Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Dia chuvoso em Portugal com pessoa a andar pela rua. Crédito: Freepik AI
Dia chuvoso em Portugal com pessoa a andar pela rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frio polar, chuva intensa e neve ‘à porta’ de Portugal: mau tempo ganha força e estas regiões serão as mais castigadas

Chuva intensa e frio ganham força em Portugal, num cenário meteorológico marcado pela instabilidade nos próximos dias

11:30 2 Janeiro, 2026 20:05 1 Janeiro, 2026 | Luís Santos
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O arranque de 2026 fica marcado por um cenário meteorológico instável em Portugal continental, influenciado pela passagem da tempestade Francis, que atravessa o território nos primeiros dias do ano e traz consigo chuva intensa, vento forte e risco de fenómenos extremos, sobretudo nas regiões Centro e Sul, com especial incidência no Algarve, segundo o site especializado em meteorologia Meteored.

Depois de afetar o arquipélago da Madeira durante a passagem de ano, a tempestade Francis avança para o continente e condiciona o estado do tempo até domingo, dia 4 de janeiro. De acordo com os mapas de previsão, o Norte do país deverá ser a região menos afetada, enquanto o Centro e, sobretudo, o Sul concentram os maiores impactos desta depressão.

A região do Algarve surge como a região em Portugal mais exposta à passagem da tempestade, com os modelos a apontarem chuva intensa que pode atingir os 90 milímetros em alguns locais. Este cenário aumenta o risco de inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis, bem como a possibilidade de transbordo de linhas de água e problemas associados à saturação dos solos.

Chuva intensa, granizo e vento forte no Sul

A precipitação poderá ser por vezes forte, em especial no distrito de Faro, não estando excluída a ocorrência pontual de granizo. Existe igualmente a possibilidade de trovoadas, num contexto de grande instabilidade atmosférica nos primeiros dias do ano.

É esperado também um agravamento significativo do vento, com rajadas mais intensas na faixa costeira e nas terras altas das regiões Centro e Sul. Este fator poderá aumentar o desconforto térmico e potenciar situações de risco, sobretudo em zonas expostas.

Caso as nuvens de precipitação se combinem com o ar frio presente em altitude, os modelos admitem ainda a possibilidade de queda de neve momentânea nos pontos mais elevados da Serra da Estrela, entre quinta-feira, dia 1, e sábado, dia 3 de janeiro.

Domingo marca transição para um cenário mais estável

Para domingo, 4 de janeiro, a previsão indica que a tempestade Francis já terá praticamente abandonado o território continental. Ainda assim, o seu raio de influência poderá manter-se através de alguns aguaceiros fracos, mais prováveis nos distritos de Beja e Faro, refere a mesma fonte.

A partir de segunda-feira, dia 5, o panorama meteorológico muda de forma significativa. A chegada de ar mais frio e a instalação de fluxos de Norte e Nordeste conduzem a uma estabilização temporária do estado do tempo, associada à aproximação do anticiclone ao oeste da Península Ibérica.

Frio intenso e geadas no início da semana

De acordo com a mesma fonte, segunda e terça-feira, dias 5 e 6 de janeiro, serão marcadas por tempo seco, ausência de precipitação e bons períodos de sol, contrastando fortemente com o cenário deixado pela tempestade Francis.

Apesar da estabilidade, o frio irá intensificar-se de forma acentuada. As temperaturas máximas deverão variar entre os 2 graus na Guarda e os 13 graus em Faro, refletindo a entrada de uma massa de ar polar associada aos ventos de Norte e Nordeste.

Durante as madrugadas, são esperadas temperaturas negativas em várias zonas do interior Norte e Centro, com formação de gelo e geada. As mínimas poderão descer até aos -4 graus em alguns pontos, com valores negativos previstos em cidades como Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Coimbra. Apenas em Lisboa e em algumas áreas do litoral Oeste se antecipa que as temperaturas mínimas se mantenham acima dos 5 graus na terça-feira, mantendo-se, ainda assim, um cenário frio para a época.

Nova instabilidade pode regressar a meio da semana

Na terça-feira, dia 6, o céu deverá apresentar-se geralmente pouco nublado ou limpo, embora esteja previsto um aumento gradual da nebulosidade ao longo da tarde. Esta evolução poderá sinalizar a aproximação de um novo episódio de instabilidade meteorológica na quarta-feira, dia 7 de janeiro, segundo aponta o Meteored.

Os modelos apontam para a chegada de um vale depressionário vindo de norte, que se poderá combinar com o ar polar já instalado sobre o país. Este cenário abre a possibilidade a um novo episódio de chuva intensa em Portugal, com eventual queda de neve em algumas regiões.

Apesar disso, persiste uma elevada incerteza quanto à trajetória, intensidade e momento exato da precipitação, tendo em conta o horizonte temporal da previsão e a complexidade associada a este tipo de sistemas meteorológicos. A precipitação, a confirmar-se, deverá afetar com maior probabilidade o litoral das regiões Norte, Centro e Sul, podendo cair sob a forma de granizo ou neve no interior do Norte e Centro.

Leia também: Frio ‘histórico’: janeiro arranca com entradas polares e noites geladas em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

Dois agricultores a planear. Crédito: Freepik AI
Animais Nacional

Animal desaparecido há 500 anos voltou a Portugal e não é bem-vindo por este setor

09:10 25 Abril, 2026 16:36 24 Abril, 2026 | Luís Santos

O regresso deste animal a Portugal está a gerar entusiasmo na conservação, mas também levanta preocupações num setor específico

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’

11:00 25 Abril, 2026 12:23 24 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade em Portugal vai aumentar e há regiões onde a chuva pode cair com mais força e com trovoadas. Veja quando o tempo pode piorar

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 18:41 23 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Prato de salmão. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem atum nem espadarte: estes peixes são a alternativa saudável ao salmão por menos de metade do preço

09:30 25 Abril, 2026 14:12 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Superam o salmão em valor nutricional, são mais económicos e promovem melhor saúde cardiovascular

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

10:20 25 Abril, 2026 00:18 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Discos de Vinil. Crédito: DR
Economia Vida & Lazer

Dê uma vista de olhos à sua coleção de discos: alguns exemplares raros valem milhares ou até milhões

12:00 25 Abril, 2026 12:57 24 Abril, 2026 | João Luís

Há discos de vinil, acetatos e gravações físicas únicas que podem valer milhares ou até milhões de euros: veja quais os exemplos mais raros

Algarve Nacional Política

Rui Cristina exige estudo ambiental “sério e sem falhas” sobre dessalinizadora

10:11 25 Abril, 2026 10:11 25 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

Presidente de Albufeira, Rui Cristina, reclama que a dessalinizadora do Algarve não deve ser a principal solução para problemas estruturais

Ilha de Porto Santo. Crédito: Foto DR
Europa Nacional

“Ilha dourada”: espanhóis rendidos a esta ilha portuguesa com águas cristalinas e uma praia que já foi a melhor da Europa

10:30 25 Abril, 2026 16:07 21 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre mar azul-turquesa, areia dourada e cenários vulcânicos, Porto Santo afirma-se como um dos destinos mais surpreendentes de Portugal, graças à sua praia de 9 quilómetros e à paisagem singular

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Autoridade Tributária volta atrás: há contribuintes que podem recuperar IRS de anos anteriores, mas só em certos casos

17:30 24 Abril, 2026 17:09 24 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Há uma mudança na interpretação das regras do IRS que pode interessar a quem perdeu benefícios fiscais, mas há condições a cumprir

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva em força vai ‘encharcar’ Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 24 Abril, 2026 17:28 24 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Um bloqueio anticiclónico no Reino Unido vai trazer chuva intensa a todo o território nacional a partir desta data, de acordo com as previsões

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia

Atenção pensionistas: se não fizer isto até setembro, pode perder a sua pensão

09:10 24 Abril, 2026 09:55 25 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há reformas garantidas, mas só para quem cumprir um passo discreto que começa já em maio

Idosa a plantar salsa e coentros. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Tem salsa e coentros em casa? Há locais onde é melhor não os colocar

11:30 25 Abril, 2026 12:56 24 Abril, 2026 | João Luís

Salsa e coentros estragam-se depressa? Veja os locais a evitar e o método que ajuda a mantê-los frescos durante mais tempo

Algarve Gastronomia

Sabores da Ria Formosa inspiram restaurante do Hilton Vilamoura

10:00 25 Abril, 2026 12:18 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Restaurante em Vilamoura aposta em produtos locais e sabores algarvios na nova carta de verão inspirada no mar e na Ria Formosa

Algarve Economia

Amanhecer abre nova loja em Olhão e reforça presença no Algarve

17:20 22 Abril, 2026 17:21 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão ganha novo espaço comercial da rede Amanhecer, que reforça presença no Algarve e passa a contar com 67 lojas na região

Dois agricultores a planear. Crédito: Freepik AI
Animais, Nacional

Animal desaparecido há 500 anos voltou a Portugal e não é bem-vindo por este setor

09:10 25 Abril, 2026 16:36 24 Abril, 2026 | Luís Santos

O regresso deste animal a Portugal está a gerar entusiasmo na conservação, mas também levanta preocupações num setor específico

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’

11:00 25 Abril, 2026 12:23 24 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade em Portugal vai aumentar e há regiões onde a chuva pode cair com mais força e com trovoadas. Veja quando o tempo pode piorar

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 18:41 23 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Prato de salmão. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem atum nem espadarte: estes peixes são a alternativa saudável ao salmão por menos de metade do preço

09:30 25 Abril, 2026 14:12 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Superam o salmão em valor nutricional, são mais económicos e promovem melhor saúde cardiovascular

Marina de Faro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

10:20 25 Abril, 2026 00:18 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Cidade algarvia tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Discos de Vinil. Crédito: DR
Economia, Vida & Lazer

Dê uma vista de olhos à sua coleção de discos: alguns exemplares raros valem milhares ou até milhões

12:00 25 Abril, 2026 12:57 24 Abril, 2026 | João Luís

Há discos de vinil, acetatos e gravações físicas únicas que podem valer milhares ou até milhões de euros: veja quais os exemplos mais raros

Algarve, Nacional, Política

Rui Cristina exige estudo ambiental “sério e sem falhas” sobre dessalinizadora

10:11 25 Abril, 2026 10:11 25 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

Presidente de Albufeira, Rui Cristina, reclama que a dessalinizadora do Algarve não deve ser a principal solução para problemas estruturais

Ilha de Porto Santo. Crédito: Foto DR
Europa, Nacional

“Ilha dourada”: espanhóis rendidos a esta ilha portuguesa com águas cristalinas e uma praia que já foi a melhor da Europa

10:30 25 Abril, 2026 16:07 21 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre mar azul-turquesa, areia dourada e cenários vulcânicos, Porto Santo afirma-se como um dos destinos mais surpreendentes de Portugal, graças à sua praia de 9 quilómetros e à paisagem singular

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Autoridade Tributária volta atrás: há contribuintes que podem recuperar IRS de anos anteriores, mas só em certos casos

17:30 24 Abril, 2026 17:09 24 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Há uma mudança na interpretação das regras do IRS que pode interessar a quem perdeu benefícios fiscais, mas há condições a cumprir

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva em força vai ‘encharcar’ Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 24 Abril, 2026 17:28 24 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Um bloqueio anticiclónico no Reino Unido vai trazer chuva intensa a todo o território nacional a partir desta data, de acordo com as previsões

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia

Atenção pensionistas: se não fizer isto até setembro, pode perder a sua pensão

09:10 24 Abril, 2026 09:55 25 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há reformas garantidas, mas só para quem cumprir um passo discreto que começa já em maio

Idosa a plantar salsa e coentros. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Tem salsa e coentros em casa? Há locais onde é melhor não os colocar

11:30 25 Abril, 2026 12:56 24 Abril, 2026 | João Luís

Salsa e coentros estragam-se depressa? Veja os locais a evitar e o método que ajuda a mantê-los frescos durante mais tempo

Algarve, Gastronomia

Sabores da Ria Formosa inspiram restaurante do Hilton Vilamoura

10:00 25 Abril, 2026 12:18 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Restaurante em Vilamoura aposta em produtos locais e sabores algarvios na nova carta de verão inspirada no mar e na Ria Formosa

Algarve, Economia

Amanhecer abre nova loja em Olhão e reforça presença no Algarve

17:20 22 Abril, 2026 17:21 22 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão ganha novo espaço comercial da rede Amanhecer, que reforça presença no Algarve e passa a contar com 67 lojas na região

Últimas Notícias

  • Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados
    Britânicos consideraram esta cidade portuguesa um dos piores destinos para reformados
  • Dê uma vista de olhos à sua coleção de discos: alguns exemplares raros valem milhares ou até milhões
    Dê uma vista de olhos à sua coleção de discos: alguns exemplares raros valem milhares ou até milhões
  • Tem salsa e coentros em casa? Há locais onde é melhor não os colocar
    Tem salsa e coentros em casa? Há locais onde é melhor não os colocar
  • Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’
    Vem aí uma ‘tormenta’: chuva intensa com trovoadas nestas regiões e este será o dia mais ‘agreste’
  • “Ilha dourada”: espanhóis rendidos a esta ilha portuguesa com águas cristalinas e uma praia que já foi a melhor da Europa
    “Ilha dourada”: espanhóis rendidos a esta ilha portuguesa com águas cristalinas e uma praia que já foi a melhor da Europa
  • Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão
    Nem Porto, nem Lisboa: esta cidade do Algarve ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

Opinião

  • Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
    Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
  • Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
    Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
  • Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
    Atividade física pode reduzir risco de cancro e travar crescimento tumoral | Por Sara Viegas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
    Multas não escapam: União Europeia prepara novas regras para infrações rodoviárias e há mudanças que não vão agradar aos condutores
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal