Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos DR
Edição Papel, Nacional

Maioria dos autores de mortes de crianças condenados a 25 anos de prisão

Os crimes que levaram à morte de crianças às mãos de familiares, nos últimos anos, têm em comum a violência, sendo a maioria dos acusados condenados à pena máxima de prisão

19:00 5 Agosto, 2023 19:17 3 Agosto, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os crimes que resultaram na morte de crianças às mãos de familiares, nos últimos anos, têm em comum a violência que levou ao final trágico, com a maioria dos acusados condenados à pena máxima de prisão, 25 anos.

Portimão: Joana de 8 anos

Há cerca de duas décadas, em setembro de 2004, o caso de Joana abalou a localidade de Figueira, no concelho de Portimão, quando foi dada como desaparecida, com apenas 08 anos. Em novembro do ano seguinte, a mãe, Leonor Cipriano, e o tio da menina foram condenados a 20 anos e quatro meses e a 19 anos e dois meses de prisão, respetivamente.

O Tribunal de Portimão deu como provado que Joana tinha sido “brutalmente agredida pela mãe e pelo tio”, depois de ter voltado a casa com compras, que tinha ido fazer a pedido de Leonor Cipriano. Os dois arguidos viriam a confessar o homicídio da criança, tendo o tio materno revelado que, depois de matarem a menina, terão esquartejado o corpo e dado os restos mortais a comer aos porcos.

Depois de ter cumprido cinco sextos da pena, entretanto reduzida para 18 anos, em fevereiro de 2019, Leonor Cipriano voltou a garantir que confessou o crime porque estava a ser agredida por inspetores da Polícia Judiciária (PJ), agressões que foram dadas como provadas, embora os seus autores não tenham sido identificados.

O corpo de Joana nunca foi encontrado. O tio disse que tinha dado os restos mortais aos porcos.

Caxias: Daniel de 6 anos

Em setembro de 2005, Daniel, de 06 anos, surdo-mudo e amblíope, foi encontrado morto em casa, em Caxias, no distrito de Lisboa, onde a mãe vivia com o padrasto da criança que foi condenado um ano depois a 12 anos de prisão, por abuso sexual de crianças continuado e agravado. A mãe do menor, que estava acusada de maus-tratos e negligência, foi absolvida por o tribunal não ter dado como provado que soubesse dos abusos infligidos a Daniel pelo companheiro, Fábio Cardoso.

Leonor com quatro meses

Uma década depois, em 2014, Emanuel Mário foi condenado também à pena máxima no sistema penal português, 25 anos, por matar a filha Leonor, de apenas quatro meses, ao torturá-la, mergulhando-a em água a ferver.

O homem acabou por morrer em 2018, depois de contrair uma infeção na prisão da Carregueira onde se encontrava a cumprir pena.

A mãe da criança, Cláudia Silva, bombeira de profissão e que terá feito manobras de reanimação à filha depois de nove horas de agonia e sem qualquer assistência da sua parte, foi condenada a 18 anos de prisão.

Henrique com cinco meses

Em 08 de abril de 2015, João Barata matou o filho Henrique de apenas cinco meses com uma facada no coração. Um ano mais tarde, em maio, foi condenado a 25 anos de prisão.

João Barata matou o filho em retaliação contra a ex-companheira, que queria pôr fim à relação, após descobrir que continuava a consumir álcool.

“Ficou provado que o arguido cravou a faca na zona do tórax do corpo do bebé. Ficou provado que rodou os bicos do fogão antes de sair de casa e tinha intenção inequívoca de deitar gás. Quis vingar-se da mãe da criança por ter dito que queria acabar a relação e queria pô-lo fora de casa”, afirmou a juíza presidente do coletivo durante a leitura da sentença.

O acórdão indicava ainda que “os relatórios não refletem que o arguido padecesse de qualquer anomalia psíquica”, reconhecendo-lhe, ao invés, uma “personalidade imatura, egocêntrica, com traços depressivos e compulsivos”.

Lara de dois anos e meio

Já em fevereiro de 2019, outro pai matou a filha com apenas dois anos e meio, no Seixal. Lara morreu asfixiada no carro do pai, poucas horas depois de Pedro Henriques ter degolado a avó materna da menina.

No entanto, o homem nunca chegou a ser condenado pela justiça, já que suicidou-se após ter fugido para o centro do país onde os pais moravam.

Foi divulgado na altura, que a menina morreu estrangulada e que o corpo foi atirado para a bagageira do carro.

Valentina de 9 anos

Em maio de 2020, o desaparecimento de Valentina, de 09 anos, em Atouguia da Baleia, Peniche, alertou a polícia e a população. No entanto, a menina afinal não tinha desaparecido e nas buscas realizadas pelas autoridades foi encontrado o corpo numa zona florestal na serra d’El Rei e detidos os suspeitos pelo crime e ocultação do cadáver.

O pai e a madrasta de Valentina foram condenados em abril de 2021 pelo Tribunal de Leiria a 25 anos e a 18 anos e nove meses de prisão, respetivamente, pela prática de vários crimes, entre os quais homicídio qualificado.

Segundo o relatório da autópsia citado pelo Ministério Público, a morte de Valentina “foi devido a contusão cerebral com hemorragia subaracnóidea”.

Na acusação era referido que o casal deixou Valentina “a agonizar”, na presença de outros menores, “indiferentes ao sofrimento intenso” da criança, não havendo dúvidas de que a madrasta colaborou na atuação do pai sem promover o socorro à menor ou impedindo as agressões.

Vialonga: Lara de 7 anos

Em março deste ano, Lara, de 07 anos, foi morta à facada pelo avô de 69 anos, em Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira, que tentou suicidar-se depois de cometer o crime.

Setúbal: Jéssica de 3 anos

Esta terça-feira, os quatro principais arguidos – a mãe, a suposta ama, o marido e a filha destes – no caso de homicídio de Jéssica, uma menina de 03 anos em junho de 2022, em Setúbal, foram condenados a 25 anos de prisão pelo Tribunal de Setúbal.

O caso remonta a junho de 2022, quando Jéssica morreu devido aos maus-tratos que lhe foram infligidos durante os vários dias em que esteve ao cuidado da suposta ama.

Leia também: Detido suspeito de pornografia de menores com milhares de vídeos e imagens

Salário. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Aumentos do salário em Portugal devem rondar os 3,2% em 2027 mas empresas vão ser mais seletivas

08:00 13 Setembro, 2026 13:08 9 Setembro, 2026 | João Luís

Os orçamentos destinados a aumentos de salário nas empresas em Portugal deverão passar de 3% em 2026 para 3,2% em 2027

Algarve Cultura Edição Papel Gastronomia

Loulé recebe FAVA com entrada gratuita mais de 100 expositores

08:50 13 Setembro, 2026 19:03 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sétima edição da FAVA prevê servir cinco mil refeições vegetais e junta gastronomia, 100 atividades e um mercado de trocas no Parque Municipal de Loulé

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Já ouviu falar dos sinais de trânsito D6 e D6a? Não saber o que significam pode valer-lhe uma multa de 600 euros

11:07 13 Setembro, 2026 10:46 13 Setembro, 2026 | João Luís

Sinais D6 e D6a reservam vias a determinados tipos de veículos. Saiba o que significam e conheça a multa prevista na lei

Auto Nacional

Tem carro? Se a sua matrícula começar ou terminar com estas letras fica sem acesso a este serviço até 20 de setembro

20:00 12 Setembro, 2026 17:59 12 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Automóvel Online está condicionado até 20 de setembro e os proprietários de veículos com determinadas séries de matrícula não podem realizar alguns pedidos pela Internet

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘aperta’ em Portugal continental: IPMA coloca 13 distritos sob aviso amarelo até este dia

06:00 13 Setembro, 2026 05:50 13 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA colocou 13 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido ao calor. Saiba até quando se mantém o aviso e em que regiões

Camionista em serviço.
Europa

Sheila é camionista há 23 anos e fala das dificuldades do seu trabalho: “São muitas horas e isso sente-se na família, faço 150.000 km por ano”

13:00 13 Setembro, 2026 00:29 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 47 anos e 2 filhos, a camionista espanhola relatou em entrevista as dificuldades do seu trabalho, pelo qual tem grande estima

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Nacional

Fernando recebe 540 euros de reforma e voltou a trabalhar para suportar as despesas da casa: “Descansamos quando formos para o cemitério”

16:00 12 Setembro, 2026 12:03 11 Setembro, 2026 | João Luís

“Mais de 70% do nosso orçamento vai para as despesas da casa”: Fernando voltou a trabalhar porque a pensão não chegava

Algarve Ensino Nacional Opinião

Fernando Alexandre pode ser o ministro que a Educação esperava há décadas | Por Henrique Dias Freire

14:20 13 Setembro, 2026 14:20 13 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Valorizar carreiras e enfrentar rotinas justificam esperança. O reconhecimento histórico dependerá de professores nas escolas e melhores aprendizagens | Editorial de Henrique Dias Freire

Caixote do lixo debaixo do lava-loiça.
Vida & Lazer

Caixote do lixo por baixo do lava-loiça? Designer diz que nestas situações não é o melhor sítio

15:40 13 Setembro, 2026 01:49 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a designer de interiores, muitas vezes debaixo do lava-loiça não é o melhor local para colocar o caixote do lixo

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Adeus aos impostos? Saiba o que acontece se passar a casa aos filhos ainda em vida

19:00 12 Setembro, 2026 16:31 12 Setembro, 2026 | João Luís

Passar uma casa aos filhos antes de morrer evita impostos? Saiba o que diz a lei em Portugal quanto à isenção de 10%

Barragem da Foupana
Algarve Edição Papel

Barragem da Foupana em consulta pública prevê albufeira de 491 hectares

14:00 13 Setembro, 2026 11:38 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto da Foupana, em Alcoutim e Castro Marim, recebe contributos até 12 de outubro. Estudo prevê impactes ambientais negativos significativos

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Construção de um edifício
Nacional

Maior fabricante do mundo ‘acelera’ em Portugal e vai abrir outra unidade: nova localização já tem luz verde

11:10 12 Setembro, 2026 11:03 12 Setembro, 2026 | Luís Santos

A maior fabricante mundial de botões prepara uma nova fase de expansão em Portugal, com um projeto ligado à produção mais sustentável

Mulher segurando fatura apreensiva.
Algarve Edição Papel

Pagou 1.303,80 euros por um desentupimento em Olhão e contesta a cobrança

10:00 12 Setembro, 2026 08:39 10 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Consumidora diz que o desentupimento durou cerca de 70 minutos e não teve orçamento. Empresa não respondeu ao POSTAL. DECO e CIMAAL explicam direitos

Homem de negócios.
Economia Europa Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Salário. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Aumentos do salário em Portugal devem rondar os 3,2% em 2027 mas empresas vão ser mais seletivas

08:00 13 Setembro, 2026 13:08 9 Setembro, 2026 | João Luís

Os orçamentos destinados a aumentos de salário nas empresas em Portugal deverão passar de 3% em 2026 para 3,2% em 2027

Algarve, Cultura, Edição Papel, Gastronomia

Loulé recebe FAVA com entrada gratuita mais de 100 expositores

08:50 13 Setembro, 2026 19:03 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sétima edição da FAVA prevê servir cinco mil refeições vegetais e junta gastronomia, 100 atividades e um mercado de trocas no Parque Municipal de Loulé

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Já ouviu falar dos sinais de trânsito D6 e D6a? Não saber o que significam pode valer-lhe uma multa de 600 euros

11:07 13 Setembro, 2026 10:46 13 Setembro, 2026 | João Luís

Sinais D6 e D6a reservam vias a determinados tipos de veículos. Saiba o que significam e conheça a multa prevista na lei

Auto, Nacional

Tem carro? Se a sua matrícula começar ou terminar com estas letras fica sem acesso a este serviço até 20 de setembro

20:00 12 Setembro, 2026 17:59 12 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Automóvel Online está condicionado até 20 de setembro e os proprietários de veículos com determinadas séries de matrícula não podem realizar alguns pedidos pela Internet

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘aperta’ em Portugal continental: IPMA coloca 13 distritos sob aviso amarelo até este dia

06:00 13 Setembro, 2026 05:50 13 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA colocou 13 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido ao calor. Saiba até quando se mantém o aviso e em que regiões

Camionista em serviço.
Europa

Sheila é camionista há 23 anos e fala das dificuldades do seu trabalho: “São muitas horas e isso sente-se na família, faço 150.000 km por ano”

13:00 13 Setembro, 2026 00:29 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 47 anos e 2 filhos, a camionista espanhola relatou em entrevista as dificuldades do seu trabalho, pelo qual tem grande estima

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Nacional

Fernando recebe 540 euros de reforma e voltou a trabalhar para suportar as despesas da casa: “Descansamos quando formos para o cemitério”

16:00 12 Setembro, 2026 12:03 11 Setembro, 2026 | João Luís

“Mais de 70% do nosso orçamento vai para as despesas da casa”: Fernando voltou a trabalhar porque a pensão não chegava

Algarve, Ensino, Nacional, Opinião

Fernando Alexandre pode ser o ministro que a Educação esperava há décadas | Por Henrique Dias Freire

14:20 13 Setembro, 2026 14:20 13 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Valorizar carreiras e enfrentar rotinas justificam esperança. O reconhecimento histórico dependerá de professores nas escolas e melhores aprendizagens | Editorial de Henrique Dias Freire

Caixote do lixo debaixo do lava-loiça.
Vida & Lazer

Caixote do lixo por baixo do lava-loiça? Designer diz que nestas situações não é o melhor sítio

15:40 13 Setembro, 2026 01:49 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a designer de interiores, muitas vezes debaixo do lava-loiça não é o melhor local para colocar o caixote do lixo

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Adeus aos impostos? Saiba o que acontece se passar a casa aos filhos ainda em vida

19:00 12 Setembro, 2026 16:31 12 Setembro, 2026 | João Luís

Passar uma casa aos filhos antes de morrer evita impostos? Saiba o que diz a lei em Portugal quanto à isenção de 10%

Barragem da Foupana
Algarve, Edição Papel

Barragem da Foupana em consulta pública prevê albufeira de 491 hectares

14:00 13 Setembro, 2026 11:38 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto da Foupana, em Alcoutim e Castro Marim, recebe contributos até 12 de outubro. Estudo prevê impactes ambientais negativos significativos

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Construção de um edifício
Nacional

Maior fabricante do mundo ‘acelera’ em Portugal e vai abrir outra unidade: nova localização já tem luz verde

11:10 12 Setembro, 2026 11:03 12 Setembro, 2026 | Luís Santos

A maior fabricante mundial de botões prepara uma nova fase de expansão em Portugal, com um projeto ligado à produção mais sustentável

Mulher segurando fatura apreensiva.
Algarve, Edição Papel

Pagou 1.303,80 euros por um desentupimento em Olhão e contesta a cobrança

10:00 12 Setembro, 2026 08:39 10 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Consumidora diz que o desentupimento durou cerca de 70 minutos e não teve orçamento. Empresa não respondeu ao POSTAL. DECO e CIMAAL explicam direitos

Homem de negócios.
Economia, Europa, Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Últimas Notícias

  • María criou 5 filhos e teve meses sem dinheiro para encher o frigorífico mas reformou-se com pensão de 3.470,79€: “Depois de tudo o que trabalhei e lutei, mereço”
    María criou 5 filhos e teve meses sem dinheiro para encher o frigorífico mas reformou-se com pensão de 3.470,79€: “Depois de tudo o que trabalhei e lutei, mereço”
  • “Adaptámo-nos rapidamente”: francesa que já viveu na China elegeu esta cidade no Algarve para um novo capítulo com a família
    “Adaptámo-nos rapidamente”: francesa que já viveu na China elegeu esta cidade no Algarve para um novo capítulo com a família
  • Caixote do lixo por baixo do lava-loiça? Designer diz que nestas situações não é o melhor sítio
    Caixote do lixo por baixo do lava-loiça? Designer diz que nestas situações não é o melhor sítio
  • Cristóvão Norte defende poder de decisão para as mulheres e não apenas presença na política
    Cristóvão Norte defende poder de decisão para as mulheres e não apenas presença na política
  • Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão
    Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

Opinião

  • Fernando Alexandre pode ser o ministro que a Educação esperava há décadas | Por Henrique Dias Freire
    Fernando Alexandre pode ser o ministro que a Educação esperava há décadas | Por Henrique Dias Freire
  • Tempus fugit (o tempo foge): Florbela Espanca no Algarve e as infelicidades da poetisa | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Florbela Espanca no Algarve e as infelicidades da poetisa | Por Óscar Caeiro Pinto
  • A Democracia que se cuide | Por Miguel Freitas
    A Democracia que se cuide | Por Miguel Freitas

Europe Direct Algarve

  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
  • Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
    Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento