Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha técnica e contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Nacional

Constituição: Partidos concordam consagrar bem-estar animal na Lei Fundamental

A reunião terminou com um debate aceso sobre tauromaquia

08:52 21 Abril, 2023 08:53 21 Abril, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os partidos concordaram esta quinta-feira em consagrar na Constituição a promoção do bem-estar animal, para tentar ultrapassar algumas decisões do Tribunal Constitucional sobre o tema, numa reunião que terminou com um debate aceso sobre tauromaquia.

Na reunião da comissão eventual de revisão constitucional os deputados debateram propostas do PS e PAN que alteram o artigo 66.º sobre ambiente e qualidade de vida, consagrando como uma incumbência do Estado a promoção do bem-estar animal, e ainda uma proposta do BE para criar um artigo autónomo sobre o tema.

Pelo PS, a deputada Alexandra Leitão referiu que o parlamento já aprovou legislação de proteção dos animais de companhia, inclusive penal, e recordou que “em pelo menos três situações de fiscalização concreta da constitucionalidade, o Tribunal Constitucional entendeu que aquelas normas eram inconstitucionais, por considerar que o avanço para a tutela penal exigiria que o bem estivesse especificamente consagrado na Constituição enquanto valor a tutelar”.

A socialista classificou a proteção do bem-estar animal como um “avanço civilizacional”, considerando importante incluir na Constituição esta referência de forma a “respaldar a legislação feita nesta matéria”.

Em janeiro, o Ministério Público (MP) junto do Tribunal Constitucional pediu a declaração de inconstitucionalidade da norma que criminaliza com multa ou prisão quem, sem motivo legítimo, mate ou maltrate animais de companhia, pedido que surgiu após três decisões do TC nesse sentido.

Também a social-democrata Emília Cerqueira defendeu a importância de introduzir esta alteração na Constituição, ultrapassando a questão levantada pelo TC e avisando para um “vazio legal”.

Rita Matias, do Chega, concordou com a proposta em debate e o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim de Figueiredo defendeu que esta alteração “vem preencher o vazio jurídico” criado pelas decisões do TC.

Alma Rivera, do PCP, considerou “necessário acompanhar a evolução do pensamento e das sociedades no sentido de uma outra relação com os animais, não meramente instrumental” mas disse não estar certa de que as alterações em debate consigam ultrapassar as questões levantadas pelos juízes do Palácio Ratton.

Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do BE, salientou a importância de esta alteração ter um artigo próprio, mas disse não ver divergências de fundo sobre a matéria.

A porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, considerou que “tem que ser dado este salto civilizacional”, ideia acompanhada pelo deputado único do Livre, Rui Tavares.

Outra das propostas de alteração ao artigo 66.º era do Chega, que sugeria a promoção da “proteção da fauna e da flora, nomeadamente proibir as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade, nos termos da lei”.

A parte final desta alteração foi criticada pela social-democrata Emília Cerqueira, para quem esta proposta do Chega poderia abrir a possibilidade da proibição de atividades como as touradas, e acusou o partido de contradição.

Rita Matias começou por defender que era “uma questão de interpretação e de compreensão de português” e admitiu uma possível “clarificação futura”.

Já o bloquista Pedro Filipe Soares felicitou ironicamente o Chega por querer proibir as touradas, saudando o partido pela “boa evolução”.

Num debate ‘aceso’, a deputada do Chega defendeu por várias vezes a sua proposta, dizendo que tinha até inspiração na Constituição brasileira, e acusou os restantes partidos de estarem a tentar encontrar o Chega “em contradição”.

Emília Cerqueira, do PSD, defendeu que uma coisa “é a intenção”, outra é “o que fazemos”, ressalvando a importância das atividades tauromáquicas, ideia que mereceu a oposição já conhecida de Inês Sousa Real, do PAN, que acusou o Chega de “não ser um partido do século XXI”.

Outros aspetos do artigo 66.º foram amplamente debatidos durante a primeira hora e meia de reunião — com reflexões sobre biodiversidade e até fungos – numa discussão em que a maioria dos partidos concordou em consagrar como responsabilidade do Estado a promoção de uma “economia circular” .

No dia anterior, os deputados tinham já debatido as propostas relativas à água, concordando com a consagração do direito a água potável e saneamento básico.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idoso a passear o cão sem trela.
Nacional

Idoso de 83 anos foi abordado pela PSP por passear o cão sem trela e agrediu o polícia

16:10 10 Julho, 2026 13:31 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Homem de 83 anos foi abordado por passear o cão sem trela, mas o caso tomou um rumo inesperado e terminou com um agente da PSP agredido

Algarve Cultura

Jardim Pescador Olhanense acolhe festa dos 80 anos da Alliance Française

15:00 10 Julho, 2026 14:56 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Celebração pretende juntar residentes, turistas e comunidade francófona numa noite de música e partilha cultural

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve

Prisão preventiva para suspeitos de roubos violentos a idosos em Olhão e Faro

12:15 10 Julho, 2026 12:02 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

GNR deteve seis pessoas numa operação contra alegada rede organizada de roubos violentos em Olhão e Faro

Algarve Economia Edição Papel Gastronomia

Mustique Gourmet abre em Tavira com sabores, marcas e alma portuguesa

10:00 10 Julho, 2026 15:48 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Inspirada nas antigas mercearias, a Mustique Gourmet apresenta-se em Tavira como um novo espaço de descoberta portuguesa

Economia Opinião

O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos

18:40 10 Julho, 2026 18:39 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Enquanto os homens discutem os regimes, o dinheiro limita-se a mudar de carteira. Nunca tem preferência por bandeiras. Sempre preferiu bolsos"

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma pode mudar? Novas contas à população obrigam INE a rever dados

22:20 10 Julho, 2026 19:23 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O INE reviu em alta a população residente em Portugal e vai refazer as tábuas de mortalidade. Estes cálculos influenciam a idade legal da reforma

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

Passageiro quase sugado por janela obriga avião da Ryanair a aterrar de emergência

21:40 10 Julho, 2026 19:43 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O voo Ryanair entre Salónica, na Grécia, e Memmingen, na Alemanha, regressou ao aeroporto pouco depois da descolagem

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz nova descida das temperaturas: estas capitais ainda ficam perto dos 30 ºC

21:20 10 Julho, 2026 19:22 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A entrada de ar mais fresco de origem atlântica vai fazer descer as temperaturas em Portugal continental este domingo

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Apreensão GNR. Crédito: GNR
Nacional

Rede de tráfico vendia droga junto a escolas: 13 suspeitos ficam em prisão preventiva

22:00 10 Julho, 2026 20:16 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Treze suspeitos de uma alegada rede de tráfico de droga que atuava em vários concelhos de Aveiro e do Porto ficaram em prisão preventiva

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Nacional

Gases tóxicos obrigam à retirada de 150 trabalhadores de armazém de fruta

20:50 10 Julho, 2026 20:10 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um armazém de fruta no Bombarral teve de ser evacuado após a libertação de gases tóxicos

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Idoso a passear o cão sem trela.
Nacional

Idoso de 83 anos foi abordado pela PSP por passear o cão sem trela e agrediu o polícia

16:10 10 Julho, 2026 13:31 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Homem de 83 anos foi abordado por passear o cão sem trela, mas o caso tomou um rumo inesperado e terminou com um agente da PSP agredido

Algarve, Cultura

Jardim Pescador Olhanense acolhe festa dos 80 anos da Alliance Française

15:00 10 Julho, 2026 14:56 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Celebração pretende juntar residentes, turistas e comunidade francófona numa noite de música e partilha cultural

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve

Prisão preventiva para suspeitos de roubos violentos a idosos em Olhão e Faro

12:15 10 Julho, 2026 12:02 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

GNR deteve seis pessoas numa operação contra alegada rede organizada de roubos violentos em Olhão e Faro

Algarve, Economia, Edição Papel, Gastronomia

Mustique Gourmet abre em Tavira com sabores, marcas e alma portuguesa

10:00 10 Julho, 2026 15:48 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Inspirada nas antigas mercearias, a Mustique Gourmet apresenta-se em Tavira como um novo espaço de descoberta portuguesa

Economia, Opinião

O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos

18:40 10 Julho, 2026 18:39 10 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Enquanto os homens discutem os regimes, o dinheiro limita-se a mudar de carteira. Nunca tem preferência por bandeiras. Sempre preferiu bolsos"

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma pode mudar? Novas contas à população obrigam INE a rever dados

22:20 10 Julho, 2026 19:23 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O INE reviu em alta a população residente em Portugal e vai refazer as tábuas de mortalidade. Estes cálculos influenciam a idade legal da reforma

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

Passageiro quase sugado por janela obriga avião da Ryanair a aterrar de emergência

21:40 10 Julho, 2026 19:43 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O voo Ryanair entre Salónica, na Grécia, e Memmingen, na Alemanha, regressou ao aeroporto pouco depois da descolagem

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Domingo traz nova descida das temperaturas: estas capitais ainda ficam perto dos 30 ºC

21:20 10 Julho, 2026 19:22 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A entrada de ar mais fresco de origem atlântica vai fazer descer as temperaturas em Portugal continental este domingo

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Apreensão GNR. Crédito: GNR
Nacional

Rede de tráfico vendia droga junto a escolas: 13 suspeitos ficam em prisão preventiva

22:00 10 Julho, 2026 20:16 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Treze suspeitos de uma alegada rede de tráfico de droga que atuava em vários concelhos de Aveiro e do Porto ficaram em prisão preventiva

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Nacional

Gases tóxicos obrigam à retirada de 150 trabalhadores de armazém de fruta

20:50 10 Julho, 2026 20:10 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um armazém de fruta no Bombarral teve de ser evacuado após a libertação de gases tóxicos

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Idade da reforma pode mudar? Novas contas à população obrigam INE a rever dados
    Idade da reforma pode mudar? Novas contas à população obrigam INE a rever dados
  • Rede de tráfico vendia droga junto a escolas: 13 suspeitos ficam em prisão preventiva
    Rede de tráfico vendia droga junto a escolas: 13 suspeitos ficam em prisão preventiva
  • Passageiro quase sugado por janela obriga avião da Ryanair a aterrar de emergência
    Passageiro quase sugado por janela obriga avião da Ryanair a aterrar de emergência
  • Domingo traz nova descida das temperaturas: estas capitais ainda ficam perto dos 30 ºC
    Domingo traz nova descida das temperaturas: estas capitais ainda ficam perto dos 30 ºC
  • Gases tóxicos obrigam à retirada de 150 trabalhadores de armazém de fruta
    Gases tóxicos obrigam à retirada de 150 trabalhadores de armazém de fruta

Opinião

  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
  • A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
  • Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz
    Ibn Khaldun e Maquiavel, as teorias do Estado e da História | Por Jorge Queiroz

Europe Direct Algarve

  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal