Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Alunos consultam pautas dos exames nacionais. Crédito: Lusa
Ensino, Nacional

Ministro promete notas esta tarde apesar dos atrasos nos exames

Alunos aguardam as notas dos exames num processo marcado por falhas técnicas, atrasos e falta de professores classificadores

09:40 17 Julho, 2026 09:39 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Milhares de alunos do ensino secundário aguardam esta sexta-feira pela divulgação das classificações dos exames nacionais, embora a afixação das pautas dependa da conclusão da avaliação de todas as provas, num processo marcado por atrasos, falhas técnicas e falta de professores classificadores.

A hipótese de os resultados não serem divulgados durante o dia chegou a ser admitida pelo ministro da Educação na véspera, quando permaneciam por avaliar 0,5% das respostas. Ainda assim, Fernando Alexandre mostrou-se confiante de que as pautas seriam publicadas durante a tarde.

“Tivemos uma excelente recetividade [dos professores], as avaliações estão a decorrer e estamos muito confiantes que amanhã [sexta-feira] à tarde publicaremos as notas de todas as disciplinas”, declarou aos jornalistas no final do debate sobre o estado da nação.

No dia em que centenas de milhares de estudantes esperam conhecer os resultados, o ministro da Educação estará no parlamento para um debate de urgência sobre os exames nacionais, requerido pelo PCP.

Classificação digital marcada por falhas técnicas

Com mais de 300 mil provas realizadas em papel, a implementação do processo de classificação digital, que acontece pela primeira vez, implicou a digitalização de milhões de folhas de resposta, posteriormente distribuídas pelos professores para classificação.

Os problemas começaram a surgir, desde logo, com o exame de Português – o primeiro realizado pelos alunos – que tardou a chegar aos classificadores por “dificuldades técnicas”, segundo o Júri Nacional de Exames (JNE).

Aos primeiros atrasos na disponibilização das provas, seguiram-se relatos de folhas mal digitalizadas, respostas incompletas por falta de folhas de continuação e dificuldades na plataforma de classificação.

“[As dificuldades] estão a ser resolvidas, nós continuamos dentro dos prazos previstos”, afirmou o ministro da Educação, Ciência e Inovação no dia 29 de junho, seis dias após o arranque do processo de classificação.

Na mesma semana, o Governo acabou por anunciar o adiamento da divulgação dos resultados, de 14 para 17 de julho.

Prazo prolongado e falta de classificadores

De acordo com o novo calendário, os professores teriam até às 23:59 do dia 14 de julho para classificar os exames nacionais – mais quatro dias do que inicialmente previsto –, mas, a poucas horas do fim do prazo, o Ministério prolongou-o por mais 24 horas.

Na altura, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) garantiu que o prolongamento do prazo não punha em causa a afixação das pautas, mas na quinta-feira ainda havia provas por classificar.

“Estamos com dificuldades em conseguir que haja professores classificadores para algumas provas”, disse Fernando Alexandre na quinta-feira, justificando o atraso na conclusão do processo.

Por outro lado, na reta final do processo, os docentes continuavam a receber novos itens para classificar, devido a falhas identificadas durante a verificação e validação do sistema.

Entre folhas de continuação com repostas e novas digitalizações, alguns professores tiveram mesmo de classificar itens que já tinham avaliado, merecendo, por isso, um pedido de desculpas por parte do ministro da Educação.

Segunda fase começa apenas a 20 de julho

Depois da publicação das pautas, os alunos que queiram repetir a avaliação deverão inscrever-se na 2.ª fase, inicialmente prevista para começar a 16 de julho, mas que arranca apenas na tarde de 20 de julho e termina a 24 de julho, em vez de 22 de julho.

Poderão também pedir a reapreciação da prova, dispondo de dois dias úteis para formalizar o pedido, após receberem a cópia do exame.

Professores e diretores escolares admitem que este ano o número de pedidos possa aumentar, devido aos constrangimentos registados durante o processo de classificação.

Leia também: Mercado Rituais do Sul leva artesanato e produtos regionais à Marina de Olhão

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ensino Nacional

Ministro promete notas esta tarde apesar dos atrasos nos exames

09:40 17 Julho, 2026 09:39 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Alunos aguardam as notas dos exames num processo marcado por falhas técnicas, atrasos e falta de professores classificadores

Areal de Cacela Velha.
Algarve Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Algarve

Caso macabro em Olhão termina com suspeita em prisão preventiva

06:50 17 Julho, 2026 06:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Histórico de violência doméstica entre mãe e filha antecedeu o crime que está a ser investigado pela Polícia Judiciária

Falésia Hotel.
Algarve Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Algarve Ensino

Faro recebe painel sobre inteligência artificial e visibilidade das empresas no UAlg TEC Campus

07:00 17 Julho, 2026 22:47 16 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Especialistas vão analisar no UAlg TEC Campus como a inteligência artificial está a mudar a pesquisa online e a recomendação de empresas

Bomba de gasolina.
Auto Economia Nacional

Gasóleo deverá subir 13,5 cêntimos na próxima semana

09:29 17 Julho, 2026 09:29 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Preços dos combustíveis deverão voltar a subir na próxima semana, com o gasóleo a aproximar-se dos dois euros por litro

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa

09:08 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A arte da paisagem consegue atingir a beleza, o que é belo, para lá do que a Natureza, por si só, nos possa oferecer em determinada situação"

Europe Direct Algarve Mundo Opinião

Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro

07:50 17 Julho, 2026 07:51 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A partir deste ano, o Comité do Eu Japan Fest decidiu expandir-se com edições regionais concebidas para fomentar ligações mais diretas entre as comunidades locais no Japão e na Europa"

Ciência Europe Direct Algarve

Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento

07:35 17 Julho, 2026 07:26 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Empresas podem obter cofinanciamento até 80%, enquanto as entidades de investigação podem beneficiar de uma taxa máxima de 85%

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto Ciência Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Avião da Ryanair no aeroporto.
Europa Vídeo

Pneu solta-se de avião da Ryanair e percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]

11:20 16 Julho, 2026 11:51 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No aeroporto de Lanzarote, um pneu soltou-se de um avião da Ryanair e percorreu vários metros pela pista antes de ser travado

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Ensino, Nacional

Ministro promete notas esta tarde apesar dos atrasos nos exames

09:40 17 Julho, 2026 09:39 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Alunos aguardam as notas dos exames num processo marcado por falhas técnicas, atrasos e falta de professores classificadores

Areal de Cacela Velha.
Algarve, Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Algarve

Caso macabro em Olhão termina com suspeita em prisão preventiva

06:50 17 Julho, 2026 06:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Histórico de violência doméstica entre mãe e filha antecedeu o crime que está a ser investigado pela Polícia Judiciária

Falésia Hotel.
Algarve, Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Algarve, Ensino

Faro recebe painel sobre inteligência artificial e visibilidade das empresas no UAlg TEC Campus

07:00 17 Julho, 2026 22:47 16 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Especialistas vão analisar no UAlg TEC Campus como a inteligência artificial está a mudar a pesquisa online e a recomendação de empresas

Bomba de gasolina.
Auto, Economia, Nacional

Gasóleo deverá subir 13,5 cêntimos na próxima semana

09:29 17 Julho, 2026 09:29 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Preços dos combustíveis deverão voltar a subir na próxima semana, com o gasóleo a aproximar-se dos dois euros por litro

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa

09:08 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A arte da paisagem consegue atingir a beleza, o que é belo, para lá do que a Natureza, por si só, nos possa oferecer em determinada situação"

Europe Direct Algarve, Mundo, Opinião

Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro

07:50 17 Julho, 2026 07:51 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A partir deste ano, o Comité do Eu Japan Fest decidiu expandir-se com edições regionais concebidas para fomentar ligações mais diretas entre as comunidades locais no Japão e na Europa"

Ciência, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 abre candidaturas com dois milhões de euros para projetos de investigação e desenvolvimento

07:35 17 Julho, 2026 07:26 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Empresas podem obter cofinanciamento até 80%, enquanto as entidades de investigação podem beneficiar de uma taxa máxima de 85%

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto, Ciência, Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Avião da Ryanair no aeroporto.
Europa, Vídeo

Pneu solta-se de avião da Ryanair e percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]

11:20 16 Julho, 2026 11:51 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No aeroporto de Lanzarote, um pneu soltou-se de um avião da Ryanair e percorreu vários metros pela pista antes de ser travado

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa, Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Últimas Notícias

  • Glow Spin junta desporto, bem-estar e animação no Hilton Vilamoura
    Glow Spin junta desporto, bem-estar e animação no Hilton Vilamoura
  • UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
    UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
  • Ministro promete notas esta tarde apesar dos atrasos nos exames
    Ministro promete notas esta tarde apesar dos atrasos nos exames
  • Gasóleo deverá subir 13,5 cêntimos na próxima semana
    Gasóleo deverá subir 13,5 cêntimos na próxima semana
  • Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir
    Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
  • Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro
    Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro
  • A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

Europe Direct Algarve

  • UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
    UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal