Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Rei D. Filipe I de Portugal. Crédito: Foto DR
Rei D. Filipe I de Portugal. Crédito: Foto DR
Cultura, Nacional

Conheça o ex-Rei de Portugal que não era português mas amava o país, era obcecado pela organização e acabou ‘morto’ por piolhos

Com mãe portuguesa, desde cedo este ex-Rei de Portugal aprendeu os costumes do nosso país apesar de nascido em Espanha

19:30 18 Fevereiro, 2026 19:19 18 Fevereiro, 2026 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A história de D. Filipe I de Portugal, o primeiro rei da dinastia filipina, continua a gerar debate em território nacional, mas a sua figura vai muito além da perda da independência. Culto, meticuloso e profundamente ligado a Portugal por laços familiares e afetivos, o monarca espanhol marcou uma época decisiva da história portuguesa.

Nascido em Valladolid, a 21 de maio de 1527, como Filipe II de Espanha, e falecido a 13 de setembro de 1598, em São Lourenço do Escorial, foi um dos soberanos mais poderosos do seu tempo. Filho do imperador Carlos V e de Isabel de Portugal, era neto de Manuel I de Portugal, o que lhe conferia legitimidade dinástica sobre o trono português, de acordo com o site de notícias de lifestyle VortexMag.

Sucessão após Alcácer Quibir

A crise sucessória portuguesa teve origem na morte de Sebastião I de Portugal na batalha de Alcácer Quibir, em 1578. Sem descendência direta, abriu-se caminho a várias pretensões ao trono.

Em 1581, nas Cortes de Tomar, Filipe foi aclamado Rei de Portugal como o décimo oitavo monarca português, assumindo o título de Filipe I. Aceitou governar respeitando os foros, privilégios e autonomia do reino, comprometendo-se a nomear portugueses para cargos de relevo ou membros da família real.

Um rei obcecado pela organização

Conhecido como “El Rey de los Papeles”, “O Rei dos Papéis”, Filipe I ganhou fama pela sua obsessão pela escrita e pela burocracia. Passava longas horas no gabinete a analisar documentos, despachos e relatórios, acumulando resmas de papel.

A sua disciplina administrativa era quase extrema. Tomava nota de tudo o que dizia respeito aos negócios do reino, desde questões diplomáticas a pormenores financeiros. Só a gota, doença que lhe provocava dores intensas e por vezes o deixava com as mãos imobilizadas, o impedia de escrever mais, de acordo com a mesma fonte.

Saúde frágil e morte insólita

Além da gota, sofria de febres terçãs, associadas à malária, com picos de febre regulares. Um edema obrigou-o a permanecer longos períodos acamado, situação que agravou o seu estado físico nos últimos anos de vida.

Apesar do quadro clínico debilitado, não foi uma doença crónica que determinou a sua morte. Segundo relatos da época, terá falecido após complicações associadas a uma infeção cutânea provocada por parasitas, mais concretamente piolhos, episódio que ficou registado como um fim insólito para um dos homens mais poderosos da Europa do século XVI.

O amor por Portugal

A dinastia filipina não é geralmente recordada com simpatia em Portugal, por representar a perda da independência durante a União Ibérica. Contudo, a figura de Filipe I como Rei de Portugal distingue-se, em vários aspetos, dos seus sucessores. Filho de mãe portuguesa, cresceu sob forte influência cultural lusa. Apesar de ter sido educado em Madrid, conviveu com portugueses, aprendeu a língua e manteve contacto com costumes e tradições herdadas da família materna.

Essa ligação refletiu-se no início do seu reinado em Portugal. Após a aclamação, permaneceu cerca de três anos em Lisboa, procurando conhecer de perto os hábitos, as estruturas administrativas e a realidade do reino, de acordo com a fonte anteriormente citada.

Respeito pela autonomia e obras em Portugal

Filipe I manteve um grau significativo de autonomia administrativa para Portugal, superior ao concedido a outras regiões da monarquia hispânica. Exigiu que os documentos oficiais continuassem a ser redigidos em português, mesmo quando enviados para Madrid.

Durante o seu reinado foram promovidas intervenções e obras públicas relevantes. No Convento de Cristo, em Tomar, ordenou melhorias que incluíram o célebre aqueduto que garantiu maior autonomia no abastecimento de água ao complexo monástico. O monarca também incentivou a preservação da língua portuguesa e procurou respeitar as estruturas administrativas existentes, numa tentativa de evitar tensões internas.

Herança histórica

O desgaste da União Ibérica viria a acentuar-se com os seus sucessores, cujo centralismo e menor sensibilidade às especificidades portuguesas contribuíram para o descontentamento que culminaria na Restauração da Independência, em 1640.

Como curiosidade histórica, Filipe I terá mandado fabricar um crucifixo e o próprio caixão com madeira proveniente da nau portuguesa Cinco Chagas, gesto frequentemente apontado como símbolo da sua ligação afetiva ao reino, de acordo com a VortexMag.

A memória coletiva portuguesa, moldada pelo nacionalismo dos séculos seguintes, foi particularmente crítica da dinastia filipina. Ainda assim, a figura de Filipe I permanece como uma das mais complexas da história comum entre Portugal e Espanha, marcada por poder, controlo administrativo e uma relação singular com o país que governou durante quase duas décadas.

Leia também: Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 10:02 16 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Idoso com notas de euro na mão.
Nacional

Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa

12:20 17 Agosto, 2026 12:13 17 Agosto, 2026 | João Luís

Governo voltou a deixar aberta a possibilidade de novas medidas para pensionistas e contribuintes, mas há uma condição para que avancem

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Algarve Economia Opinião

O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay

11:46 17 Agosto, 2026 11:47 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve não precisa simplesmente de mais pessoas para trabalhar. Precisa de criar razões para que as pessoas que trabalham cá queiram ficar"

Ensino Europe Direct Algarve

Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão

12:10 17 Agosto, 2026 12:22 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Paulo Ribeiro participou em Cracóvia numa formação Erasmus+ dedicada à inovação pedagógica, inclusão, sustentabilidade e Inteligência Artificial

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Nacional

Campanha “Taxa Zero ao Volante” reforça fiscalização ao álcool na condução

11:21 17 Agosto, 2026 11:49 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se beber, não conduza" é uma das mensagens reforçadas pelas autoridades na campanha nacional que decorre entre 18 e 24 de agosto

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e ventos de 100 km/h: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 10:02 16 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias marcados por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva com trovoada. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí trovoadas em força e ventos de 80 km/h: mau tempo chega nesta data e esta será a região mais afetada

06:00 17 Agosto, 2026 09:25 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana pode trazer uma combinação pouco habitual em agosto. Há regiões sob atenção devido ao tempo previsto

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 19:42 16 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Idoso com notas de euro na mão.
Nacional

Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa

12:20 17 Agosto, 2026 12:13 17 Agosto, 2026 | João Luís

Governo voltou a deixar aberta a possibilidade de novas medidas para pensionistas e contribuintes, mas há uma condição para que avancem

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Algarve, Economia, Opinião

O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay

11:46 17 Agosto, 2026 11:47 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve não precisa simplesmente de mais pessoas para trabalhar. Precisa de criar razões para que as pessoas que trabalham cá queiram ficar"

Ensino, Europe Direct Algarve

Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão

12:10 17 Agosto, 2026 12:22 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Paulo Ribeiro participou em Cracóvia numa formação Erasmus+ dedicada à inovação pedagógica, inclusão, sustentabilidade e Inteligência Artificial

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Nacional

Campanha “Taxa Zero ao Volante” reforça fiscalização ao álcool na condução

11:21 17 Agosto, 2026 11:49 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se beber, não conduza" é uma das mensagens reforçadas pelas autoridades na campanha nacional que decorre entre 18 e 24 de agosto

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Últimas Notícias

  • Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa
    Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa
  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • Campanha “Taxa Zero ao Volante” reforça fiscalização ao álcool na condução
    Campanha “Taxa Zero ao Volante” reforça fiscalização ao álcool na condução
  • Rui Cristina acusado de discriminação e incitamento ao ódio pelo Ministério Público
    Rui Cristina acusado de discriminação e incitamento ao ódio pelo Ministério Público

Opinião

  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
  • Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento: Como escolho viver a vida? | Por Andrea Moura

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento