Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

06:00 14 Junho, 2026 13:19 16 Junho, 2026
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O domingo deverá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, depois de vários dias marcados por calor. A previsão aponta para aguaceiros, trovoada e possibilidade de queda de granizo em algumas regiões, sobretudo durante a tarde.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão para domingo, 14 de junho, indica maior instabilidade nas regiões Norte e Centro, em especial nas zonas interiores. O litoral oeste deverá sentir também uma descida da temperatura máxima, que poderá ser mais acentuada em algumas áreas.

Norte e Centro com maior instabilidade

Nas regiões Norte e Centro, o céu deverá apresentar períodos de muita nebulosidade ao longo do dia. O IPMA prevê aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, acompanhados de trovoada e queda de granizo, sobretudo durante a tarde e no interior.

As regiões montanhosas deverão estar entre as zonas mais expostas a esta instabilidade, embora os aguaceiros possam surgir também noutros pontos do Norte e Centro. O vento será fraco a moderado, até 30 quilómetros por hora, do quadrante leste, tornando-se do quadrante oeste a partir da tarde.

Granizo pode surgir durante a tarde

A possibilidade de queda de granizo é uma das notas mais relevantes da previsão. Este tipo de fenómeno tende a ocorrer de forma localizada e irregular, pelo que nem todas as zonas dentro das regiões indicadas deverão ser afetadas da mesma forma.

Ainda assim, em situações de aguaceiros fortes e trovoada, o tempo pode mudar rapidamente, com redução da visibilidade, piso escorregadio e maior risco para quem circula na estrada ou tem atividades ao ar livre.

Litoral com neblina e descida da temperatura

Além da instabilidade no interior, o IPMA admite a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro na faixa costeira das regiões Norte e Centro. Esta situação poderá reduzir temporariamente a visibilidade em alguns pontos do litoral.

A temperatura deverá descer no litoral, aliviando o calor sentido nos últimos dias. A descida deverá ser particularmente sentida na temperatura máxima, sobretudo na faixa costeira ocidental.

Sul com chuvisco no Algarve e trovoada no Alentejo

Na região Sul, o cenário deverá ser menos instável do que no Norte e Centro, mas ainda assim há previsão de alguma mudança. O céu deverá apresentar-se pouco nublado, com períodos de maior nebulosidade até ao meio da manhã e a partir do meio da tarde.

No Algarve, poderá ocorrer chuvisco fraco até ao meio da manhã. Já no interior do Alentejo, o IPMA prevê a possibilidade de aguaceiros dispersos acompanhados de trovoada durante a tarde. O vento será fraco, tornando-se fraco a moderado, até 30 quilómetros por hora, do quadrante oeste a partir da tarde. Nas serras, poderá soprar por vezes forte, até 40 quilómetros por hora, de sul ou sueste até ao meio da manhã.

Lisboa com descida acentuada da máxima

Na Grande Lisboa, o céu deverá estar pouco nublado, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a manhã. Essa nebulosidade poderá persistir junto ao Cabo Raso. O vento será fraco, tornando-se fraco a moderado, até 30 quilómetros por hora, do quadrante oeste a partir do fim da manhã. O IPMA prevê uma descida da temperatura, sendo acentuada no valor da máxima.

Porto pode ter aguaceiros com trovoada

No Grande Porto, o céu deverá apresentar-se geralmente muito nublado. Há possibilidade de ocorrência de aguaceiros acompanhados de trovoada. O vento será, em geral, fraco e de vários rumos. A partir da tarde, poderá formar-se neblina ou nevoeiro. Também no Porto está prevista uma descida de temperatura, sendo acentuada no valor da máxima.

Açores com céu muito nublado

Nos Açores, o Grupo Ocidental deverá ter períodos de céu muito nublado com boas abertas. O vento será de sudoeste, moderado a fresco, entre 20 e 40 quilómetros por hora, com rajadas até 50 quilómetros por hora. No Grupo Central, estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas. O vento será de oeste, bonançoso a moderado, rodando para sudoeste. No Grupo Oriental, o céu deverá apresentar períodos de muita nebulosidade com boas abertas. Estão previstos aguaceiros na madrugada, com vento de noroeste, bonançoso, rodando para oeste.

Madeira com muita nebulosidade

Na Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado na vertente norte da ilha da Madeira e na ilha de Porto Santo até ao meio da manhã e a partir do fim da tarde.

O vento será fraco a moderado, entre 10 e 30 quilómetros por hora, de norte ou noroeste, soprando por vezes forte, até 40 quilómetros por hora, nas terras altas a partir da tarde. Na região do Funchal, estão previstos períodos de céu muito nublado e vento fraco, inferior a 15 quilómetros por hora.

Leia também: Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho e Luiz Felipe Scolari. Crédito: Lusa
Desporto Nacional

Cristiano Ronaldo teve 30 dias de castigo e Ricardo Carvalho um ano após abandonarem o estágio da Seleção: o que distingue os dois casos?

10:45 20 Outubro, 2026 10:31 20 Outubro, 2026

Ambos abandonaram o estágio da Seleção, mas receberam castigos diferentes. Saiba o que distingue os casos de Ronaldo e Ricardo Carvalho

Algarve Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘aperta’ em Portugal: temperaturas até 6 ºC abaixo da média e este poderá ser o dia mais frio da semana

09:47 20 Outubro, 2026 09:47 20 Outubro, 2026

Um dia mais frio aproxima-se e os termómetros podem ficar abaixo do habitual para outubro. Saiba onde e quando se prevê maior arrefecimento

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Governo avisa: estes trabalhadores têm até 31 de outubro para entregar declaração à Segurança Social

14:50 19 Outubro, 2026 14:06 19 Outubro, 2026

A Segurança Social voltou a alertar para uma obrigação que termina a 31 de outubro

Caldas de Monchique.
Algarve

Há uma vila no Algarve onde os romanos já procuravam águas que consideravam “sagradas” há mais de 2.000 anos

11:10 20 Outubro, 2026 10:31 20 Outubro, 2026

Na Serra de Monchique, águas termais usadas desde o período romano continuam a emergir naturalmente a cerca de 32 graus

Algarve Cultura Economia

Feira de Todos os Santos regressa a Silves com música, carrosséis e sabores tradicionais

11:17 20 Outubro, 2026 11:17 20 Outubro, 2026

Tradição volta a animar Silves de 29 de outubro a 1 de novembro, com a Feira de Todos os Santos, concertos, tasquinhas e diversões

Opinião

O perigo do tijolo | Por Luís Ganhão

07:30 20 Outubro, 2026 18:13 19 Outubro, 2026

"Algumas construções inspiram tão escassa confiança que dificilmente se acredita terem sido concebidas para resistir a um sismo de grau sete"

Quiosque Volta. Crédito: Website Volta | DR
Economia Nacional

Supermercados podem recusar vales Volta, mas há uma forma de recuperar o dinheiro que muitos desconhecem

20:40 19 Outubro, 2026 14:41 19 Outubro, 2026

Quem devolve garrafas e latas nas máquinas do sistema Volta recebe um vale que pode utilizar nas compras

Mulher à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frio chega a Portugal esta semana: temperaturas não deverão ultrapassar os 20 graus e há chuva a caminho

14:30 19 Outubro, 2026 13:55 19 Outubro, 2026

A chuva está de regresso a Portugal esta semana, com aguaceiros previstos em várias regiões e uma descida das temperaturas

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Algarve Economia Ensino Opinião

Do crescimento ao valor: o futuro do turismo depende de quem nele trabalha | Por Luís Filipe

15:21 19 Outubro, 2026 15:38 19 Outubro, 2026

"Não precisamos de regressar ao passado. Precisamos de garantir que, no turismo de hoje, a qualificação, a competência e o saber-fazer voltam a ser razões concretas para reconhecer, valorizar e fazer progredir quem trabalha"

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Kefir de leite.
Gastronomia

Chamam-lhe ‘flor do iogurte’ e está cada vez mais na moda: conheça o alimento que pode prevenir doenças gastrointestinais

14:20 18 Outubro, 2026 14:02 13 Outubro, 2026

Kefir resulta da fermentação do leite ou da água e destaca-se pela presença de microrganismos associados ao equilíbrio intestinal

Air Fryer. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Coloca papel vegetal na air fryer antes de a ligar? Há um erro que pode provocar um incêndio

16:30 19 Outubro, 2026 22:47 18 Outubro, 2026

Papel vegetal pode ser usado na air fryer, mas nunca deve ficar sozinho no cesto durante o pré-aquecimento

Ensino Europe Direct Algarve

Olhão recebe alunos de Espanha e Alemanha em projeto Erasmus dedicado às lendas europeias

09:30 19 Outubro, 2026 09:31 19 Outubro, 2026

Alunos de três países encerraram em Olhão um projeto Erasmus dedicado a lendas, tradições e identidade europeia, com recurso à inteligência artificial

Mulher idosa ao volante.
Auto

Posso conduzir se tiver cataratas? Saiba o que diz a lei

09:50 18 Outubro, 2026 15:23 12 Outubro, 2026

Ter cataratas não significa automaticamente deixar de poder conduzir, mas a lei exige mínimos de visão e pode impor restrições

Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho e Luiz Felipe Scolari. Crédito: Lusa
Desporto, Nacional

Cristiano Ronaldo teve 30 dias de castigo e Ricardo Carvalho um ano após abandonarem o estágio da Seleção: o que distingue os dois casos?

10:45 20 Outubro, 2026 10:31 20 Outubro, 2026

Ambos abandonaram o estágio da Seleção, mas receberam castigos diferentes. Saiba o que distingue os casos de Ronaldo e Ricardo Carvalho

Algarve, Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘aperta’ em Portugal: temperaturas até 6 ºC abaixo da média e este poderá ser o dia mais frio da semana

09:47 20 Outubro, 2026 09:47 20 Outubro, 2026

Um dia mais frio aproxima-se e os termómetros podem ficar abaixo do habitual para outubro. Saiba onde e quando se prevê maior arrefecimento

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Governo avisa: estes trabalhadores têm até 31 de outubro para entregar declaração à Segurança Social

14:50 19 Outubro, 2026 14:06 19 Outubro, 2026

A Segurança Social voltou a alertar para uma obrigação que termina a 31 de outubro

Caldas de Monchique.
Algarve

Há uma vila no Algarve onde os romanos já procuravam águas que consideravam “sagradas” há mais de 2.000 anos

11:10 20 Outubro, 2026 10:31 20 Outubro, 2026

Na Serra de Monchique, águas termais usadas desde o período romano continuam a emergir naturalmente a cerca de 32 graus

Algarve, Cultura, Economia

Feira de Todos os Santos regressa a Silves com música, carrosséis e sabores tradicionais

11:17 20 Outubro, 2026 11:17 20 Outubro, 2026

Tradição volta a animar Silves de 29 de outubro a 1 de novembro, com a Feira de Todos os Santos, concertos, tasquinhas e diversões

Opinião

O perigo do tijolo | Por Luís Ganhão

07:30 20 Outubro, 2026 18:13 19 Outubro, 2026

"Algumas construções inspiram tão escassa confiança que dificilmente se acredita terem sido concebidas para resistir a um sismo de grau sete"

Quiosque Volta. Crédito: Website Volta | DR
Economia, Nacional

Supermercados podem recusar vales Volta, mas há uma forma de recuperar o dinheiro que muitos desconhecem

20:40 19 Outubro, 2026 14:41 19 Outubro, 2026

Quem devolve garrafas e latas nas máquinas do sistema Volta recebe um vale que pode utilizar nas compras

Mulher à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frio chega a Portugal esta semana: temperaturas não deverão ultrapassar os 20 graus e há chuva a caminho

14:30 19 Outubro, 2026 13:55 19 Outubro, 2026

A chuva está de regresso a Portugal esta semana, com aguaceiros previstos em várias regiões e uma descida das temperaturas

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Algarve, Economia, Ensino, Opinião

Do crescimento ao valor: o futuro do turismo depende de quem nele trabalha | Por Luís Filipe

15:21 19 Outubro, 2026 15:38 19 Outubro, 2026

"Não precisamos de regressar ao passado. Precisamos de garantir que, no turismo de hoje, a qualificação, a competência e o saber-fazer voltam a ser razões concretas para reconhecer, valorizar e fazer progredir quem trabalha"

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Kefir de leite.
Gastronomia

Chamam-lhe ‘flor do iogurte’ e está cada vez mais na moda: conheça o alimento que pode prevenir doenças gastrointestinais

14:20 18 Outubro, 2026 14:02 13 Outubro, 2026

Kefir resulta da fermentação do leite ou da água e destaca-se pela presença de microrganismos associados ao equilíbrio intestinal

Air Fryer. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Coloca papel vegetal na air fryer antes de a ligar? Há um erro que pode provocar um incêndio

16:30 19 Outubro, 2026 22:47 18 Outubro, 2026

Papel vegetal pode ser usado na air fryer, mas nunca deve ficar sozinho no cesto durante o pré-aquecimento

Ensino, Europe Direct Algarve

Olhão recebe alunos de Espanha e Alemanha em projeto Erasmus dedicado às lendas europeias

09:30 19 Outubro, 2026 09:31 19 Outubro, 2026

Alunos de três países encerraram em Olhão um projeto Erasmus dedicado a lendas, tradições e identidade europeia, com recurso à inteligência artificial

Mulher idosa ao volante.
Auto

Posso conduzir se tiver cataratas? Saiba o que diz a lei

09:50 18 Outubro, 2026 15:23 12 Outubro, 2026

Ter cataratas não significa automaticamente deixar de poder conduzir, mas a lei exige mínimos de visão e pode impor restrições

Últimas Notícias

  • Feira de Todos os Santos regressa a Silves com música, carrosséis e sabores tradicionais
    Feira de Todos os Santos regressa a Silves com música, carrosséis e sabores tradicionais
  • Há uma vila no Algarve onde os romanos já procuravam águas que consideravam “sagradas” há mais de 2.000 anos
    Há uma vila no Algarve onde os romanos já procuravam águas que consideravam “sagradas” há mais de 2.000 anos
  • Cristiano Ronaldo teve 30 dias de castigo e Ricardo Carvalho um ano após abandonarem o estágio da Seleção: o que distingue os dois casos?
    Cristiano Ronaldo teve 30 dias de castigo e Ricardo Carvalho um ano após abandonarem o estágio da Seleção: o que distingue os dois casos?
  • Livro sobre a história do Algarve apresentado na Biblioteca Municipal de Silves
    Livro sobre a história do Algarve apresentado na Biblioteca Municipal de Silves
  • Coletivos algarvios convocam protesto em Faro pelo direito à habitação e contra despejos
    Coletivos algarvios convocam protesto em Faro pelo direito à habitação e contra despejos

Opinião

  • O perigo do tijolo | Por Luís Ganhão
    O perigo do tijolo | Por Luís Ganhão
  • Do crescimento ao valor: o futuro do turismo depende de quem nele trabalha | Por Luís Filipe
    Do crescimento ao valor: o futuro do turismo depende de quem nele trabalha | Por Luís Filipe
  • Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
    Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva

Europe Direct Algarve

  • Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
    Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
  • Olhão recebe alunos de Espanha e Alemanha em projeto Erasmus dedicado às lendas europeias
    Olhão recebe alunos de Espanha e Alemanha em projeto Erasmus dedicado às lendas europeias
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal