A União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) está a receber estudantes da Licenciatura em Enfermagem da Universidade do Algarve, no âmbito do protocolo de colaboração estabelecido com a Escola Superior de Saúde da UAlg.
A iniciativa decorre em contexto de ensino clínico comunitário e tem como principal objetivo aproximar os futuros profissionais de saúde da realidade das populações, permitindo-lhes conhecer de perto os desafios dos territórios, as necessidades das comunidades e a importância da promoção da saúde fora do ambiente hospitalar.

Ao todo, participam neste projeto dois grupos de sete estudantes, cada um com uma permanência de três semanas.
O primeiro grupo iniciou o estágio a 18 de maio e permanecerá na comunidade até ao dia 7 de junho, desenvolvendo atividades de observação, planeamento e intervenção comunitária, sempre com acompanhamento docente e em articulação com a União das Freguesias.
Atividades promovem bem-estar e envelhecimento ativo
No passado dia 29 de maio realizou-se a iniciativa “Mexa-se com Segurança!”, uma sessão dedicada à ginástica sénior, ao movimento e à prática de exercícios adaptados.
A atividade teve como objetivo promover o equilíbrio, a mobilidade, a força e a autonomia da população sénior, proporcionando momentos de convívio e partilha entre estudantes, participantes e parceiros locais.
Segundo a União das Freguesias, estas ações demonstram a importância do trabalho de proximidade junto da comunidade, permitindo “aprender com as pessoas, escutar as suas experiências, valorizar os seus saberes e transformar esse contacto em ações concretas de promoção da saúde e bem-estar”.
Ilha da Culatra recebe ação sobre cuidados de saúde no verão
A próxima atividade está agendada para o dia 3 de junho, às 14:00, na Unidade Local de Proteção Civil da Ilha da Culatra.
Sob o tema “Verão com Saúde na Culatra”, a iniciativa será dedicada à hidratação, proteção solar e prevenção da insolação, recorrendo à partilha de histórias, mitos e verdades sobre os cuidados de saúde durante os meses mais quentes.

A União das Freguesias agradece o empenho dos estudantes e docentes envolvidos no projeto, bem como o contributo dos parceiros e participantes que tornam possível esta ligação entre ensino superior e comunidade.
A partir de 8 de junho, um segundo grupo de estudantes dará continuidade ao trabalho desenvolvido, prosseguindo o percurso de aprendizagem em contexto comunitário durante mais três semanas.
A autarquia considera que “cuidar da comunidade também é formar profissionais mais atentos, humanos e preparados para responder às necessidades reais das pessoas” e sublinha que “Juntos, continuamos a construir uma comunidade mais próxima, mais participativa e mais saudável”.
Leia também: Aos 102 anos, algarvia Gracinda Andrade continua a encantar gerações

















