Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Homem a ver televisão.
Homem a ver televisão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Milhares de portugueses estão a recorrer a este método para ver televisão em casa e podem ter a conta bancária em risco

Uso de IPTV ilegal está a crescer e pode expor utilizadores a riscos financeiros, legais e de segurança, incluindo acesso a contas bancárias

13:30 23 Março, 2026 12:57 23 Março, 2026 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O consumo de conteúdos televisivos em Portugal tem vindo a mudar, com um aumento significativo do recurso a serviços de IPTV ilegais que permitem aceder a canais premium, eventos desportivos em direto e catálogos de filmes e séries por valores reduzidos. Este fenómeno tem vindo a ser apontado como uma tendência crescente e sustentada no país.

De acordo com o Jornal de Notícias, milhares de portugueses recorrem a estas plataformas, atraídos por preços substancialmente inferiores aos serviços legais, o que tem contribuído para a expansão deste tipo de utilização em ambiente doméstico.

Crescimento e dimensão do fenómeno

Segundo a mesma fonte, o recurso a IPTV ilegal consolidou-se como uma das principais formas de acesso ilícito a conteúdos audiovisuais, envolvendo um número elevado de utilizadores e uma rede de distribuição que opera frequentemente através de sistemas técnicos que dificultam a sua deteção.

Este crescimento tem sido acompanhado por uma maior complexidade nas formas de acesso, incluindo a utilização de equipamentos pré-configurados e aplicações de origem não verificada.

Impacto económico e perdas para o Estado

Os impactos desta atividade não se limitam aos utilizadores, afetando também operadores legais e detentores de direitos, com consequências diretas no plano económico. Segundo a mesma fonte, os prejuízos associados ao consumo de IPTV ilegal em Portugal são estimados em mais de 200 milhões de euros anuais, refletindo perdas significativas no setor audiovisual.

Uma parte relevante destas perdas traduz-se em receitas fiscais não arrecadadas, com o Estado a deixar de receber entre 70 a 80 milhões de euros em IVA todos os anos devido a estas práticas. Estas estimativas evidenciam o impacto alargado do fenómeno, que se estende para além do setor privado e interfere com as contas públicas.

Riscos de segurança e privacidade

Explica o mesmo jornal que a utilização destes serviços implica frequentemente a instalação de software ou dispositivos cuja origem não é verificada, o que pode abrir portas a ameaças digitais.

Segundo a mesma fonte, este tipo de acesso pode expor os utilizadores a malware, colocando em risco dados pessoais e, em algumas situações, permitindo o acesso indevido a informações sensíveis armazenadas em dispositivos ligados à rede doméstica, como é o caso de contas bancárias.

Consequências legais e investigação

A utilização de IPTV ilegal não elimina responsabilidades legais para os utilizadores, podendo estes ser identificados no âmbito de investigações criminais relacionadas com violação de direitos de autor e acesso ilegítimo a conteúdos protegidos.

De acordo com o Jornal de Notícias, Paulo Santos, diretor-geral da FEVIP, afirmou que “é perfeitamente viável a identificação de assinantes em investigações criminais”, sublinhando que a perceção de anonimato não corresponde necessariamente à realidade.

Resposta das autoridades

Note ainda que as entidades reguladoras recebem denúncias relacionadas com estes casos, embora em número reduzido face à dimensão do fenómeno.

O regulador encaminha os processos para o Ministério Público, sendo a investigação conduzida pelas autoridades judiciais e pela Polícia Judiciária, que enfrentam dificuldades associadas à utilização de mecanismos como redes privadas virtuais e outras ferramentas de ocultação.

Leia também: Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para os condutores

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Atriz de “Morangos com Açúcar” acusa Joana Marques de a humilhar por ter autismo

19:30 27 Julho, 2026 16:02 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A atriz Mafalda Matos acusa Joana Marques de fazer piadas com o autismo e diz que se sentiu profundamente humilhada

Algarve

Jovem desaparece no mar durante travessia de paddle no Algarve e buscas mobilizam vários meios

17:50 27 Julho, 2026 17:38 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Amigo que acompanhava o jovem foi resgatado por uma embarcação de pesca. Autoridades procuram o praticante de paddle ao largo de Aljezur

Algarve Economia Europe Direct Algarve

Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável

12:50 27 Julho, 2026 12:45 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto Pep4Fish testa em mar aberto novas dietas para reforçar a saúde dos peixes, reduzir a mortalidade e melhorar o pescado

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Vinho.
Economia Nacional

Quem tiver vinho armazenado terá de fazer esta declaração até setembro ou arrisca multa de 10 mil euros

15:40 27 Julho, 2026 15:35 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtores e empresas com vinho ou outros produtos vínicos em existência têm de comunicar os volumes detidos

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 14:47 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consultoria de imagem como ferramenta de consciência | Por Carmen Garrido

08:32 27 Julho, 2026 08:35 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Integrada no espírito do Novo Bauhaus Europeu, a consultoria de imagem afirma-se como uma ponte entre identidade, sustentabilidade e expressão individual"

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Algarve Cultura Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Nacional

Atriz de “Morangos com Açúcar” acusa Joana Marques de a humilhar por ter autismo

19:30 27 Julho, 2026 16:02 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A atriz Mafalda Matos acusa Joana Marques de fazer piadas com o autismo e diz que se sentiu profundamente humilhada

Algarve

Jovem desaparece no mar durante travessia de paddle no Algarve e buscas mobilizam vários meios

17:50 27 Julho, 2026 17:38 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Amigo que acompanhava o jovem foi resgatado por uma embarcação de pesca. Autoridades procuram o praticante de paddle ao largo de Aljezur

Algarve, Economia, Europe Direct Algarve

Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável

12:50 27 Julho, 2026 12:45 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto Pep4Fish testa em mar aberto novas dietas para reforçar a saúde dos peixes, reduzir a mortalidade e melhorar o pescado

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve, Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Vinho.
Economia, Nacional

Quem tiver vinho armazenado terá de fazer esta declaração até setembro ou arrisca multa de 10 mil euros

15:40 27 Julho, 2026 15:35 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtores e empresas com vinho ou outros produtos vínicos em existência têm de comunicar os volumes detidos

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 14:47 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consultoria de imagem como ferramenta de consciência | Por Carmen Garrido

08:32 27 Julho, 2026 08:35 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Integrada no espírito do Novo Bauhaus Europeu, a consultoria de imagem afirma-se como uma ponte entre identidade, sustentabilidade e expressão individual"

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve, Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Algarve, Cultura, Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Últimas Notícias

  • Empresa condenada por vigiar funcionária com GPS no carro: Tribunal da Relação de Lisboa confirma coima de quase 15 mil euros
    Empresa condenada por vigiar funcionária com GPS no carro: Tribunal da Relação de Lisboa confirma coima de quase 15 mil euros
  • Atriz de “Morangos com Açúcar” acusa Joana Marques de a humilhar por ter autismo
    Atriz de “Morangos com Açúcar” acusa Joana Marques de a humilhar por ter autismo
  • Algarve escolhe sete patrimónios para a Meia-Final Nacional das Novas 7 Maravilhas de Portugal
    Algarve escolhe sete patrimónios para a Meia-Final Nacional das Novas 7 Maravilhas de Portugal
  • Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial
    Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial
  • Traça Edições recupera “A Felicidade de Todos os Seres”, uma obra de 1922
    Traça Edições recupera “A Felicidade de Todos os Seres”, uma obra de 1922

Opinião

  • Estamos todos em lista de espera… | Editorial de Henrique Dias Freire
    Estamos todos em lista de espera… | Editorial de Henrique Dias Freire
  • A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão
    A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão
  • Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
    Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

Europe Direct Algarve

  • Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
    Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
  • Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável
    Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento