Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Algarve, Gastronomia

Doces da Páscoa: este foi eleito uma das 7 Maravilhas e é do Algarve

Eleito uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal, este bolo típico da Páscoa e da região do Algarve é um segredo bem guardado. Descubra porquê

09:56 10 Abril, 2025 09:56 10 Abril, 2025 | João Luís
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

É na mesa da Páscoa que muitos doces tradicionais voltam a ganhar protagonismo. Em todo o país, o folar, os ovos de chocolate e os doces conventuais ganham espaço entre famílias reunidas e receitas passadas de geração em geração. No Algarve, não é diferente — a tradição gastronómica nesta época é rica e faz parte da identidade de muitas comunidades locais.

No coração da tradição pascal algarvia, há um doce que se destaca tanto pelo sabor como pela história. Associado à Semana Santa e profundamente enraizado na identidade local, este bolo foi eleito uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal — um reconhecimento que veio consagrar o seu valor cultural e gastronómico. Ainda assim, continua a ser um segredo pouco conhecido fora da região.

Páscoa e tradição: a doçaria que une gerações

A Páscoa, para além do seu significado religioso, é também um momento de celebração em torno da mesa.

Em todo o país, multiplicam-se os doces típicos da época, que variam consoante as tradições regionais.

No Algarve, o folar ocupa um lugar de destaque, com versões doces e salgadas. Contudo, em Olhão, foi uma receita muito particular que ganhou destaque nacional: o folar de Olhão.

Trata-se de um bolo em espiral, com camadas alternadas de massa fofa e uma calda à base de açúcar e canela, cozido lentamente até caramelizar.

O resultado final é um folar húmido, denso e intensamente aromático, cuja preparação exige tempo, paciência e conhecimento transmitido entre gerações.

Um doce singular com origem familiar

O folar de Olhão tem raízes familiares e populares, sendo tradicionalmente preparado em casa durante a Semana Santa.

A sua origem exata é incerta, mas é consensual que terá evoluído a partir de receitas conventuais e caseiras adaptadas à realidade dos ingredientes disponíveis na região.

De acordo com o portal 7 Maravilhas de Portugal, o doce típico da Páscoa foi um dos vencedores da edição dedicada às “Maravilhas Doces”, em 2019, na categoria de doces de forno.

Segundo a Câmara Municipal de Olhão, o reconhecimento nacional trouxe nova visibilidade ao folar, que passou a integrar roteiros gastronómicos e feiras de produtos locais, reforçando o seu valor enquanto património imaterial.

Como citado pelo município em comunicado, “o folar de Olhão é símbolo da identidade da cidade e do saber-fazer tradicional algarvio”.

Reconhecimento nacional entre as 7 Maravilhas

A eleição do folar de Olhão, doce típico da Páscoa, como uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal foi feita através de um processo competitivo, com votações do público e análise por parte de um júri técnico.

Entre centenas de candidaturas, o doce algarvio destacou-se não apenas pelo sabor, mas pela autenticidade e preservação do modo tradicional de confeção.

Segundo o site oficial do concurso 7maravilhas.pt, o folar foi descrito como “um exemplo da riqueza da doçaria regional portuguesa, onde a simplicidade dos ingredientes é elevada a excelência pela técnica artesanal”.

Recomendamos: Conheça o arroz muito consumido em Portugal que é o mais contaminado por agrotóxicos

O folar hoje: tradição que resiste

Apesar do reconhecimento, o folar de Olhão mantém-se fiel à sua origem. Ainda é comum encontrar este doce à venda em padarias e pastelarias locais, sobretudo no período da Páscoa.

Mas a receita continua a viver, acima de tudo, na intimidade das cozinhas familiares, onde o saber é passado de mães para filhas, de avós para netos.

Como nota a investigadora Paula Carvalho, citada pela publicação Algarve Informativo, “a perpetuação do folar de Olhão depende da capacidade da comunidade local em manter viva a sua confeção artesanal, mesmo em tempos de modernização alimentar”.

Receita tradicional e características do folar de folhas

O folar de Olhão, um dos doces da Páscoa algarvios mais conceituados, é reconhecido pela sua estrutura folhada em camadas e sabor aromático.

A receita base inclui farinha de trigo, fermento de padeiro, água e sal, enriquecidos com açúcar e gorduras (manteiga e/ou banha), além de ingredientes aromáticos típicos da região como sumo de laranja e uma dose de aguardente (frequentemente aguardente de medronho).

Ao contrário de outros folares portugueses, a massa deste bolo não leva ovos, resultando numa consistência única; em vez disso, leva especiarias como canela e raspas de limão para realçar o sabor. Depois de levedar, a massa é dividida e estendida em círculos achatados.

A montagem tradicional é feita dentro de um tacho ou forma cilíndrica untada: intercalam-se camadas de massa com generosas porções de manteiga, açúcar e canela polvilhada, repetindo o processo até encher a forma com cinco a oito camadas sobreposta.

Durante a cozedura em forno, o açúcar e a canela fundem-se com a manteiga, criando uma calda de caramelo que se entranha nas folhas de massa.

O resultado é um bolo de exterior dourado e ligeiramente pegajoso, com folhas caramelizadas que se separam facilmente.

O caramelo formado endurece apenas o suficiente para dar uma cobertura brilhante, sem perder a maciez interna – graças à calda, o interior do folar mantém-se húmido e fofo por vários dias após a confeção​.

Leia também: País com mais de meio milhão de portugueses diz ‘adeus’ aos multibancos e prepara mudança histórica

Ciência Nacional

Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança

13:00 12 Agosto, 2026 16:41 11 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não conseguiu encontrar óculos próprios tem alternativas simples que permitem acompanhar o eclipse sem olhar diretamente para o Sol

Viatura do INEM.
Algarve

Condutor de velocípede perde a vida em acidente na estrada entre Pechão e Olhão

11:10 12 Agosto, 2026 11:11 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O acidente ocorreu ao início da manhã desta quarta-feira, na ligação entre Pechão e Olhão, e provocou a morte do condutor de um velocípede.

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebeu pagamentos da Segurança Social sem ter direito? Saiba o que fazer para não ter de devolver o dinheiro

12:30 12 Agosto, 2026 12:30 12 Agosto, 2026 | João Luís

Um pagamento da Segurança Social pode chegar à conta e ser considerado dinheiro indevido: saiba se é possível evitar a devolução

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Opinião Política

Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

07:30 12 Agosto, 2026 07:20 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de uma Polícia Regional pode nunca acontecer. Pode revelar-se constitucionalmente inviável ou politicamente desaconselhável. Mas só o saberemos se o tema for discutido com serenidade, rigor jurídico e visão estratégica"

Algarve

Empresa em Faro oferece óculos de eclipse a clientes que alugarem viatura

15:06 12 Agosto, 2026 15:19 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A campanha prevê um par de óculos certificados por cada lugar da viatura alugada em Faro, numa iniciativa limitada ao stock existente durante esta quarta-feira

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

Duas mulheres idosas. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem morre aos 54 anos e deixa herança de 937.404€ a duas tias idosas, mas uma não pode e outra não quer ficar com o dinheiro: caso foi ‘parar’ a tribunal

16:30 12 Agosto, 2026 15:47 12 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Tribunal irlandês teve de decidir quem administraria a herança de 937 mil euros deixada por um homem de 54 anos a duas tias idosas

Algarve Cultura

Paderne voltou a vestir-se de branco para noite de música e animação

15:50 12 Agosto, 2026 16:07 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Música, DJ, decoração temática e animação ocuparam diferentes espaços de Paderne durante mais uma edição da Noite Branca

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez.
Desporto Nacional

Nem Elma nem Dolores Aveiro: estes foram os 5 únicos convidados do casamento de Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez

16:50 12 Agosto, 2026 16:17 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

É oficial que Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez já são marido e mulher: casamento decorreu em Cascais

Ciência, Nacional

Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança

13:00 12 Agosto, 2026 16:41 11 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não conseguiu encontrar óculos próprios tem alternativas simples que permitem acompanhar o eclipse sem olhar diretamente para o Sol

Viatura do INEM.
Algarve

Condutor de velocípede perde a vida em acidente na estrada entre Pechão e Olhão

11:10 12 Agosto, 2026 11:11 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O acidente ocorreu ao início da manhã desta quarta-feira, na ligação entre Pechão e Olhão, e provocou a morte do condutor de um velocípede.

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebeu pagamentos da Segurança Social sem ter direito? Saiba o que fazer para não ter de devolver o dinheiro

12:30 12 Agosto, 2026 12:30 12 Agosto, 2026 | João Luís

Um pagamento da Segurança Social pode chegar à conta e ser considerado dinheiro indevido: saiba se é possível evitar a devolução

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Opinião, Política

Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

07:30 12 Agosto, 2026 07:20 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de uma Polícia Regional pode nunca acontecer. Pode revelar-se constitucionalmente inviável ou politicamente desaconselhável. Mas só o saberemos se o tema for discutido com serenidade, rigor jurídico e visão estratégica"

Algarve

Empresa em Faro oferece óculos de eclipse a clientes que alugarem viatura

15:06 12 Agosto, 2026 15:19 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A campanha prevê um par de óculos certificados por cada lugar da viatura alugada em Faro, numa iniciativa limitada ao stock existente durante esta quarta-feira

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

Duas mulheres idosas. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem morre aos 54 anos e deixa herança de 937.404€ a duas tias idosas, mas uma não pode e outra não quer ficar com o dinheiro: caso foi ‘parar’ a tribunal

16:30 12 Agosto, 2026 15:47 12 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Tribunal irlandês teve de decidir quem administraria a herança de 937 mil euros deixada por um homem de 54 anos a duas tias idosas

Algarve, Cultura

Paderne voltou a vestir-se de branco para noite de música e animação

15:50 12 Agosto, 2026 16:07 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Música, DJ, decoração temática e animação ocuparam diferentes espaços de Paderne durante mais uma edição da Noite Branca

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez.
Desporto, Nacional

Nem Elma nem Dolores Aveiro: estes foram os 5 únicos convidados do casamento de Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez

16:50 12 Agosto, 2026 16:17 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

É oficial que Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez já são marido e mulher: casamento decorreu em Cascais

Últimas Notícias

  • Espanhóis alertam para espécie perigosa que chegou às praias e levou à proibição de banhos
    Espanhóis alertam para espécie perigosa que chegou às praias e levou à proibição de banhos
  • Nem Elma nem Dolores Aveiro: estes foram os 5 únicos convidados do casamento de Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez
    Nem Elma nem Dolores Aveiro: estes foram os 5 únicos convidados do casamento de Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez
  • Quer deixar de trabalhar 5, 10 ou 15 anos antes do tempo? Saiba quanto dinheiro deve poupar todos os meses para garantir 1.000€ mensais até à idade da reforma
    Quer deixar de trabalhar 5, 10 ou 15 anos antes do tempo? Saiba quanto dinheiro deve poupar todos os meses para garantir 1.000€ mensais até à idade da reforma
  • Homem morre aos 54 anos e deixa herança de 937.404€ a duas tias idosas, mas uma não pode e outra não quer ficar com o dinheiro: caso foi ‘parar’ a tribunal
    Homem morre aos 54 anos e deixa herança de 937.404€ a duas tias idosas, mas uma não pode e outra não quer ficar com o dinheiro: caso foi ‘parar’ a tribunal
  • Sismos levam Ordem dos Médicos a pedir testes à capacidade de resposta dos hospitais
    Sismos levam Ordem dos Médicos a pedir testes à capacidade de resposta dos hospitais

Opinião

  • Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
    Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
  • Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
    Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
  • A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
    A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas

Europe Direct Algarve

  • Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
    Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
  • União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
    União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento