Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
O serviço de leitura na Praia Verde é gratuito. Crédito: Lusa
Algarve, Cultura

Biblioteca na Praia Verde incentiva à leitura nas férias

Crianças e adultos recorrem à biblioteca móvel instalada na Praia Verde, onde podem requisitar gratuitamente livros durante o mês de agosto

07:00 17 Agosto, 2026 07:08 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Mães a iniciar filhos na leitura, pessoas a requerer livros para o dia seguinte ou a evitar carregar volumes nas férias são alguns dos utilizadores da biblioteca de praia de Castro Marim que a Lusa encontrou na Praia Verde.

A carrinha da Biblioteca móvel de Castro Marim, que ao longo do ano percorre as aldeias na serra algarvia, estaciona durante o verão em praias deste município do distrito de Faro, fixando-se, em agosto, à entrada do areal da Praia Verde, para disponibilizar livros a quem frequenta a zona balnear.

A agência Lusa visitou o espaço, falou com leitores e trabalhadoras e constatou que o serviço é procurado por muitos veraneantes que aproveitam o tempo disponível nas férias para se dedicar à leitura, sem a preocupação de carregar livros na bagagem.

Leitura nas férias conquista crianças e adultos

Mariana Eça, de 37 anos, é de Lisboa, passa férias na Praia Verde e disse à Lusa que, na sua família, são “muito fãs da biblioteca” de verão, uma iniciativa implementada há três anos pela Câmara de Castro Marim.

“Já conhecíamos este projeto aqui da Praia Verde, acho que é um projeto muito importante e incentiva a leitura nas férias. […] Normalmente trazemos um livro por criança, não vimos sobrecarregados, e isto é uma maneira de ir incentivando a leitura, porque só um livro por férias é pouco e eles, acabando o livro, depois passam o resto do verão sem ler”, afirmou Mariana Eça.

Acompanhada pelo filho Mateus, de sete anos, que ainda está a apreender a ler e precisa de apoio de outra pessoa, Mariana Eça reconheceu que a oferta disponibilizada pela autarquia de Castro Marim permite renovar títulos e fazer as crianças “ganharem o gosto” pelos livros, reduzindo tempo aos ecrãs.

“A televisão e os ‘tablets’ são muito mais acessíveis, é preciso também criar algum espaço para que as coisas funcionem. […] Tentamos, em vez de lhes dar ecrãs no restaurante, porque no verão as refeições demoram muito tempo, porque há muita gente, levar um livro” para a mesa, exemplificou.

Joana Santos, com 30 anos, disse à Lusa que “na altura do verão é quando as pessoas têm mais tempo para parar e ler” e é um acerto fomentar a leitura nas férias.

“Incentivar isso ao pé da praia, acho que é ótimo”, afirmou, considerando que o verão, “especialmente para as crianças, é a altura perfeita para incentivar a leitura” e o gosto pelos livros.

Já na casa dos 60 anos, António Pereira classificou o projeto como “uma boa iniciativa, bastante prática”, ao permitir o acesso aos livros sem carregar com eles desde casa.

“Normalmente trazia livros para ler, assim, já não trago, o que é bastante simpático”, contou, salientando que, para uma “pessoa que gosta de ler, é ótimo” não carregar com livros desde Lisboa.

Serviço gratuito recebe encomendas de livros de um dia para o outro

Clementina Castro, uma das trabalhadoras da biblioteca, fez um balanço positivo do projeto e disse que todos os dias há pessoas a dar os parabéns pela iniciativa e a agradecer ter “um serviço destes, num sítio inesperado”.

“Quando viemos, no primeiro ano, não sabíamos o que íamos encontrar e foi logo um impacto muito, muito positivo. E, cada vez mais, está a crescer, porque mantemos os leitores que já fizemos no primeiro ano, que já vêm à nossa procura, e vão chegando novos leitores”, afirmou.

Segundo a funcionária, os utilizadores perguntam a quem pertence, se é público ou privado, e depois “agradecem, dizem que isto, sim, é serviço público, e perguntam quanto custa”, embora o serviço seja gratuito, salientou.

“Há sempre pessoas a vir até à biblioteca” e há leitores que “encomendam livros de um dia para o outro”, disse ainda Elisabete Santos, outra das trabalhadoras, apontando para uma prateleira com uma dezena de títulos, requisitados na véspera, trazidos da Biblioteca de Castro Marim e que aguardavam a entrega aos requisitantes.

Biblioteca móvel permanece na Praia Verde até ao final de agosto

A biblioteca está na Praia Verde até ao final de agosto e está aberta de segunda a sexta-feira, durante a manhã. Fora desse período, os livros podem ser depositados numa caixa de madeira instalada para o efeito no local.

As bibliotecas itinerantes são uma das mais reconhecidas marcas da Fundação Calouste Gulbenkian – que completa 70 anos em 2026 -, promovendo a leitura junto da população com menos acesso à educação por mais de quatro décadas.

Em 2002, o projeto foi descontinuado mas deixou lastro até hoje, tendo sido mantido de forma adaptada por dezenas de bibliotecas municipais, com um serviço itinerante que percorre desde zonas balneares a locais do interior do país.

  • Por Miguel Hugo Cruz, da agência Lusa

Leia também: Está a nascer um novo passadiço no Algarve para ligar estas duas praias muito procuradas no verão

Operação stop. Crédito: DR
Auto Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Algarve

GNR detém homem que tentou fugir com 4.300 litros de combustível em Loulé

11:10 6 Setembro, 2026 11:06 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Suspeito de 32 anos tentou fugir a pé após ser intercetado em Loulé; a GNR apreendeu 172 jerricãs de combustível e a viatura

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e trovoada a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e esta região será a mais ‘castigada’

06:00 6 Setembro, 2026 23:23 5 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Segundo a Luso Meteo, a chuva regressa a Portugal acompanhada de trovoada, com uma região a concentrar maior probabilidade de instabilidade

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Nacional

Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso

08:20 6 Setembro, 2026 10:05 6 Setembro, 2026 | João Luís

Um novo relatório sobre a Segurança Social atualiza o debate sobre o futuro das pensões e deixa avisos importantes

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Algarve Ciência

Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia

11:00 6 Setembro, 2026 14:16 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Atividade decorre a 26 de setembro, entre as 19:30 e as 21:30, com observação por telescópio e participação gratuita mediante inscrição

Hortênsias. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem hortênsias em casa? Não faça isto em setembro ou pode ficar sem flores no próximo ano

08:00 6 Setembro, 2026 15:24 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Setembro pode parecer uma boa altura para arranjar as hortênsias depois do verão, mas um corte feito nos ramos errados pode comprometer parte da floração

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Opinião Saúde

Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

07:30 6 Setembro, 2026 19:13 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A enxaqueca é uma doença que compromete significativamente a qualidade de vida, mas o seu impacto pode ser reduzido com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado"

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Operação stop. Crédito: DR
Auto, Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Algarve

GNR detém homem que tentou fugir com 4.300 litros de combustível em Loulé

11:10 6 Setembro, 2026 11:06 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Suspeito de 32 anos tentou fugir a pé após ser intercetado em Loulé; a GNR apreendeu 172 jerricãs de combustível e a viatura

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva e trovoada a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e esta região será a mais ‘castigada’

06:00 6 Setembro, 2026 23:23 5 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Segundo a Luso Meteo, a chuva regressa a Portugal acompanhada de trovoada, com uma região a concentrar maior probabilidade de instabilidade

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Nacional

Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso

08:20 6 Setembro, 2026 10:05 6 Setembro, 2026 | João Luís

Um novo relatório sobre a Segurança Social atualiza o debate sobre o futuro das pensões e deixa avisos importantes

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem a carta de condução válida? Mesmo assim pode ser chamado a fazer um novo exame nestas situações

20:20 5 Setembro, 2026 10:44 5 Setembro, 2026 | João Luís

Mesmo com a carta de condução válida, há situações em que um condutor pode ser obrigado a fazer um novo exame

Algarve, Ciência

Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia

11:00 6 Setembro, 2026 14:16 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Atividade decorre a 26 de setembro, entre as 19:30 e as 21:30, com observação por telescópio e participação gratuita mediante inscrição

Hortênsias. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem hortênsias em casa? Não faça isto em setembro ou pode ficar sem flores no próximo ano

08:00 6 Setembro, 2026 15:24 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Setembro pode parecer uma boa altura para arranjar as hortênsias depois do verão, mas um corte feito nos ramos errados pode comprometer parte da floração

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Opinião, Saúde

Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

07:30 6 Setembro, 2026 19:13 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A enxaqueca é uma doença que compromete significativamente a qualidade de vida, mas o seu impacto pode ser reduzido com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado"

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 15:34 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, Maria recebe uma pensão no Luxemburgo que a obrigou a continuar a trabalhar mesmo após a reforma

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Últimas Notícias

  • Não sabe quando a sua carta de condução vai caducar? IMT explica como confirmar a data sem sair de casa
    Não sabe quando a sua carta de condução vai caducar? IMT explica como confirmar a data sem sair de casa
  • Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado
    Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado
  • Enganou-se numa transferência bancária? Banco de Portugal esclarece quando ainda pode recuperar o dinheiro (e como o fazer)
    Enganou-se numa transferência bancária? Banco de Portugal esclarece quando ainda pode recuperar o dinheiro (e como o fazer)
  • GNR detém homem que tentou fugir com 4.300 litros de combustível em Loulé
    GNR detém homem que tentou fugir com 4.300 litros de combustível em Loulé
  • Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia
    Telescópios apontam ao céu de Porches em noite dedicada à astronomia

Opinião

  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
  • Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
    Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
  • A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira
    A encantadora cidade de Lagos | Por Miguel Xavier Sequeira

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
  • UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
    UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento