Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Edição Papel

A cultura no pós 25 de Abril: Anos 90 e a Expo-98 (3)

Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

11:52 9 Julho, 2020 11:11 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Jorge Queiroz,
Sociólogo e gestor cultural,
Sócio da AGECAL – Associação de Gestores Culturais do Algarve

Nos anos 90 do século passado, final do segundo milénio, as políticas públicas para a cultura em Portugal registaram avanços, que foram no sentido de projectar o País no processo de internacionalização e sobretudo de “europeização”, após cinco séculos de expansão marítima e colonizações.

Nesta estratégia, que deverá ser analisada com objectividade informativa e estatística, ocorreram iniciativas marcantes: a Europália 91 na Bélgica onde Portugal foi o País-tema, a Exposição Universal de Sevilha em 1992 com pavilhão próprio e grande número de iniciativas portuguesas, Lisboa 94 – Capital Europeia da Cultura, a Feira do Livro de Frankfurt de 1997 com a literatura portuguesa como tema central e a Expo 98, o grande acontecimento cultural do final do milénio que transformou física, económica e socialmente a zona oriental de Lisboa.

No plano político a década de 90 foi marcada por dois projectos, os governos de centro-direita de Cavaco Silva até 2005 e de centro-esquerda de António Guterres na segunda metade. Este reinstituiu o Ministério da Cultura com vários Institutos associados, deu continuidade a preocupações de descentralização cultural cujos resultados eram verificáveis na utilidade da rede de leitura pública. Tentou alargar-se esta experiencia a museus e cineteatros com a criação de Centros Regionais das Artes do Espectáculo/CRAE(s) em Viseu e Évora.

De referir neste âmbito estratégico a criação em 1992 do Instituto Camões, definido como pessoa colectiva de direito público, com autonomia administrativa e patrimonial. Ficou sob tutela do Ministério dos Negócios Estrangeiros na orientação da política cultural externa.

A principal vantagem da internacionalização no plano da gestão dos recursos culturais nacionais foi a passagem de um sistema organizativo semiamador e voluntarista para a concretização de objectivos definidos no tempo, planeamento faseado e criação de equipa profissionalizadas, publicas e privadas.

Importa referir que estas iniciativas no campo cultural corresponderam a sinergias diversas de afirmação política, mas também urbanísticas, tecnológicas, comerciais, mediáticas e de consumo, com o alargamento dos mercados e “criação de novos públicos”.

As indústrias culturais, definidas como industrias que integram o trabalho cultural e artístico no produto transacionado, participaram nas estratégias para afirmação cultura-espectáculo. Do ponto de vista laboral estas I.C. privilegiaram a precariedade e a sazonalidade, surgiram profissões “independentes” com formas de dependência e de assalariamento menos visíveis.

Do ponto de vista ideológico procurava-se afirmar Portugal como “País Europeu”, moderno, aberto ao mundo, participante ativo nos desígnios da globalização, ao mesmo tempo que se ia construindo a “Marca Portugal ” para um turismo massificado. Algumas expressões artísticas nacionais surgiam como exportáveis, como o fado e alguma arte contemporânea.

O grande acontecimento cultural da década foi a Expo-98, de Lisboa.

Esta Expo dedicada aos Oceanos, inseriu-se no conjunto de exposições universais iniciadas na segunda metade do século XIX, em Londres e Paris, com evidentes propósitos estratégicos de afirmação de uma “modernidade industrial” e anúncio da “nova era” acompanhada de movimentos artísticos modernistas na arquitectura e nas artes.

Se do ponto de vista da identidade nacional se procurou na Expo-98 celebrar os 500 anos da chegada da armada de Vasco da Gama à Índia em 1498, foi igualmente introduzido um olhar para a problemática dos oceanos, nomeadamente a necessidade da gestão internacionalmente partilhada e sustentável dos recursos marinhos.

A Expo recebeu 11 milhões de visitantes, 82% nacionais e 18% de estrangeiros, destes quase metade provenientes de Espanha. Portugal no extremo ocidental da Europa mostrava o seu posicionamento periférico, com menor facilidade de acessos internacionais resultante de uma única fronteira terrestre com um único País e uma extensa frente litoral atlântica.

A requalificação da zona oriental de Lisboa foi a maior intervenção urbanística desde o terramoto de 1755 com mais de 300 hectares, foram construídas a segunda ponte para travessia do Tejo, a ponte Vasco da Gama, o Oceanário, pavilhão Atlântico, pavilhão da Ciência, gare do Oriente,..

Aspecto relevante surgido na década de 90 foi o papel do Poder Local na democratização cultural do País, contrariando as tradicionais macrocefalias de Lisboa e Porto, surgiram em muitas cidades e vilas equipamentos culturais, construídos de raiz ou a partir da reabilitação de edifícios antigos, foram criados serviços municipais e milhares de empregos permanentes em bibliotecas, arquivos, museus, teatros, centros de ciência, estações arqueológicas,…

Depois do Estado Novo, da Revolução de Abril, foram os anos de estruturação de políticas publicas para a cultura, da emergência das indústrias culturais e do mercado das artes.

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de julho)

Vender casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças

18:00 24 Outubro, 2026 12:49 24 Outubro, 2026

Um único herdeiro poderá pedir a venda do imóvel, após 2 anos: aplicação das novas regras depende da entrada em vigor do diploma

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Algarve Europa

Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha

13:10 24 Outubro, 2026 12:58 24 Outubro, 2026

Operação conjunta da GNR e da Guarda Civil espanhola permitiu apreender mais de cinco toneladas de haxixe no rio Guadiana

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros

14:10 24 Outubro, 2026 13:03 24 Outubro, 2026

Os preços das habitações aumentaram quatro vezes mais do que os salários no último ano, com algumas regiões a registarem subidas particularmente acentuadas

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Algarve Ensino

Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

12:14 24 Outubro, 2026 12:14 24 Outubro, 2026

Projeto Erasmus+ juntou jovens de quatro países em atividades sobre património e ambiente. Olhão recebe a próxima mobilidade no mês de dezembro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Avião da TAP.
Economia Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve Economia

Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro

20:23 24 Outubro, 2026 20:24 24 Outubro, 2026

Manifestantes pedem o fim dos despejos e medidas contra a especulação. Organização alerta para dificuldades no acesso à habitação na região algarvia

Algarve Cultura Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Economia Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Vender casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças

18:00 24 Outubro, 2026 12:49 24 Outubro, 2026

Um único herdeiro poderá pedir a venda do imóvel, após 2 anos: aplicação das novas regras depende da entrada em vigor do diploma

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Eletricidade vai falhar em 14 concelhos até segunda-feira: cortes podem durar seis horas e há três municípios do Algarve na lista

14:40 24 Outubro, 2026 13:08 24 Outubro, 2026

A E-Redes tem programadas interrupções no fornecimento de eletricidade entre 24 e 26 de outubro.

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Europa, Vida & Lazer

Guardou cartas Pokémon no sótão durante 15 anos e acabou com 1,8 milhões de euros: especialista deixa aviso a quem tem estas cartas

16:10 24 Outubro, 2026 13:15 24 Outubro, 2026

Um homem britânico comprou cartas Pokémon no final dos anos 90 e guardou-as durante 15 anos. Décadas depois, descobriu que a coleção valia uma fortuna

Europa

Onda arrasta jornalista em direto durante temporal no País Basco. Veja o vídeo

16:21 24 Outubro, 2026 16:22 24 Outubro, 2026

A transmissão foi interrompida quando o mar atingiu a equipa da ETB composta pelo jornalista e operador de câmara, segundo a imprensa local

Algarve, Europa

Lancha com 1.200 cavalos transportava cinco toneladas de haxixe no Guadiana: suspeitos fugiram para Espanha

13:10 24 Outubro, 2026 12:58 24 Outubro, 2026

Operação conjunta da GNR e da Guarda Civil espanhola permitiu apreender mais de cinco toneladas de haxixe no rio Guadiana

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros

14:10 24 Outubro, 2026 13:03 24 Outubro, 2026

Os preços das habitações aumentaram quatro vezes mais do que os salários no último ano, com algumas regiões a registarem subidas particularmente acentuadas

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Algarve, Ensino

Alunos de Olhão exploram património e ambiente em intercâmbio na Croácia

12:14 24 Outubro, 2026 12:14 24 Outubro, 2026

Projeto Erasmus+ juntou jovens de quatro países em atividades sobre património e ambiente. Olhão recebe a próxima mobilidade no mês de dezembro

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Avião da TAP.
Economia, Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro

20:23 24 Outubro, 2026 20:24 24 Outubro, 2026

Manifestantes pedem o fim dos despejos e medidas contra a especulação. Organização alerta para dificuldades no acesso à habitação na região algarvia

Algarve, Cultura, Nacional

Loulé integra rede nacional com formação gratuita para jovens artistas

12:00 24 Outubro, 2026 10:09 24 Outubro, 2026

Projeto reúne 11 municípios e prevê residências, intercâmbios e participação remunerada de jovens artistas em iniciativas e festivais do Gerador

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Economia, Europa

Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

17:28 24 Outubro, 2026 17:28 24 Outubro, 2026

Autarquia, polícia, empresários e moradores avaliam as regras das esplanadas, que limitam horários e procuram proteger o descanso dos residentes

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
    Protesto pela habitação leva uma centena de pessoas às ruas de Faro
  • PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
    PSP colocou mais de 1.500 objetos perdidos à venda em leilão: houve quem comprasse cinco guarda-chuvas por apenas 2 euros
  • Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
    Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual
  • Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças
    Herdou uma casa e não há acordo para vender? Governo aprova novas regras para desbloquear heranças
  • Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões
    Huelva avalia regras das esplanadas que exigem 1,80 metros livres para peões

Opinião

  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal