Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Sardinhas na grelha.
Sardinhas na grelha. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Há sardinha ‘aos molhos’ no Algarve mas o preço duplicou nas lotas

Sardinha está a chegar em abundância às lotas algarvias, mas o preço médio já é o dobro do registado há um ano

12:40 16 Junho, 2026 22:00 16 Junho, 2026 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A sardinha está a ser capturada em quantidade significativa na costa algarvia, mas a abundância do peixe não se está a traduzir em preços mais baixos nas lotas. Pelo contrário, os valores pagos por quilo têm vindo a subir e já duplicaram face ao mesmo período do ano passado, numa altura em que os Santos Populares aumentam a procura deste produto tão associado às tradições portuguesas.

De acordo com o Correio da Manhã, o Porto de Pesca do Arade, em Portimão, tem recebido várias toneladas de sardinha nos últimos dias. O peixe apresenta o calibre e o teor de gordura considerados adequados para esta fase da campanha, fatores que contribuem para a valorização do produto no mercado.

Ano muito diferente do anterior

Os números mostram uma evolução expressiva. Enquanto em junho do ano passado o preço médio rondava os 70 cêntimos por quilo, atualmente a sardinha tem sido vendida em algumas lotas por cerca de dois euros. Em muitos casos, acrescenta a publicação, os valores têm permanecido acima dos 1,50 euros desde o início da campanha.

Fábio Mateus, representante da BARLAPESCAS, explica que existem vários fatores por detrás desta valorização. “Hoje o preço por quilo rondou os dois euros em algumas lotas. Este ano, regra geral, ainda não baixou de 1,50 euros. No ano passado o preço rondava os 70 cêntimos”, afirmou ao jornal.

Procura internacional ajuda a puxar os preços

Uma das razões apontadas para esta subida está relacionada com a procura externa. Segundo o responsável da cooperativa, a redução dos stocks de sardinha em Marrocos levou várias indústrias conserveiras a procurar matéria-prima em Portugal.

“Como Marrocos registou um declínio de stock, as conserveiras têm vindo a Portugal comprar a sardinha nas lotas portuguesas”, explicou. A certificação sustentável da pescaria portuguesa é outro elemento que tem contribuído para aumentar o interesse de compradores internacionais.

A recuperação do selo azul do Marine Stewardship Council, obtida no ano passado, abriu portas a novos mercados e reforçou a valorização do pescado nacional. O reconhecimento distingue práticas de pesca sustentáveis e voltou a ser atribuído à sardinha portuguesa depois de uma década sem essa certificação.

Pescadores beneficiam da valorização

Apesar dos desafios diários da atividade, os pescadores reconhecem que o atual cenário representa um alívio para o setor. Fernando Duarte, pescador algarvio, viveu recentemente um contratempo quando uma rede se rompeu durante uma saída para o mar, reduzindo a quantidade de peixe capturada.

Ainda assim, o profissional considera que a campanha tem sido positiva. “Temos apanhado muita sardinha. Não nos podemos queixar do preço”, afirmou ao Correio da Manhã. O pescador recorda que os custos de operação aumentaram nos últimos anos, sobretudo devido à subida do preço dos combustíveis.

Menos quota disponível em 2026

A valorização da sardinha acontece num ano em que Portugal dispõe de uma quota inferior à da campanha anterior. Conforme refere a mesma fonte, o limite de captura fixado para este ano é de 33.446 toneladas, menos 960 toneladas do que em 2025.

A gestão da espécie continua a ser realizada de forma conjunta por Portugal e Espanha, ao abrigo do plano plurianual em vigor entre 2021 e 2026. A campanha arrancou a 4 de maio, cerca de um mês mais tarde do que no ano passado.

Impacto pode chegar ao consumidor

Embora os preços praticados em lota não se reflitam automaticamente no valor final pago pelos consumidores, a tendência poderá ter consequências no comércio e na restauração durante as festas populares.

Com uma procura elevada, maior interesse internacional e custos operacionais mais elevados, a sardinha chega este verão aos mercados com uma valorização significativa. A abundância do peixe nas águas algarvias continua a ser uma realidade, mas isso não impediu que o seu preço atingisse níveis bastante superiores aos registados há apenas um ano.

Leia também: Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

Nacional

Faro atinge centena de cirurgias robóticas menos de um ano após arranque

08:00 29 Setembro, 2026 08:15 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A ULS Algarve assinalou a centésima cirurgia robótica em Faro, atividade iniciada na unidade hospitalar em novembro de 2025

Algarve Política Saúde

Cristóvão Norte é coautor de projeto sobre cobrança de cuidados no SNS a estrangeiros não residentes

07:10 29 Setembro, 2026 09:43 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O projeto prevê identificar quem deve assumir os encargos dos cuidados prestados a estrangeiros não residentes

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria vem com chuva ‘a potes’: mau tempo está a chegar a Portugal e este será o período mais chuvoso

06:00 29 Setembro, 2026 04:38 29 Setembro, 2026 | João Luís

Meteored indica qual será o período mais chuvoso desta frente fria e onde os acumulados podem chegar aos 80 milímetros

Botija de gás.
Economia Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Algarve Economia Ensino Vídeo

Vítor Neto recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Algarve [vídeo]

09:32 29 Setembro, 2026 09:32 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O novo Doutor Honoris Causa recordou 83 anos de vida, da infância em São Bartolomeu de Messines à passagem pelo Governo

Nacional Saúde

Parasita nunca antes detetado em Portugal encontrado no Alqueva: pode causar ‘comichão do nadador’

07:00 29 Setembro, 2026 05:13 29 Setembro, 2026 | João Luís

Este parasita pode provocar a chamada “comichão do nadador” e foi detetado pela primeira vez em Portugal, no Alqueva

Praia da Boca do Rio.
Algarve

Conheça a praia no Algarve onde pode ter a ‘sorte’ de observar lontras ao entardecer

17:40 28 Setembro, 2026 15:45 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Na Praia da Boca do Rio, em Budens, é possível observar lontras junto à ribeira ou até no areal ao entardecer

Opinião Saúde

O papel do farmacêutico especialista na farmácia comunitária | Por Elisabete Antunes

07:30 29 Setembro, 2026 17:46 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Trabalhamos em equipa, algo fundamental para conseguirmos disponibilizar aos utentes o serviço de excelência que tanto valorizamos"

Algarve Cultura Mundo

“Misericórdia” de Lídia Jorge chega à China e encontra pontes no tema do envelhecimento

08:59 29 Setembro, 2026 09:03 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Han Lili considera que o envelhecimento cria pontes entre Portugal e China e elogia a capacidade de Lídia Jorge para superar diferenças culturais

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva, trovoada e rajadas até 75 km/h estão a caminho: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

10:00 28 Setembro, 2026 09:46 28 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A previsão da Meteored aponta para chuva, trovoada, vento forte e descida das temperaturas em Portugal até ao final de setembro

Carro em segunda fila. Crédito: Foto AI
Auto

Para em segunda fila e fica dentro do carro? Código da Estrada esclarece se pode ser multado

13:40 28 Setembro, 2026 13:22 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acreditam que podem parar em segunda fila desde que permaneçam dentro do carro e liguem os quatro piscas, mas o Código da Estrada estabelece regras diferentes

Ciência Opinião Tech

A inteligência artificial pode tornar-se perigosa? O que diz a ciência e o que estamos a fazer | Por Isabel Duarte

14:50 28 Setembro, 2026 15:52 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Ainda não há razão para pânico. Há, porém, razões para exigir algo bastante mais prosaico: evidência, fiscalização independente, transparência e tempo suficiente para percebermos o que estamos a construir"

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Animais Mundo

Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo

14:20 26 Setembro, 2026 22:40 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Leopardus tilcayo pesa cerca de 1,3 quilos, é mais pequeno do que um gato doméstico e passou despercebido à ciência durante décadas

Nacional

Faro atinge centena de cirurgias robóticas menos de um ano após arranque

08:00 29 Setembro, 2026 08:15 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A ULS Algarve assinalou a centésima cirurgia robótica em Faro, atividade iniciada na unidade hospitalar em novembro de 2025

Algarve, Política, Saúde

Cristóvão Norte é coautor de projeto sobre cobrança de cuidados no SNS a estrangeiros não residentes

07:10 29 Setembro, 2026 09:43 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O projeto prevê identificar quem deve assumir os encargos dos cuidados prestados a estrangeiros não residentes

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria vem com chuva ‘a potes’: mau tempo está a chegar a Portugal e este será o período mais chuvoso

06:00 29 Setembro, 2026 04:38 29 Setembro, 2026 | João Luís

Meteored indica qual será o período mais chuvoso desta frente fria e onde os acumulados podem chegar aos 80 milímetros

Botija de gás.
Economia, Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Algarve, Economia, Ensino, Vídeo

Vítor Neto recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Algarve [vídeo]

09:32 29 Setembro, 2026 09:32 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O novo Doutor Honoris Causa recordou 83 anos de vida, da infância em São Bartolomeu de Messines à passagem pelo Governo

Nacional, Saúde

Parasita nunca antes detetado em Portugal encontrado no Alqueva: pode causar ‘comichão do nadador’

07:00 29 Setembro, 2026 05:13 29 Setembro, 2026 | João Luís

Este parasita pode provocar a chamada “comichão do nadador” e foi detetado pela primeira vez em Portugal, no Alqueva

Praia da Boca do Rio.
Algarve

Conheça a praia no Algarve onde pode ter a ‘sorte’ de observar lontras ao entardecer

17:40 28 Setembro, 2026 15:45 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Na Praia da Boca do Rio, em Budens, é possível observar lontras junto à ribeira ou até no areal ao entardecer

Opinião, Saúde

O papel do farmacêutico especialista na farmácia comunitária | Por Elisabete Antunes

07:30 29 Setembro, 2026 17:46 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Trabalhamos em equipa, algo fundamental para conseguirmos disponibilizar aos utentes o serviço de excelência que tanto valorizamos"

Algarve, Cultura, Mundo

“Misericórdia” de Lídia Jorge chega à China e encontra pontes no tema do envelhecimento

08:59 29 Setembro, 2026 09:03 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Han Lili considera que o envelhecimento cria pontes entre Portugal e China e elogia a capacidade de Lídia Jorge para superar diferenças culturais

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva, trovoada e rajadas até 75 km/h estão a caminho: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

10:00 28 Setembro, 2026 09:46 28 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A previsão da Meteored aponta para chuva, trovoada, vento forte e descida das temperaturas em Portugal até ao final de setembro

Carro em segunda fila. Crédito: Foto AI
Auto

Para em segunda fila e fica dentro do carro? Código da Estrada esclarece se pode ser multado

13:40 28 Setembro, 2026 13:22 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos acreditam que podem parar em segunda fila desde que permaneçam dentro do carro e liguem os quatro piscas, mas o Código da Estrada estabelece regras diferentes

Ciência, Opinião, Tech

A inteligência artificial pode tornar-se perigosa? O que diz a ciência e o que estamos a fazer | Por Isabel Duarte

14:50 28 Setembro, 2026 15:52 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Ainda não há razão para pânico. Há, porém, razões para exigir algo bastante mais prosaico: evidência, fiscalização independente, transparência e tempo suficiente para percebermos o que estamos a construir"

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde, Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Animais, Mundo

Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo

14:20 26 Setembro, 2026 22:40 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Leopardus tilcayo pesa cerca de 1,3 quilos, é mais pequeno do que um gato doméstico e passou despercebido à ciência durante décadas

Últimas Notícias

  • Vítor Neto recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Algarve [vídeo]
    Vítor Neto recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Algarve [vídeo]
  • “Misericórdia” de Lídia Jorge chega à China e encontra pontes no tema do envelhecimento
    “Misericórdia” de Lídia Jorge chega à China e encontra pontes no tema do envelhecimento
  • Feira da Saúde e Bem-Estar leva reflexão sobre ecrãs e hábitos saudáveis ao AEFFL
    Feira da Saúde e Bem-Estar leva reflexão sobre ecrãs e hábitos saudáveis ao AEFFL
  • Faro atinge centena de cirurgias robóticas menos de um ano após arranque
    Faro atinge centena de cirurgias robóticas menos de um ano após arranque
  • Primeira edição do Travessas leva sabores de 26 restaurantes a Lagos
    Primeira edição do Travessas leva sabores de 26 restaurantes a Lagos

Opinião

  • O papel do farmacêutico especialista na farmácia comunitária | Por Elisabete Antunes
    O papel do farmacêutico especialista na farmácia comunitária | Por Elisabete Antunes
  • A inteligência artificial pode tornar-se perigosa? O que diz a ciência e o que estamos a fazer | Por Isabel Duarte
    A inteligência artificial pode tornar-se perigosa? O que diz a ciência e o que estamos a fazer | Por Isabel Duarte
  • Formação profissional: valorizar competências, transformar realidades | Por Luís Filipe
    Formação profissional: valorizar competências, transformar realidades | Por Luís Filipe

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento