Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Carlos Brito. Crédito: CMA
Algarve, Política

PCP lembra diferenças mas recorda contribuição de Carlos Brito na Revolução de Abril

Carlos Brito, histórico dirigente do PCP e resistente antifascista, morreu aos 93 anos na sua casa em Alcoutim

07:10 8 Maio, 2026 06:51 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Partido Comunista Português (PCP) recordou o percurso antifascista e a “contribuição na Revolução de Abril” de Carlos Brito, histórico dirigente comunista que morreu esta quinta-feira, aos 93 anos, apesar das “conhecidas diferenças e distanciamento político” que marcaram os últimos anos da sua ligação ao partido.

Numa breve nota enviada à comunicação social, o PCP afirmou que, “sem prejuízo das conhecidas diferenças e distanciamento político, registamos em Carlos Brito o seu percurso antifascista e a sua contribuição na Revolução de Abril, nomeadamente no plano parlamentar”.

Também o secretário-geral do Partido Socialista, José Luís Carneiro, lamentou a morte de Carlos Brito, considerando que o desaparecimento do antigo dirigente comunista “é motivo de grande tristeza”.

O líder socialista destacou ainda o seu percurso enquanto “resistente antifascista” e “uma figura incontornável da vida política portuguesa das primeiras cinco décadas da democracia”.

José Luís Carneiro sublinhou igualmente que Carlos Brito foi “uma referência de seriedade, cidadania e de combate pelos valores que eram os seus, mesmo com custos pessoais e com a incompreensão de alguns dos que tinham sido seus camaradas”.

Morreu aos 93 anos em Alcoutim

O histórico dirigente do Partido Comunista Português Carlos Brito morreu esta quinta-feira aos 93 anos em casa, confirmou à Lusa o médico e seu amigo Paulo Fidalgo.  

Paulo Fidalgo, que foi um dos fundadores do Movimento Renovação Comunista, adiantou que Carlos Brito esteve internado no hospital de Faro recentemente devido a uma infeção respiratória e teve alta hospitalar na passada segunda-feira, já recuperado.

“Inesperadamente” morreu esta tarde na sua casa de Alcoutim, disse Paulo Fidalgo.

Décadas de militância e resistência antifascista

Carlos Brito nasceu em Moçambique em 1933 e foi militante do PCP durante 48 anos, como funcionário, membro do Comité Central, líder parlamentar, diretor do jornal “Avante!” e candidato à Presidência da República.

Durante a ditadura, Carlos Brito passou dez anos na clandestinidade e oito anos na prisão. A seguir ao 25 de Abril esteve 16 anos na Assembleia da República, 15 dos quais como líder do grupo parlamentar.

Saiu “desolado” do parlamento em 1991 por não ter sido eleito pelo círculo de Faro. À altura da sua saída, tinha o recorde de “longevidade” no parlamento, desde a Assembleia Constituinte.

Divergências marcaram últimos anos no PCP

Em 1980 concorreu às presidenciais contra Ramalho Eanes e Soares Carneiro, desistindo à boca das urnas. Uma permanência de 33 anos no Comité Central terminaram em novembro de 2000, quando Carlos Brito renunciou ao lugar em desacordo com as orientações do XVI Congresso.

Em março de 2000, já tinha escrito uma carta à direção onde expressava preocupação com o rumo do partido.

Carlos Brito esteve entre os dirigentes que reclamaram um congresso extraordinário após a derrota eleitoral do PCP nas autárquicas de 2001.

No seguimento da luta interna que opôs os chamados “renovadores” aos defensores da ortodoxia do partido, Carlos Brito foi suspenso do PCP  em 2002 por 10 meses.

A sanção disciplinar foi decidida pelo Secretariado do partido, entre várias expulsões de críticos da direção, entre os quais Edgar Correia, já falecido, e Carlos Luís Figueira, que viriam a formalizar alguns anos depois a associação política Renovação Comunista.

Vida dedicada à política, cultura e desenvolvimento regional

Desde 1996 que Carlos Brito evidenciou vontade de se afastar de cargos dirigentes, primeiro ao recusar integrar a Comissão Política em 1996 e depois saindo da direção do “Avante!”, em 1998.

Era casado, teve duas filhas, e estava retirado em Alcoutim, no Algarve, local de origem da sua família. Dedicou-se durante muitos anos escrever poesia, ficção e a participar no movimento associativo para o desenvolvimento regional.

Leia também: Morreu Carlos Brito, histórico dirigente comunista “natural” de Alcoutim

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Vai a Espanha de carro? Se tem matrícula portuguesa, atenção a este prazo: multa pode chegar aos 1.500€

17:30 19 Setembro, 2026 17:55 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viaja para Espanha com um carro de matrícula portuguesa pode continuar a utilizá-lo durante uma estadia temporária, mas há limites a ter em conta

Jarro em barro.
Algarve Cultura

“Não sei como tivemos a ousadia de começar”: irlandês mudou-se para esta vila no Algarve e ajudou a fundar a olaria hoje gerida pelas filhas

18:10 19 Setembro, 2026 13:23 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Patrick Swift e Lima de Freitas criaram, em Porches, a olaria que recuperou uma tradição algarvia quando o ofício perdia espaço na região

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Bancos portugueses alertam: se tem um destes códigos PIN, deve alterá-lo

15:30 19 Setembro, 2026 13:45 19 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas combinações usadas no PIN do cartão são demasiado previsíveis e podem facilitar o acesso indevido à conta bancária

Homem hospitalizado
Ciência Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Jovem conta a sua história. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Economia Europa

Miguel está desempregado e depende da pensão da avó para sobreviver: “Sem ela estaria debaixo de uma ponte”

16:00 19 Setembro, 2026 12:53 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Sem trabalho em Espanha, Miguel revela a importância que a pensão da avó tem atualmente na sua vida e no sustento da casa

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Tech

Bosch, fabricante de equipamentos, faz aviso: nunca deixe a porta do forno aberta após utilizá-lo

19:20 19 Setembro, 2026 18:22 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Existem várias razões pelas quais a porta do forno nunca deve ficar aberta após este ser utilizado, de acordo com marcas fabricantes como a Bosch

Rolhas dentro de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu várias rolhas dentro de um carro? Saiba o que significam e por que ajudam a evitar problemas

23:00 19 Setembro, 2026 22:52 19 Setembro, 2026 | Luís Santos

As rolhas podem ter uma utilidade inesperada dentro do carro, sobretudo em dias marcados por maior humidade

Algarve Nacional Saúde

Doentes urgentes esperavam quase cinco horas no Hospital de Portimão

10:40 19 Setembro, 2026 10:32 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do SNS apontavam esperas de quase cinco horas para doentes urgentes em Portimão e de quase seis no Amadora-Sintra, na manhã deste sábado

Os Jogos do Mediterrâneo de Praia Portimão-Lagoa 2027 decorrem entre 18 e 25 de setembro. Crédito: JMP
Algarve Cultura Desporto

Portimão e Lagoa recebem Jogos do Mediterrâneo de Praia em setembro de 2027

10:30 19 Setembro, 2026 02:45 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Três praias do Algarve acolhem os Jogos de 18 a 25 de setembro de 2027. Organização quer aproveitar as condições locais para fazer a melhor edição de sempre

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Estas 10 zonas de Portugal podem ficar sem luz este domingo: há cortes programados desde as 05:00

15:00 18 Setembro, 2026 14:49 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem trabalhos programados para 20 de setembro em vários pontos do país, com interrupções e cortes de luz previstos em vários concelhos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive

11:50 18 Setembro, 2026 21:01 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A mesma propriedade onde Kay e Pete chegaram de caravana, no início dos anos 80, continua a marcar a vida da britânica, agora com 78 anos

Mulher à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Depois do calor vem aí chuva: Portugal vai ficar ‘molhado’ a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 16 Setembro, 2026 20:52 15 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteored, a chuva deverá afetar os Açores e a Madeira nos próximos dias, com maior instabilidade em algumas zonas

Europa

Javi deixou o emprego após 23 anos e agora ganha 1.500€ num dia como independente: “A chefes só chegam os graxistas”

20:30 18 Setembro, 2026 16:06 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de trabalhar 23 anos por conta de outrem, o espanhol Javi decidiu mudar de vida e dedicar-se ao setor audiovisual

Jovem a trabalhar num bar
Economia Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Vai a Espanha de carro? Se tem matrícula portuguesa, atenção a este prazo: multa pode chegar aos 1.500€

17:30 19 Setembro, 2026 17:55 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viaja para Espanha com um carro de matrícula portuguesa pode continuar a utilizá-lo durante uma estadia temporária, mas há limites a ter em conta

Jarro em barro.
Algarve, Cultura

“Não sei como tivemos a ousadia de começar”: irlandês mudou-se para esta vila no Algarve e ajudou a fundar a olaria hoje gerida pelas filhas

18:10 19 Setembro, 2026 13:23 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Patrick Swift e Lima de Freitas criaram, em Porches, a olaria que recuperou uma tradição algarvia quando o ofício perdia espaço na região

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Bancos portugueses alertam: se tem um destes códigos PIN, deve alterá-lo

15:30 19 Setembro, 2026 13:45 19 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas combinações usadas no PIN do cartão são demasiado previsíveis e podem facilitar o acesso indevido à conta bancária

Homem hospitalizado
Ciência, Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Jovem conta a sua história. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Economia, Europa

Miguel está desempregado e depende da pensão da avó para sobreviver: “Sem ela estaria debaixo de uma ponte”

16:00 19 Setembro, 2026 12:53 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Sem trabalho em Espanha, Miguel revela a importância que a pensão da avó tem atualmente na sua vida e no sustento da casa

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Tech

Bosch, fabricante de equipamentos, faz aviso: nunca deixe a porta do forno aberta após utilizá-lo

19:20 19 Setembro, 2026 18:22 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Existem várias razões pelas quais a porta do forno nunca deve ficar aberta após este ser utilizado, de acordo com marcas fabricantes como a Bosch

Rolhas dentro de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu várias rolhas dentro de um carro? Saiba o que significam e por que ajudam a evitar problemas

23:00 19 Setembro, 2026 22:52 19 Setembro, 2026 | Luís Santos

As rolhas podem ter uma utilidade inesperada dentro do carro, sobretudo em dias marcados por maior humidade

Algarve, Nacional, Saúde

Doentes urgentes esperavam quase cinco horas no Hospital de Portimão

10:40 19 Setembro, 2026 10:32 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do SNS apontavam esperas de quase cinco horas para doentes urgentes em Portimão e de quase seis no Amadora-Sintra, na manhã deste sábado

Os Jogos do Mediterrâneo de Praia Portimão-Lagoa 2027 decorrem entre 18 e 25 de setembro. Crédito: JMP
Algarve, Cultura, Desporto

Portimão e Lagoa recebem Jogos do Mediterrâneo de Praia em setembro de 2027

10:30 19 Setembro, 2026 02:45 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Três praias do Algarve acolhem os Jogos de 18 a 25 de setembro de 2027. Organização quer aproveitar as condições locais para fazer a melhor edição de sempre

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Estas 10 zonas de Portugal podem ficar sem luz este domingo: há cortes programados desde as 05:00

15:00 18 Setembro, 2026 14:49 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem trabalhos programados para 20 de setembro em vários pontos do país, com interrupções e cortes de luz previstos em vários concelhos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive

11:50 18 Setembro, 2026 21:01 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A mesma propriedade onde Kay e Pete chegaram de caravana, no início dos anos 80, continua a marcar a vida da britânica, agora com 78 anos

Mulher à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Depois do calor vem aí chuva: Portugal vai ficar ‘molhado’ a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 16 Setembro, 2026 20:52 15 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteored, a chuva deverá afetar os Açores e a Madeira nos próximos dias, com maior instabilidade em algumas zonas

Europa

Javi deixou o emprego após 23 anos e agora ganha 1.500€ num dia como independente: “A chefes só chegam os graxistas”

20:30 18 Setembro, 2026 16:06 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de trabalhar 23 anos por conta de outrem, o espanhol Javi decidiu mudar de vida e dedicar-se ao setor audiovisual

Jovem a trabalhar num bar
Economia, Europa

Mario abandonou a cidade aos 23 anos para abrir um bar numa aldeia com 100 habitantes: “A vida aqui é mais barata e não quero ir-me embora”

17:00 16 Setembro, 2026 16:13 16 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Tal como muitos jovens, Mario Pérez viu-se obrigado a sair da cidade para procurar uma vida melhor, mudando-se para uma aldeia espanhola onde abriu o seu próprio bar

Últimas Notícias

  • Viu várias rolhas dentro de um carro? Saiba o que significam e por que ajudam a evitar problemas
    Viu várias rolhas dentro de um carro? Saiba o que significam e por que ajudam a evitar problemas
  • Condutores fazem, Código da Estrada não ‘perdoa’: conduzir com a luz interior do automóvel acesa dá multa em Portugal nestas situações
    Condutores fazem, Código da Estrada não ‘perdoa’: conduzir com a luz interior do automóvel acesa dá multa em Portugal nestas situações
  • Andrea, camionista, começou a conduzir aos 21 anos e fala sobre as dificuldades da profissão: “O salário devia ser melhor e 15 horas de serviço são muito exigentes”
    Andrea, camionista, começou a conduzir aos 21 anos e fala sobre as dificuldades da profissão: “O salário devia ser melhor e 15 horas de serviço são muito exigentes”
  • Nova burla está a preocupar as autoridades: “não precisa de clicar em nada” para ser enganado
    Nova burla está a preocupar as autoridades: “não precisa de clicar em nada” para ser enganado
  • Bosch, fabricante de equipamentos, faz aviso: nunca deixe a porta do forno aberta após utilizá-lo
    Bosch, fabricante de equipamentos, faz aviso: nunca deixe a porta do forno aberta após utilizá-lo

Opinião

  • Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
    Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento
    Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento
  • Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
    Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento