Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frio ‘histórico’: janeiro arranca com entradas polares e noites geladas em Portugal e estas serão as regiões mais afetadas

Entradas polares vão marcar o arranque de janeiro, com frio e risco de noites geladas em várias zonas do país

09:00 1 Janeiro, 2026 18:53 31 Dezembro, 2025 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Janeiro de 2026 deverá ser marcado, em Portugal continental, por um padrão atmosférico mais seco do que o registado nos últimos meses de 2025 e, em alguns momentos, mais seco do que a média climatológica. A chuva não desaparecerá, mas tenderá a distribuir-se de forma mais espaçada, alternando com períodos prolongados de tempo estável e dias soalheiros. Em contrapartida, o frio poderá assumir um papel de destaque, com entradas polares significativas, desde logo na primeira semana do mês.

De acordo com o Luso Meteo, site especializado em meteorologia, esta configuração resulta de um posicionamento inicial do anticiclone em latitudes elevadas, favorecendo um bloqueio atmosférico e a circulação de ventos de leste após a passagem da depressão Francis.

Ao longo do mês, o padrão deverá evoluir gradualmente para um cenário mais compatível com uma fase positiva da Oscilação do Atlântico Norte, com o anticiclone a consolidar-se a oeste, no Atlântico, e, mais tarde, a estender-se à Europa Ocidental.

Um mês dividido em fases bem distintas

Segundo a análise da mesma fonte, janeiro poderá dividir-se em três grandes fases, com a possibilidade de uma quarta mudança perto do final do mês, ainda envolta em incerteza.

A primeira fase deverá ocorrer entre os dias 1 e 8 ou 9 de janeiro. Os primeiros dias do ano ainda poderão ser influenciados pelos últimos efeitos da depressão Francis, com alguns aguaceiros e vento, mas rapidamente dará lugar a uma entrada de ar polar.

Entre os dias 5 e 8, as temperaturas mínimas poderão descer para valores muito baixos, em especial no interior, com registos que poderão aproximar-se dos menos cinco a menos oito graus em zonas mais expostas. Apesar do tempo maioritariamente seco, não se exclui a possibilidade de queda de neve em locais menos habituais, caso surja precipitação.

Variabilidade a meio do mês

A segunda fase deverá estender-se sensivelmente entre os dias 8 ou 9 e 14 ou 16 de janeiro. Durante este período, o anticiclone tenderá a posicionar-se mais a oeste, tornando-se móvel. O tempo será variável, com alternância entre dias frios e estáveis e outros com alguma nebulosidade e precipitação ocasional.

Segundo a mesma fonte, as temperaturas deverão manter-se ligeiramente abaixo da média para a época, com inversões térmicas frequentes, nevoeiros matinais e algumas tardes relativamente amenas quando o sol conseguir impor-se. Caso ocorram episódios de chuva, estes tenderão a suavizar temporariamente o frio, remetendo a neve sobretudo para as serras mais elevadas.

Segunda quinzena mais estável, mas com sobressaltos térmicos

A partir da segunda metade do mês, o cenário mais provável aponta para um domínio mais consistente do anticiclone, sobretudo durante a terceira semana de janeiro. O tempo deverá ser maioritariamente estável, com noites frias, formação de nevoeiros em vales e dias secos e soalheiros.

De acordo com a publicação, a probabilidade de precipitação nesta fase é reduzida, especialmente no sul do país, embora o norte possa ainda registar alguns episódios residuais. Ainda assim, mesmo num contexto mais estável, não está afastada a possibilidade de novas entradas de ar polar, capazes de provocar descidas bruscas da temperatura em curtos períodos.

Como poderá terminar o mês

Para a última semana de janeiro, o cenário permanece em aberto. Os modelos apontam para uma probabilidade equilibrada entre a manutenção do padrão seco e estável ou uma mudança mais significativa do regime atmosférico. Esta evolução dependerá, em grande medida, da interação entre a estratosfera e a troposfera e de uma eventual perturbação do vórtice polar a meio do mês.

No balanço final, janeiro de 2026 deverá terminar com temperaturas médias próximas do normal, mas com variações acentuadas e episódios de frio intenso. Em termos de precipitação, tudo indica que ficará abaixo da média ou, no máximo, dentro de valores considerados normais, afastando um cenário de mês persistentemente chuvoso.

Açores com maior variabilidade e incerteza

Nos Açores, o comportamento atmosférico deverá ser mais irregular. Segundo o Luso Meteo, a alternância entre períodos mais secos e outros mais chuvosos deverá manter-se, em linha com o observado em dezembro. Se o anticiclone se posicionar a oeste das ilhas durante a segunda quinzena, poderá haver um aumento da precipitação, por vezes forte e persistente.

As temperaturas poderão situar-se dentro ou ligeiramente acima da média, sobretudo se se confirmar um fluxo de sudoeste mais húmido e temperado, embora este cenário apresente elevada incerteza nesta fase.

Madeira com tempo mais estável e seco

Para o arquipélago da Madeira, a tendência aponta para precipitação abaixo da média e temperaturas geralmente acima do normal. De acordo com a publicação, a presença de pressões altas próximas do arquipélago deverá manter o tempo relativamente estável, ainda que com períodos mais ventosos, sobretudo nos primeiros dias do mês.

As depressões atlânticas não deverão conseguir aproximar-se de forma eficaz, o que reduz a probabilidade de episódios prolongados de chuva. Ainda assim, a recomendação passa por acompanhar as previsões de curto prazo, mais fiáveis, à medida que o mês avança.

Leia também: Depressão Francis promete entrada de ano ‘turbulenta’ com chuva ‘a potes’ e vento forte e estas vão ser as zonas mais afetadas

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Nacional

Recebe este apoio da Segurança Social? Pode receber a dobrar este mês

11:10 14 Setembro, 2026 11:06 14 Setembro, 2026 | João Luís

Se recebe este apoio da Segurança Social pode receber o valor a dobrar em setembro. Saiba quem tem direito e quanto pode recebe

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve

Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído

06:30 15 Setembro, 2026 23:35 14 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias desta cidade algarvia foram um dos principais motivos que levaram uma viajante a escolhê-la entre apenas quatro destinos europeus aos quais regressaria

Algarve Nacional

Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira

07:00 15 Setembro, 2026 06:35 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acordo coletivo assinado em Faro surge num momento em que Governo e sindicatos procuram uniformizar regras para os bombeiros sapadores

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Algarve Cultura Mundo

Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional

07:45 15 Setembro, 2026 07:21 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve esteve representado por três jovens talentos em duas das principais competições internacionais dedicadas ao acordeão

Opinião

Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão

07:30 15 Setembro, 2026 19:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos tempos sem matizes. Tempos em que a complexidade é confundida com relativismo, a prudência com cobardia e a diplomacia com traição"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Mar ao por-do-sol.
Tempo

Depressões profundas deverão atravessar esta zona nestes dias e já se sabe qual o impacto no país

06:02 15 Setembro, 2026 16:38 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mapa de precipitação para esta semana é claro: a chuva deverá passar longe da maior parte de Portugal Continental, segundo a Meteored

Economia Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Mulher no banco.
Economia Nacional

Há portugueses que podem receber este apoio do Governo a dobrar ainda em setembro: saiba se está abrangido

12:40 14 Setembro, 2026 13:55 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Uma prestação adicional do abono de família pode chegar este mês a crianças e jovens que cumpram duas condições

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Padeiro em serviço.
Economia Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Homem de negócios.
Economia Europa Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Nacional

Recebe este apoio da Segurança Social? Pode receber a dobrar este mês

11:10 14 Setembro, 2026 11:06 14 Setembro, 2026 | João Luís

Se recebe este apoio da Segurança Social pode receber o valor a dobrar em setembro. Saiba quem tem direito e quanto pode recebe

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve

Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído

06:30 15 Setembro, 2026 23:35 14 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias desta cidade algarvia foram um dos principais motivos que levaram uma viajante a escolhê-la entre apenas quatro destinos europeus aos quais regressaria

Algarve, Nacional

Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira

07:00 15 Setembro, 2026 06:35 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acordo coletivo assinado em Faro surge num momento em que Governo e sindicatos procuram uniformizar regras para os bombeiros sapadores

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Algarve, Cultura, Mundo

Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional

07:45 15 Setembro, 2026 07:21 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve esteve representado por três jovens talentos em duas das principais competições internacionais dedicadas ao acordeão

Opinião

Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão

07:30 15 Setembro, 2026 19:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos tempos sem matizes. Tempos em que a complexidade é confundida com relativismo, a prudência com cobardia e a diplomacia com traição"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Mar ao por-do-sol.
Tempo

Depressões profundas deverão atravessar esta zona nestes dias e já se sabe qual o impacto no país

06:02 15 Setembro, 2026 16:38 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mapa de precipitação para esta semana é claro: a chuva deverá passar longe da maior parte de Portugal Continental, segundo a Meteored

Economia, Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Mulher no banco.
Economia, Nacional

Há portugueses que podem receber este apoio do Governo a dobrar ainda em setembro: saiba se está abrangido

12:40 14 Setembro, 2026 13:55 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Uma prestação adicional do abono de família pode chegar este mês a crianças e jovens que cumpram duas condições

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Padeiro em serviço.
Economia, Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Homem de negócios.
Economia, Europa, Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Últimas Notícias

  • Fátima não sabia ler nem escrever, assinou um papel e acabou sem a casa: “Quando me derem uma casa, já tenho uma no cemitério de Benfica”
    Fátima não sabia ler nem escrever, assinou um papel e acabou sem a casa: “Quando me derem uma casa, já tenho uma no cemitério de Benfica”
  • “Heróis da Fruta” aumenta consumo de fruta e vegetais nas escolas do Algarve
    “Heróis da Fruta” aumenta consumo de fruta e vegetais nas escolas do Algarve
  • Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional
    Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional
  • Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira
    Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira
  • Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído
    Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído

Opinião

  • Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão
    Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão
  • Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
    Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
  • Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte
    Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
    Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento