Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Economia, Europa

País com mais de meio milhão de portugueses diz ‘adeus’ aos multibancos e prepara mudança histórica

Uma nova forma de levantamento começa a substituir os multibancos tradicionais e promete mudar o acesso ao dinheiro neste país com mais de 600.000 portugueses

19:04 9 Abril, 2025 11:46 10 Abril, 2025 | Tiago Alcobia
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Obter dinheiro físico pode estar prestes a mudar para sempre. Embora os pagamentos por cartão, telemóvel ou smartwatch estejam a ganhar terreno, muitas pessoas dependem dos multibancos tradicionais para levantar dinheiro. Agora, uma nova vaga de mudanças está a espalhar-se rapidamente e promete substituir os tradicionais multibancos.

Em França, três dos maiores bancos do país iniciaram um plano para eliminar gradualmente as caixas automáticas tradicionais e instalar novos equipamentos mais modernos, com o objetivo de completar a transição até 2026. A medida está a gerar polémica, tanto pela rapidez com que está a ser implementada como pelas implicações que poderá ter para os utilizadores mais habituados ao sistema antigo.

Três bancos, uma rede única

O BNP Paribas, o Société Générale e o Crédit Mutuel Alliance Fédérale uniram esforços e criaram uma rede comum chamada Cash Services. Esta nova entidade será responsável pela instalação de sete mil novas caixas automáticas, que substituirão os equipamentos atuais.

Estas máquinas terão um logótipo próprio, identificando a nova rede, mas continuarão a apresentar o ambiente gráfico do banco do cliente quando este inserir o cartão. Esta decisão pretende manter alguma familiaridade e facilitar a adaptação ao novo sistema.

A principal novidade é que, com estas máquinas, deixam de existir taxas cobradas por levantar dinheiro fora do banco de origem. Qualquer cliente poderá utilizar qualquer caixa da nova rede, sem pagar comissões adicionais.

Muito mais do que levantar dinheiro

Além dos levantamentos, estas novas máquinas permitirão fazer depósitos em dinheiro e levantar cheques, entre outras funções. A intenção é que funcionem como pequenos balcões automáticos, oferecendo uma gama completa de serviços bancários.

Outra vantagem apontada é a modernização do sistema, com ecrãs táteis, maior rapidez nas operações e uma interface mais intuitiva. Os responsáveis pelo projeto garantem que, apesar da tecnologia avançada, a utilização continuará a ser simples para todos os utilizadores.

As novas caixas automáticas foram pensadas também para responder às necessidades das populações mais isoladas, nomeadamente em zonas rurais. Muitas vilas e pequenas localidades ficaram sem agências bancárias nos últimos anos, dificultando o acesso ao dinheiro.

Novas máquinas chegam já este ano

De acordo com a Herloop, o plano de implementação está a avançar rapidamente. Está prevista a instalação de mil máquinas até ao final de junho de 2025, com o objetivo de atingir três mil unidades até ao final do ano.

A escolha dos locais para a instalação está a ser feita em articulação com os municípios e outras entidades locais, de forma a garantir que os novos serviços chegam primeiro às zonas com maiores carências.

Apesar do avanço da tecnologia, muitos continuam a preferir utilizar dinheiro físico nas suas transações do dia a dia. Estacionamentos, pequenas compras ou estabelecimentos que não aceitam pagamentos electrónicos são alguns dos casos onde o numerário continua a ser essencial.

Recomendamos: Nem Suiça, nem Luxemburgo: este país da UE atrai cada vez mais europeus e paga o triplo (ou mais) do que Portugal

Preocupações com a mudança

A substituição dos multibancos tradicionais está a gerar receio, sobretudo entre a população mais velha. Para muitas pessoas, estas caixas fazem parte da rotina há décadas, e a transição para algo novo pode trazer insegurança.

O medo de cometer erros, de não conseguir realizar operações ou de não compreender os novos menus são algumas das dúvidas que têm sido expressas. Há quem tema que esta mudança venha a excluir quem tem mais dificuldade em acompanhar a evolução digital.

Para tentar contornar esta resistência, os bancos garantem que a nova rede manterá um aspeto semelhante ao que já existe, e que serão disponibilizadas instruções claras nos novos equipamentos.

Centralização levanta outras dúvidas

A união de três grandes bancos numa única rede de caixas automáticas levanta também questões sobre a concorrência. Alguns especialistas alertam que esta centralização poderá limitar a diversidade de serviços disponíveis.

Apesar disso, os bancos envolvidos asseguram que a partilha de equipamentos visa apenas reduzir custos operacionais e melhorar a cobertura do serviço, sem comprometer a liberdade de escolha dos consumidores.

A nova abordagem poderá representar uma forma mais económica de manter o acesso ao dinheiro em todo o país, mas também exige um esforço de adaptação por parte de milhões de pessoas.

Com a eliminação progressiva dos multibancos clássicos, começa a desenhar-se um novo cenário na forma como lidamos com o nosso dinheiro.

Leia também: Um carro para a vida? Mecânicos apontam a marca que quase nunca dá problemas

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem carro? ACAP quer acabar com o ISV e aumentar o IUC

15:30 3 Outubro, 2026 13:56 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

ACAP propõe eliminar gradualmente o ISV até 2036 e transferir parte da carga fiscal para o IUC. Veja quanto poderia subir o imposto e o que mudaria para quem tem carro

GNR apreende cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses. Crédito: GNR
Algarve

Apreendida cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses em Loulé

09:10 3 Outubro, 2026 12:31 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Investigação levou a uma casa onde estavam cocaína e máquinas de embalagem. A GNR prossegue diligências para identificar e localizar os responsáveis

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Algarve Cultura Edição Papel

Entrevista a António Laginha: “O património coreográfico português perdeu-se quase por completo”

11:00 3 Outubro, 2026 12:25 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Em Faro, António Laginha apresenta a sua coleção de cartazes e alerta para o risco de perda da memória da dança e do património coreográfico português

Encomendas CTT.
Algarve

Dois homens detidos por suspeita de burla com encomendas dos CTT em Silves

12:46 3 Outubro, 2026 12:46 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Suspeitos foram intercetados com encomendas no valor de cerca de 3.500 euros. Um usava um colete dos CTT e o mais velho tinha trabalhado na empresa

Nacional Saúde

Recebe CSI e não paga medicamentos? Esta regra muda já a 17 de outubro

14:30 3 Outubro, 2026 13:36 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Beneficiários do Complemento Solidário para Idosos continuam a ter comparticipação nos medicamentos, mas uma alteração entra em vigor a 17 de outubro

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Algarve Edição Papel Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Cultura Europe Direct Algarve

Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável

07:45 2 Outubro, 2026 07:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto no Arade documenta vestígios de naufrágios e prepara intervenções para 2027, com futura exposição em Portimão e Lagoa

Cesto com cebolas e batatas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Guarda batatas e cebolas juntas? Este erro pode fazê-las estragar mais depressa

22:10 2 Outubro, 2026 15:18 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece prático guardar batatas e cebolas no mesmo local da cozinha, mas separá-las pode ajudar a conservá-las durante mais tempo e evitar desperdício

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem carro? ACAP quer acabar com o ISV e aumentar o IUC

15:30 3 Outubro, 2026 13:56 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

ACAP propõe eliminar gradualmente o ISV até 2036 e transferir parte da carga fiscal para o IUC. Veja quanto poderia subir o imposto e o que mudaria para quem tem carro

GNR apreende cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses. Crédito: GNR
Algarve

Apreendida cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses em Loulé

09:10 3 Outubro, 2026 12:31 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Investigação levou a uma casa onde estavam cocaína e máquinas de embalagem. A GNR prossegue diligências para identificar e localizar os responsáveis

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Algarve, Cultura, Edição Papel

Entrevista a António Laginha: “O património coreográfico português perdeu-se quase por completo”

11:00 3 Outubro, 2026 12:25 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Em Faro, António Laginha apresenta a sua coleção de cartazes e alerta para o risco de perda da memória da dança e do património coreográfico português

Encomendas CTT.
Algarve

Dois homens detidos por suspeita de burla com encomendas dos CTT em Silves

12:46 3 Outubro, 2026 12:46 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Suspeitos foram intercetados com encomendas no valor de cerca de 3.500 euros. Um usava um colete dos CTT e o mais velho tinha trabalhado na empresa

Nacional, Saúde

Recebe CSI e não paga medicamentos? Esta regra muda já a 17 de outubro

14:30 3 Outubro, 2026 13:36 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Beneficiários do Complemento Solidário para Idosos continuam a ter comparticipação nos medicamentos, mas uma alteração entra em vigor a 17 de outubro

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Algarve, Edição Papel, Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Cultura, Europe Direct Algarve

Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável

07:45 2 Outubro, 2026 07:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto no Arade documenta vestígios de naufrágios e prepara intervenções para 2027, com futura exposição em Portimão e Lagoa

Cesto com cebolas e batatas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Guarda batatas e cebolas juntas? Este erro pode fazê-las estragar mais depressa

22:10 2 Outubro, 2026 15:18 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece prático guardar batatas e cebolas no mesmo local da cozinha, mas separá-las pode ajudar a conservá-las durante mais tempo e evitar desperdício

Últimas Notícias

  • Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora
    Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora
  • Tem carro? ACAP quer acabar com o ISV e aumentar o IUC
    Tem carro? ACAP quer acabar com o ISV e aumentar o IUC
  • Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo
    Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo
  • Recebe CSI e não paga medicamentos? Esta regra muda já a 17 de outubro
    Recebe CSI e não paga medicamentos? Esta regra muda já a 17 de outubro
  • Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina
    Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

Opinião

  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal