Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Lusa
Mundo

Governo chinês em choque com ataque a hospital em Gaza e Vaticano surpreendido

O Secretário de Estado do Vaticano declarou estar surpreendido com o que se está a passar em Gaza, “apesar da condenação mundial”

11:00 26 Agosto, 2025 09:59 26 Agosto, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Governo chinês declarou esta terça-feira que ficou chocado com os ataques israelitas ao hospital Nasser, na cidade de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, que mataram pelo menos 20 pessoas na segunda-feira, incluindo cinco jornalistas.

“Estamos chocados e condenamos o facto de, mais uma vez, infelizmente, os profissionais de saúde e os jornalistas terem sido mortos neste conflito”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Guo Jiakun, em Pequim, durante uma conferência de imprensa diária.

“A China está muito preocupada com a situação em Gaza”, referiu o porta-voz.

“Israel deve interromper imediatamente as suas operações militares em Gaza, concluir um cessar-fogo abrangente e duradouro o mais rapidamente possível, restaurar totalmente o fluxo de ajuda humanitária, evitar uma crise humanitária em grande escala e trabalhar para aliviar as tensões o mais rapidamente possível”, afirmou Guo Jiakun.

“Opomo-nos e condenamos todas as ações que prejudiquem populações civis, danifiquem instalações civis e violem o direito internacional, incluindo atos de violência contra jornalistas”, declarou o porta-voz chinês.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse lamentar o “trágico acidente” após a morte de pelo menos 20 pessoas, incluindo cinco jornalistas, segundo a Defesa Civil de Gaza.

A ONU e vários países, incluindo França, Alemanha, Portugal e Reino Unido, condenaram os ataques israelitas ao hospital Nasser.

Secretário de Estado do Vaticano surpreendido com o que se passa em Gaza

O Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, declarou estar surpreendido com o que se está a passar em Gaza, “apesar da condenação mundial”, em declarações proferidas segunda-feira à noite, à margem de um evento em Nápoles.

“Estamos surpreendidos com o que está a acontecer em Gaza, apesar da condenação mundial. Há uma condenação unânime do que está a acontecer”, enfatizou o cardeal italiano.

Respondendo às perguntas de jornalistas sobre o bombardeamento israelita, na segunda-feira, ao Hospital Nasser em Khan Younis, na Faixa de Gaza, que fez pelo menos 20 mortos, incluindo cinco jornalistas, acrescentou: “É um absurdo. Parece não haver qualquer vislumbre de solução”.

O cardeal disse ainda que”a situação está a tornar-se cada vez mais complicada e, do ponto de vista humanitário, cada vez mais precária.”

Sobre a guerra na Ucrânia, o cardeal afirmou que “é preciso muita política, porque há muitas soluções teóricas” e “há muitos caminhos para a paz, mas é preciso querer pô-los em prática e, obviamente, é também necessária uma disposição espiritual”.

“A esperança é necessária para todos”, declarou Parolin, sublinhando que o Jubileu proclamado pelo papa Francisco, dedicado precisamente a esta questão, “deve ser um momento para recuperar a esperança”.

“Mesmo hoje, na dificuldade de iniciar processos de paz em situações de conflito, não devemos desistir e devemos continuar a trabalhar pela paz e pela reconciliação”, acrescentou.

Israel bombardeou o hospital Nasser na segunda-feira e, quando jornalistas e socorristas chegaram ao local para ajudar as vítimas e documentar o que aconteceu, voltou a bombardeá-lo, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, numa técnica conhecida como “golpe duplo”.

Leia também: Carro fechado com as chaves lá dentro? Saiba como resolver ’em minutos’ (sem partir vidros)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve Cultura Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Cliente pede Livro de Reclamações no restaurante. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Queixas no Livro de Reclamações podem dar despedimento? Saiba o que diz a lei

12:00 26 Julho, 2026 10:52 24 Julho, 2026 | João Luís

As reclamações podem pesar num processo disciplinar: veja se existe um número que permita despedir automaticamente um trabalhador

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí uma subida forte das temperaturas: calor regressa em força neste dia e estas serão as regiões mais quentes

06:00 26 Julho, 2026 11:12 25 Julho, 2026 | João Luís

A próxima semana deverá começar com uma subida acentuada das temperaturas, com várias zonas do país a aproximarem-se dos 40 ºC

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Algarve Edição Papel Ensino Tech

Associação algarvia Ser Milage chega à final de prémio nacional entre mais de mil candidaturas

09:00 26 Julho, 2026 08:15 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nascida no âmbito da Universidade do Algarve, a Associação Ser Milage é uma das 20 finalistas e apresenta ao prémio um tutor virtual de matemática com IA

Algarve Animais Edição Papel

Zoomarine Algarve assinala 35 anos com nascimento de golfinho-roaz

08:00 26 Julho, 2026 08:08 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nascido a 2 de junho, o golfinho Sami é filho de Luna e Hugo, apresenta evolução favorável e está sob vigilância permanente no parque algarvio

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Opinião Saúde

Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes

07:30 26 Julho, 2026 19:56 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nunca tivemos tão boas armas para combater as hepatites virais e, paradoxalmente, nunca estivemos tão conscientes da distância que nos separa da sua eliminação"

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve, Cultura, Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Cliente pede Livro de Reclamações no restaurante. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Queixas no Livro de Reclamações podem dar despedimento? Saiba o que diz a lei

12:00 26 Julho, 2026 10:52 24 Julho, 2026 | João Luís

As reclamações podem pesar num processo disciplinar: veja se existe um número que permita despedir automaticamente um trabalhador

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí uma subida forte das temperaturas: calor regressa em força neste dia e estas serão as regiões mais quentes

06:00 26 Julho, 2026 11:12 25 Julho, 2026 | João Luís

A próxima semana deverá começar com uma subida acentuada das temperaturas, com várias zonas do país a aproximarem-se dos 40 ºC

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Algarve, Edição Papel, Ensino, Tech

Associação algarvia Ser Milage chega à final de prémio nacional entre mais de mil candidaturas

09:00 26 Julho, 2026 08:15 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nascida no âmbito da Universidade do Algarve, a Associação Ser Milage é uma das 20 finalistas e apresenta ao prémio um tutor virtual de matemática com IA

Algarve, Animais, Edição Papel

Zoomarine Algarve assinala 35 anos com nascimento de golfinho-roaz

08:00 26 Julho, 2026 08:08 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Nascido a 2 de junho, o golfinho Sami é filho de Luna e Hugo, apresenta evolução favorável e está sob vigilância permanente no parque algarvio

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Opinião, Saúde

Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes

07:30 26 Julho, 2026 19:56 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nunca tivemos tão boas armas para combater as hepatites virais e, paradoxalmente, nunca estivemos tão conscientes da distância que nos separa da sua eliminação"

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais, Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve, Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Últimas Notícias

  • Queixas no Livro de Reclamações podem dar despedimento? Saiba o que diz a lei
    Queixas no Livro de Reclamações podem dar despedimento? Saiba o que diz a lei
  • Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval
    Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval
  • Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon
    Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon
  • Um herdeiro poderá avançar com venda de imóvel: Governo fala em “menos impasses”
    Um herdeiro poderá avançar com venda de imóvel: Governo fala em “menos impasses”
  • Associação algarvia Ser Milage chega à final de prémio nacional entre mais de mil candidaturas
    Associação algarvia Ser Milage chega à final de prémio nacional entre mais de mil candidaturas

Opinião

  • Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
    Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
  • A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
    A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
  • Ronaldo, Portugal e o Mundial de 2030. Um erro que não podemos cometer | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ronaldo, Portugal e o Mundial de 2030. Um erro que não podemos cometer | Por Paulo Freitas do Amaral

Europe Direct Algarve

  • Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
    Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento