Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Edição Papel, Nacional

Área ardida em 2023 no Algarve “muito abaixo” da expectável face à severidade meteorológica

Em comparação com o histórico dos 10 anos anteriores, registaram-se em 2023 menos 16% de incêndios rurais e menos 44% de área ardida relativamente à média anual desse período

15:00 18 Novembro, 2023 11:05 17 Novembro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A área ardida no Algarve em 2023, cerca de 2.800 hectares (ha), está “muito abaixo” da expectável face à severidade meteorológica da região, afetada pelo calor e seca extrema, destacou esta quarta-feira o comandante regional de Emergência e Proteção Civil.

“É um ano positivo. Dentro daquilo que era expectável, nós tivemos um ano muito positivo, muito abaixo da área que seria expectável que fosse afetada. Bem abaixo, o que se deve ao esforço de todos os agentes de Proteção Civil e forças que integram o dispositivo”, disse Vítor Vaz Pinto, à margem da apresentação do balanço do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios rurais no Algarve.

Num ano “particularmente exigente do ponto de vista meteorológico”, com temperaturas elevadas, precipitação inferior ao normal e todos os municípios em seca severa ou extrema, a severidade meteorológica, parâmetro que permite comparar as condições meteorológicas às quais os combustíveis estão sujeitos, foi “muito elevada” no Algarve.

A área ardida ponderada para a região com base nessa severidade meteorológica “apontava para 17.800 hectares”, mas na realidade foi “consideravelmente inferior”, referiu o comandante regional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

“Apenas 16% desta área expectável foi afetada, ou seja, pouco mais de 2.700 ha [2789,21 ha]. É, de facto, bastante significativo e aqui vê-se o trabalho que foi feito por todas as forças do dispositivo”, realçou Vítor Vaz Pinto.

Entre 01 de janeiro e 31 de outubro, foram registados 269 incêndios cuja ignição teve origem na região e dos quais resultou uma área ardida de 789,77 ha, segundo os dados divulgados.

Menos 44% de área ardida

Em comparação com o histórico dos 10 anos anteriores, registaram-se em 2023 menos 16% de incêndios rurais e menos 44% de área ardida relativamente à média anual desse período.

Face ao ano transato, aqueles valores indicam um aumento de 28% no número de incêndios e uma redução de 62% do total da área ardida.

Por outro lado, o incêndio que deflagrou em agosto na zona de Baiona, concelho de Odemira, distrito de Beja, cuja área ardida foi superior a 7.500 ha, também afetou os municípios algarvios de Aljezur (1.635,85 ha) e Monchique (363,59 ha).

Dos 269 incêndios que deflagraram na região, 259 foram dominados no ataque inicial, antes de atingidos os 90 minutos contados desde a hora do alerta, e registaram-se tempos médios de despacho de meios de 50 segundos, “muito abaixo” do tempo máximo de dois minutos previsto para todo o território continental.

Em 2023, os incêndios com área ardida inferior a um hectare foram os mais frequentes no Algarve, representando 94% do total, e apenas se registaram três fogos com área ardida superior a 100 ha.

A investigação a todos os incêndios permitiu a atribuição de uma causa para 161, sendo as mais frequentes o mau uso do fogo (36% dos 269), acidentais (14%) e incendiarismo (10%).

O comandante regional da ANEPC também frisou o “aumento substancial” dos falsos alarmes, que correspondem na maioria a queimas autorizadas e representaram 51,6% das 556 ocorrências entre 1 janeiro e 31 de outubro.

Ligar para o 112

“Pelo facto de haver muitos falsos alarmes, não quer dizer que seja necessariamente negativo. Quer dizer que a população está mais desperta para estas situações e naturalmente que aciona o sistema. […] Acho que é positivo as pessoas acionarem o sistema e não estarem à espera. É melhor ligar para o 112, mesmo que outras pessoas o tenham feito, é sempre preferível comunicar. Quanto mais depressa o alerta chegar, mais probabilidades existem de o incêndio ser debelado”, sustentou Vítor Vaz Pinto.

Leia também: Incêndio em Monchique dominado após cerca de seis horas de combate

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher triste ao telemóvel.
Economia Nacional

Atenção à fatura do telemóvel: cobranças associadas a estes números podem ser ilegais

19:00 25 Julho, 2026 15:59 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Se encontrar este tipo de cobrança na fatura do telemóvel, poderá recusar o pagamento. A lei obriga ao bloqueio destes serviços por defeito em muitos casos

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Economia Gastronomia Saúde

O alimento barato que muitos ignoram e que faz bem ao coração, à visão e ao cérebro

14:10 25 Julho, 2026 18:46 22 Julho, 2026 | João Luís

Fácil de encontrar e simples de preparar, este alimento comum tem nutrientes associados a vários benefícios para a saúde

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Algarve

Tavira Plaza torna-se refúgio climático em períodos de calor extremo

13:40 25 Julho, 2026 13:35 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A adesão à rede Stay Cool transforma o centro comercial num refúgio climatizado para residentes e visitantes em períodos de calor intenso

Algarve Edição Papel

Plano de renováveis pode ameaçar áreas sensíveis do Algarve, alertam ambientalistas

14:30 25 Julho, 2026 07:51 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Plataforma ambientalista alerta que o plano de renováveis abrange corredores ecológicos e habitats de espécies ameaçadas no Algarve

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Queijo supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada

21:00 25 Julho, 2026 16:07 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar queijos com muito sal por esta opção pode ajudar a controlar a pressão arterial, desde que o consumo seja moderado

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Nacional

Novo aeroporto de Lisboa terá duas pistas, 64 portas de embarque e terminal com 500 mil m²: veja as imagens

08:00 25 Julho, 2026 15:21 24 Julho, 2026 | João Luís

ANA divulgou novas imagens do futuro Aeroporto Luís de Camões, num projeto pensado para receber milhões de passageiros nas próximas décadas

Economia Europe Direct Algarve

Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia

14:40 25 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Grandes empresas deixam de poder eliminar vestuário, acessórios e calçado que não conseguiram vender. A medida será alargada a mais negócios em 2030

W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 10:05 25 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Mulher triste ao telemóvel.
Economia, Nacional

Atenção à fatura do telemóvel: cobranças associadas a estes números podem ser ilegais

19:00 25 Julho, 2026 15:59 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Se encontrar este tipo de cobrança na fatura do telemóvel, poderá recusar o pagamento. A lei obriga ao bloqueio destes serviços por defeito em muitos casos

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Economia, Gastronomia, Saúde

O alimento barato que muitos ignoram e que faz bem ao coração, à visão e ao cérebro

14:10 25 Julho, 2026 18:46 22 Julho, 2026 | João Luís

Fácil de encontrar e simples de preparar, este alimento comum tem nutrientes associados a vários benefícios para a saúde

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Algarve

Tavira Plaza torna-se refúgio climático em períodos de calor extremo

13:40 25 Julho, 2026 13:35 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A adesão à rede Stay Cool transforma o centro comercial num refúgio climatizado para residentes e visitantes em períodos de calor intenso

Algarve, Edição Papel

Plano de renováveis pode ameaçar áreas sensíveis do Algarve, alertam ambientalistas

14:30 25 Julho, 2026 07:51 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Plataforma ambientalista alerta que o plano de renováveis abrange corredores ecológicos e habitats de espécies ameaçadas no Algarve

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais, Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Queijo supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada

21:00 25 Julho, 2026 16:07 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar queijos com muito sal por esta opção pode ajudar a controlar a pressão arterial, desde que o consumo seja moderado

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Nacional

Novo aeroporto de Lisboa terá duas pistas, 64 portas de embarque e terminal com 500 mil m²: veja as imagens

08:00 25 Julho, 2026 15:21 24 Julho, 2026 | João Luís

ANA divulgou novas imagens do futuro Aeroporto Luís de Camões, num projeto pensado para receber milhões de passageiros nas próximas décadas

Economia, Europe Direct Algarve

Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia

14:40 25 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Grandes empresas deixam de poder eliminar vestuário, acessórios e calçado que não conseguiram vender. A medida será alargada a mais negócios em 2030

W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve, Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 10:05 25 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Últimas Notícias

  • Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada
    Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada
  • Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa
    Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa
  • Atenção à fatura do telemóvel: cobranças associadas a estes números podem ser ilegais
    Atenção à fatura do telemóvel: cobranças associadas a estes números podem ser ilegais
  • Poeiras do Saara estão a chegar mais a Portugal: cientistas explicam o fenómeno
    Poeiras do Saara estão a chegar mais a Portugal: cientistas explicam o fenómeno
  • Costuma usar descrições no MB WAY? Certas ‘brincadeiras’ podem causar problemas com o banco
    Costuma usar descrições no MB WAY? Certas ‘brincadeiras’ podem causar problemas com o banco

Opinião

  • A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
    A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
  • Ronaldo, Portugal e o Mundial de 2030. Um erro que não podemos cometer | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ronaldo, Portugal e o Mundial de 2030. Um erro que não podemos cometer | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
    Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento