Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Economia, Mundo

Tem praia e muito sol: neste país ‘perto’ de Portugal vive-se com 16€ por dia

Conheça o país que se ergue junto ao mar, não fica muito longe de Portugal e onde é possível viver com apenas 16 euros por dia

08:00 8 Maio, 2025 04:39 9 Maio, 2025 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O custo de vida em Portugal está cada vez mais elevado, depois dos sucessivos aumentos dos preços dos alimentos, assim como dos combustíveis fósseis e das casas. Ainda que o salário mínimo tenha aumentado no início de 2025, para muitos, este crescimento não foi suficiente para suportar as despesas e alguns portugueses estão a começar a procurar melhores condições de vida fora do país.

Se pretende reduzir drasticamente as suas despesas diárias, saiba que existe um país que, para além de não ficar longe de Portugal, encontra-se à beira-mar e ali é possível viver com apenas 16 euros por dia. Trata-se de um país que se debruça sobre as águas quentes do Mediterrâneo e onde, à semelhança do que se verifica no Algarve, pode contar com mais de 300 dias de sol por ano, sendo que as temperaturas no inverno também são amenas.

Não há voos diretos de Portugal para a Tunísia

Falamos da Tunísia, um país que se situa no norte de África e é banhado pelo mar Mediterrâneo. Ainda que o país se encontre relativamente perto de Portugal, a verdade é que não existem voos diretos para este país a partir dos aeroportos portugueses. Caso pretenda viajar para a capital, Túnis, a partir de um dos três aeroportos portugueses, terá de fazer sempre uma escala em Paris ou em Roma.

No entanto, a Tunísia é apontado como um dos destinos mais baratos para viver, já que é possível alugar casas junto ao mar com rendas a rondar os 250 euros. Segundo a informação disponibilizada pelo site Travel365, também é possível comer num restaurante por dois euros. Por outro lado, se quiser tomar uma refeição num restaurante mais caro, poderá comer um menu com três pratos por 15 euros.

Contas feitas, é possível viver na Tunísia com cerca de 500 euros por mês, havendo a possibilidade de morar numa casa junto ao mar.

Túnis, Hammamet, Sousse e Djerba são as cidades mais seguras

Para além do custo de vida, a proximidade ao mar e o clima ameno durante todo o ano fazem com que muitos reformados queiram mudar-se para a Tunísia para aproveitar a sua nova fase. De salientar que, regra geral, a Tunísia é um país seguro. As cidades mais turísticas, como Túnis, Hammamet, Sousse e Djerba, contam com a presença de vários elementos das forças policiais, de modo a garantir a segurança nessas zonas do país.

Recomendamos: Esta ilha portuguesa que não tem semáforos fica no coração do Atlântico, tem um dialeto único e todos são bem-vindos

Túnis: o que fazer na capital da Tunísia?

As medinas, palavra que significa “cidade antiga” em árabe, são hoje símbolos da herança histórica e cultural das cidades do Magrebe. Na Tunísia, este conceito ganha especial destaque, com medinas que se tornaram autênticos pontos de atração para visitantes de todo o mundo. Entre as mais emblemáticas estão as de Sousse, Kairouan, Sfax e a famosa medina de Túnis, cada uma oferecendo uma imersão única na cultura árabe.

As medinas são espaços muralhados, tradicionalmente fechados ao tráfego automóvel, acessíveis através de portões imponentes guardados por torres. No interior, desenha-se um autêntico labirinto de ruelas estreitas e frescas, que conduzem a uma mostra impressionante de património arquitectónico. Entre mesquitas, madrassas, zauias, hammams e os sempre animados souks, cada recanto revela um pedaço da história e da vivência local.

Herança do mundo islâmico

A Medina de Túniss, em particular, é considerada uma das mais bem preservadas do mundo islâmico. Fundada em 698 d.C., manteve-se limitada pelas suas muralhas durante mais de mil anos, facto que lhe conferiu uma identidade ímpar. Reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade desde 1979, esta medina testemunhou a passagem de várias dinastias e o constante diálogo entre o Norte de África, a Europa Ocidental e o Oriente.

No coração da medina de Túnis encontra-se a Grande Mesquita, também conhecida como Mesquita Zeitouna. Este edifício, que não está aberto a não muçulmanos, impõe-se pela sua arquitectura e pela centralidade que ocupa na vida religiosa e comercial da cidade antiga. Próximas da mesquita, as Três Madrassas apresentam fachadas características, distintas dos outros edifícios históricos que povoam a medina.

Os souks da medina de Túnis continuam a ser o seu verdadeiro motor. Mais de vinte mercados mantêm viva a tradição do comércio, com uma organização que à primeira vista parece caótica, mas que obedece a uma lógica própria. Junto às mesquitas concentram-se os vendedores de artigos religiosos, livros, tapetes, jóias e perfumes, como se pode verificar nos conhecidos Souk el-Attarine e Souk et-Trouk.

Há sempre a hipótese de regatear

Mais afastados, perto das portas da medina, situam-se os mercados dedicados ao ferro, carne e legumes. Nestes espaços é possível encontrar desde um tajine colorido até um frasco de óleo de jasmim, sempre com a possibilidade de regatear.

Leia também: Prepare a carteira: esta é a nova norma da Ryanair para a bagagem de mão e os passageiros não vão sair beneficiados

Ciência Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve

Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira

07:40 7 Agosto, 2026 08:08 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

VMER, INEM e Polícia Marítima foram mobilizados para a praia das Belharucas, mas o óbito do homem de 29 anos acabou por ser declarado no local

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

06:00 7 Agosto, 2026 13:57 6 Agosto, 2026 | João Luís

Chuva e a trovoada estão de regresso, acompanhadas por poeiras vindas do Saara. A mudança chega já nos próximos dias

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 7 Agosto, 2026 19:09 6 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva regressa a Portugal, acompanhada por maior nebulosidade, aguaceiros e possibilidade de trovoada em algumas regiões

Algarve Saúde

Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes

07:58 7 Agosto, 2026 07:59 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Colegas, doentes, amigos e instituições lamentam a morte de Eurico Gomes, médico com um longo percurso profissional ligado à saúde no Algarve

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Bombeiros combatem fogo. Crédito: Lusa
Opinião

Tripla preocupação | Por Luís Ganhão

10:06 7 Agosto, 2026 10:08 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"É esta a origem da minha tripla preocupação: a guerra que nos anunciam, a guerra que todos os verões já conhecemos e a guerra permanente contra o bom senso"

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Sal C – O tesouro escondido | Por Maria João Neves

09:10 7 Agosto, 2026 19:45 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de agosto

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Algarve Cultura

Estádio Algarve recebe Kanye West em nova digressão internacional

09:20 7 Agosto, 2026 09:27 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Kanye West regressa hoje a Portugal para atuar no Estádio Algarve, depois de concertos em Oeiras, em 2006, e no Sudoeste, em 2011

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Algarve

Acesso pedonal à Praia do Camilo continua interdito por razões de segurança

08:37 7 Agosto, 2026 08:40 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Danos causados pelo mau tempo no último inverno mantêm fechada a escadaria da Praia do Camilo, enquanto APA e autarquia procuram uma solução

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Ciência, Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve

Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira

07:40 7 Agosto, 2026 08:08 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

VMER, INEM e Polícia Marítima foram mobilizados para a praia das Belharucas, mas o óbito do homem de 29 anos acabou por ser declarado no local

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

06:00 7 Agosto, 2026 13:57 6 Agosto, 2026 | João Luís

Chuva e a trovoada estão de regresso, acompanhadas por poeiras vindas do Saara. A mudança chega já nos próximos dias

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 7 Agosto, 2026 19:09 6 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva regressa a Portugal, acompanhada por maior nebulosidade, aguaceiros e possibilidade de trovoada em algumas regiões

Algarve, Saúde

Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes

07:58 7 Agosto, 2026 07:59 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Colegas, doentes, amigos e instituições lamentam a morte de Eurico Gomes, médico com um longo percurso profissional ligado à saúde no Algarve

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Bombeiros combatem fogo. Crédito: Lusa
Opinião

Tripla preocupação | Por Luís Ganhão

10:06 7 Agosto, 2026 10:08 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"É esta a origem da minha tripla preocupação: a guerra que nos anunciam, a guerra que todos os verões já conhecemos e a guerra permanente contra o bom senso"

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Sal C – O tesouro escondido | Por Maria João Neves

09:10 7 Agosto, 2026 19:45 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

CAFÉ FILOSÓFICO: Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de agosto

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Algarve, Cultura

Estádio Algarve recebe Kanye West em nova digressão internacional

09:20 7 Agosto, 2026 09:27 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Kanye West regressa hoje a Portugal para atuar no Estádio Algarve, depois de concertos em Oeiras, em 2006, e no Sudoeste, em 2011

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Algarve

Acesso pedonal à Praia do Camilo continua interdito por razões de segurança

08:37 7 Agosto, 2026 08:40 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Danos causados pelo mau tempo no último inverno mantêm fechada a escadaria da Praia do Camilo, enquanto APA e autarquia procuram uma solução

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve, Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Últimas Notícias

  • Estádio Algarve recebe Kanye West em nova digressão internacional
    Estádio Algarve recebe Kanye West em nova digressão internacional
  • Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • Acesso pedonal à Praia do Camilo continua interdito por razões de segurança
    Acesso pedonal à Praia do Camilo continua interdito por razões de segurança
  • Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes
    Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes
  • Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira
    Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira

Opinião

  • Tripla preocupação | Por Luís Ganhão
    Tripla preocupação | Por Luís Ganhão
  • Sal C – O tesouro escondido | Por Maria João Neves
    Sal C – O tesouro escondido | Por Maria João Neves
  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
  • União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
    União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento