Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Idoso sentado no sofá. Crédito: Freepik AI
Idoso sentado no sofá. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Durmo com oito camadas”: reformado de 69 anos recebe 2.700 euros de pensão, mas vive com 10 graus em casa e recusa-se a usar aquecimento

Um reformado francês diz receber 2.700 euros por mês, mas vive com a casa a rondar os 10 graus e dorme no sofá sem aquecimento, com várias camadas de roupa

16:50 10 Janeiro, 2026 16:11 10 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Thierry Albert, reformado francês de 69 anos, diz receber uma pensão de 2.700 euros mensais, mas escolheu viver praticamente sem aquecimento, com o termómetro perto dos 10 graus e “oito camadas” de roupa, por considerar que assim reduz o seu impacto no clima. 

O caso foi divulgado em França e retomado em Espanha pelo portal espanhol Huffpost, que descreve uma opção de “sobriedade energética” levada ao limite, num inverno em que o debate sobre consumo e energia volta a ganhar força. 

Thierry vive em La Ferté-Saint-Aubin, no departamento de Loiret, e assume que evita receber visitas em casa porque teme críticas ao frio. De acordo com o reformado: “Não convido ninguém lá a casa porque me diriam para aumentar o aquecimento.” 

Uma escolha radical (e assumida) desde 2019

Segundo o relato, a decisão ganhou forma a partir de 2019, quando Thierry optou por reduzir ao mínimo o aquecimento, não por falta de dinheiro, mas por convicção ambiental, resumida numa frase: “Tento não agravar os problemas climáticos; essa é a minha única motivação.”

No dia a dia, a estratégia começa no corpo: “oito camadas” de roupa, meias de lã e reforços adicionais quando a temperatura desce, numa rotina em que o casaco não sai. 

A própria casa foi “encolhida” no inverno, com isolamento improvisado e o uso concentrado na zona mais baixa, para diminuir a perda de calor num imóvel descrito como energeticamente fraco. 

Menos de 1.000 kWh por ano e o desconforto como “regra”

A meta, segundo o artigo, é reduzir o consumo anual de eletricidade para menos de 1.000 kWh, um valor apresentado como muito abaixo do habitual, e que Thierry interpreta como coerente com a sua ideia de “sobriedade”. 

O relato inclui também escolhas com impacto direto no conforto, como limitar o uso de água quente e adaptar rotinas para “aguentar” o frio, mantendo a casa num patamar que, em alguns momentos, ronda os 10 graus. 

Thierry faz questão de sublinhar que, no seu caso, o frio não é imposto: “Não sofro o frio como aqueles que não têm outra opção. Não mo impõem.” distinguindo a sua decisão da pobreza energética. 

Quando o frio não é escolha: 41% dizem ter passado frio em França

O contraste com a realidade social é inevitável. Em França, a Fundação para o Alojamento (Fondation pour le Logement) divulgou no final de 2025 dados de um inquérito Ipsos segundo os quais 41% das pessoas dizem ter passado frio em casa pelo menos uma vez nos últimos dois anos, num quadro de agravamento da precariedade. 

É por isso que o caso desperta reações tão diferentes: para uns, é disciplina ambiental; para outros, um gesto simbólico que pode ser lido como distante da realidade de quem não tem margem financeira para aquecer a casa. 

Mesmo quem valoriza a redução de emissões tende a colocar uma linha vermelha: até que ponto a responsabilidade individual deve passar por níveis de desconforto que podem ter impacto na saúde, sobretudo em idades mais avançadas. 

Em Espanha, milhões não aquecem a casa no inverno, por falta de dinheiro

Em Espanha, e de acordo com o Huffpost, a dimensão do problema por necessidade está quantificada num relatório técnico recente da Universidade Pontifícia Comillas: 17,56% da população declarou em 2024 não ter capacidade económica para manter conforto térmico adequado no inverno (cerca de 8,6 milhões de pessoas). 

O mesmo relatório indica que o atraso no pagamento de faturas de energia afetou 9,7% dos lares em 2024, perto de um em cada dez agregados, sinal de vulnerabilidade persistente apesar da descida de preços face a anos anteriores. 

Há ainda indicadores de “pobreza energética oculta” relevantes: o relatório estima que cerca de 27,10% dos lares possam estar nesta situação (consumo abaixo do necessário por incapacidade económica), mostrando que o problema nem sempre é visível nas contas do mês. 

O que este caso muda no debate (e o que não muda)

A história de Thierry Albert não prova um modelo a seguir, nem resolve o problema estrutural de quem passa frio por falta de dinheiro, mas funciona como espelho: obriga a distinguir entre sobriedade voluntária e precariedade energética. 

No fundo, o caso abre duas conversas ao mesmo tempo: a do consumo consciente (isolamento, eficiência, hábitos) e a das políticas públicas que protegem quem não tem alternativa, num inverno em que milhões continuam sem conseguir aquecer a casa.

Leia também: Homem de 60 anos vê Segurança Social negar-lhe reforma antecipada com 100% de pensão de 2.862,49€: tribunal ‘deu a volta’ à situação e concedeu pensão

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher com megafone. Crédito: Freepik
Nacional

Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada

12:06 17 Junho, 2026 12:07 17 Junho, 2026 | João Luís

Proposta de revisão das leis laborais prevê mais de 100 mudanças ao Código do Trabalho.: veja o impacto no setor privado e na função pública

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve Europa Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Algarve Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Foca-comum.
Algarve Animais

Foca-comum vinda do Mar do Norte passa pela Berlenga e Ericeira até chegar à Ria Formosa

07:10 15 Junho, 2026 06:38 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de apresentar alguns ferimentos, uma foca-comum percorreu centenas de quilómetros desde o Mar do Norte até à Ria Formosa

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Mulher chateada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quem mente faz ‘sempre’ isto: conheça os sinais discretos que denunciam uma mentira mesmo quando tudo parece normal

15:10 17 Junho, 2026 14:37 17 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Gestos subtis, respostas vagas e detalhes que parecem inocentes podem revelar mais do que imagina quando alguém não está a dizer a verdade

Xpeng. Crédito: DR
Auto Mundo

Novo carro elétrico chinês chega a Portugal com mais de 600 km de autonomia e inteligência artificial: veja os preços

14:50 17 Junho, 2026 14:18 17 Junho, 2026 | João Luís

O novo Xpeng P7+ já foi apresentado em Portugal: o carro elétrico chinês chega com três versões e inteligência artificial integrada

Economia Europe Direct Algarve

Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva

12:18 17 Junho, 2026 12:18 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Micro, pequenas e médias empresas podem candidatar investimentos inovadores até 30 de setembro, pelo Balcão dos Fundos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Mulher com megafone. Crédito: Freepik
Nacional

Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada

12:06 17 Junho, 2026 12:07 17 Junho, 2026 | João Luís

Proposta de revisão das leis laborais prevê mais de 100 mudanças ao Código do Trabalho.: veja o impacto no setor privado e na função pública

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

18:20 17 Junho, 2026 15:19 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Perrie Edwards e Alex Oxlade-Chamberlain casaram-se na Igreja Matriz de Estoi, no Algarve, numa cerimónia íntima

Algarve, Saúde

Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país

18:30 17 Junho, 2026 18:29 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto reforça presença do Grupo Lusíadas no Algarve, onde já conta com hospitais em Albufeira e Vilamoura

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Foca-comum.
Algarve, Animais

Foca-comum vinda do Mar do Norte passa pela Berlenga e Ericeira até chegar à Ria Formosa

07:10 15 Junho, 2026 06:38 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de apresentar alguns ferimentos, uma foca-comum percorreu centenas de quilómetros desde o Mar do Norte até à Ria Formosa

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Mulher chateada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quem mente faz ‘sempre’ isto: conheça os sinais discretos que denunciam uma mentira mesmo quando tudo parece normal

15:10 17 Junho, 2026 14:37 17 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Gestos subtis, respostas vagas e detalhes que parecem inocentes podem revelar mais do que imagina quando alguém não está a dizer a verdade

Xpeng. Crédito: DR
Auto, Mundo

Novo carro elétrico chinês chega a Portugal com mais de 600 km de autonomia e inteligência artificial: veja os preços

14:50 17 Junho, 2026 14:18 17 Junho, 2026 | João Luís

O novo Xpeng P7+ já foi apresentado em Portugal: o carro elétrico chinês chega com três versões e inteligência artificial integrada

Economia, Europe Direct Algarve

Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva

12:18 17 Junho, 2026 12:18 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Micro, pequenas e médias empresas podem candidatar investimentos inovadores até 30 de setembro, pelo Balcão dos Fundos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Últimas Notícias

  • Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações
    Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações
  • Como Eusébio e Ronaldo: tavirense João Neves estreia-se a marcar no Mundial [vídeo]
    Como Eusébio e Ronaldo: tavirense João Neves estreia-se a marcar no Mundial [vídeo]
  • Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias
    Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias
  • Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país
    Novo hospital em Faro marca expansão do Grupo Lusíadas no sul do país
  • Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso
    Jogador do Celtic casa-se com cantora britânica na Igreja Matriz de Estoi e a escolha do local não foi ao acaso

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal