Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
NUNO MIGUEL NETO, da Direção da APEXA - Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve | Foto DR
Europe Direct Algarve, Opinião

Algarve pela inclusão: Pessoas com deficiência também decidem o futuro do país – saiba como votar com apoio e dignidade a 18 de janeiro

“A legislação eleitoral e as orientações em vigor são claras: ninguém pode ser impedido de votar por causa da sua deficiência” | Por Nuno Miguel Neto

15:20 17 Janeiro, 2026 15:14 17 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

No próximo dia 18 de janeiro, Portugal vai às urnas para eleger o Presidente da República. Entre os milhões de eleitores chamados a votar estão milhares de pessoas com deficiência que, apesar de ainda enfrentarem dúvidas e obstáculos, têm direitos claros e protegidos no momento de exercer o voto. Apoio na mesa, acompanhamento por alguém de confiança e condições de acessibilidade não são favores — são garantias legais.

O voto é um direito fundamental e aplica-se a todos os cidadãos recenseados com mais de 18 anos, sem exceções. A lei eleitoral portuguesa não distingue eleitores em função da deficiência, assegurando igualdade plena no acesso ao ato eleitoral.

O que acontece na mesa de voto

No dia das eleições, as mesas de voto funcionam entre as 8h00 e as 19h00. O eleitor deve dirigir-se à sua secção com um documento de identificação válido. É ali, perante a mesa de voto, que muitas das dúvidas surgem — sobretudo quando o eleitor precisa de apoio para concretizar o voto.

Contrariamente ao que ainda é muitas vezes assumido, qualquer pessoa com deficiência pode votar com acompanhamento, sempre que tenha dificuldades em exercer o voto de forma autónoma. Basta informar a mesa de voto dessa necessidade.

Este apoio pode ser solicitado, por exemplo, quando existem dificuldades em marcar o boletim, identificar as opções, dobrar ou entregar o voto, ou mesmo aceder à cabine de voto. O acompanhamento deve ser feito por uma pessoa da confiança do eleitor e tem como único objetivo garantir que a vontade do votante é plenamente respeitada.

Acompanhamento não retira sigilo ao voto

Mesmo quando existe apoio, o voto continua a ser secreto. O acompanhante não substitui a escolha do eleitor, nem pode influenciar a decisão. A sua função é apenas facilitar o processo físico ou de compreensão, quando necessário.

Se a necessidade de apoio não for imediatamente evidente, a mesa de voto pode solicitar um documento que comprove essa necessidade, como um atestado médico ou outro comprovativo emitido por serviços de saúde. Cabe sempre à mesa garantir que todo o processo decorre com respeito, discrição e privacidade.

Acessibilidade ainda faz a diferença

Os locais de voto devem estar preparados para receber todos os eleitores. A acessibilidade física continua a ser um ponto crítico em muitas freguesias, mas existem orientações claras para que os espaços sejam adequados a pessoas com mobilidade reduzida ou outras necessidades específicas.

Entradas sem barreiras, percursos desobstruídos, mesas adaptadas e informação clara fazem parte das condições recomendadas. Quem tiver dúvidas sobre a acessibilidade do seu local de voto pode contactar previamente a junta de freguesia ou a câmara municipal.

Igualdade no voto é democracia a funcionar

A legislação eleitoral e as orientações em vigor são claras: ninguém pode ser impedido de votar por causa da sua deficiência. O direito ao voto não se esgota na existência de uma urna, mas na possibilidade real de cada cidadão exercer esse direito com dignidade, autonomia e segurança.

No dia 18 de janeiro, votar com apoio não é um privilégio — é uma expressão concreta de igualdade. Informar-se, exigir condições e exercer o direito de voto é também uma forma de participação ativa na democracia.

O voto conta. E conta para todos.

Sobre o autor: Nuno Miguel Neto é arquiteto de formação, mas tem dedicado a sua carreira ao impacto social, com enfoque na inclusão e nos direitos das pessoas com deficiência. Desde 2012, colabora com a APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve –, liderando e apoiando projetos nas áreas da reabilitação, educação, capacitação e sensibilização comunitária. A sua abordagem combina pensamento estratégico com intervenção local, procurando sempre criar soluções que tenham um impacto real na vida das pessoas. Tem desenvolvido relatórios de impacto, coordenado iniciativas culturais inclusivas e promovido a participação cívica de grupos historicamente marginalizados. Acredita numa sociedade onde a diferença é reconhecida como valor e não como obstáculo. O seu trabalho reflete um compromisso constante com a justiça, a dignidade e a ação transformadora. Como hobbie principal surge o ilusionismo que aliado à área da inovação social dá origem ao projeto Magia com Impacto. 

Leia também: Algarve pela inclusão: A luta pelos direitos das pessoas ciganas no Algarve (#istoéEuropa também)

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Desporto Nacional

Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota

08:30 3 Julho, 2026 08:33 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Após vencer a Croácia por 2-1, Portugal assinalou no relvado um ano desde a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve Desporto Mundo

Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026

09:26 3 Julho, 2026 09:26 3 Julho, 2026 | João Luís

Gonçalo Ramos marcou nos descontos e deu a vitória a Portugal frente à Croácia no Mundial 2026. Avançado olhanense decidiu o jogo

Europe Direct Algarve

Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE

08:52 3 Julho, 2026 08:53 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Consulta pública decorre até 11 de agosto e vai apoiar a elaboração do 10.º Relatório sobre a Coesão da União Europeia

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve

Pesca noturna solidária angaria fundos para a Misericórdia de Albufeira

07:26 3 Julho, 2026 07:28 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Convívio de Pesca Noturno Solidário tem início às 23:00 e termina às 07:00, com oito horas de competição de praia

Algarve Cultura

Afro Nation arranca em Portimão com Wizkid, Burna Boy e Tyla em destaque

07:39 3 Julho, 2026 07:41 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre até domingo na Praia da Rocha, em Portimão, com Wizkid, Burna Boy e Tyla entre os principais destaques

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro

07:57 3 Julho, 2026 08:00 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cáceres 2031 continua a promover atividades culturais abertas a todos os cidadãos, promovendo a participação e fortalecendo a ligação entre a cultura local e os valores europeus"

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Ensino Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Algarve Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Economia Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Desporto, Nacional

Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota

08:30 3 Julho, 2026 08:33 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Após vencer a Croácia por 2-1, Portugal assinalou no relvado um ano desde a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto, Mundo

Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026

09:26 3 Julho, 2026 09:26 3 Julho, 2026 | João Luís

Gonçalo Ramos marcou nos descontos e deu a vitória a Portugal frente à Croácia no Mundial 2026. Avançado olhanense decidiu o jogo

Europe Direct Algarve

Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE

08:52 3 Julho, 2026 08:53 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Consulta pública decorre até 11 de agosto e vai apoiar a elaboração do 10.º Relatório sobre a Coesão da União Europeia

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve

Pesca noturna solidária angaria fundos para a Misericórdia de Albufeira

07:26 3 Julho, 2026 07:28 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Convívio de Pesca Noturno Solidário tem início às 23:00 e termina às 07:00, com oito horas de competição de praia

Algarve, Cultura

Afro Nation arranca em Portimão com Wizkid, Burna Boy e Tyla em destaque

07:39 3 Julho, 2026 07:41 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre até domingo na Praia da Rocha, em Portimão, com Wizkid, Burna Boy e Tyla entre os principais destaques

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro

07:57 3 Julho, 2026 08:00 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cáceres 2031 continua a promover atividades culturais abertas a todos os cidadãos, promovendo a participação e fortalecendo a ligação entre a cultura local e os valores europeus"

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Ensino, Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Algarve, Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Economia, Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Últimas Notícias

  • Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026
    Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026
  • Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE
    Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE
  • Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota
    Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota
  • Afro Nation arranca em Portimão com Wizkid, Burna Boy e Tyla em destaque
    Afro Nation arranca em Portimão com Wizkid, Burna Boy e Tyla em destaque
  • Pesca noturna solidária angaria fundos para a Misericórdia de Albufeira
    Pesca noturna solidária angaria fundos para a Misericórdia de Albufeira

Opinião

  • Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
  • O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
    O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

Europe Direct Algarve

  • Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE
    Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE
  • Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal