Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Estádio de São Luís - Sporting Clube Farense
Cultura, Desporto

Exposição sobre história do Estádio de São Luís vence Orçamento Participativo de Faro

O centenário do Estádio de São Luís é uma marca importante, não só para o Sporting Clube Farense, mas para toda a cidade, defendia a proposta

19:37 20 Abril, 2023 19:39 20 Abril, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma exposição sobre a história do Estádio de São Luís, que comemora o seu centenário em 2023, foi o projeto mais votado entre os seis vencedores da terceira edição do Orçamento Participativo (OP) de Faro, anunciou hoje a autarquia.

A proposta de realização da mostra “De Saint Stadium a Estádio de São Luís (1923-2023)”, apresentada pelo cidadão Pedro Gonçalves, também tesoureiro na direção do Sporting Clube Farense, emblema proprietário do recinto, recebeu 216 votos e tem um investimento previsto de 30.000 euros.

“O centenário do Estádio de São Luís é uma marca importante, não só para o Sporting Clube Farense, mas para toda a cidade. Se pensarmos bem, e a exposição vai demonstrar isso, quando aparece este estádio, não existia nada naquela zona, tirando o Cemitério dos Judeus, e a cidade desenvolve-se a partir do estádio. E o futebol [na cidade] também se desenvolve a partir do mesmo”, explicou o autor da proposta aos jornalistas, à margem da sessão de divulgação dos vencedores do OP.

Manuel dos Santos, empresário natural de Faro que emigrou para os Estados Unidos, foi quem desenvolveu o na altura denominado Saint Stadium, quando regressou à sua terra natal.

“Ele quando faz o estádio, não está a pensar no Farense. Decidiu investir dinheiro ali, porque em Faro não havia um espaço para futebol e outros eventos”, explicou Pedro Gonçalves, acrescentando que, após problemas de endividamento, o empresário perdeu a posse do recinto e este só chegou à posse do Farense algumas décadas depois.

A exposição, que deverá estar inicialmente patente no Palácio Belmarço, a partir do final de 2023 antes de passar por outros locais, consistirá em fotografias e num levantamento histórico do que foi a evolução do estádio até hoje, através do espólio do Farense, da autarquia, de sócios do clube e de outros cidadãos.

A criação de um novo espaço de lazer na Travessa da Saúde, eliminando lugares de estacionamento para construir um pequeno jardim e melhorar a circulação pedonal, projeto apresentado por Joana Nunes, foi, com 212 votos, o segundo mais votado, estando contemplada uma verba de 25.000 euros.

A publicação do livro “Antologia das Charolas de Bordeira”, incluindo 500 obras musicais transcritas e mais de uma centena de letras que deram substância a esta tradição, sugerida por Nelson Conceição, foi a terceira proposta mais votada, com 187 votos, tendo um investimento de 29.800 euros.

A requalificação do polidesportivo de Santo António do Alto, com 161 votos e um orçamento de 30.000 euros, e a marcação de trilhos e percursos pedestres em duas propostas diferentes, uma relativa a Faro e Montenegro (119 votos) e outra a Estoi (86 votos), ambas com investimento de 30.000 euros, foram os restantes três projetos vencedores.

Os seis projetos vencedores, que deverão estar concluídos até 2025, vão representar em conjunto um investimento de 174.800 euros, a que se acrescentam os 10.000 euros direcionados ao OP Escolas, com projetos sugeridos e votados pelos alunos.

Nesta terceira edição do OP Faro, 52 munícipes apresentaram propostas para o concelho e, depois de análise pelos serviços municipais, foram a votação 31 projetos, com a condição de todas as quatro freguesias (Faro, Conceição e Estoi, Montenegro e Santa Bárbara de Nexe) terem, pelo menos, um vencedor.

A Câmara de Faro registou neste OP um maior envolvimento dos cidadãos, com 125 participantes nas 11 assembleias participativas realizadas, de onde resultaram 35 propostas (as outras 17 foram apresentadas ‘online’), e também mais votantes.

Do total de 2.301 votos contabilizados, 1.173 cidadãos votaram apenas numa proposta e 564 votaram em duas propostas, limite máximo permitido pelo regulamento.

“Tivemos três mil participações, na prática, o que é bom, se tivermos em conta que não há uma cultura deste tipo de participação em Faro e no país. Ir aumentando aos poucos o número de projetos e o número de participantes e votantes é gratificante. Espero que no próximo ano possamos ter ainda mais participação”, salientou o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, lembrando que esta foi a primeira edição sem limitações originadas pela pandemia de covid-19.

Com esta terceira edição, o investimento municipal em projetos vencedores no Orçamento Participativo ascende a um total de cerca de 555 mil euros.

Vizinhos zangados.
Nacional

Vizinho deixou de pagar o condomínio? Administrador tem este prazo para avançar contra o condómino

15:40 1 Outubro, 2026 13:14 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma dívida às quotas pode obrigar o administrador a avançar judicialmente dentro de 90 dias, mas a regra tem condições

Algarve

Dez detidos em Olhão e Tavira em operação ligada ao tráfico de droga por via marítima

15:10 1 Outubro, 2026 15:05 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR contra o tráfico marítimo levou à detenção de dez homens em Tavira e na Fuzeta e à apreensão de duas embarcações e uma viatura

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Algarve Animais Nacional

Federação de Caçadores do Algarve conquista bicampeonato nacional de Tiro aos Pratos

15:56 1 Outubro, 2026 15:56 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipa algarvia alcançou o bicampeonato nacional em Beja, numa competição que reuniu atletas de várias regiões do país entre 25 e 27 de setembro

Opinião Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Nacional

Luz foi abaixo durante a noite? Há alimentos do frigorífico que podem já não ser seguros mesmo que pareçam bons

15:00 1 Outubro, 2026 12:35 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Carne, peixe, lacticínios e refeições prontas exigem atenção quando o frigorífico fica várias horas sem eletricidade

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Vista aérea da Ria Formosa.
Algarve Cultura

Nem Faro nem Tavira: há 2.000 anos esta antiga cidade romana no Algarve cunhava a própria moeda junto à Ria Formosa

13:50 30 Setembro, 2026 11:58 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Balsa, perto da Luz de Tavira, chegou a emitir pequenas moedas com peixes, barcos e o nome da própria cidade

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Gota fria a caminho de Portugal: mau tempo regressa neste dia com chuva forte e trovoada

21:30 30 Setembro, 2026 16:30 30 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva e trovoada regressam a Portugal e o tempo pode piorar neste período. Modelos preveem a primeira ‘gota fria’ relevante do outono

Mulher a temperar uma refeição com azeite.
Vida & Lazer

O azeite ficou com uma camada espessa no fundo da garrafa? Saiba o que significa e se é seguro para consumo

17:50 30 Setembro, 2026 15:23 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Frio pode alterar temporariamente o aspeto do azeite e provocar a formação de flocos ou depósito no fundo da garrafa

Mulher com as chaves de casa na mão.
Europe Direct Algarve

Algarve 2030 apoia projetos de habitação social em sete municípios

14:10 29 Setembro, 2026 12:58 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

As operações incluem construção, reabilitação e reconversão de edifícios destinados a reforçar a oferta de habitação social

Algarve

Portimão suspende pagamento do estacionamento no Largo do Dique e Praia da Rocha durante outubro

14:50 1 Outubro, 2026 14:54 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Munícipes e visitantes podem usar gratuitamente o estacionamento à superfície em várias zonas do Largo do Dique e da Praia da Rocha durante outubro

Vizinhos zangados.
Nacional

Vizinho deixou de pagar o condomínio? Administrador tem este prazo para avançar contra o condómino

15:40 1 Outubro, 2026 13:14 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma dívida às quotas pode obrigar o administrador a avançar judicialmente dentro de 90 dias, mas a regra tem condições

Algarve

Dez detidos em Olhão e Tavira em operação ligada ao tráfico de droga por via marítima

15:10 1 Outubro, 2026 15:05 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR contra o tráfico marítimo levou à detenção de dez homens em Tavira e na Fuzeta e à apreensão de duas embarcações e uma viatura

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Algarve, Animais, Nacional

Federação de Caçadores do Algarve conquista bicampeonato nacional de Tiro aos Pratos

15:56 1 Outubro, 2026 15:56 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipa algarvia alcançou o bicampeonato nacional em Beja, numa competição que reuniu atletas de várias regiões do país entre 25 e 27 de setembro

Opinião, Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Nacional

Luz foi abaixo durante a noite? Há alimentos do frigorífico que podem já não ser seguros mesmo que pareçam bons

15:00 1 Outubro, 2026 12:35 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Carne, peixe, lacticínios e refeições prontas exigem atenção quando o frigorífico fica várias horas sem eletricidade

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Vista aérea da Ria Formosa.
Algarve, Cultura

Nem Faro nem Tavira: há 2.000 anos esta antiga cidade romana no Algarve cunhava a própria moeda junto à Ria Formosa

13:50 30 Setembro, 2026 11:58 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Balsa, perto da Luz de Tavira, chegou a emitir pequenas moedas com peixes, barcos e o nome da própria cidade

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Gota fria a caminho de Portugal: mau tempo regressa neste dia com chuva forte e trovoada

21:30 30 Setembro, 2026 16:30 30 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva e trovoada regressam a Portugal e o tempo pode piorar neste período. Modelos preveem a primeira ‘gota fria’ relevante do outono

Mulher a temperar uma refeição com azeite.
Vida & Lazer

O azeite ficou com uma camada espessa no fundo da garrafa? Saiba o que significa e se é seguro para consumo

17:50 30 Setembro, 2026 15:23 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Frio pode alterar temporariamente o aspeto do azeite e provocar a formação de flocos ou depósito no fundo da garrafa

Mulher com as chaves de casa na mão.
Europe Direct Algarve

Algarve 2030 apoia projetos de habitação social em sete municípios

14:10 29 Setembro, 2026 12:58 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

As operações incluem construção, reabilitação e reconversão de edifícios destinados a reforçar a oferta de habitação social

Algarve

Portimão suspende pagamento do estacionamento no Largo do Dique e Praia da Rocha durante outubro

14:50 1 Outubro, 2026 14:54 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Munícipes e visitantes podem usar gratuitamente o estacionamento à superfície em várias zonas do Largo do Dique e da Praia da Rocha durante outubro

Últimas Notícias

  • Federação de Caçadores do Algarve conquista bicampeonato nacional de Tiro aos Pratos
    Federação de Caçadores do Algarve conquista bicampeonato nacional de Tiro aos Pratos
  • Vizinho deixou de pagar o condomínio? Administrador tem este prazo para avançar contra o condómino
    Vizinho deixou de pagar o condomínio? Administrador tem este prazo para avançar contra o condómino
  • Dez detidos em Olhão e Tavira em operação ligada ao tráfico de droga por via marítima
    Dez detidos em Olhão e Tavira em operação ligada ao tráfico de droga por via marítima
  • Luz foi abaixo durante a noite? Há alimentos do frigorífico que podem já não ser seguros mesmo que pareçam bons
    Luz foi abaixo durante a noite? Há alimentos do frigorífico que podem já não ser seguros mesmo que pareçam bons
  • Portimão suspende pagamento do estacionamento no Largo do Dique e Praia da Rocha durante outubro
    Portimão suspende pagamento do estacionamento no Largo do Dique e Praia da Rocha durante outubro

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
  • O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
    O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
  • Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz
    Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
    Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
  • Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
    Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento