Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Idoso com notas de euro na mão.
Idoso com notas de euro na mão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Adeus bónus nas pensões? Coordenador da reforma da Segurança Social deixa aviso ao Governo

A possibilidade de um novo bónus nas pensões em 2026 continua em aberto e depende da evolução das contas públicas

11:30 21 Agosto, 2026 11:25 21 Agosto, 2026
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Jorge Bravo, coordenador do grupo de trabalho criado para estudar a reforma da Segurança Social, desaconselha o Governo a manter como prática habitual a atribuição de bónus extraordinários aos pensionistas. O economista considera que o sistema deve assentar, tanto quanto possível, em regras transparentes e automáticas, deixando este tipo de apoio pontual para situações excecionais.

Citado pelo Notícias ao Minuto, Jorge Bravo explicou que não exclui pagamentos extraordinários quando existe uma razão concreta, como aconteceu durante a pandemia ou em períodos de inflação elevada e aumento do custo de vida. O problema, na sua perspetiva, surge quando estes suplementos começam a ser atribuídos de forma recorrente.

“Não é a forma correta de gerir o sistema”

“Tenho preferência por regras mais automáticas e transparentes possíveis, com o mínimo de intervenção discricionária”, afirmou Jorge Bravo. O coordenador admite que um Governo eleito deve manter margem para adotar medidas extraordinárias de política social quando as circunstâncias o justificam. Ainda assim, deixou uma reserva clara quanto à repetição sistemática deste tipo de pagamentos.

“Temos tido alguns episódios que o justificam: uma pandemia, uma crise de inflação, problemas de custo de vida. Agora, de forma recorrente, para fins eleitoralistas, não é a forma correta de gerir o sistema”, afirmou ao Expresso. A posição surge poucos dias depois da apresentação do relatório “Reformar as Pensões em Portugal — Por um Sistema Sustentável, Adequado e Justo — um Contrato entre Gerações”, elaborado pelo grupo de trabalho coordenado por Jorge Bravo.

Mas haverá bónus nas pensões em 2026?

A resposta continua, para já, em aberto. O Orçamento do Estado para 2026 prevê a possibilidade de pagamento de um suplemento extraordinário às pensões, mas condiciona a medida à evolução da execução orçamental e das receitas e despesas públicas.

Isto significa que existe enquadramento para um novo pagamento, mas o Governo ainda terá de avaliar se as contas públicas permitem avançar e definir os respetivos valores, beneficiários e calendário. A possibilidade resulta de uma proposta do PSD e CDS-PP aprovada pelo Parlamento em novembro de 2025, permitindo ao Executivo repetir em 2026 um apoio dirigido sobretudo aos pensionistas com rendimentos mais baixos.

Governo ainda não avançou com valores

Questionado esta semana sobre o assunto, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, não se comprometeu com a repetição do suplemento nem anunciou qualquer valor ou data. O tema já tinha surgido durante a tradicional rentrée política do PSD, na Festa do Pontal. Também aí o primeiro-ministro, Luís Montenegro, não anunciou um novo bónus para os pensionistas.

“Mal tenhamos a garantia de que as finanças públicas comportam, continuaremos esta política de descida de impostos e de valorização das pensões”, afirmou Montenegro. A declaração deixou a porta aberta a novas medidas, mas sem indicar se o suplemento extraordinário será efetivamente pago este ano.

Em 2025 houve pagamentos de 100, 150 ou 200 euros

No ano passado, os pensionistas com reformas até 1.567,50 euros mensais receberam um suplemento extraordinário em setembro. O valor dependia do montante global das pensões. Quem recebia até 522,50 euros teve direito a 200 euros; entre 522,50 e 1.045 euros, o pagamento foi de 150 euros; e para pensões superiores a 1.045 euros e até 1.567,50 euros foram pagos 100 euros.

A medida não implicou qualquer pedido por parte dos beneficiários e o montante foi entregue juntamente com a pensão. Em 2024 tinha sido aplicado um modelo semelhante. Nesse ano, o anúncio foi feito em agosto e o pagamento ocorreu em outubro. Em 2025, a decisão foi conhecida em julho e o dinheiro chegou em setembro.

Bónus não é o mesmo que aumentar a pensão

A posição de Jorge Bravo assenta também numa diferença importante entre um suplemento extraordinário e um aumento permanente. Um bónus de 100 ou 200 euros representa um pagamento único. Ajuda o rendimento do pensionista naquele momento, mas não passa, em regra, a integrar o valor mensal da pensão nem serve de base para as atualizações dos anos seguintes.

Já uma atualização permanente aumenta a pensão de forma estrutural e produz efeitos nos meses seguintes. É neste ponto que o economista defende maior recurso a mecanismos automáticos. A atualização regular das pensões já resulta de uma fórmula legal que tem em consideração fatores como a inflação e o crescimento económico, permitindo que os pensionistas conheçam antecipadamente as regras que determinam a evolução dos seus rendimentos.

Relatório defende maior previsibilidade na Segurança Social

A recomendação sobre os bónus insere-se numa discussão mais ampla sobre a forma como deve ser gerido o sistema de pensões nas próximas décadas. O grupo coordenado por Jorge Bravo apresentou propostas sobre reforma antecipada, poupança complementar, carreiras contributivas, financiamento da Segurança Social e incentivos para permanecer mais tempo no mercado de trabalho.

Um dos princípios defendidos ao longo do relatório passa precisamente por aumentar a previsibilidade das regras, evitando alterações frequentes ou decisões que dependam exclusivamente da situação política de cada momento. Isto não significa eliminar a capacidade do Estado para responder a crises. O próprio coordenador reconhece que podem existir circunstâncias em que um apoio extraordinário faça sentido. A recomendação passa antes por evitar que aquilo que nasceu como exceção se transforme numa prática regular.

Novo suplemento continua dependente das contas públicas

Para quem recebe uma pensão, a situação mantém-se assim sem uma decisão definitiva. A legislação permite que o Governo atribua um novo suplemento extraordinário em 2026, mas a medida continua dependente da evolução das contas públicas. Até agora, não foram anunciados valores, escalões ou uma data de pagamento.

Ao mesmo tempo, o coordenador do grupo que estudou a reforma da Segurança Social deixa um aviso ao Executivo: os bónus podem ser utilizados em situações excecionais, mas não devem substituir regras permanentes e automáticas de atualização das pensões.

Leia também: Tem 60 anos e pensa pedir a reforma? Este detalhe pode fazer a sua pensão cair mais de 30% (mas há uma forma de ‘fugir’ aos cortes)

Mudar hora do relógio. Crédito: DR
Nacional

Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?

11:00 24 Outubro, 2026 15:36 23 Outubro, 2026

Portugal entra no horário de inverno na madrugada de domingo. Saiba como acertar os relógios e se vai ganhar ou perder uma hora de descanso

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve Economia

Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro

20:23 24 Outubro, 2026 20:24 24 Outubro, 2026

Manifestantes pedem o fim dos despejos e medidas contra a especulação. Organização alerta para dificuldades no acesso à habitação na região algarvia

Algarve Cultura Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros

14:10 24 Outubro, 2026 13:03 24 Outubro, 2026

Os preços das habitações aumentaram quatro vezes mais do que os salários no último ano, com algumas regiões a registarem subidas particularmente acentuadas

BMW num posto de abastecimento.
Auto Economia Europa

BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições

15:40 24 Outubro, 2026 16:01 23 Outubro, 2026

A BMW apresentou indemnizações superiores a 650.000€ em casos específicos e criou um bónus para incentivar despedimentos

Algarve Economia

Frusoal investe 515 mil euros em laboratório para proteger citrinos do Algarve

16:40 23 Outubro, 2026 16:40 23 Outubro, 2026

Centro apresentado em Tavira vai estudar, durante três anos, uma praga dos citrinos e apoiar o desenvolvimento de estratégias de proteção dos pomares

Avião da TAP.
Economia Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Nacional

PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros

20:10 24 Outubro, 2026 18:08 24 Outubro, 2026

De peças de ouro a roupa e equipamentos eletrónicos, a PSP de Coimbra leiloou mais de 1.500 objetos perdidos que nunca foram reclamados

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mudar hora do relógio. Crédito: DR
Nacional

Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?

11:00 24 Outubro, 2026 15:36 23 Outubro, 2026

Portugal entra no horário de inverno na madrugada de domingo. Saiba como acertar os relógios e se vai ganhar ou perder uma hora de descanso

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro

20:23 24 Outubro, 2026 20:24 24 Outubro, 2026

Manifestantes pedem o fim dos despejos e medidas contra a especulação. Organização alerta para dificuldades no acesso à habitação na região algarvia

Algarve, Cultura, Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros

14:10 24 Outubro, 2026 13:03 24 Outubro, 2026

Os preços das habitações aumentaram quatro vezes mais do que os salários no último ano, com algumas regiões a registarem subidas particularmente acentuadas

BMW num posto de abastecimento.
Auto, Economia, Europa

BMW chegou a oferecer mais de 650.000€ para trabalhadores saírem: procura foi tanta que a marca fechou inscrições

15:40 24 Outubro, 2026 16:01 23 Outubro, 2026

A BMW apresentou indemnizações superiores a 650.000€ em casos específicos e criou um bónus para incentivar despedimentos

Algarve, Economia

Frusoal investe 515 mil euros em laboratório para proteger citrinos do Algarve

16:40 23 Outubro, 2026 16:40 23 Outubro, 2026

Centro apresentado em Tavira vai estudar, durante três anos, uma praga dos citrinos e apoiar o desenvolvimento de estratégias de proteção dos pomares

Avião da TAP.
Economia, Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Nacional

PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros

20:10 24 Outubro, 2026 18:08 24 Outubro, 2026

De peças de ouro a roupa e equipamentos eletrónicos, a PSP de Coimbra leiloou mais de 1.500 objetos perdidos que nunca foram reclamados

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
    Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
  • PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
    PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
  • Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
    Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
  • Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças
    Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças
  • Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões
    Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

Opinião

  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal