Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Despedida por chegar demasiado cedo ao trabalho: tribunal deu razão à empresa

Caso invulgar em Alicante: trabalhadora foi despedida por chegar 30 a 40 minutos antes do turno e manter o hábito após advertências

22:00 18 Fevereiro, 2026 21:07 18 Fevereiro, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma trabalhadora de uma empresa de transportes em Alicante foi despedida apesar de cumprir a hora prevista no contrato, num caso pouco comum que acabou decidido em tribunal a favor da entidade patronal. Em causa esteve o hábito de chegar 30 a 40 minutos antes do início do turno e de manter esse comportamento mesmo após advertências para não o fazer.

O caso, divulgado pela imprensa espanhola, chama a atenção por contrariar a ideia de que chegar mais cedo é sempre sinal de compromisso. Aqui, a empresa alegou que essa antecipação não trazia benefício operacional e gerava um problema de gestão no local de trabalho.

Segundo o que foi relatado em julgamento, e citado pelo jornal espanhol AS, a trabalhadora tinha hora de entrada fixada para as 7h30 e, ainda assim, apresentava-se consistentemente antes, permanecendo no posto sem iniciar funções, porque o turno ainda não tinha começado.

O que motivou o conflito

A entidade empregadora terá feito advertências verbais para que a trabalhadora passasse a comparecer apenas a partir da hora estabelecida, mas o comportamento manteve-se. A empresa interpretou a situação como uma alteração unilateral do horário, ainda que a hora contratual fosse cumprida.

O argumento central apresentado foi o de que a trabalhadora passava esse tempo “parada”, sem tarefas atribuídas, por não poder iniciar a atividade antes da hora oficial. Para a empresa, isso criava um clima negativo e um prejuízo organizacional.

No processo, a entidade patronal associou ainda o episódio à atitude da funcionária, sustentando que a presença antecipada não se traduzia em produtividade nem em colaboração com a equipa.

Porque o tribunal não considerou o despedimento “improcedente”

A decisão judicial considerou relevante o facto de a trabalhadora ter ignorado orientações claras para corrigir o comportamento. A leitura do tribunal foi que, ao insistir numa prática não acordada, a trabalhadora acabou por prejudicar a organização do trabalho.

Um ponto determinante foi a existência de advertências anteriores, ainda que verbais, e a persistência do comportamento após esses avisos. Ou seja, não foi apenas “chegar cedo”, mas sim a recusa em acatar uma instrução da empresa sobre o funcionamento do serviço.

Na ótica apresentada, o despedimento não foi tratado como uma medida arbitrária, mas como consequência de um problema comunicado e não corrigido, o que pesou para afastar a ideia de despedimento injustificado.

A explicação do advogado e o que fica do caso

O advogado laboralista Juanma Lorente explicou nas redes sociais que, quando uma empresa formaliza um aviso sobre um comportamento, espera-se que o trabalhador ajuste a conduta. A chave, neste caso, esteve no desrespeito pela orientação após a advertência.

Segundo essa interpretação, e de acordo com o AS a empresa não puniu “pontualidade”, mas uma prática considerada inadequada para o serviço e mantida apesar das instruções. A partir daí, o tribunal entendeu que existia fundamento para a decisão, dentro do enquadramento do processo.

E se fosse em Portugal?

Em Portugal, a situação seria analisada sobretudo à luz de duas ideias: o empregador define o horário e as regras de organização do trabalho e o trabalhador tem o dever de cumprir ordens e instruções relacionadas com a execução e disciplina do trabalho, desde que não sejam ilegais ou atentem contra direitos básicos.

Chegar sistematicamente antes da hora não é, por si só, motivo automático para despedimento. Mas se a empresa der uma instrução clara (por exemplo, “não entrar/estar no posto antes das 7h30”) e o trabalhador persistir em ignorá-la, isso pode transformar-se numa questão disciplinar por desobediência, especialmente se houver impacto na operação (confusão no posto, conflitos, pressão sobre chefias, segurança, controlo de acessos, etc.).

Ainda assim, para chegar a um despedimento com justa causa, a empresa teria de demonstrar gravidade e repetição, e sobretudo cumprir o procedimento disciplinar (com comunicação formal, possibilidade de defesa e decisão fundamentada). Na prática, o mais comum seria começar por advertência escrita e, se necessário, outras sanções proporcionais antes de um despedimento.

O que este episódio pode significar para outros trabalhadores

Em termos práticos, a lição mais simples é que o horário de trabalho não é apenas uma referência pessoal, mas uma regra operacional. Se a empresa define que a presença deve começar a partir de determinada hora, o cumprimento dessa orientação pode ser tão relevante quanto não chegar atrasado.

Também fica claro que advertências, mesmo quando não parecem “graves”, podem ter peso se o comportamento se repetir. Em contexto laboral, insistir numa prática que a entidade patronal já pediu para interromper pode ser interpretado como falta de colaboração.

Por fim, o caso sublinha a importância de clarificar por escrito regras internas, tarefas antes do turno e procedimentos de entrada, para evitar ambiguidades que acabem em litígio e decisões difíceis para ambas as partes.

Leia também: Funcionária com 11 anos de casa despedida do El Corte Inglés por publicitar produtos do Lidl em conta privada: tribunal discorda e condena empresa a pagar 45.000€ de indemnização

Ciência Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve

Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira

07:40 7 Agosto, 2026 08:08 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

VMER, INEM e Polícia Marítima foram mobilizados para a praia das Belharucas, mas o óbito do homem de 29 anos acabou por ser declarado no local

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

06:00 7 Agosto, 2026 13:57 6 Agosto, 2026 | João Luís

Chuva e a trovoada estão de regresso, acompanhadas por poeiras vindas do Saara. A mudança chega já nos próximos dias

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Algarve Saúde

Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes

07:58 7 Agosto, 2026 07:59 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Colegas, doentes, amigos e instituições lamentam a morte de Eurico Gomes, médico com um longo percurso profissional ligado à saúde no Algarve

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 7 Agosto, 2026 19:09 6 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva regressa a Portugal, acompanhada por maior nebulosidade, aguaceiros e possibilidade de trovoada em algumas regiões

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Algarve Saúde

Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS

07:01 7 Agosto, 2026 07:07 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicatos denunciam falta de milhares de profissionais na região e criticam a contratação precária promovida pela ULS do Algarve

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Sal C – O tesouro escondido | Por Maria João Neves

09:10 7 Agosto, 2026 19:45 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de agosto

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Cultura Edição Papel Europe Direct Algarve Opinião

Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro

07:30 7 Agosto, 2026 12:13 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Garcia defende que o maior legado das Capitais Europeias da Cultura está nas redes que fazem circular experiência entre cidades e equipas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“No meu tempo ganhava 150€ mas vivia melhor”: reformada compara antigo salário com pensão atual de 1.100€

16:10 5 Agosto, 2026 15:56 5 Agosto, 2026 | Luís Santos

Reformada espanhola revela como consegue gerir mensalmente uma pensão de 1.100 euros perante preços cada vez mais elevados

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Ciência, Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve

Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira

07:40 7 Agosto, 2026 08:08 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

VMER, INEM e Polícia Marítima foram mobilizados para a praia das Belharucas, mas o óbito do homem de 29 anos acabou por ser declarado no local

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

06:00 7 Agosto, 2026 13:57 6 Agosto, 2026 | João Luís

Chuva e a trovoada estão de regresso, acompanhadas por poeiras vindas do Saara. A mudança chega já nos próximos dias

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Algarve, Saúde

Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes

07:58 7 Agosto, 2026 07:59 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Colegas, doentes, amigos e instituições lamentam a morte de Eurico Gomes, médico com um longo percurso profissional ligado à saúde no Algarve

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 7 Agosto, 2026 19:09 6 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva regressa a Portugal, acompanhada por maior nebulosidade, aguaceiros e possibilidade de trovoada em algumas regiões

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Algarve, Saúde

Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS

07:01 7 Agosto, 2026 07:07 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicatos denunciam falta de milhares de profissionais na região e criticam a contratação precária promovida pela ULS do Algarve

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Sal C – O tesouro escondido | Por Maria João Neves

09:10 7 Agosto, 2026 19:45 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de agosto

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Cultura, Edição Papel, Europe Direct Algarve, Opinião

Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro

07:30 7 Agosto, 2026 12:13 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Garcia defende que o maior legado das Capitais Europeias da Cultura está nas redes que fazem circular experiência entre cidades e equipas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“No meu tempo ganhava 150€ mas vivia melhor”: reformada compara antigo salário com pensão atual de 1.100€

16:10 5 Agosto, 2026 15:56 5 Agosto, 2026 | Luís Santos

Reformada espanhola revela como consegue gerir mensalmente uma pensão de 1.100 euros perante preços cada vez mais elevados

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve, Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Últimas Notícias

  • Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • Acesso pedonal à Praia do Camilo continua interdito por razões de segurança
    Acesso pedonal à Praia do Camilo continua interdito por razões de segurança
  • Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes
    Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes
  • Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira
    Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira
  • Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS
    Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS

Opinião

  • Sal C – O tesouro escondido | Por Maria João Neves
    Sal C – O tesouro escondido | Por Maria João Neves
  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
  • A Estrela da Manhã – nova saga do norueguês Karl Ove Knausgard | Por Paulo Serra
    A Estrela da Manhã – nova saga do norueguês Karl Ove Knausgard | Por Paulo Serra

Europe Direct Algarve

  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
  • União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
    União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento