um carro parado durante semanas na via pública. Saiba o que diz o Código da Estrada

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Chaves do carro no micro-ondas. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Já viu chaves do carro no micro-ondas? Saiba o que significa e por que há condutores a fazê-lo

21:00 11 Junho, 2026 19:32 11 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Parece um gesto invulgar, mas há quem guarde as chaves do carro no micro-ondas para tentar bloquear o sinal e evitar furtos

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Mundo

6 horas de viagem passam a 40 minutos: vai ser construído o maior túnel subaquático do mundo e esta será a sua localização

20:40 11 Junho, 2026 17:38 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 123 km de extensão e 120 deles debaixo de água, o maior túnel subaquático do mundo para comboios de alta velocidade unirá duas penínsulas na China

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

19:40 11 Junho, 2026 17:27 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor a 10 de julho de 2027

Algarve

Jovem britânico de 23 anos desaparece após ir a banhos na praia do Peneco em Albufeira

07:45 12 Junho, 2026 07:46 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A vítima estaria acompanhada por outro jovem britânico, de 19 anos, que conseguiu sair da água e pedir socorro

Algarve, Desporto

Espaço para trocar cromos do Mundial 2026 abre no Tavira Plaza

07:00 12 Junho, 2026 06:59 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O ponto de troca de cromos fica disponível até 16 de julho no Piso 0 do Tavira Plaza, com acesso para todos

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 17:37 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com uma nova ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Algarve, Desporto, Economia

João Valagão Mendonça deixa marca no desporto e na comunidade são-brasense

08:15 12 Junho, 2026 07:43 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia destaca a entrega, o carácter e a paixão com que João Carlos Valagão Mendonça serviu a União Sambrasense

Trovoada.
Tempo

Calor aumenta, mas há uma ‘surpresa’ no céu: trovoada pode chegar a estas regiões

06:00 12 Junho, 2026 18:45 11 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma sexta-feira quente em Portugal continental, mas o interior Centro e Sul pode ter aguaceiros e trovoada durante a tarde

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Europe Direct Algarve, Opinião

Direitos dos artistas em zonas de guerra: entrevista de Mary Ann DeVlieg na conferência Culture Next de Larnaca | Por João Palmeiro

08:00 12 Junho, 2026 08:15 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Faro e Braga reforçaram presença portuguesa na Culture Next, marcada pela defesa da liberdade artística em tempos de crise

Cultura, Edição Papel, Opinião

Duas trilogias depois, de Philip Pullman | Por Paulo Serra

07:30 12 Junho, 2026 20:45 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Carro parado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro parado há semanas na via pública: afinal, quando é que o estacionamento passa a ser abusivo?

18:30 11 Junho, 2026 15:40 11 Junho, 2026 | João Luís

Pode ser considerado estacionamento abusivo um carro parado durante semanas na via pública. Saiba o que diz o Código da Estrada

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Chaves do carro no micro-ondas. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Já viu chaves do carro no micro-ondas? Saiba o que significa e por que há condutores a fazê-lo

21:00 11 Junho, 2026 19:32 11 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Parece um gesto invulgar, mas há quem guarde as chaves do carro no micro-ondas para tentar bloquear o sinal e evitar furtos

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Mundo

6 horas de viagem passam a 40 minutos: vai ser construído o maior túnel subaquático do mundo e esta será a sua localização

20:40 11 Junho, 2026 17:38 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 123 km de extensão e 120 deles debaixo de água, o maior túnel subaquático do mundo para comboios de alta velocidade unirá duas penínsulas na China

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Últimas Notícias

  • João Valagão Mendonça deixa marca no desporto e na comunidade são-brasense
    João Valagão Mendonça deixa marca no desporto e na comunidade são-brasense
  • Jovem britânico de 23 anos desaparece após ir a banhos na praia do Peneco em Albufeira
    Jovem britânico de 23 anos desaparece após ir a banhos na praia do Peneco em Albufeira
  • Seis tartarugas regressam ao mar após reabilitação no Porto d’Abrigo do Zoomarine
    Seis tartarugas regressam ao mar após reabilitação no Porto d’Abrigo do Zoomarine
  • Espaço para trocar cromos do Mundial 2026 abre no Tavira Plaza
    Espaço para trocar cromos do Mundial 2026 abre no Tavira Plaza
  • Calor aumenta, mas há uma ‘surpresa’ no céu: trovoada pode chegar a estas regiões
    Calor aumenta, mas há uma ‘surpresa’ no céu: trovoada pode chegar a estas regiões
  • Já viu chaves do carro no micro-ondas? Saiba o que significa e por que há condutores a fazê-lo
    Já viu chaves do carro no micro-ondas? Saiba o que significa e por que há condutores a fazê-lo

Opinião

  • EA 24: A pedra de Roseta | Por José Garrido
    EA 24: A pedra de Roseta | Por José Garrido
  • Direitos dos artistas em zonas de guerra: entrevista de Mary Ann DeVlieg na conferência Culture Next de Larnaca | Por João Palmeiro
    Direitos dos artistas em zonas de guerra: entrevista de Mary Ann DeVlieg na conferência Culture Next de Larnaca | Por João Palmeiro
  • Duas trilogias depois, de Philip Pullman | Por Paulo Serra
    Duas trilogias depois, de Philip Pullman | Por Paulo Serra
  • Portugal é um dos 30 maiores países do mundo graças à extensa área marítima das regiões autónomas
    Portugal é um dos 30 maiores países do mundo graças à extensa área marítima das regiões autónomas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Direitos dos artistas em zonas de guerra: entrevista de Mary Ann DeVlieg na conferência Culture Next de Larnaca | Por João Palmeiro
    Direitos dos artistas em zonas de guerra: entrevista de Mary Ann DeVlieg na conferência Culture Next de Larnaca | Por João Palmeiro
  • Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
    Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal