Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Edição Papel

“Não sei se vai ficar tudo bem, mas vamos ultrapassar isto”- José Neutel

José Neutel nasceu em Cabinda, Angola, em 1974, e a sua adolescência foi passada em Viseu, onde estudou e se formou em enfermagem. Veio para o Algarve por uma questão de trabalho, vive São Brás de Alportel e trabalha no CHUA. O POSTAL foi conhecer um pouco mais sobre as paixões e projetos deste enfermeiro

10:50 9 Julho, 2020 11:11 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A área da pediatria é uma das paixões de José Neutel

José Neutel nasceu em Cabinda, Angola, em 1974, e a sua adolescência foi passada em Viseu, onde estudou e se formou em enfermagem. Veio para o Algarve por uma questão de trabalho. Elogia a sua terra de coração, São Brás de Alportel, trabalha no Centro Hospitalar Universitário do Algarve desde 1996, está na pediatria desde 2001. O POSTAL foi conhecer um pouco mais sobre as paixões e projetos deste enfermeiro.

Como surgiu a paixão pela enfermagem e ligação à emergência?

Entrei nesta área por um “tropeção” do destino. Não foi a minha primeira escolha na Universidade, mas a partir do momento em que entrei apaixonei-me. A pediatria foi a minha primeira escolha dentro do curso base e, assim que me foi possibilitado, entrei dentro do departamento. A parte da emergência e da urgência foi a minha paixão e é uma paixão dos profissionais de saúde. Fiz viatura médica entre 2000 e 2010 e aprendi imenso, pois têm uma capacidade de trabalho incrível. Tenho uma forte ligação àquilo que é a emergência médica e a formação dentro dessa área. Tive a oportunidade de acompanhar a abertura das viaturas médicas de Faro e Albufeira, em 2000 e 2004, e colaboro naquilo que é a formação do INEM. Sou formador convidado do INEM e tive sempre um gosto particular pela formação dentro da emergência. Daí o “gostinho” de estar a trabalhar com o novo simulador, que é fundamental para uma boa formação.

Uma vez que falou no simulador, o que é que ele vai permitir?

O simulador vai permitir que consigamos ensinar o grupo de formação LEME, que está em grande formação, vocacionada para os adultos. Dentro da área da pediatria surgiu um grupo que se associou ao LEME para fazermos a formação em Suporte Avançado de Vida dentro do CHUA. Até ao momento tínhamos de estar a adaptar coisas e a trabalhar com equipamentos de adultos. Neste momento estamos autónomos e vamos colmatar esta lacuna que existia a Sul do Tejo, aqui na região do Algarve. Não é o primeiro material do género, existem dois, muitos antigos. Existe um dentro do departamento de formação do INEM e outro na ARS Algarve. São equipamentos antigos e extremamente usados. Este manequim permite ainda simular “quase tudo” de uma criança à volta dos seis anos. A única coisa que lhe falta fazer é levantar-se e andar. Ele fala, respira e tem pulso. Temos de treinar estas situações com simuladores e não crianças, isto tem de ser feito em salas de aula.

Esteve presente na entrega do simulador? Como reagiram os utentes?

Estive. Não decorreu nas melhores condições, devido a todo este problema de pandemia, mas foi muito emotiva. Os profissionais que o vão utilizar ficaram logo entusiasmados e quiseram experimentar e iniciar simulações. Estamos todos com vontade de iniciar a formação. Assim, para o ano estaremos em condições de fazer formações de uma forma regular e atingir objetivos, nomeadamente que todos os enfermeiros e médicos do departamento de pediatria tenham formação em suporte avançado de vida. É uma fasquia altíssima que vamos atingir a curto prazo.

“Têm sido meses complicados para trabalhar e temos conseguido dar conta do recado”

O José está envolvido em várias vertentes da saúde. Tem outros projetos profissionais?

Em 2010, a minha enfermeira diretora e o presidente da secção de saúde da Ordem dos Enfermeiro lançaram o desafio de tentar colmatar uma lacuna que a sociedade civil tinha (e tem, a meu ver), relativamente a um flagelo: as mortes por afogamento. Este tipo de morte é a segunda maior causa dentro da faixa da pediatria. É uma morte “evitável”, pois para além de todas as medidas de prevenção, temos de formar a sociedade civil sobre manobras de suporte básico de vida. Nesse sentido, o desafio foi lançado ao departamento de pediatria para dinamizar um grupo de formação que fizesse formação específica à sociedade civil. Eu e um grupo de sete ou oito colegas temos feito formação regular nos meses de verão em suporte básico de vida. É gratuita e não tem encargos, basta apenas inscrição. Este vai ser o primeiro ano em dez anos que estaremos parados. Apesar disso, em 2021 já existe previsão para o regresso, junto também de algumas escolas do Algarve.

Tenho estado ainda a desenvolver outra área do departamento de pediatria. Estou cada vez mais ligado ao controlo da dor e da ansiedade. Acho que é extremamente importante, pois uma criança quando recorre ao sistema de saúde está assustada e em pânico e o profissional de saúde tem de saber controlar esses sentimentos dentro dela. Tenho estado a investir bastante nesse controlo de ansiedade perante a perceção dos cuidados de saúde e eventos dolorosos (colheitas de sangue ou meras observações) e existem procedimentos de atuarmos de forma a reduzirmos a ansiedade.

José Neutel admite que não se apercebeu da dimensão que o novo coronavírus poderia tomar, quando surgiu na China

Uma vez que falou na questão da pandemia, quando ela surgiu na China, achou que poderia chegar a Portugal?

Quando surgiram as primeiras notícias não me apercebi da dimensão daquilo que iria acontecer. Não tive a perceção. Estava a responder ao que os media nos estavam a informar. Fomos todos apanhados de surpresa com o que aconteceu. Quando chegou a Portugal, tive uma reação mista: de receio e apreensão e também de intensificação de esforços para nos organizarmos e estruturarmos para respondermos àquilo que estava a acontecer. Estamos a preparar-nos para aquilo que está a acontecer, o que prevemos hoje amanhã já não é da mesma maneira. Têm sido meses complicados para trabalhar e temos conseguido dar conta do recado. Temos falta de recursos humanos e materiais, mas temos conseguido superar.

Já teve contacto com uma criança infetada com covid-19? O que se diz a uma criança que esteja a passar pela doença?

Sim, já. Não se explica esta situação, diz-se apenas “olá campeão”. O que se diz a uma criança que tem uma pneumonia? Que tem uma infeção? Fala-se e brinca-se com ela. Não temos de falar disto como se fosse o fim do mundo, temos de atuar calmamente. A minha linha de abertura é essa.

Como acha que Portugal, particularmente a região algarvia, está a corresponder à situação, em termos de resposta do Serviço Nacional de Saúde?

Estamos a corresponder da melhor maneira possível. Se estamos preparados ou não, não sei. Não sei o que vem aí para dizermos isso. Com aquilo que está a acontecer, estamos a tentar dar a melhor resposta possível. Cada dia é um dia. Basicamente, a nossa expectativa são 24 horas, aquilo que brincamos quando mudamos de turno é: “o que é que mudou?”. É essa a adaptação que temos de ter. Comentei isto com a minha chefe de urgência: O ser humano é um animal de hábitos e o que nos tem consumido é não termos rotinas. Neste momento, o que nos está a acontecer é que não fazemos a mínima ideia do que vamos encontrar. Não há rotina, não há nada que aconteça duas vezes e isto consome muito. Não sei se vai ficar tudo bem, mas que nós vamos ultrapassar is- to, vamos. Faz parte da nossa raça ultrapassarmos dificuldades. Como vamos estar depois, falamos daqui a uns tempos.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI

18:20 2 Julho, 2026 18:31 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Afogamento é rápido, silencioso e pode acontecer em poucos centímetros de água, alertam as entidades envolvidas

Algarve Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Algarve Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 08:59 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Casal recebe a chave da nova casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir

17:27 2 Julho, 2026 17:27 2 Julho, 2026 | João Luís

Crédito habitação pode ser amortizado antes do prazo, mas há regras, prazos de aviso e comissões a considerar antes de avançar

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Algarve Animais Vida & Lazer

Novo Centro Immerso vai nascer no Zoomarine

15:10 30 Junho, 2026 15:03 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Celebração do 35.º aniversário ficou marcada pelo prémio “Melhor Parque Temático e Diversões” nos Portugal Travel Awards 2026

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Nacional

Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI

18:20 2 Julho, 2026 18:31 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Afogamento é rápido, silencioso e pode acontecer em poucos centímetros de água, alertam as entidades envolvidas

Algarve, Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Algarve, Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 08:59 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve, Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Casal recebe a chave da nova casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir

17:27 2 Julho, 2026 17:27 2 Julho, 2026 | João Luís

Crédito habitação pode ser amortizado antes do prazo, mas há regras, prazos de aviso e comissões a considerar antes de avançar

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia, Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Algarve, Animais, Vida & Lazer

Novo Centro Immerso vai nascer no Zoomarine

15:10 30 Junho, 2026 15:03 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Celebração do 35.º aniversário ficou marcada pelo prémio “Melhor Parque Temático e Diversões” nos Portugal Travel Awards 2026

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto

Vem aí uma onda de calor: saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

14:22 30 Junho, 2026 13:33 30 Junho, 2026 | João Luís

Carro ao sol pode transformar-se num forno durante uma onda de calor. Saiba como arrefecer o habitáculo em poucos minutos antes de arrancar

Últimas Notícias

  • Estudantes de Enfermagem da UAlg desenvolvem trabalho comunitário em Faro
    Estudantes de Enfermagem da UAlg desenvolvem trabalho comunitário em Faro
  • Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI
    Afogamento infantil motiva nova campanha de sensibilização da GNR e da APSI
  • Ameixial volta a receber festival de música eletrónica no Espelho de Água
    Ameixial volta a receber festival de música eletrónica no Espelho de Água
  • Equipa do Flamengo já está no Algarve a preparar o jogo com o Benfica e o hotel eleito tem dois campos de futebol e vista para o mar
    Equipa do Flamengo já está no Algarve a preparar o jogo com o Benfica e o hotel eleito tem dois campos de futebol e vista para o mar
  • Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir
    Amortizar o crédito habitação antes do prazo? Saiba o que pode pagar e que regras tem de cumprir

Opinião

  • O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
    O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
    NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal