Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Idoso com notas de euro na mão.
Idoso com notas de euro na mão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Adeus bónus nas pensões? Coordenador da reforma da Segurança Social deixa aviso ao Governo

A possibilidade de um novo bónus nas pensões em 2026 continua em aberto e depende da evolução das contas públicas

11:30 21 Agosto, 2026 11:25 21 Agosto, 2026 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Jorge Bravo, coordenador do grupo de trabalho criado para estudar a reforma da Segurança Social, desaconselha o Governo a manter como prática habitual a atribuição de bónus extraordinários aos pensionistas. O economista considera que o sistema deve assentar, tanto quanto possível, em regras transparentes e automáticas, deixando este tipo de apoio pontual para situações excecionais.

Citado pelo Notícias ao Minuto, Jorge Bravo explicou que não exclui pagamentos extraordinários quando existe uma razão concreta, como aconteceu durante a pandemia ou em períodos de inflação elevada e aumento do custo de vida. O problema, na sua perspetiva, surge quando estes suplementos começam a ser atribuídos de forma recorrente.

“Não é a forma correta de gerir o sistema”

“Tenho preferência por regras mais automáticas e transparentes possíveis, com o mínimo de intervenção discricionária”, afirmou Jorge Bravo. O coordenador admite que um Governo eleito deve manter margem para adotar medidas extraordinárias de política social quando as circunstâncias o justificam. Ainda assim, deixou uma reserva clara quanto à repetição sistemática deste tipo de pagamentos.

“Temos tido alguns episódios que o justificam: uma pandemia, uma crise de inflação, problemas de custo de vida. Agora, de forma recorrente, para fins eleitoralistas, não é a forma correta de gerir o sistema”, afirmou ao Expresso. A posição surge poucos dias depois da apresentação do relatório “Reformar as Pensões em Portugal — Por um Sistema Sustentável, Adequado e Justo — um Contrato entre Gerações”, elaborado pelo grupo de trabalho coordenado por Jorge Bravo.

Mas haverá bónus nas pensões em 2026?

A resposta continua, para já, em aberto. O Orçamento do Estado para 2026 prevê a possibilidade de pagamento de um suplemento extraordinário às pensões, mas condiciona a medida à evolução da execução orçamental e das receitas e despesas públicas.

Isto significa que existe enquadramento para um novo pagamento, mas o Governo ainda terá de avaliar se as contas públicas permitem avançar e definir os respetivos valores, beneficiários e calendário. A possibilidade resulta de uma proposta do PSD e CDS-PP aprovada pelo Parlamento em novembro de 2025, permitindo ao Executivo repetir em 2026 um apoio dirigido sobretudo aos pensionistas com rendimentos mais baixos.

Governo ainda não avançou com valores

Questionado esta semana sobre o assunto, o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, não se comprometeu com a repetição do suplemento nem anunciou qualquer valor ou data. O tema já tinha surgido durante a tradicional rentrée política do PSD, na Festa do Pontal. Também aí o primeiro-ministro, Luís Montenegro, não anunciou um novo bónus para os pensionistas.

“Mal tenhamos a garantia de que as finanças públicas comportam, continuaremos esta política de descida de impostos e de valorização das pensões”, afirmou Montenegro. A declaração deixou a porta aberta a novas medidas, mas sem indicar se o suplemento extraordinário será efetivamente pago este ano.

Em 2025 houve pagamentos de 100, 150 ou 200 euros

No ano passado, os pensionistas com reformas até 1.567,50 euros mensais receberam um suplemento extraordinário em setembro. O valor dependia do montante global das pensões. Quem recebia até 522,50 euros teve direito a 200 euros; entre 522,50 e 1.045 euros, o pagamento foi de 150 euros; e para pensões superiores a 1.045 euros e até 1.567,50 euros foram pagos 100 euros.

A medida não implicou qualquer pedido por parte dos beneficiários e o montante foi entregue juntamente com a pensão. Em 2024 tinha sido aplicado um modelo semelhante. Nesse ano, o anúncio foi feito em agosto e o pagamento ocorreu em outubro. Em 2025, a decisão foi conhecida em julho e o dinheiro chegou em setembro.

Bónus não é o mesmo que aumentar a pensão

A posição de Jorge Bravo assenta também numa diferença importante entre um suplemento extraordinário e um aumento permanente. Um bónus de 100 ou 200 euros representa um pagamento único. Ajuda o rendimento do pensionista naquele momento, mas não passa, em regra, a integrar o valor mensal da pensão nem serve de base para as atualizações dos anos seguintes.

Já uma atualização permanente aumenta a pensão de forma estrutural e produz efeitos nos meses seguintes. É neste ponto que o economista defende maior recurso a mecanismos automáticos. A atualização regular das pensões já resulta de uma fórmula legal que tem em consideração fatores como a inflação e o crescimento económico, permitindo que os pensionistas conheçam antecipadamente as regras que determinam a evolução dos seus rendimentos.

Relatório defende maior previsibilidade na Segurança Social

A recomendação sobre os bónus insere-se numa discussão mais ampla sobre a forma como deve ser gerido o sistema de pensões nas próximas décadas. O grupo coordenado por Jorge Bravo apresentou propostas sobre reforma antecipada, poupança complementar, carreiras contributivas, financiamento da Segurança Social e incentivos para permanecer mais tempo no mercado de trabalho.

Um dos princípios defendidos ao longo do relatório passa precisamente por aumentar a previsibilidade das regras, evitando alterações frequentes ou decisões que dependam exclusivamente da situação política de cada momento. Isto não significa eliminar a capacidade do Estado para responder a crises. O próprio coordenador reconhece que podem existir circunstâncias em que um apoio extraordinário faça sentido. A recomendação passa antes por evitar que aquilo que nasceu como exceção se transforme numa prática regular.

Novo suplemento continua dependente das contas públicas

Para quem recebe uma pensão, a situação mantém-se assim sem uma decisão definitiva. A legislação permite que o Governo atribua um novo suplemento extraordinário em 2026, mas a medida continua dependente da evolução das contas públicas. Até agora, não foram anunciados valores, escalões ou uma data de pagamento.

Ao mesmo tempo, o coordenador do grupo que estudou a reforma da Segurança Social deixa um aviso ao Executivo: os bónus podem ser utilizados em situações excecionais, mas não devem substituir regras permanentes e automáticas de atualização das pensões.

Leia também: Tem 60 anos e pensa pedir a reforma? Este detalhe pode fazer a sua pensão cair mais de 30% (mas há uma forma de ‘fugir’ aos cortes)

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas vão ser as regiões afetadas e há interrupções que duram 6 horas

07:00 21 Agosto, 2026 13:56 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de luz programados para este domingo vão deixar várias zonas do país sem eletricidade durante horas. Lisboa, Alentejo e Algarve estão entre as regiões afetadas

Algarve Economia Edição Papel Vida & Lazer

Antiga Fábrica Balsense recebe o GUÄVA, novo lounge bar de Tavira

11:10 21 Agosto, 2026 11:34 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Novo espaço GUÄVA abre a 22 de agosto na antiga Fábrica Balsense, com desporto em ecrã gigante, cocktails e DJ sets ao pôr do sol

Carro elétrico a carregar.
Auto Nacional

Estes carros estão a ser alvo de múltiplas reclamações em Portugal e há duas marcas que se destacam nas queixas

06:50 21 Agosto, 2026 06:22 21 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Queixas relacionadas com estes carros dispararam em Portugal e duas marcas concentram uma parte significativa das reclamações

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Dia de chuva. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí grande descida da temperatura e muita chuva: tempo muda em Portugal a partir deste dia

10:30 21 Agosto, 2026 15:21 19 Agosto, 2026 | Luís Santos

O tempo deverá mudar em Portugal nos próximos dias, com descida da temperatura e regresso da chuva a várias regiões

Farolinho de Vila Real de Santo António.
Algarve Economia

Há 7 municípios no Algarve que cobram um valor extra a quem quiser lá dormir: saiba quais são e quanto se paga

07:10 21 Agosto, 2026 19:16 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Quem passa uma noite no Algarve pode encontrar um valor adicional na conta do alojamento em alguns municípios

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Algarve Cultura

Switchdance e VJ Lombo levam música eletrónica ao Museu Zer0 em Santa Catarina da Fonte do Bispo

09:50 21 Agosto, 2026 10:09 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A noite combina os sets de Switchdance com a criação visual de VJ Lombo, num espetáculo que cruza música eletrónica e arte digital

Economia Europe Direct Algarve

Algarve 2030 tem um milhão de euros para eficiência energética em equipamentos sociais

10:15 21 Agosto, 2026 10:25 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

São Brás de Alportel, Lagos e Lagoa já têm projetos aprovados, num total superior a um milhão de euros de financiamento FEDER

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Matera / Tetouan 2026, primeiros eventos do calendário | Por João Palmeiro

07:30 21 Agosto, 2026 09:00 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"O programa continua a fortalecer o diálogo intercultural, reunindo artistas, profissionais culturais, organizações da sociedade civil, autoridades locais e comunidades de toda a região euro-mediterrânica"

Opinião Política

A política portuguesa e a arte da descontextualização | Por Luís Ganhão

08:44 21 Agosto, 2026 09:00 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A palavra política, em Portugal, tornou-se reversível. Diz-se uma coisa, interpreta-se outra, e explica-se uma terceira"

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Mulher doa à filha uma casa de 280 mil euros e tribunal obriga à devolução por ingratidão: tentou expulsar a mãe e deitou fora os seus pertences

19:30 20 Agosto, 2026 19:23 20 Agosto, 2026 | João Luís

Uma mulher ofereceu à filha uma casa avaliada em 280 mil euros, mas a convivência deteriorou-se e acabou no tribunal francês

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo vai afetar esta região e este será o dia mais chuvoso

09:00 20 Agosto, 2026 12:09 19 Agosto, 2026 | João Luís

A região portuguesa dos Açores deverá enfrentar dias de chuva nos próximos dias, com um deles a concentrar a maior instabilidade

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Nacional

Adeus bónus nas pensões? Coordenador da reforma da Segurança Social deixa aviso ao Governo

11:30 21 Agosto, 2026 11:25 21 Agosto, 2026 | João Luís

A possibilidade de um novo bónus nas pensões em 2026 continua em aberto e depende da evolução das contas públicas

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas vão ser as regiões afetadas e há interrupções que duram 6 horas

07:00 21 Agosto, 2026 13:56 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de luz programados para este domingo vão deixar várias zonas do país sem eletricidade durante horas. Lisboa, Alentejo e Algarve estão entre as regiões afetadas

Algarve, Economia, Edição Papel, Vida & Lazer

Antiga Fábrica Balsense recebe o GUÄVA, novo lounge bar de Tavira

11:10 21 Agosto, 2026 11:34 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Novo espaço GUÄVA abre a 22 de agosto na antiga Fábrica Balsense, com desporto em ecrã gigante, cocktails e DJ sets ao pôr do sol

Carro elétrico a carregar.
Auto, Nacional

Estes carros estão a ser alvo de múltiplas reclamações em Portugal e há duas marcas que se destacam nas queixas

06:50 21 Agosto, 2026 06:22 21 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Queixas relacionadas com estes carros dispararam em Portugal e duas marcas concentram uma parte significativa das reclamações

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Dia de chuva. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí grande descida da temperatura e muita chuva: tempo muda em Portugal a partir deste dia

10:30 21 Agosto, 2026 15:21 19 Agosto, 2026 | Luís Santos

O tempo deverá mudar em Portugal nos próximos dias, com descida da temperatura e regresso da chuva a várias regiões

Farolinho de Vila Real de Santo António.
Algarve, Economia

Há 7 municípios no Algarve que cobram um valor extra a quem quiser lá dormir: saiba quais são e quanto se paga

07:10 21 Agosto, 2026 19:16 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Quem passa uma noite no Algarve pode encontrar um valor adicional na conta do alojamento em alguns municípios

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Algarve, Cultura

Switchdance e VJ Lombo levam música eletrónica ao Museu Zer0 em Santa Catarina da Fonte do Bispo

09:50 21 Agosto, 2026 10:09 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A noite combina os sets de Switchdance com a criação visual de VJ Lombo, num espetáculo que cruza música eletrónica e arte digital

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 tem um milhão de euros para eficiência energética em equipamentos sociais

10:15 21 Agosto, 2026 10:25 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

São Brás de Alportel, Lagos e Lagoa já têm projetos aprovados, num total superior a um milhão de euros de financiamento FEDER

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Matera / Tetouan 2026, primeiros eventos do calendário | Por João Palmeiro

07:30 21 Agosto, 2026 09:00 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"O programa continua a fortalecer o diálogo intercultural, reunindo artistas, profissionais culturais, organizações da sociedade civil, autoridades locais e comunidades de toda a região euro-mediterrânica"

Opinião, Política

A política portuguesa e a arte da descontextualização | Por Luís Ganhão

08:44 21 Agosto, 2026 09:00 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A palavra política, em Portugal, tornou-se reversível. Diz-se uma coisa, interpreta-se outra, e explica-se uma terceira"

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Mulher doa à filha uma casa de 280 mil euros e tribunal obriga à devolução por ingratidão: tentou expulsar a mãe e deitou fora os seus pertences

19:30 20 Agosto, 2026 19:23 20 Agosto, 2026 | João Luís

Uma mulher ofereceu à filha uma casa avaliada em 280 mil euros, mas a convivência deteriorou-se e acabou no tribunal francês

Mulher com guarda-chuva na rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’: mau tempo vai afetar esta região e este será o dia mais chuvoso

09:00 20 Agosto, 2026 12:09 19 Agosto, 2026 | João Luís

A região portuguesa dos Açores deverá enfrentar dias de chuva nos próximos dias, com um deles a concentrar a maior instabilidade

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Nacional

Adeus bónus nas pensões? Coordenador da reforma da Segurança Social deixa aviso ao Governo

11:30 21 Agosto, 2026 11:25 21 Agosto, 2026 | João Luís

A possibilidade de um novo bónus nas pensões em 2026 continua em aberto e depende da evolução das contas públicas

Últimas Notícias

  • Adeus bónus nas pensões? Coordenador da reforma da Segurança Social deixa aviso ao Governo
    Adeus bónus nas pensões? Coordenador da reforma da Segurança Social deixa aviso ao Governo
  • Portimão e Faro melhoram tempos de espera nas urgências hospitalares
    Portimão e Faro melhoram tempos de espera nas urgências hospitalares
  • Antiga Fábrica Balsense recebe o GUÄVA, novo lounge bar de Tavira
    Antiga Fábrica Balsense recebe o GUÄVA, novo lounge bar de Tavira
  • São Brás lamenta morte de antigo colaborador municipal com mais de 30 anos de serviço
    São Brás lamenta morte de antigo colaborador municipal com mais de 30 anos de serviço
  • Vem aí grande descida da temperatura e muita chuva: tempo muda em Portugal a partir deste dia
    Vem aí grande descida da temperatura e muita chuva: tempo muda em Portugal a partir deste dia

Opinião

  • A política portuguesa e a arte da descontextualização | Por Luís Ganhão
    A política portuguesa e a arte da descontextualização | Por Luís Ganhão
  • Matera / Tetouan 2026, primeiros eventos do calendário | Por João Palmeiro
    Matera / Tetouan 2026, primeiros eventos do calendário | Por João Palmeiro
  • Contra o aborto | Por José Figueiredo Santos
    Contra o aborto | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 tem um milhão de euros para eficiência energética em equipamentos sociais
    Algarve 2030 tem um milhão de euros para eficiência energética em equipamentos sociais
  • Matera / Tetouan 2026, primeiros eventos do calendário | Por João Palmeiro
    Matera / Tetouan 2026, primeiros eventos do calendário | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento