Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Condutora idosa no carro. Crédito: Freepik AI
Condutora idosa no carro. Crédito: Freepik AI
Auto, Nacional

Nem 60 nem 65 anos: saiba qual é a idade máxima para continuar a conduzir esta categoria

Para a maioria das cartas, há revalidações obrigatórias aos 60 e aos 65 anos, mas a lei portuguesa estabelece outra idade máxima para continuar a conduzir esta categoria

19:44 25 Janeiro, 2026 19:55 25 Janeiro, 2026 | Afonso Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Muitos condutores ouvem falar das revalidações aos 60 e aos 65 anos e ficam com a ideia de que “é aí que a carta acaba”. Para a maioria das cartas (como a categoria B, dos ligeiros), isso não é verdade: o que existe são revalidações obrigatórias e exigências médicas. Aliás, o Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir (RHLC), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 138/2012, de 5 de julho, define prazos de validade e revalidações para as categorias mais comuns, mas não fixa uma idade máxima universal para continuar a conduzir.

Mas há, de facto, categorias em que a lei define uma idade-limite para continuar a conduzir. Estamos a falar, sobretudo, das categorias de passageiros D1, D1E, D e DE. Segundo o RHLC, a categoria D abrange veículos concebidos para transportar mais de oito passageiros (excluindo o condutor) e a D1 aplica-se a veículos para transporte até 16 passageiros (excluindo o condutor), com comprimento máximo de 8 metros, bem como as respetivas combinações com reboque nas categorias D1E e DE.

Qual é a idade máxima nesta categoria

A idade máxima não é aos 60 nem aos 65 anos. De acordo com o artigo 16.º, n.º 5, do RHLC, as cartas de condução das categorias D1, D1E, D e DE são válidas até o condutor perfazer 67 anos de idade e não podem ser revalidadas a partir dessa data.

Em termos simples: quem tem D, D1, DE ou D1E pode continuar a conduzir nessa categoria até completar 67 anos (desde que cumpra os requisitos de aptidão exigidos nas revalidações). No dia em que faz 67, deixa de poder conduzir veículos dessa categoria.

Atenção: há também uma regra importante para mercadorias

Além dos pesados de passageiros, a legislação prevê igualmente um limite específico para a categoria CE quando a massa máxima autorizada excede 20.000 kg. Conforme o artigo 20.º, n.º 5, do RHLC, só podem conduzir veículos da categoria CE acima desse limite de peso os condutores que não tenham completado 67 anos. Na prática, a partir dessa idade, deixa de ser permitida a condução de CE com massa máxima autorizada superior a 20.000 kg.

Então e os 60 e os 65 anos, afinal para que servem?

Os 60 e os 65 anos são idades relevantes nas revalidações de muitas cartas, mas não são, por si só, “idade máxima” para conduzir ligeiros.

No caso das categorias mais comuns (como AM, A e B), o RHLC indica prazos de validade de 15 anos até perfazer 60 anos, passando depois a 5 anos quando o condutor perfaz 60, e a 2 anos após perfazer 70. Em paralelo, o artigo 17.º do mesmo regulamento estabelece que, a partir dos 60 anos, a revalidação destas categorias fica sujeita à comprovação de aptidão física e mental através de atestado médico.

No caso do chamado Grupo 2, o próprio RHLC inclui C, CE, D e DE e também algumas utilizações profissionais de B/BE (por exemplo, condução de ambulâncias, transporte escolar e automóveis ligeiros de passageiros de aluguer). Nestes casos, as exigências são mais rigorosas: é obrigatório atestado médico na revalidação a partir dos 25 anos e, a partir da revalidação determinada para os 50 anos, pode ser exigido certificado de avaliação psicológica, nos termos do artigo 17.º.

O que precisa de fazer para não ser apanhado de surpresa

  • Confirme a categoria da sua carta. No verso, verifique se tem averbamentos D1, D, DE ou D1E.
  • Não confunda “idade de revalidação” com “idade limite”. Pode estar a revalidar aos 60 e aos 65 e, ainda assim, existir um teto legal que surge mais tarde (neste caso, aos 67).
  • Faça a revalidação com antecedência. O RHLC permite iniciar a revalidação nos seis meses que antecedem o termo da validade do título.
  • Se deixar a carta caducar, evite conduzir. O Código da Estrada prevê que os titulares de título de condução caducado se consideram, para todos os efeitos legais, não habilitados a conduzir os veículos para os quais o título foi emitido, e conduzir com título caducado é sancionado com coima. Além disso, a revalidação de título caducado pode ficar sujeita a exame especial em determinados casos e prazos, e há situações em que o título já não pode ser renovado, nomeadamente quando tenham decorrido mais de 10 anos sobre a data em que deveria ter sido renovado.

Em suma, para as categorias de passageiros D1, D1E, D e DE, a idade máxima não é 60 nem 65. O limite legal é 67 anos, e o averbamento dessas categorias deixa de ser válido a partir dessa idade. Para ligeiros, não há uma idade máxima universal, mas há revalidações e avaliações obrigatórias ao longo do tempo.

Leia também: Conduz com a janela aberta? Há situações onde as multas podem chegar às centenas de euros (e não só)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Alojamento Local.
Nacional

Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados

13:42 11 Junho, 2026 13:31 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 10.000 alojamentos locais já perderam o registo e milhares continuam em risco de encerramento devido às novas regras

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Algarve

PSP recupera 3 viaturas furtadas e apreende mais de 1.000 litros de combustível em Tavira e Olhão

17:42 11 Junho, 2026 17:49 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viaturas recuperadas pela PSP em Tavira e Olhão tinham recipientes com combustível e uma delas ostentava matrículas falsas

Trotinete elétrica. Crédito: DR
Auto Nacional

Capacete obrigatório nas trotinetes e bicicletas elétricas? Projeto prevê multas até 150 euros para quem não cumprir

13:30 11 Junho, 2026 11:42 11 Junho, 2026 | João Luís

PSD entregou no Parlamento um projeto para tornar obrigatório o uso de capacete e materiais refletores em trotinetes e bicicletas elétricas

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 17:37 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com uma nova ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Prestianni a tapar a boca.
Desporto

Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

12:35 11 Junho, 2026 12:35 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

FIFA confirmou uma nova regra para o Mundial que poderá levar à expulsão de jogadores por um gesto frequente

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Pais têm de pagar 9,27€ para se sentarem ao lado dos filhos nos voos da Ryanair? Companhia aérea está a ser investigada e tem uma resposta

16:20 11 Junho, 2026 15:09 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Regulador britânico investiga taxa da Ryanair por lugares familiares e companhia garante conformidade com as regras

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Europe Direct Algarve

Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa

16:12 10 Junho, 2026 16:13 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro INTREPIDA começa no Algarve e percorre regiões portuguesas através da cultura, história e língua

Alojamento Local.
Nacional

Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados

13:42 11 Junho, 2026 13:31 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 10.000 alojamentos locais já perderam o registo e milhares continuam em risco de encerramento devido às novas regras

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Algarve

PSP recupera 3 viaturas furtadas e apreende mais de 1.000 litros de combustível em Tavira e Olhão

17:42 11 Junho, 2026 17:49 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viaturas recuperadas pela PSP em Tavira e Olhão tinham recipientes com combustível e uma delas ostentava matrículas falsas

Trotinete elétrica. Crédito: DR
Auto, Nacional

Capacete obrigatório nas trotinetes e bicicletas elétricas? Projeto prevê multas até 150 euros para quem não cumprir

13:30 11 Junho, 2026 11:42 11 Junho, 2026 | João Luís

PSD entregou no Parlamento um projeto para tornar obrigatório o uso de capacete e materiais refletores em trotinetes e bicicletas elétricas

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 17:37 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com uma nova ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Prestianni a tapar a boca.
Desporto

Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

12:35 11 Junho, 2026 12:35 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

FIFA confirmou uma nova regra para o Mundial que poderá levar à expulsão de jogadores por um gesto frequente

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Pais têm de pagar 9,27€ para se sentarem ao lado dos filhos nos voos da Ryanair? Companhia aérea está a ser investigada e tem uma resposta

16:20 11 Junho, 2026 15:09 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Regulador britânico investiga taxa da Ryanair por lugares familiares e companhia garante conformidade com as regras

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Europe Direct Algarve

Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa

16:12 10 Junho, 2026 16:13 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro INTREPIDA começa no Algarve e percorre regiões portuguesas através da cultura, história e língua

Últimas Notícias

  • “A Bebé no Arraial” leva música e tradição aos mais pequenos em Tavira
    “A Bebé no Arraial” leva música e tradição aos mais pequenos em Tavira
  • Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)
    Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)
  • Cidade no Algarve junto à praia tem um hotel de luxo com um spa onde qualquer um pode entrar por 10,50€
    Cidade no Algarve junto à praia tem um hotel de luxo com um spa onde qualquer um pode entrar por 10,50€
  • PSP recupera 3 viaturas furtadas e apreende mais de 1.000 litros de combustível em Tavira e Olhão
    PSP recupera 3 viaturas furtadas e apreende mais de 1.000 litros de combustível em Tavira e Olhão
  • Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’
    Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’
  • Pais têm de pagar 9,27€ para se sentarem ao lado dos filhos nos voos da Ryanair? Companhia aérea está a ser investigada e tem uma resposta
    Pais têm de pagar 9,27€ para se sentarem ao lado dos filhos nos voos da Ryanair? Companhia aérea está a ser investigada e tem uma resposta

Opinião

  • Portugal é um dos 30 maiores países do mundo graças à extensa área marítima das regiões autónomas
    Portugal é um dos 30 maiores países do mundo graças à extensa área marítima das regiões autónomas
  • Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
    Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal