Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Praia do Ninho de Andorinha. Crédito: DR
Praia do Ninho de Andorinha. Crédito: DR
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Conheça a praia discreta do Algarve que é um ‘pedaço de paraíso’

Descrita como um pequeno “pedaço de paraíso”, esta praia do Algarve era tão discreta que nem constava no Google Maps. Conheça-a

19:53 16 Julho, 2024 12:42 29 Novembro, 2024 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Algarve há muito que se firmou como um destino internacional de eleição, atraindo turistas de todas as partes do mundo para desfrutar das suas praias de renome. Contudo, ainda existem algumas praias menos conhecidas, que permanecem fora dos roteiros turísticos tradicionais e são descobertas apenas por acaso. Albufeira, com os seus 30 quilómetros de costa, ilustra bem esta dualidade. Embora seja uma das cidades mais movimentadas do Algarve durante o verão, com praias famosas como a da Falésia e da Oura, esconde também alguns tesouros mais secretos. Esta, da qual lhe falaremos em seguida, é um verdadeiro “pedaço de paraíso”.

Um desses refúgios é a Praia do Ninho da Andorinha, que até recentemente era tão discreta que nem constava no Google Maps. Outrora frequentada sobretudo por locais ou aventureiros que lá chegavam de caiaque, a praia, apesar de ser hoje mais conhecida, mantém-se um local calmo e tranquilo.

Envolvida por falésias, o pequeno areal, banhado por águas cristalinas, é um verdadeiro paraíso. Nas redes sociais, há quem afirme que “é o sítio mais parecido com o paraíso” onde já estiveram, como escreve a NiT.

Com uma paisagem impressionante, aninhada entre rochedos cobertos de vegetação típica, oferece uma sensação de isolamento e tranquilidade que é, por vezes, difícil de encontrar no Algarve. Apesar de agora figurar no Google Maps, continua a ser “selvagem”, uma vez que não dispõe de vigilância de nadadores-salvadores nem de infraestruturas de apoio.

Banhada pelo Oceano Atlântico, a Praia do Ninho da Andorinha possui um areal pequeno, capaz de acomodar no máximo 50 pessoas, que fica quase totalmente submerso durante a maré alta. Quando a maré baixa, alguns aventureiros atravessam o arco sob a falésia a oeste, ligando-a a outra praia.

Apesar de estar escondida entre as arribas, o acesso não é particularmente difícil, mesmo para quem não vai de barco. Há um caminho com degraus que desce do topo da falésia, tornando-a acessível por terra após um trilho de cinco minutos a pé. Ainda assim, este percurso não é aconselhado para pessoas com mobilidade reduzida ou crianças pequenas.

O maior perigo reside no risco de deslizamentos das falésias envolventes, o que leva as autoridades a interditar o acesso periodicamente. A avaliação dos riscos é feita regularmente, e o acesso é restabelecido após a demolição controlada das partes mais perigosas.

Para além dos mergulhos, pode caminhar no topo das falésias, especialmente do lado nascente, onde se tem uma vista deslumbrante sobre o mar, a costa e o areal da Ponta Pequena. Esta última, recentemente considerada uma das melhores praias secretas da Europa, tem um acesso mais difícil. Embora exista um trilho que cobre quase todo o caminho, recomenda-se a chegada por mar. “Esta magnífica praia escondida numa gruta aberta abre-se para o mar com um arco de rochas douradas. Como fica quase totalmente imersa durante a maré alta, é obviamente mais seguro visitá-la na baixa-mar”, destaca a revista “Forbes”.

@chillfortravel

One of the hidden gems in Algarve: 📍 Praia do Ninho de Andorinha My recommendation is for you to go in the morning that is when the sun hits the beach & also when the water is more calm (this video was done in the afternoon & hence more waves & less sunny). We have been there many times in the last 5 years & it always not super busy. Once you park the car, you need to walk & turn right until you find a stairs to go down to the beach. The walk is super short (5 min). Did you know about it? #algarveportugal #algarvesecretspots #algarveportugal🇵🇹 #algarve

♬ original sound – Croatia
Vídeo Tiktok @chillfortravel | DR

Leia também: Neste local do Algarve pode comprar bolas de Berlim artesanais por menos de 1€

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Peixes mortos.
Algarve

Mau cheiro no Trilho do Ludo entre Faro e Almancil associado à presença de milhares de peixes mortos na Ria Formosa

13:09 1 Julho, 2026 12:53 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Foram encontrados milhares de peixes mortos na zona do Ludo, na Ria Formosa, entre Faro e Almancil, mas ainda não foram apurados os motivos

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Algarve Cultura

“Celebrar Tavira” leva música, fado e bailes a várias localidades da freguesia

07:30 1 Julho, 2026 07:42 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculos decorrem em locais como Praça da República, Jardim de São Francisco, Largo do Carmo e Alto de Sant’Ana

Algarve Opinião

Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega

16:04 1 Julho, 2026 16:09 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal precisa de estar preparado: famílias com planos de emergência, escolas treinadas, autarquias equipadas, edifícios reforçados"

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Portugal vai aquecer como o Saara: massa de ar africana traz máximas acima dos 40 ºC a partir deste dia

10:32 30 Junho, 2026 10:17 30 Junho, 2026 | João Luís

Massa de ar africana deverá trazer calor intenso a partir de quinta-feira, com máximas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Encontradas as gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: afinal estão na Suíça e foram detidas com canábis nas malas

10:35 1 Julho, 2026 10:33 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Leila e Laila Lourenço foram detidas na Suíça depois de serem encontradas com vários quilos de canábis nas bagagens

Peixes mortos.
Algarve

Mau cheiro no Trilho do Ludo entre Faro e Almancil associado à presença de milhares de peixes mortos na Ria Formosa

13:09 1 Julho, 2026 12:53 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Foram encontrados milhares de peixes mortos na zona do Ludo, na Ria Formosa, entre Faro e Almancil, mas ainda não foram apurados os motivos

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais, Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Algarve, Cultura

“Celebrar Tavira” leva música, fado e bailes a várias localidades da freguesia

07:30 1 Julho, 2026 07:42 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculos decorrem em locais como Praça da República, Jardim de São Francisco, Largo do Carmo e Alto de Sant’Ana

Algarve, Opinião

Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega

16:04 1 Julho, 2026 16:09 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal precisa de estar preparado: famílias com planos de emergência, escolas treinadas, autarquias equipadas, edifícios reforçados"

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia, Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Carro parado na garagem.
Auto

Vai deixar o carro parado no verão? O depósito deve ficar assim para evitar problemas no motor

15:50 1 Julho, 2026 15:55 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um engenheiro alerta para um erro comum quando se deixa o carro parado durante muito tempo

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Portugal vai aquecer como o Saara: massa de ar africana traz máximas acima dos 40 ºC a partir deste dia

10:32 30 Junho, 2026 10:17 30 Junho, 2026 | João Luís

Massa de ar africana deverá trazer calor intenso a partir de quinta-feira, com máximas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Últimas Notícias

  • Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas
    Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas
  • Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão
    Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão
  • Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite
    Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite
  • Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial
    Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial
  • O Silêncio da Urna: novo podcast reúne especialistas em Direito e Política para combater a desinformação
    O Silêncio da Urna: novo podcast reúne especialistas em Direito e Política para combater a desinformação

Opinião

  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
  • Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
    Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
  • A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
    A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
    Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
  • Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
    Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal