Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Bebé sorridente.
Bebé sorridente. Crédito: Magnific
Economia, Nacional

Há bebés que podem ter direito a esta pensão da Segurança Social ainda antes de nascerem: saiba como é calculado o valor

Pensão de sobrevivência da Segurança Social pode abranger filhos ainda não nascidos e outros familiares do falecido

16:10 27 Agosto, 2026 12:15 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A pensão de sobrevivência da Segurança Social pode chegar a filhos que ainda não nasceram à data da morte do beneficiário e destina-se a compensar parte do rendimento que desaparece com a morte de quem contribuía para o agregado. O apoio é pago mensalmente e o valor depende da pensão a que o falecido tinha direito e do grau de parentesco dos beneficiários.

Não existe, por isso, um montante igual para todas as situações. A percentagem aplicada varia consoante quem recebe a prestação e o número de familiares que reúnem as condições para a receber. A prestação prevê ainda pagamentos adicionais em julho e dezembro, correspondentes ao valor da pensão mensal.

Quem pode entrar na lista de beneficiários

De acordo com o portal do banco Santander, podem ter direito à pensão o cônjuge, a pessoa que vivia em união de facto, determinados ex-cônjuges, descendentes, enteados, netos, bisnetos e, em determinadas circunstâncias, ascendentes do falecido. Para existir direito à prestação, é ainda necessário que a pessoa que morreu tenha cumprido determinados períodos de descontos.

No regime geral, são exigidos pelo menos 36 meses de contribuições. Para quem estava abrangido pelo Seguro Social Voluntário, o período mínimo indicado é de 72 meses. As regras aplicáveis estão previstas no Decreto-Lei n.º 322/90, de 18 de outubro, que estabelece o regime jurídico das pensões de sobrevivência.

No caso dos descendentes, a proteção começa antes mesmo do nascimento. Um bebé que ainda não tenha nascido quando ocorre a morte do progenitor pode ter direito à prestação. Depois do nascimento, o direito mantém-se até aos 18 anos, enquanto para os jovens mais velhos existem regras relacionadas com a frequência de estudos.

O que acontece depois dos 18 anos

Entre os 18 e os 25 anos, o direito pode continuar quando o descendente estiver a estudar no ensino secundário, pós-secundário não superior ou superior e não descontar para a Segurança Social. Existem condições específicas para rendimentos obtidos, nomeadamente em trabalhos de verão.

A prestação pode prolongar-se até aos 27 anos quando o jovem frequenta uma pós-graduação, mestrado ou doutoramento ou realiza um estágio obrigatório para obter o respetivo grau académico. Há ainda situações sem limite de idade quando esteja em causa um filho com deficiência reconhecida e abrangido por prestações nessa condição.

Cônjuges e outros familiares também podem receber

Para o cônjuge, a regra geral estabelece que o casamento tenha pelo menos um ano à data da morte. Existem exceções, nomeadamente quando a morte resulta de acidente ou de doença surgida depois do casamento. Também pode ser relevante uma união de facto anterior ao casamento, desde que a relação cumpra o período exigido.

Quem vivia em união de facto há mais de dois anos pode igualmente ter direito, desde que estejam reunidas as restantes condições. Já o ex-cônjuge ou pessoa judicialmente separada só recebe a prestação quando estivesse a receber pensão de alimentos fixada por tribunal ou conservatória, ficando o valor limitado à pensão de alimentos.

Percentagem depende de quem recebe

Quanto ao cálculo do valor, este parte da pensão de invalidez ou de velhice que o falecido recebia ou teria direito a receber. Para cônjuge, ex-cônjuge ou pessoa em união de facto, a percentagem é de 60% quando existe apenas um beneficiário e sobe para 70% quando há mais do que um, sendo o montante dividido em partes iguais.

Por exemplo, perante uma pensão de 900 euros, um único cônjuge com direito à prestação receberia 540 euros. Se existirem cônjuge e ex-cônjuge com direito, o total corresponde a 630 euros, repartidos em partes iguais, sem ultrapassar, no caso do ex-cônjuge, o limite correspondente à pensão de alimentos.

Filhos e ascendentes têm cálculos diferentes

Para os descendentes, a percentagem é de 20% quando existe um filho, 30% quando existem dois e 40% quando são três ou mais. Estes valores são repartidos pelos beneficiários. Se não existir cônjuge, ex-cônjuge ou pessoa em união de facto com direito à pensão, as percentagens destinadas aos filhos duplicam.

Nos ascendentes, como pais, avós ou bisavós, a percentagem é de 30% para um beneficiário, 50% para dois e 80% para três ou mais. O acesso está sujeito a outras condições, incluindo a inexistência de familiares com prioridade e determinados limites de rendimento.

A pensão de sobrevivência está prevista no Decreto-Lei n.º 322/90 e as percentagens aplicáveis aos diferentes familiares resultam das regras estabelecidas para o cálculo desta prestação. Como resume o portal Santander, o valor “é sempre uma percentagem da pensão de invalidez ou velhice do falecido”.

Leia também: Segurança Social muda em 2027: esta nova regra vai ser obrigatória a partir de 1 de janeiro

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve

“A minha favorita em todo o Algarve”: residente destaca esta praia onde pode escolher tomar banho no mar ou numa ribeira

18:20 23 Setembro, 2026 15:26 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre o oceano e a foz de um curso de água, este areal junto a Aljezur permite encontrar dois ambientes de banho no mesmo local

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Opinião Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Cristiano Ronaldo.
Desporto Nacional

Aos 41 anos, Cristiano Ronaldo explica por que decidiu continuar na seleção

18:50 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Capitão assegura que será "o primeiro a sair" quando sentir que já não consegue contribuir para os objetivos da seleção nacional

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Doze pessoas identificadas após alerta de desembarque durante a madrugada em Aljezur

14:40 23 Setembro, 2026 14:26 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre os cidadãos identificados encontram-se dez espanhóis e dois marroquinos, estes últimos indocumentados, segundo a GNR

Regresso à pastorícia e utilização de drones.
Algarve

Nem humanos nem máquinas: saiba quem está ‘responsável’ pela limpeza dos campos de golfe deste resort no Algarve

13:20 23 Setembro, 2026 12:48 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Rebanho de cabras e ovelhas ajuda a controlar a vegetação numa propriedade algarvia com 270 hectares e campos de golfe

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas

16:30 23 Setembro, 2026 15:13 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O desenho final deverá ser decidido ainda em 2026, mas será preciso esperar vários anos para encontrar as novas notas na carteira

Cultura Europe Direct Algarve

Feira das Línguas regressa a Vila Real de Santo António para celebrar diversidade cultural

11:30 23 Setembro, 2026 11:40 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre a 25 de setembro, em Vila Real de Santo António, e junta entidades de Portugal e Espanha em torno das línguas

Janete Serrano. Crédito: reprodução FB/JS
Algarve Política

Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta

21:14 22 Setembro, 2026 22:00 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Presença de habitantes de Moncarapacho e expressão sobre “pedrada” motivam críticas de Janete Serrano a intervenções do público na Assembleia da Fuzeta

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Motas a circular entre filas de trânsito. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Motas podem ‘furar’ as filas no trânsito? Saiba o que diz a lei

19:00 23 Setembro, 2026 15:24 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Passar de mota entre os automóveis parados ou em marcha lenta é uma imagem habitual no trânsito português

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Ensino Opinião

Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos

18:10 22 Setembro, 2026 17:58 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O jovem prodígio já conquistou a academia, mas os pais permanecem como a bússola sagrada que lhes diz em que balcão devem chorar o requerimento"

Vida & Lazer

Poucos guardam os limões neste sítio: podem durar até quatro vezes mais (não é a na fruteira)

22:00 22 Setembro, 2026 20:11 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem perder rapidamente humidade quando ficam na bancada da cozinha, mas um método simples de conservação ajuda os limões a permanecerem frescos

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve

“A minha favorita em todo o Algarve”: residente destaca esta praia onde pode escolher tomar banho no mar ou numa ribeira

18:20 23 Setembro, 2026 15:26 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre o oceano e a foz de um curso de água, este areal junto a Aljezur permite encontrar dois ambientes de banho no mesmo local

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Opinião, Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Nacional

Aos 41 anos, Cristiano Ronaldo explica por que decidiu continuar na seleção

18:50 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Capitão assegura que será "o primeiro a sair" quando sentir que já não consegue contribuir para os objetivos da seleção nacional

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Doze pessoas identificadas após alerta de desembarque durante a madrugada em Aljezur

14:40 23 Setembro, 2026 14:26 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre os cidadãos identificados encontram-se dez espanhóis e dois marroquinos, estes últimos indocumentados, segundo a GNR

Regresso à pastorícia e utilização de drones.
Algarve

Nem humanos nem máquinas: saiba quem está ‘responsável’ pela limpeza dos campos de golfe deste resort no Algarve

13:20 23 Setembro, 2026 12:48 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Rebanho de cabras e ovelhas ajuda a controlar a vegetação numa propriedade algarvia com 270 hectares e campos de golfe

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas

16:30 23 Setembro, 2026 15:13 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O desenho final deverá ser decidido ainda em 2026, mas será preciso esperar vários anos para encontrar as novas notas na carteira

Cultura, Europe Direct Algarve

Feira das Línguas regressa a Vila Real de Santo António para celebrar diversidade cultural

11:30 23 Setembro, 2026 11:40 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre a 25 de setembro, em Vila Real de Santo António, e junta entidades de Portugal e Espanha em torno das línguas

Janete Serrano. Crédito: reprodução FB/JS
Algarve, Política

Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta

21:14 22 Setembro, 2026 22:00 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Presença de habitantes de Moncarapacho e expressão sobre “pedrada” motivam críticas de Janete Serrano a intervenções do público na Assembleia da Fuzeta

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Motas a circular entre filas de trânsito. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Motas podem ‘furar’ as filas no trânsito? Saiba o que diz a lei

19:00 23 Setembro, 2026 15:24 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Passar de mota entre os automóveis parados ou em marcha lenta é uma imagem habitual no trânsito português

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Ensino, Opinião

Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos

18:10 22 Setembro, 2026 17:58 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O jovem prodígio já conquistou a academia, mas os pais permanecem como a bússola sagrada que lhes diz em que balcão devem chorar o requerimento"

Vida & Lazer

Poucos guardam os limões neste sítio: podem durar até quatro vezes mais (não é a na fruteira)

22:00 22 Setembro, 2026 20:11 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem perder rapidamente humidade quando ficam na bancada da cozinha, mas um método simples de conservação ajuda os limões a permanecerem frescos

Últimas Notícias

  • Motas podem ‘furar’ as filas no trânsito? Saiba o que diz a lei
    Motas podem ‘furar’ as filas no trânsito? Saiba o que diz a lei
  • Aos 41 anos, Cristiano Ronaldo explica por que decidiu continuar na seleção
    Aos 41 anos, Cristiano Ronaldo explica por que decidiu continuar na seleção
  • “A minha favorita em todo o Algarve”: residente destaca esta praia onde pode escolher tomar banho no mar ou numa ribeira
    “A minha favorita em todo o Algarve”: residente destaca esta praia onde pode escolher tomar banho no mar ou numa ribeira
  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
  • “Boleias” e “reduzir a velocidade”: os conselhos da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, para poupar nos combustíveis
    “Boleias” e “reduzir a velocidade”: os conselhos da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, para poupar nos combustíveis

Opinião

  • Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
    Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
  • Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas
    Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas
  • Dias Europeus do Património: Da urgência da eficiência energética à história de um voto | Por João Palmeiro
    Dias Europeus do Património: Da urgência da eficiência energética à história de um voto | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
  • Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas
    Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento