Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
NUNO MIGUEL NETO, da Direção da APEXA - Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve | Foto DR
Europe Direct Algarve, Opinião

Algarve pela inclusão: Pessoas com deficiência também decidem o futuro do país – saiba como votar com apoio e dignidade a 18 de janeiro

“A legislação eleitoral e as orientações em vigor são claras: ninguém pode ser impedido de votar por causa da sua deficiência” | Por Nuno Miguel Neto

15:20 17 Janeiro, 2026 15:14 17 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

No próximo dia 18 de janeiro, Portugal vai às urnas para eleger o Presidente da República. Entre os milhões de eleitores chamados a votar estão milhares de pessoas com deficiência que, apesar de ainda enfrentarem dúvidas e obstáculos, têm direitos claros e protegidos no momento de exercer o voto. Apoio na mesa, acompanhamento por alguém de confiança e condições de acessibilidade não são favores — são garantias legais.

O voto é um direito fundamental e aplica-se a todos os cidadãos recenseados com mais de 18 anos, sem exceções. A lei eleitoral portuguesa não distingue eleitores em função da deficiência, assegurando igualdade plena no acesso ao ato eleitoral.

O que acontece na mesa de voto

No dia das eleições, as mesas de voto funcionam entre as 8h00 e as 19h00. O eleitor deve dirigir-se à sua secção com um documento de identificação válido. É ali, perante a mesa de voto, que muitas das dúvidas surgem — sobretudo quando o eleitor precisa de apoio para concretizar o voto.

Contrariamente ao que ainda é muitas vezes assumido, qualquer pessoa com deficiência pode votar com acompanhamento, sempre que tenha dificuldades em exercer o voto de forma autónoma. Basta informar a mesa de voto dessa necessidade.

Este apoio pode ser solicitado, por exemplo, quando existem dificuldades em marcar o boletim, identificar as opções, dobrar ou entregar o voto, ou mesmo aceder à cabine de voto. O acompanhamento deve ser feito por uma pessoa da confiança do eleitor e tem como único objetivo garantir que a vontade do votante é plenamente respeitada.

Acompanhamento não retira sigilo ao voto

Mesmo quando existe apoio, o voto continua a ser secreto. O acompanhante não substitui a escolha do eleitor, nem pode influenciar a decisão. A sua função é apenas facilitar o processo físico ou de compreensão, quando necessário.

Se a necessidade de apoio não for imediatamente evidente, a mesa de voto pode solicitar um documento que comprove essa necessidade, como um atestado médico ou outro comprovativo emitido por serviços de saúde. Cabe sempre à mesa garantir que todo o processo decorre com respeito, discrição e privacidade.

Acessibilidade ainda faz a diferença

Os locais de voto devem estar preparados para receber todos os eleitores. A acessibilidade física continua a ser um ponto crítico em muitas freguesias, mas existem orientações claras para que os espaços sejam adequados a pessoas com mobilidade reduzida ou outras necessidades específicas.

Entradas sem barreiras, percursos desobstruídos, mesas adaptadas e informação clara fazem parte das condições recomendadas. Quem tiver dúvidas sobre a acessibilidade do seu local de voto pode contactar previamente a junta de freguesia ou a câmara municipal.

Igualdade no voto é democracia a funcionar

A legislação eleitoral e as orientações em vigor são claras: ninguém pode ser impedido de votar por causa da sua deficiência. O direito ao voto não se esgota na existência de uma urna, mas na possibilidade real de cada cidadão exercer esse direito com dignidade, autonomia e segurança.

No dia 18 de janeiro, votar com apoio não é um privilégio — é uma expressão concreta de igualdade. Informar-se, exigir condições e exercer o direito de voto é também uma forma de participação ativa na democracia.

O voto conta. E conta para todos.

Sobre o autor: Nuno Miguel Neto é arquiteto de formação, mas tem dedicado a sua carreira ao impacto social, com enfoque na inclusão e nos direitos das pessoas com deficiência. Desde 2012, colabora com a APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve –, liderando e apoiando projetos nas áreas da reabilitação, educação, capacitação e sensibilização comunitária. A sua abordagem combina pensamento estratégico com intervenção local, procurando sempre criar soluções que tenham um impacto real na vida das pessoas. Tem desenvolvido relatórios de impacto, coordenado iniciativas culturais inclusivas e promovido a participação cívica de grupos historicamente marginalizados. Acredita numa sociedade onde a diferença é reconhecida como valor e não como obstáculo. O seu trabalho reflete um compromisso constante com a justiça, a dignidade e a ação transformadora. Como hobbie principal surge o ilusionismo que aliado à área da inovação social dá origem ao projeto Magia com Impacto. 

Leia também: Algarve pela inclusão: A luta pelos direitos das pessoas ciganas no Algarve (#istoéEuropa também)

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Carro elétrico a carregar.
Auto Nacional

Já há um carro elétrico novo por cerca de 17 mil euros em Portugal e faz 250 km com uma carga

21:00 24 Setembro, 2026 14:56 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Este elétrico é um dos mais acessíveis à venda em Portugal, com um preço de cerca de 17 mil euros e uma autonomia anunciada de 250 quilómetros

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia

Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização

19:10 24 Setembro, 2026 15:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber a segunda superfície da Mercadona no Algarve, com abertura prevista para novembro

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Algarve

Recluso espancado durante dois dias e violado com pau de vassoura na cadeia de Faro: relatório denuncia alegada omissão de auxílio

14:10 24 Setembro, 2026 13:57 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O recluso recém-chegado à cadeia de Faro foi alvo de agressões físicas e sexuais durante dois dias

Europa

“Obrigado por me arruinarem as férias”: turistas chegam ao Coliseu e encontram portas fechadas após morte de trabalhador de 22 anos

18:00 24 Setembro, 2026 18:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O encerramento inesperado do Coliseu apanhou vários visitantes de surpresa, incluindo um turista norte-americano que lamentou: “Obrigado por me arruinarem as férias”

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Portugal pode chegar aos 37 ºC mas cenário muda nesta data: ar atlântico vai fazer cair as temperaturas

16:30 24 Setembro, 2026 15:47 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança expressiva do tempo na reta final de setembro, com a chegada de ar atlântico a fazer cair as temperaturas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Gregorio descontou durante 47 anos mas teve de pedir a reforma antecipada: “A Segurança Social retirou-me 6,5% da pensão depois de sofrer um acidente e ficar sem poder trabalhar”

19:30 24 Setembro, 2026 16:21 24 Setembro, 2026 | João Luís

Pensionista espanhol afirma que ficou 14 meses de baixa após acidente de trabalho e passou a receber pensão reduzida por antecipar a reforma

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Sardinhas na grelha.
Saúde Vida & Lazer

Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

11:30 24 Setembro, 2026 04:54 24 Setembro, 2026 | João Luís

Este peixe comum pode surpreendê-lo: tem mais cálcio do que o leite e ainda ajuda a proteger os ossos, os dentes e a saúde muscular

Assembleia da República.
Opinião Política

Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa

18:50 24 Setembro, 2026 18:53 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

“Parece-nos que o sistema democrático está bem pensado […]. Por que são tantos os desiludidos do sistema democrático. Por que será?”

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Regresso à pastorícia e utilização de drones.
Algarve

Nem humanos nem máquinas: saiba quem está ‘responsável’ pela limpeza dos campos de golfe deste resort no Algarve

13:20 23 Setembro, 2026 12:48 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Rebanho de cabras e ovelhas ajuda a controlar a vegetação numa propriedade algarvia com 270 hectares e campos de golfe

Algarve

Tribunal aplica apresentações semanais a homem que atropelou dois polícias em Portimão

18:40 24 Setembro, 2026 18:27 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Dois agentes foram arrastados pela viatura quando tentavam impedir o homem de conduzir, tendo depois sido transportados ao hospital

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras

20:40 23 Setembro, 2026 17:03 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Condomínios têm de constituir uma reserva para a conservação do edifício e a lei estabelece uma contribuição mínima para cada proprietário

Carro elétrico a carregar.
Auto, Nacional

Já há um carro elétrico novo por cerca de 17 mil euros em Portugal e faz 250 km com uma carga

21:00 24 Setembro, 2026 14:56 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Este elétrico é um dos mais acessíveis à venda em Portugal, com um preço de cerca de 17 mil euros e uma autonomia anunciada de 250 quilómetros

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia

Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização

19:10 24 Setembro, 2026 15:15 24 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber a segunda superfície da Mercadona no Algarve, com abertura prevista para novembro

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Algarve

Recluso espancado durante dois dias e violado com pau de vassoura na cadeia de Faro: relatório denuncia alegada omissão de auxílio

14:10 24 Setembro, 2026 13:57 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O recluso recém-chegado à cadeia de Faro foi alvo de agressões físicas e sexuais durante dois dias

Europa

“Obrigado por me arruinarem as férias”: turistas chegam ao Coliseu e encontram portas fechadas após morte de trabalhador de 22 anos

18:00 24 Setembro, 2026 18:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O encerramento inesperado do Coliseu apanhou vários visitantes de surpresa, incluindo um turista norte-americano que lamentou: “Obrigado por me arruinarem as férias”

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa, Nacional

Governo britânico aconselha famílias a terem este kit em casa para emergências: veja o que recomenda a Proteção Civil em Portugal

21:00 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo britânico recomenda às famílias um kit de emergência. Proteção Civil portuguesa faz recomendações semelhantes

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Portugal pode chegar aos 37 ºC mas cenário muda nesta data: ar atlântico vai fazer cair as temperaturas

16:30 24 Setembro, 2026 15:47 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança expressiva do tempo na reta final de setembro, com a chegada de ar atlântico a fazer cair as temperaturas

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Gregorio descontou durante 47 anos mas teve de pedir a reforma antecipada: “A Segurança Social retirou-me 6,5% da pensão depois de sofrer um acidente e ficar sem poder trabalhar”

19:30 24 Setembro, 2026 16:21 24 Setembro, 2026 | João Luís

Pensionista espanhol afirma que ficou 14 meses de baixa após acidente de trabalho e passou a receber pensão reduzida por antecipar a reforma

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Sardinhas na grelha.
Saúde, Vida & Lazer

Nem salmão nem atum: este peixe tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

11:30 24 Setembro, 2026 04:54 24 Setembro, 2026 | João Luís

Este peixe comum pode surpreendê-lo: tem mais cálcio do que o leite e ainda ajuda a proteger os ossos, os dentes e a saúde muscular

Assembleia da República.
Opinião, Política

Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa

18:50 24 Setembro, 2026 18:53 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

“Parece-nos que o sistema democrático está bem pensado […]. Por que são tantos os desiludidos do sistema democrático. Por que será?”

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Está de baixa médica? Sair de casa nestes dois horários exige autorização do médico

19:40 23 Setembro, 2026 16:54 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem recebe subsídio de doença tem deveres específicos para cumprir e uma saída de casa sem justificação pode levar à suspensão da prestação

Regresso à pastorícia e utilização de drones.
Algarve

Nem humanos nem máquinas: saiba quem está ‘responsável’ pela limpeza dos campos de golfe deste resort no Algarve

13:20 23 Setembro, 2026 12:48 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Rebanho de cabras e ovelhas ajuda a controlar a vegetação numa propriedade algarvia com 270 hectares e campos de golfe

Algarve

Tribunal aplica apresentações semanais a homem que atropelou dois polícias em Portimão

18:40 24 Setembro, 2026 18:27 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Dois agentes foram arrastados pela viatura quando tentavam impedir o homem de conduzir, tendo depois sido transportados ao hospital

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Paga 60 euros de condomínio? Saiba quanto deve ser reservado para futuras obras

20:40 23 Setembro, 2026 17:03 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Condomínios têm de constituir uma reserva para a conservação do edifício e a lei estabelece uma contribuição mínima para cada proprietário

Últimas Notícias

  • Já há um carro elétrico novo por cerca de 17 mil euros em Portugal e faz 250 km com uma carga
    Já há um carro elétrico novo por cerca de 17 mil euros em Portugal e faz 250 km com uma carga
  • Gregorio descontou durante 47 anos mas teve de pedir a reforma antecipada: “A Segurança Social retirou-me 6,5% da pensão depois de sofrer um acidente e ficar sem poder trabalhar”
    Gregorio descontou durante 47 anos mas teve de pedir a reforma antecipada: “A Segurança Social retirou-me 6,5% da pensão depois de sofrer um acidente e ficar sem poder trabalhar”
  • Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização
    Mercadona ‘acelera’ expansão no Algarve e depois de Portimão já há destino para a segunda loja: conheça a localização
  • Tribunal aplica apresentações semanais a homem que atropelou dois polícias em Portimão
    Tribunal aplica apresentações semanais a homem que atropelou dois polícias em Portimão
  • Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis
    Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

Opinião

  • Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa
  • A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
    A política e os cidadãos | Por Afonso de Lousada
  • Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende
    Não íamos depressa. Eles é que iam devagar | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
    Luísa Sobral reúne clubes de leitura em Sevilha em encontro dedicado à literatura portuguesa
  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento