Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
FILOMENA SINTRA - Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim | Foto DR
Europe Direct Algarve, Opinião

Auschwitz – Birkenau janeiro de 2026 | Por Filomena Sintra

“Avivar memórias e consciências… e sinto, no regresso, uma responsabilidade maior na minha pequena ação pelo mundo… desgraçados seres humanos, que não tiveram a sorte de ser objetos…”

07:46 19 Janeiro, 2026 07:48 19 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Janeiro 2026, num gélido dia em que a neve caía em flocos lentos, estranhamente ruídosos, havia vento, e um tremer interior de alma.  Chegámos a Oświęcim. 

Num ermo, numa entrada para um museu, difícil de imaginar como poderia retrar história tão pesada que criámos no imaginário, com o que lemos, aprendemos ou com a sétima arte recriámos. Todos lembramos o filme “A vida é bela”, e até conseguimos arranjar uma nostalgia boa, daquilo que foi um campo dos horrores.

Aguardámos, com um pequeno grupo e com o guia, que foi igualmente o transfer de Crakóvia, até ao “museu”.

Campo de concentração de Auschwitz. Foto DR

Pelo caminho, uns quilómetros, passou um filme, não disponível nas plataformas livres, imagine-se pela dureza das imagens. Com discurso direto e narração do fotógrafo que presenciou e registou momentos, cenas, rostos, do maquevélico plano nazi, o nosso imaginário transporta-nos para o obscuro. Lá chegados… partilhávamos a mesma antecipação sombria. Ouvíamos os passos de cada um na neve, no rápido caminhar para chegar ao célebre portão.

Lá estava ele.

“Arbeit macht frei” — O trabalho liberta. Aquela falsidade gravada em ferro, um gozo, uma humilhação sórdida, oferecia a promessa dissimulada de esperança a quem nada mais podia acreditar. Havia um peso impossível de ignorar. 

Ali, naquele lugar onde o horror foi tão quotidiano, onde milhões de vozes foram silenciadas, tiro ou não tiro a fotografia? Arrepia-nos a alma, e numa ripidez entre o frio e o arrepio do coração, prosseguimos, com milhentas questões no intímo, sobre tudo e todos que arquitecturaram o plano do extremínio.

Auschwitz não é uma monstruosidade isolada ou inexplicável. É psicopatia? Jogo de poder, frio e louco? É a evidência da facilidade da manipulação de um coletivo? Um líder, milhares de oficiais, operários, um povo, a favor de extermínio de uma raça? Dominados pela manipulação da frustação individual, que se projeta com raiva nos outros? Centenas, contra milhões?

Neste primeiro campo, experimental, tudo foi pensado, de raíz construído, com regua e esquadro, como se um matadouro animal se tratasse, mas que explora ao limite a resiliência humana, enquanto máquinas de trabalha, sem direito a assistência ou reparação. Pavilhões, numerados, secionados, com uma linha de montagem de teste, onde entravam para a ilusão do banho e saiam cremados. O crematório!

Campo de concentração de Auschwitz. Foto DR

Dentro dos blocos, os artefactos expostos e salvos pelo fim da guerra — sapatos, óculos, roupas, cabelos, proteses — correspondem as milhões de vidas interrompidas. Tudo tinha valor económico, para valorizar, excepto a vida humana. Também lá estavam muitas das latas de zyklon, químico que continha cianetos, cloro, nitrogênio e que foi intencionalmente empregado, por conta das características de toxicidade, para matar.

O grande arrepio, é com as fotografias, alinhadas e organizadas, mostravam rostos que poderiam ser os nossos filhos, pais, irmãos, os de amigos, de pessoas como nós, os invejados, os desajeitados ou os injeitados, judeus, ciganos, homosexxuais, famílias dos mesmos e os anti fascistas, aos olhos da ditadura nazista. A idade, os nomes o cálculo cruel da breve diferença temporal entre a chegada e a morte: apenas dois meses, mais ou menos o tempo que um corpo relativamente saudável pode necessitar para sucumbir à fome, à doença, ao frio e à exaustão. As crianças, até a essas lhes foi despido o cabelo. Para nada serviam, salvo aquelas que eram estripadas para experiências no Bloco 10.  Há imagens reais, não só na chapa da fotografia, mas registado na película de pequenos filmes. Macabro!

A Orquestra Feminina de Auschwitz tocava enquanto se exterminava. Aliviaria a dor do medo? não sei. Alimentava certamente o masoquismo, da raça superior, os nazis. Lá estão as pautas e os instrumentos, as fotografias, como testemunhas do ato, incapazes de retratar o sentimento.

Num lugar, vila mais afastada, temos o segundo e gigantesto campo, que amplia, e multiplica o modelo, já sem margem para perder eficácia: Birkenau.  Era o lugar onde chegavam os comboios, onde acontecia o grosso daquilo que os nazis chamaram de Solução Final. Os carris, defeniam as três portas de entrada cruzada, a morte imediata, a serviçal ou a lenta de quem ainda servia para trabalhar. O portão estava aberto, mas só consegui passar ao lado.

Ali tudo acontecia rapidamente, até os ratos comiam dedos das mãos e pés, das mulheres, homens e crianças, que gelados, amontoados, já nada sentiam. A wolkvagen, formeceu imensos equipamentos para aquecer cada uma das centenas de casas / barracão, mas não passou disso, um luxo instalado, a criar a ilusão de que um dia aqueceria os dormitários de quem sobrevivesse.

O silêncio aí ampliava a paisagem, e o vento levava a neve em rajadas que pareciam querer apagar as memórias visíveis e invisíveis. A terra que florescia timidamente sob o branco frio era uma ironia cruel: rosas vermelhas ali deixadas em memória de milhões de alguém, num campo negro, agora aliviado pelo manto branco

Ao sair, sentia-me mais fria do que quando entrei. Não apenas pelo tempo — mas porque a neve, o vento e o vazio daquela vastidão haviam escavado em mim algo que não se descreve: uma reverência misturada com uma tristeza profunda, e o firme propósito de testemunhar e recordar, para que a memória daqueles que não voltaram seja mais do que fotos ou palavras. Porque lembrar é um acto de resistência contra o esquecimento, de um terror recente aos olhos de uma Europa que sucumbia a uma guerra.

Voltei com a firme convição de que não podemos esquecer, e que temos que manter bem vivos os saberes, e os propósitos, que levaram ao Holocausto. 

Houve um ditador, louco, psicopta, eleito democraticamente, que encantou o seu eleitorado, chegando-lhes ao  coração pela soma das suas fragilidades. Depois de líder ninguém o depôs, o seu séquito, fez dele um montro recente.

Noutras escalas, noutras latitutudes, noutras dimensões, assistimos a muitos “holocaustos”, e mesmo com tanto saber, tecnologia, moralidade, inteligência emocional, organizaçoes mundiais pela paz, cresceram as ditaduras no mundo. Dá que pensar, e moralmente agir, em cada um dos nossos pequenos mundos. Falamos de seres humanos, que sentem, sonham, sofrem como nós…

Leia também: Governo quer novo hospital a funcionar em cinco anos

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Economia Nacional Saúde

Tem uma destas doenças? Pode reformar-se mais cedo sem cortes na pensão se cumprir estes requisitos

20:30 19 Agosto, 2026 19:22 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas doenças e situações de incapacidade podem permitir o acesso a uma pensão antes da idade normal da reforma

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Pessoas circulam numa rua com risco de inundações devido à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva em força com trovoadas e descida de temperaturas a caminho de Portugal neste dia e estas regiões vão ‘apanhar uma molha’

06:00 20 Agosto, 2026 17:21 19 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias trazem agravamento do estado do tempo, com chuva por vezes intensa, trovoadas e temperaturas a descer

Dia de chuva. Crédito: Magnific AI
Tempo

Chuva volta a Portugal continental: grande mudança chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 19 Agosto, 2026 18:00 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva deverá voltar a Portugal continental nos próximos dias, com várias regiões a sentirem uma mudança no estado do tempo

Carro TVDE.
Nacional Tech

Nem Uber nem Bolt: nova plataforma TVDE já chegou a estas zonas de Portugal e permite escolher o motorista

21:30 19 Agosto, 2026 18:28 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A nova plataforma TVDE já opera em três zonas de Portugal e distingue-se da concorrência ao permitir escolher o motorista antes de iniciar a viagem

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Ponte Quinta do Lago.
Algarve

Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

10:20 19 Agosto, 2026 08:02 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre a Ria Formosa e o Atlântico, uma ponte pedonal de 300 metros dá acesso a uma praia algarvia rodeada por dunas

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Adeus reforma da Segurança Social? Governo garante que processo está “fechado”

19:20 19 Agosto, 2026 18:18 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo afasta uma reforma estrutural da Segurança Social nesta legislatura, mas admite analisar algumas propostas para melhorar o futuro dos novos pensionistas

Praia do Carvoeiro.
Algarve

“Nem se consegue nadar”: visitante destaca “mau cheiro e imensas moscas” nesta praia do Algarve rodeada de falésias e casas típicas

14:30 19 Agosto, 2026 14:51 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mau cheiro, moscas e acumulação de algas estão a gerar queixas entre visitantes de uma das praias mais conhecidas do Algarve

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Mundo Saúde

É a sua? Estudo de Harvard identifica a profissão com maior mortalidade por cancros ligados à radiação

21:00 19 Agosto, 2026 19:14 19 Agosto, 2026 | João Luís

Um estudo comparou mais de 500 profissões e identificou a profissão com maior mortalidade por cancros ligados à radiação

Garrafa de água no tejadilho de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu uma garrafa de água no tejadilho de um carro? Descubra o significado deste sinal que poucos conhecem

18:00 17 Agosto, 2026 15:27 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar uma garrafa no tejadilho de um carro pode parecer estranho, mas este curioso sinal transmite uma mensagem que muitos condutores desconhecem

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

19:40 19 Agosto, 2026 18:26 19 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima de um determinado valor serão proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 2027

Economia, Nacional, Saúde

Tem uma destas doenças? Pode reformar-se mais cedo sem cortes na pensão se cumprir estes requisitos

20:30 19 Agosto, 2026 19:22 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas doenças e situações de incapacidade podem permitir o acesso a uma pensão antes da idade normal da reforma

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila

20:40 19 Agosto, 2026 16:56 19 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Viagem de caravana levou um casal britânico até uma vila no Algarve, onde encontrou uma casa sem eletricidade e decidiu ficar

Pessoas circulam numa rua com risco de inundações devido à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva em força com trovoadas e descida de temperaturas a caminho de Portugal neste dia e estas regiões vão ‘apanhar uma molha’

06:00 20 Agosto, 2026 17:21 19 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Próximos dias trazem agravamento do estado do tempo, com chuva por vezes intensa, trovoadas e temperaturas a descer

Dia de chuva. Crédito: Magnific AI
Tempo

Chuva volta a Portugal continental: grande mudança chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 19 Agosto, 2026 18:00 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva deverá voltar a Portugal continental nos próximos dias, com várias regiões a sentirem uma mudança no estado do tempo

Carro TVDE.
Nacional, Tech

Nem Uber nem Bolt: nova plataforma TVDE já chegou a estas zonas de Portugal e permite escolher o motorista

21:30 19 Agosto, 2026 18:28 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A nova plataforma TVDE já opera em três zonas de Portugal e distingue-se da concorrência ao permitir escolher o motorista antes de iniciar a viagem

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir

13:40 19 Agosto, 2026 15:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Alguns portugueses podem ter direito a uma compensação que começa nos 250€ e pode ir até aos 600€, mas têm de fazer o pedido

Ponte Quinta do Lago.
Algarve

Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

10:20 19 Agosto, 2026 08:02 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre a Ria Formosa e o Atlântico, uma ponte pedonal de 300 metros dá acesso a uma praia algarvia rodeada por dunas

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Adeus reforma da Segurança Social? Governo garante que processo está “fechado”

19:20 19 Agosto, 2026 18:18 19 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo afasta uma reforma estrutural da Segurança Social nesta legislatura, mas admite analisar algumas propostas para melhorar o futuro dos novos pensionistas

Praia do Carvoeiro.
Algarve

“Nem se consegue nadar”: visitante destaca “mau cheiro e imensas moscas” nesta praia do Algarve rodeada de falésias e casas típicas

14:30 19 Agosto, 2026 14:51 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mau cheiro, moscas e acumulação de algas estão a gerar queixas entre visitantes de uma das praias mais conhecidas do Algarve

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas com estas pensões ficam dispensados de 3 obrigações na nova Prestação Social Única

19:00 18 Agosto, 2026 18:01 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A Prestação Social Única traz regras diferentes para alguns pensionistas, que ficam dispensados de três condições

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Mundo, Saúde

É a sua? Estudo de Harvard identifica a profissão com maior mortalidade por cancros ligados à radiação

21:00 19 Agosto, 2026 19:14 19 Agosto, 2026 | João Luís

Um estudo comparou mais de 500 profissões e identificou a profissão com maior mortalidade por cancros ligados à radiação

Garrafa de água no tejadilho de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu uma garrafa de água no tejadilho de um carro? Descubra o significado deste sinal que poucos conhecem

18:00 17 Agosto, 2026 15:27 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar uma garrafa no tejadilho de um carro pode parecer estranho, mas este curioso sinal transmite uma mensagem que muitos condutores desconhecem

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

19:40 19 Agosto, 2026 18:26 19 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima de um determinado valor serão proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 2027

Últimas Notícias

  • Chuva em força com trovoadas e descida de temperaturas a caminho de Portugal neste dia e estas regiões vão ‘apanhar uma molha’
    Chuva em força com trovoadas e descida de temperaturas a caminho de Portugal neste dia e estas regiões vão ‘apanhar uma molha’
  • Nem Uber nem Bolt: nova plataforma TVDE já chegou a estas zonas de Portugal e permite escolher o motorista
    Nem Uber nem Bolt: nova plataforma TVDE já chegou a estas zonas de Portugal e permite escolher o motorista
  • É a sua? Estudo de Harvard identifica a profissão com maior mortalidade por cancros ligados à radiação
    É a sua? Estudo de Harvard identifica a profissão com maior mortalidade por cancros ligados à radiação
  • “Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila
    “Foi como voltar atrás no tempo”: casal britânico chegou ao Algarve de caravana nos anos 80 e comprou uma quinta sem eletricidade nesta vila
  • Tem uma destas doenças? Pode reformar-se mais cedo sem cortes na pensão se cumprir estes requisitos
    Tem uma destas doenças? Pode reformar-se mais cedo sem cortes na pensão se cumprir estes requisitos

Opinião

  • Ao menino e ao borracho, põe-lhes Deus a mão por baixo… | Por Filomena Matos
    Ao menino e ao borracho, põe-lhes Deus a mão por baixo… | Por Filomena Matos
  • Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
    Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
  • Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão
    Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
    Já é oficial: União Europeia ‘aperta’ regras e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
  • Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
    Há uma compensação a partir de 250€ para estes portugueses mas só recebe quem a pedir
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento