Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Condutor a travar a fundo.
Condutor a travar a fundo. Crédito: Magnific AI - imagem gerada por inteligência artificial
Auto, Nacional

Abrandar não chega: este sinal vertical pode valer até 600€ de coima se não travar o veículo a 100%

Aproximar-se devagar não basta perante este sinal: infração pode custar centenas de euros e retirar pontos da carta

19:50 28 Agosto, 2026 15:38 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Há sinais que obrigam o condutor a tomar uma decisão antes de avançar. O Stop é um deles e, em Portugal, implica a imobilização completa do veículo. Quem apenas reduz a velocidade e atravessa o cruzamento ou entroncamento pode estar a cometer uma contraordenação muito grave, com consequências que vão além da multa.

A regra aplica-se mesmo quando o condutor considera ter visibilidade suficiente para continuar. A questão não é apenas circular devagar, mas cumprir a indicação dada pela sinalização e parar antes de prosseguir.

O que acontece quando o veículo não fica imobilizado

De acordo com o portal do Automóvel Club de Portugal (ACP), não parar completamente perante um sinal de Stop pode resultar numa coima entre 120 e 600 euros. A infração implica ainda a subtração de quatro pontos na carta de condução.

A penalização pode incluir também uma inibição de conduzir. O período previsto situa-se entre dois meses e dois anos, dependendo das circunstâncias e da gravidade da infração. Por isso, as consequências de ignorar a paragem obrigatória não ficam limitadas ao valor a pagar.

A obrigação existe porque o Stop determina que o veículo fique efetivamente parado antes de avançar para o cruzamento ou entroncamento. Não é suficiente fazer uma aproximação lenta e continuar a marcha sem que exista uma imobilização completa.

Onde deve parar o condutor?

Quando existe uma linha de paragem, é antes dessa marca que o veículo deve ficar imobilizado. Se a linha não estiver presente, a paragem deve ser feita antes da entrada no cruzamento, permitindo ao condutor verificar as condições da circulação antes de avançar.

Esta indicação assume particular importância nos locais onde a visibilidade é limitada. A paragem permite avaliar a aproximação de outros veículos e perceber se existe trânsito com prioridade, reduzindo o risco de uma colisão.

O ACP explica que o cumprimento do sinal permite, entre outros aspetos, “avaliar corretamente a presença de outros veículos na via”. Assim, a obrigação não se resume a uma formalidade prevista na sinalização: está relacionada com a necessidade de verificar o que acontece antes de entrar na interseção.

Reduzir a velocidade não substitui o Stop

Um dos erros está precisamente em confundir a aproximação ao sinal com a obrigação de parar. O condutor deve naturalmente reduzir a velocidade para se aproximar do Stop, mas essa redução não elimina a necessidade de imobilizar o veículo.

Depois da paragem, é necessário verificar se a via está livre e só então prosseguir. A circulação deve também respeitar os restantes veículos e peões que possam estar envolvidos na passagem pelo cruzamento ou entroncamento.

Assim sendo, a forma mais simples de evitar esta infração passa por cumprir a sequência determinada pelo sinal: aproximar-se com velocidade adequada, parar completamente, observar as condições da via e avançar apenas quando estiver garantida a segurança da manobra.

Quatro pontos podem desaparecer da carta

A infração tem impacto também no sistema de pontos da carta de condução. A perda de quatro pontos soma-se à coima e à possibilidade de ser aplicada uma sanção de inibição de conduzir.

O valor da multa pode chegar aos 600 euros. Contudo, o montante concreto e as restantes consequências dependem da infração praticada e das circunstâncias consideradas no processo.

O objetivo das regras associadas ao Stop está relacionado com a segurança rodoviária. A paragem obrigatória cria uma oportunidade para o condutor verificar a circulação antes de entrar numa zona onde pode existir conflito com outros veículos.

Leia também: Tem carta B e vai de férias com uma caravana? Este código na carta pode evitar que precise de tirar uma nova categoria

Nacional

Beja recebe Campeonatos Nacionais de Tiro aos Pratos e Santo Huberto

12:10 22 Setembro, 2026 12:10 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campeonatos decorrem entre 25 e 27 de setembro e reúnem participantes de várias regiões do continente e ilhas

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Algarve Saúde

ULS Algarve reforça hospitais de Faro e Portimão com 136 novos profissionais

10:42 22 Setembro, 2026 10:47 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cem enfermeiros e 36 assistentes operacionais iniciaram funções nos hospitais de Faro e Portimão, anunciou a ULS Algarve

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Algarve Auto Nacional

Doze veículos elétricos percorrem 1300 quilómetros entre Guimarães e Sagres em menos de 24 horas

12:40 22 Setembro, 2026 12:31 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sagres marcou o extremo sul de uma viagem elétrica de 1300 quilómetros realizada no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade

Europe Direct Algarve Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Chegada do outono.
Nacional

Está a chegar o outono e vem mais tarde do que o habitual: é neste dia que o país muda de estação

12:50 22 Setembro, 2026 12:06 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O equinócio acontece já esta semana e marca o momento em que os dias começam a perder ainda mais minutos de luz até à chegada do inverno

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Economia Europe Direct Algarve Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Homem a abrir a porta de casa.
Algarve Economia

Cooperativa de Albufeira regista centenas de interessados em habitação em dois dias

13:30 20 Setembro, 2026 13:30 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Albarda propõe habitação a custos controlados com recurso a terrenos municipais. Entre os inquiridos, 45% vivem em casa de familiares ou amigos

Anta da Masmorra, Cachopo.
Algarve

Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja

12:00 22 Setembro, 2026 11:24 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

No interior do concelho de Tavira encontra-se uma freguesia onde a arqueologia, a paisagem e as antigas tradições rurais marcam o território

Nacional

Beja recebe Campeonatos Nacionais de Tiro aos Pratos e Santo Huberto

12:10 22 Setembro, 2026 12:10 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Campeonatos decorrem entre 25 e 27 de setembro e reúnem participantes de várias regiões do continente e ilhas

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Algarve, Saúde

ULS Algarve reforça hospitais de Faro e Portimão com 136 novos profissionais

10:42 22 Setembro, 2026 10:47 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cem enfermeiros e 36 assistentes operacionais iniciaram funções nos hospitais de Faro e Portimão, anunciou a ULS Algarve

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Algarve, Auto, Nacional

Doze veículos elétricos percorrem 1300 quilómetros entre Guimarães e Sagres em menos de 24 horas

12:40 22 Setembro, 2026 12:31 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sagres marcou o extremo sul de uma viagem elétrica de 1300 quilómetros realizada no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade

Europe Direct Algarve, Opinião

SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

09:27 22 Setembro, 2026 09:37 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A ideia europeia reafirma-se ao 'abrir horizontes' e procurar novas alianças globais com parceiros que partilham do mesmo ideário democrático — como demonstra a aproximação histórica ao Canadá"

Chegada do outono.
Nacional

Está a chegar o outono e vem mais tarde do que o habitual: é neste dia que o país muda de estação

12:50 22 Setembro, 2026 12:06 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

O equinócio acontece já esta semana e marca o momento em que os dias começam a perder ainda mais minutos de luz até à chegada do inverno

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

07:30 22 Setembro, 2026 06:49 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Para se manterem competitivos e resilientes, a Europa e Portugal devem dar prioridade à investigação e à inovação"

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Homem a abrir a porta de casa.
Algarve, Economia

Cooperativa de Albufeira regista centenas de interessados em habitação em dois dias

13:30 20 Setembro, 2026 13:30 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Albarda propõe habitação a custos controlados com recurso a terrenos municipais. Entre os inquiridos, 45% vivem em casa de familiares ou amigos

Anta da Masmorra, Cachopo.
Algarve

Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja

12:00 22 Setembro, 2026 11:24 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

No interior do concelho de Tavira encontra-se uma freguesia onde a arqueologia, a paisagem e as antigas tradições rurais marcam o território

Últimas Notícias

  • Está a chegar o outono e vem mais tarde do que o habitual: é neste dia que o país muda de estação
    Está a chegar o outono e vem mais tarde do que o habitual: é neste dia que o país muda de estação
  • Doze veículos elétricos percorrem 1300 quilómetros entre Guimarães e Sagres em menos de 24 horas
    Doze veículos elétricos percorrem 1300 quilómetros entre Guimarães e Sagres em menos de 24 horas
  • Beja recebe Campeonatos Nacionais de Tiro aos Pratos e Santo Huberto
    Beja recebe Campeonatos Nacionais de Tiro aos Pratos e Santo Huberto
  • Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja
    Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja
  • Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027
    Missão empresarial do Grupo Timing à China esgota vagas e já prepara nova edição para 2027

Opinião

  • A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
    A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva

Europe Direct Algarve

  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
  • Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
    Horizonte Europa: a inovação como motor de competitividade | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento