Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
MICHAEL MCGRATH, Comissário europeu para a Democracia, a Justiça, o Estado de direito, e a Defesa do consumidor | Foto DR
Europe Direct Algarve, Opinião

A democracia consiste em jogar pelas mesmas regras | Por Michael McGrath

“A democracia não é apenas escolher os nossos líderes. É a defesa do nosso modo de vida, dos valores comuns da dignidade, da justiça e da igualdade”

11:42 2 Março, 2026 11:46 2 Março, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em 1999, fui a votos nas minhas primeiras eleições. Tinha 22 anos e candidatei-me nas eleições autárquicas em Passage West e Monkstown, no condado de Cork, na Irlanda. Foi ao bater às portas de casas para pedir o apoio das pessoas na minha comunidade que compreendi o verdadeiro espírito da democracia. A democracia existe na participação real, nos contactos porta a porta, nas conversas, discussões e compromissos que se obtêm. Ganha vida nos centros comunitários, nas igrejas, à mesa da cozinha e no caminho para a escola.  

O âmago da democracia é o debate livre e aberto que não está limitado por um consenso quanto ao desfecho, mas por um acordo quanto às regras. As regras do jogo na UE são os processos democráticos e os guardiães das nossas democracias — meios de comunicação social livres e independentes, uma sociedade civil dinâmica e eleições livres e justas. Estas são as regras que asseguram a proteção e o reforço dos nossos valores democráticos e definem o quadro em que os processos democráticos são legítimos.

Para haver um jogo de futebol, não bastam jogadores talentosos. São precisas regras claras e um árbitro para as aplicar. O árbitro não determina quem ganha: garante que o jogo é justo, que as faltas são assinaladas e que cada equipa compete em pé de igualdade. Sem essa estrutura, os resultados seriam ditados por vantagens injustas e por violações das regras, haveria uma multiplicação dos litígios e o jogo rapidamente resvalaria para o caos.

A democracia funciona da mesma forma. Apostar em processos democráticos significa salvaguardar condições equitativas, garantir que os cidadãos têm acesso a uma comunicação social livre, que a sociedade civil pode funcionar sem intimidações e que as eleições são conduzidas de forma transparente e credível. Quando as pessoas têm confiança na equidade do processo, também têm confiança no resultado, mesmo quando o lado que defendem não prevalece. Tal como as regras dão sentido a um jogo de futebol, os processos democráticos legitimam o modo de vida europeu de que nos orgulhamos.

No entanto, na Europa e mais além, há regimes autoritários que procuram subverter a vontade dos cidadãos recorrendo a táticas híbridas: ataques a infraestruturas, utilização de robôs digitais («bots») para amplificar artificialmente narrativas distorcidas, recurso a redes criminosas e tentativas de interferir em eleições. Estas manobras visam minar a confiança, aprofundar divisões e desestabilizar sociedades. A transformação digital amplificou estes desafios. Os espaços virtuais possibilitam uma propagação mais rápida da desinformação, os algoritmos alimentam a crispação, a comunicação social independente enfrenta pressões financeiras e as ferramentas de inteligência artificial podem distorcer perigosamente a nossa perceção da realidade.

Estas pressões ameaçam a essência das nossas democracias: as liberdades, as proteções e os direitos que nos permitem viver quotidianamente de forma aberta e segura. A democracia da UE depende da capacidade de falar sem medo, do acesso a imprensa independente, da participação em eleições justas, da livre associação na sociedade civil e da liberdade de fazer escolhas pessoais sem interferências indevidas.

Temos de agir com urgência para salvaguardar os nossos direitos fundamentais para as gerações vindouras, e temos um roteiro para nos orientar.

O Escudo Europeu da Democracia, apresentado pela Comissão Europeia em novembro passado, ajudará a garantir que continuamos a contar com um árbitro neste jogo. Esta iniciativa marca uma mudança decisiva: a passagem das respostas ad hoc para um quadro estruturado de proteção e reforço da democracia em toda a UE. A salvaguarda da democracia não pode depender apenas do direito ou das políticas: é necessário apostar numa governação integrada e na contribuição transversal da sociedade.

O Escudo Europeu da Democracia centra-se em três prioridades: proteção da integridade do espaço informativo, consolidação das instituições democráticas e dos processos eleitorais (incluindo uma comunicação social independente e uma sociedade civil dinâmica) e reforço da resiliência da sociedade e da participação cívica. Este trabalho deve ser realizado por cada Estado-Membro a nível nacional, regional e local, e coletivamente a nível europeu.

Enquanto comissário europeu responsável pela pasta da Democracia, cabe-me abordar de forma direta a questão das pressões sobre os sistemas democráticos. Neste espírito, na próxima semana darei início aos trabalhos do Centro Europeu da Resiliência Democrática juntamente com os ministros dos 27 Estados-Membros da UE. Esta é uma iniciativa emblemática no âmbito do Escudo Europeu da Democracia.

O centro será uma plataforma de cooperação estruturada entre os Estados-Membros e também entre estes, as instituições da UE e vários países que pretendam tornar-se membros de pleno direito da UE. Reunirá conhecimentos especializados, promoverá a partilha de informações e apoiará ações destinadas a combater ameaças que não conhecem fronteiras. Os nossos sistemas democráticos são inestimáveis. Trabalhando em conjunto, podemos dar respostas mais eficazes aos desafios que se lhes colocam.

A vetor fundamental do centro é a coordenação que permitirá juntar conhecimentos especializados nacionais e capacidades da UE para antecipar, identificar e fornecer opções de resposta a ameaças. As prioridades serão definidas em conjunto e os projetos serão orientados pelas necessidades dos Estados-Membros para que a cooperação se traduza em resultados tangíveis.

A democracia baseia-se na confiança que os cidadãos depositam nos sistemas que possibilitam a participação democrática.

O Centro Europeu da Resiliência Democrática assegurará que a Europa está à altura dos desafios que se colocam à sua democracia e de preservar a integridade e a justiça do jogo democrático.

A democracia não é apenas escolher os nossos líderes. É a defesa do nosso modo de vida, dos valores comuns da dignidade, da justiça e da igualdade, que não se conseguem transmitir a partir dos governos. Estes valores têm de ser vividos, renovados e reforçados por todos nós, jovens ou idosos, nas cidades e nas aldeias. É tempo de nos erguermos, de nos reaproximarmos e de nos unirmos para defender os valores democráticos que nos ligam.

Leia também: Celebrar os 25 anos da Carta dos Direitos Fundamentais | Por Michael McGrath

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é logotipo-Europe-Direct-Algarve.jpg

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.

CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Nacional

Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo

12:51 11 Junho, 2026 12:51 11 Junho, 2026 | João Luís

Um psiquiatra foi condenado depois de pedir o internamento compulsivo de uma antiga paciente com quem manteve uma relação íntima

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Algarve Cultura Vida & Lazer

Sunset no Parque leva música, convívio e animação ao coração de Pechão

07:30 11 Junho, 2026 07:10 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clube Oriental de Pechão lança o Sunset no Parque este sábado, com música, convívio e entrada livre para assinalar o verão

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Alojamento Local.
Nacional

Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados

13:42 11 Junho, 2026 13:31 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 10.000 alojamentos locais já perderam o registo e milhares continuam em risco de encerramento devido às novas regras

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Algarve Desporto

Tavira prepara grande festa do basquetebol com centenas de jovens atletas

06:56 11 Junho, 2026 06:58 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Durante cinco dias, Tavira volta a acolher uma das maiores provas de formação desportiva realizadas na região algarvia

Estender roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Secar roupa em casa sem dores de cabeça? Conheça o truque que ‘resolve tudo’ em tempo recorde

09:30 11 Junho, 2026 09:21 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Truque simples promete secar roupa mais rápido em casa, reduzir odores e evitar vincos sem esforço ou necessidade de equipamentos extra

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Prestianni a tapar a boca.
Desporto

Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

12:35 11 Junho, 2026 12:35 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

FIFA confirmou uma nova regra para o Mundial que poderá levar à expulsão de jogadores por um gesto frequente

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

El Niño está de volta: IPMA esclarece o que pode mudar no tempo em Portugal

10:40 10 Junho, 2026 08:42 10 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA aponta para uma elevada probabilidade de ocorrência de um episódio de El Niño entre junho e agosto

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Nacional

Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo

12:51 11 Junho, 2026 12:51 11 Junho, 2026 | João Luís

Um psiquiatra foi condenado depois de pedir o internamento compulsivo de uma antiga paciente com quem manteve uma relação íntima

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Sunset no Parque leva música, convívio e animação ao coração de Pechão

07:30 11 Junho, 2026 07:10 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clube Oriental de Pechão lança o Sunset no Parque este sábado, com música, convívio e entrada livre para assinalar o verão

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Alojamento Local.
Nacional

Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados

13:42 11 Junho, 2026 13:31 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 10.000 alojamentos locais já perderam o registo e milhares continuam em risco de encerramento devido às novas regras

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Algarve, Desporto

Tavira prepara grande festa do basquetebol com centenas de jovens atletas

06:56 11 Junho, 2026 06:58 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Durante cinco dias, Tavira volta a acolher uma das maiores provas de formação desportiva realizadas na região algarvia

Estender roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Secar roupa em casa sem dores de cabeça? Conheça o truque que ‘resolve tudo’ em tempo recorde

09:30 11 Junho, 2026 09:21 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Truque simples promete secar roupa mais rápido em casa, reduzir odores e evitar vincos sem esforço ou necessidade de equipamentos extra

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Prestianni a tapar a boca.
Desporto

Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

12:35 11 Junho, 2026 12:35 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

FIFA confirmou uma nova regra para o Mundial que poderá levar à expulsão de jogadores por um gesto frequente

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

El Niño está de volta: IPMA esclarece o que pode mudar no tempo em Portugal

10:40 10 Junho, 2026 08:42 10 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA aponta para uma elevada probabilidade de ocorrência de um episódio de El Niño entre junho e agosto

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Últimas Notícias

  • Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados
    Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados
  • Capacete obrigatório nas trotinetes e bicicletas elétricas? Projeto prevê multas até 150 euros para quem não cumprir
    Capacete obrigatório nas trotinetes e bicicletas elétricas? Projeto prevê multas até 150 euros para quem não cumprir
  • Três cidades no Alentejo integram pela primeira vez a rede da FlixBus
    Três cidades no Alentejo integram pela primeira vez a rede da FlixBus
  • Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo
    Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo
  • Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho
    Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho
  • Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data
    Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

Opinião

  • Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
    Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal