Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura, Edição Papel, Opinião

Estácio da Veiga, o investigador e a sua circunstância

ESPAÇO AGECAL: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de fevereiro

12:00 4 Fevereiro, 2022 13:37 5 Fevereiro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Jorge Queiroz
Sociólogo,
sócio da AGECAL

“Cheguei até onde me permitiram os prazos e os meios, …o futuro,
se é que a este País cabe ainda fundada esperança de se poder 
engrandecer pela cultura 
da ciência, fará o resto”. 
Estácio da Veiga, in “Antiguidades Monumentais do Algarve” 

Sebastião Philippes Martins Estácio da Veiga (1828- 1891) foi das figuras mais destacadas da cultura e da ciência no Algarve, um dos pioneiros da arqueologia portuguesa. 

Nasceu em Tavira numa família da aristocracia rural, seu pai era cavaleiro da Casa Real e a mãe francesa, ele próprio usou o título de “moço fidalgo”. Na infância viveu o ambiente das guerras liberais (1832-1834), frequentou o Liceu de Faro, o único existente no Algarve e em Lisboa concluiu em 1850 o curso de Engenharia de Minas na Escola Politécnica, trabalhando a seguir na Subinspeção Geral dos Correios e Postas do Reino. 

A segunda metade do século XIX em Portugal foi uma época de afirmação do romantismo, dos nacionalismos e regionalismos, a reacção da aristocracia às ideias modernizadoras das classes industriais burguesas, receosa da mobilização das classes trabalhadoras e mulheres pelos seus direitos de cidadania. A aristocracia ao perder influência política, económica e social, busca os valores do povo, as tradições e exalta o patriotismo, Estácio da Veiga neste contexto publica em 1863 “Gibraltar e Olivença, Apontamentos para a História da Usurpação Destas Duas Praças”. 

Como engenheiro de minas interessou-se pela geologia e a botânica, publicando em 1866 “Plantas da Serra de Monchique Observadas Nesse Ano”. Em 1870 edita o “Romanceiro”, recolha de tradições orais e lendas do Algarve, ao contrário do rigor científico das obras de arqueologia, revela apetência ficcional e desconhecimento dos métodos da etnografia. 

Em “Povos Balsenses” de 1866 seguiu o itinerário de Antonino, localizando a urbe romana de Balsa na quinta da Torre d`Ares, propriedade de uma tia, que lhe ofereceu diverso espólio. 

No Natal de 1876 chuvas torrenciais no sul do País expõem estruturas antigas, Estácio da Veiga deu conta a Lisboa do aparecimento de um cemitério romano na Quinta de Marim junto a Olhão. Na carta propõe ao Governo o levantamento arqueológico das estruturas e em 1877 elabora um reconhecimento em Mértola, no qual estranha a ausência de estruturas do período muçulmano, atribuindo o facto ao grande terramoto de 1080, referido por Al Razi, que atingiu Sevilha, 

Por decisão do Governo é entregue a Estácio da Veiga o levantamento dos vestígios arqueológicos no Alentejo e Algarve. A “Carta Arqueológica do Algarve” foi concluída em 1878. 

Em 1880, Estácio da Veiga é secretário do Congresso Internacional de Antropologia e de Arqueologia Pré-Histórica, concretizando nesse ano o “Museu Archeologico do Algarve” na Academia Real de Belas-Artes em Lisboa, logo a seguir abandonado e o espólio armazenado. 

Em 1881 cria o Instituto Arqueológico do Algarve cujo objectivo era fazer regressar os espólios à região algarvia, desenvolve também o “Programa para a Instituição dos Estudos Arqueológicos em Portugal”, percebe claramente a necessária articulação entre investigação e museologia. 

“Antiguidades Monumentaes do Algarve” elaborada entre 1886 e 1891, é uma obra em cinco volumes, postumamente publicada por Leite Vasconcellos n´“O Arqueólogo Português”. 

Estácio da Veiga foi membro da Academia das Ciências de Lisboa, reconhecido investigador em Itália, França, Bélgica, Espanha, Brasil, …. Faleceu a 7 de Dezembro de 1891 em Lisboa. 

Com escassos apoios públicos, suprindo financiamentos do seu próprio bolso, deixou uma obra incontornável sobre o património material algarvio. Nas actividades de Faro 2005-Capital Nacional da Cultura reeditou-se a obra de Estácio da Veiga, uma chamada de atenção para o espólio de natureza diversa que se encontra em Lisboa desde finais do século XIX depositado em reservas museológicas. 

No programa do núcleo museológico do Museu Municipal de Tavira, a instalar no sítio arqueológico de “Corte Reais”, em pleno centro histórico, foi proposto homenagear o seu nome, mostrando a obra e espólios na terra onde nasceu. 

* O autor não escreve segundo o acordo ortográfico 

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve Cultura

Biblioteca na Praia Verde incentiva à leitura nas férias

07:00 17 Agosto, 2026 07:08 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Crianças e adultos recorrem à biblioteca móvel instalada na Praia Verde, onde podem requisitar gratuitamente livros durante o mês de agosto

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 

06:00 17 Agosto, 2026 11:31 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força com trovoada e ventos fortes: depressão chega nesta data a Portugal e vai afetar estas regiões

14:30 16 Agosto, 2026 16:25 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai instalar-se em Portugal nos próximos dias, com períodos de chuva intensa, trovoadas e rajadas de vento fortes nestas regiões

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Novo passadiço entre Altura e a Praia Verde.
Algarve

Está a nascer um novo passadiço no Algarve para ligar estas duas praias muito procuradas no verão

11:50 16 Agosto, 2026 09:21 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ligação pedonal entre Altura e a Praia Verde está a avançar no Sotavento algarvio, mas a previsão inicial de conclusão não foi cumprida

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora

21:30 16 Agosto, 2026 19:43 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Bruxelas avança com novas exigências para os veículos em fim de vida, com regras que afetam fabricantes, reciclagem, peças usadas e até a exportação de automóveis

Exame de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir

20:30 16 Agosto, 2026 19:20 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba quem pode ter de realizar testes psicológicos ao renovar a carta de condução e em que situações estes exames são exigidos para avaliar a aptidão para conduzir

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem isto no carro? A multa pode ser bem mais alta do que imagina (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:20 16 Agosto, 2026 10:10 16 Agosto, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Carro com matrícula do Corpo Diplomático.
Auto

Viu um carro com uma matrícula destas? Conheça o significado dos três primeiros números e saiba quem vai ao volante

12:20 14 Agosto, 2026 11:17 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Matrículas diplomáticas e de funcionários em missão internacional têm códigos que deixam identificar a função e o país representado

Ilha da Armona.
Algarve

“Cada ano que passa fico mais apaixonada”: turista regressa há 7 verões a esta ilha no Algarve onde não há carros e hotéis

15:20 14 Agosto, 2026 10:44 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há sete anos que uma turista escolhe uma ilha no Algarve onde não há carros e hotéis para passar as suas férias de verão

Trabalhador com expressão cansada. Crédito: Freepik
Economia Europa Europe Direct Algarve

“Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra

21:20 16 Agosto, 2026 22:12 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhador espanhol sustentou a família durante gerações e mostra-se preocupado com a falta de mão de obra jovem neste setor essencial que está em decadência

Auto Europe Direct Algarve

Novas regras europeias para veículos em fim de vida entram em vigor

18:03 13 Agosto, 2026 16:56 14 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A União Europeia passa a exigir novas medidas de circularidade na indústria automóvel, desde a conceção dos veículos até à reciclagem

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve, Cultura

Biblioteca na Praia Verde incentiva à leitura nas férias

07:00 17 Agosto, 2026 07:08 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Crianças e adultos recorrem à biblioteca móvel instalada na Praia Verde, onde podem requisitar gratuitamente livros durante o mês de agosto

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 

06:00 17 Agosto, 2026 11:31 16 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força com trovoada e ventos fortes: depressão chega nesta data a Portugal e vai afetar estas regiões

14:30 16 Agosto, 2026 16:25 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai instalar-se em Portugal nos próximos dias, com períodos de chuva intensa, trovoadas e rajadas de vento fortes nestas regiões

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Novo passadiço entre Altura e a Praia Verde.
Algarve

Está a nascer um novo passadiço no Algarve para ligar estas duas praias muito procuradas no verão

11:50 16 Agosto, 2026 09:21 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ligação pedonal entre Altura e a Praia Verde está a avançar no Sotavento algarvio, mas a previsão inicial de conclusão não foi cumprida

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora

21:30 16 Agosto, 2026 19:43 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Bruxelas avança com novas exigências para os veículos em fim de vida, com regras que afetam fabricantes, reciclagem, peças usadas e até a exportação de automóveis

Exame de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir

20:30 16 Agosto, 2026 19:20 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba quem pode ter de realizar testes psicológicos ao renovar a carta de condução e em que situações estes exames são exigidos para avaliar a aptidão para conduzir

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem isto no carro? A multa pode ser bem mais alta do que imagina (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:20 16 Agosto, 2026 10:10 16 Agosto, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Carro com matrícula do Corpo Diplomático.
Auto

Viu um carro com uma matrícula destas? Conheça o significado dos três primeiros números e saiba quem vai ao volante

12:20 14 Agosto, 2026 11:17 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Matrículas diplomáticas e de funcionários em missão internacional têm códigos que deixam identificar a função e o país representado

Ilha da Armona.
Algarve

“Cada ano que passa fico mais apaixonada”: turista regressa há 7 verões a esta ilha no Algarve onde não há carros e hotéis

15:20 14 Agosto, 2026 10:44 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há sete anos que uma turista escolhe uma ilha no Algarve onde não há carros e hotéis para passar as suas férias de verão

Trabalhador com expressão cansada. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Europe Direct Algarve

“Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra

21:20 16 Agosto, 2026 22:12 16 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Trabalhador espanhol sustentou a família durante gerações e mostra-se preocupado com a falta de mão de obra jovem neste setor essencial que está em decadência

Auto, Europe Direct Algarve

Novas regras europeias para veículos em fim de vida entram em vigor

18:03 13 Agosto, 2026 16:56 14 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A União Europeia passa a exigir novas medidas de circularidade na indústria automóvel, desde a conceção dos veículos até à reciclagem

Últimas Notícias

  • Biblioteca na Praia Verde incentiva à leitura nas férias
    Biblioteca na Praia Verde incentiva à leitura nas férias
  • Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 
    Vem aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada 
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
  • “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
    “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
  • Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir
    Vai renovar a carta de condução? Estes condutores têm de fazer testes psicológicos para poder continuar a conduzir

Opinião

  • Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho
    Cancro do pulmão: o diagnóstico começa quando vencemos mitos e estigma | Por Fernanda Estevinho
  • Dez formas para melhorar a qualidade do esperma naturalmente | Por Mariana Belchior e Bruno Barauna
    Dez formas para melhorar a qualidade do esperma naturalmente | Por Mariana Belchior e Bruno Barauna
  • O eclipse da consciência | Por José Figueiredo Santos
    O eclipse da consciência | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
  • “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
    “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver, não aguento mais”: trabalhador alerta para este setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento