Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cabine de avião.
Cabine de avião. Crédito: Freepik
Europa, Nacional

Regras mudam na UE: companhias aéreas já não podem cobrar taxas a quem se enganar a escrever o nome no momento da reserva

Acordo político na UE poderá acabar com uma cobrança que já custou dezenas ou até centenas de euros a muitos passageiros

11:20 15 Junho, 2026 11:24 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As regras dos direitos dos passageiros aéreos na UE poderão mudar em breve e trazer alterações relevantes para quem viaja de avião. De acordo com a agência de notícias Lusa, foi alcançado um acordo político que prevê, entre outras medidas, impedir que as companhias aéreas cobrem taxas aos passageiros que cometam erros de digitação no nome durante a reserva e garantir que os pais possam viajar ao lado dos filhos sem custos adicionais.

Uma das mudanças mais discutidas diz respeito aos erros no preenchimento dos dados pessoais. Atualmente, a correção de um simples engano no nome pode implicar custos elevados em algumas transportadoras. A agência noticiosa refere que, em determinados casos, esta alteração chegou a custar até 160 euros.

Caso a reforma seja aprovada em definitivo, as companhias aéreas deixarão de poder cobrar aos passageiros pela correção destes erros. A medida surge no âmbito de uma revisão mais ampla das regras europeias destinadas a reforçar a proteção dos consumidores no transporte aéreo.

Pais poderão sentar-se com os filhos sem pagar mais

O acordo prevê igualmente o fim das taxas cobradas aos pais que pretendam viajar ao lado dos filhos. A questão tem estado no centro do debate europeu nos últimos meses, sobretudo devido às políticas adotadas por algumas companhias de baixo custo.

Segundo a mesma fonte, esta alteração integra o pacote de novas regras negociadas entre os Estados-membros e o Parlamento Europeu. O objetivo passa por garantir que as famílias não sejam obrigadas a suportar encargos adicionais para viajarem juntas.

Indemnizações mantêm-se sem alterações

A reforma esteve também perto de introduzir mudanças nas compensações pagas aos passageiros por atrasos ou cancelamentos, mas essa possibilidade acabou por não avançar. Escreve a Lusa que vários governos defendiam uma revisão das regras atuais, propondo limites mais restritivos para o acesso às indemnizações.

No entanto, após meses de negociações, essa proposta foi abandonada. Assim, mantém-se o regime atualmente em vigor na UE, que prevê compensações entre 250 e 600 euros, consoante a distância do voo, sempre que o atraso ultrapasse as três horas.

Bagagem de cabine continua a gerar divergências

Nem todas as reivindicações dos eurodeputados foram aceites durante as negociações. Uma das propostas rejeitadas pretendia obrigar as companhias aéreas a incluir gratuitamente uma bagagem de cabine até sete quilos e um pequeno saco no preço base dos bilhetes.

Conforme a mesma fonte, os deputados europeus não conseguiram reunir apoio suficiente para essa alteração, pelo que as transportadoras continuarão a poder cobrar por este serviço, de acordo com as respetivas políticas comerciais.

Próximos passos antes da entrada em vigor

O compromisso alcançado entre o Parlamento Europeu e os Estados-membros ainda terá de cumprir várias etapas antes de produzir efeitos. A mesma fonte explica que o texto deverá receber uma aprovação preliminar dos representantes das instituições europeias antes de seguir para votação formal.

Um dos negociadores do processo, o eurodeputado alemão Jan-Christoph Oetjen, considerou que o acordo representa um avanço para os consumidores, afirmando que “defendemos com sucesso os direitos dos passageiros aéreos”. Só depois da aprovação definitiva pelas instituições europeias é que as novas regras poderão entrar oficialmente em vigor.

Leia também: Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Praça de táxis.
Economia Nacional

Novo modelo tarifário dos táxis entra em vigor a 19 de junho e nos feriados passa a haver um “agravamento do preço”

12:20 15 Junho, 2026 10:40 13 Junho, 2026 | Miguel Frazão

É a 19 de junho que entra em vigor o novo tarifário dos táxis que garante aumentos até 9% e está a gerar forte contestação no setor

Algarve Cultura

Portimão recebe Feira do Livro com autores, música e atividades para famílias

07:26 15 Junho, 2026 07:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Gonçalo M. Tavares, Raul Minh’Alma, David Machado, Rita Redshoes e Inês Pedrosa estão entre os convidados

Cabine de avião.
Europa Nacional

Regras mudam na UE: companhias aéreas já não podem cobrar taxas a quem se enganar a escrever o nome no momento da reserva

11:20 15 Junho, 2026 11:24 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Acordo político na UE poderá acabar com uma cobrança que já custou dezenas ou até centenas de euros a muitos passageiros

Algarve Desporto Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Algarve Desporto

Atletas dos Castores do Arade brilham no Europeu com títulos, medalhas e recorde

11:07 15 Junho, 2026 11:07 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clube Castores do Arade destacou-se no Europeu de Velocidade, Paracanoagem e Masters, em Montemor-o-Velho

Algarve Cultura

Festival MED encerra com noite gratuita na Zona Histórica de Loulé

07:00 15 Junho, 2026 06:47 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, gastronomia e património juntam-se no último dia do Festival MED, numa noite aberta ao público

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Opinião

Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

09:36 15 Junho, 2026 09:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A independência da imprensa não depende apenas da liberdade de quem escreve; depende também da liberdade perante quem manda".

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Edição Papel Opinião

Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas

07:30 14 Junho, 2026 08:29 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Leão XIV escreve como quem observa o mundo sem ilusões, mas sem ceder ao cinismo".

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Nacional

IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos

19:40 14 Junho, 2026 17:41 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Os Exames Nacionais de 2026 trazem uma mudança importante no modo como os alunos devem preencher as respostas. Embora as provas continuem a ser feitas em papel, o novo modelo exige mais atenção ao local onde cada resposta é escrita, porque um erro aparentemente...

Sé do Porto.
Nacional Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Carro parado na garagem.
Auto Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Praça de táxis.
Economia, Nacional

Novo modelo tarifário dos táxis entra em vigor a 19 de junho e nos feriados passa a haver um “agravamento do preço”

12:20 15 Junho, 2026 10:40 13 Junho, 2026 | Miguel Frazão

É a 19 de junho que entra em vigor o novo tarifário dos táxis que garante aumentos até 9% e está a gerar forte contestação no setor

Algarve, Cultura

Portimão recebe Feira do Livro com autores, música e atividades para famílias

07:26 15 Junho, 2026 07:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Gonçalo M. Tavares, Raul Minh’Alma, David Machado, Rita Redshoes e Inês Pedrosa estão entre os convidados

Cabine de avião.
Europa, Nacional

Regras mudam na UE: companhias aéreas já não podem cobrar taxas a quem se enganar a escrever o nome no momento da reserva

11:20 15 Junho, 2026 11:24 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Acordo político na UE poderá acabar com uma cobrança que já custou dezenas ou até centenas de euros a muitos passageiros

Algarve, Desporto, Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Algarve, Desporto

Atletas dos Castores do Arade brilham no Europeu com títulos, medalhas e recorde

11:07 15 Junho, 2026 11:07 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clube Castores do Arade destacou-se no Europeu de Velocidade, Paracanoagem e Masters, em Montemor-o-Velho

Algarve, Cultura

Festival MED encerra com noite gratuita na Zona Histórica de Loulé

07:00 15 Junho, 2026 06:47 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, gastronomia e património juntam-se no último dia do Festival MED, numa noite aberta ao público

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Opinião

Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

09:36 15 Junho, 2026 09:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A independência da imprensa não depende apenas da liberdade de quem escreve; depende também da liberdade perante quem manda".

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Edição Papel, Opinião

Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas

07:30 14 Junho, 2026 08:29 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Leão XIV escreve como quem observa o mundo sem ilusões, mas sem ceder ao cinismo".

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Nacional

IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos

19:40 14 Junho, 2026 17:41 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Os Exames Nacionais de 2026 trazem uma mudança importante no modo como os alunos devem preencher as respostas. Embora as provas continuem a ser feitas em papel, o novo modelo exige mais atenção ao local onde cada resposta é escrita, porque um erro aparentemente...

Sé do Porto.
Nacional, Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Carro parado na garagem.
Auto, Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Últimas Notícias

  • Loulé debate papel dos museus na cidadania participativa
    Loulé debate papel dos museus na cidadania participativa
  • Novo modelo tarifário dos táxis entra em vigor a 19 de junho e nos feriados passa a haver um “agravamento do preço”
    Novo modelo tarifário dos táxis entra em vigor a 19 de junho e nos feriados passa a haver um “agravamento do preço”
  • Jogos de Quelfes: projeto nascido na Escola de Marim é eleito o melhor do mundo em educação olímpica
    Jogos de Quelfes: projeto nascido na Escola de Marim é eleito o melhor do mundo em educação olímpica
  • Regras mudam na UE: companhias aéreas já não podem cobrar taxas a quem se enganar a escrever o nome no momento da reserva
    Regras mudam na UE: companhias aéreas já não podem cobrar taxas a quem se enganar a escrever o nome no momento da reserva
  • Atletas dos Castores do Arade brilham no Europeu com títulos, medalhas e recorde
    Atletas dos Castores do Arade brilham no Europeu com títulos, medalhas e recorde
  • Nuno Rio leva a Paris modelo digital para salvaguardar arquitetura tradicional
    Nuno Rio leva a Paris modelo digital para salvaguardar arquitetura tradicional

Opinião

  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal