Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Sistema Volta arranca com incentivo à reciclagem. Crédito: Rui Gregório | CMA
Algarve, Nacional

Alcoutim entre cinco concelhos sem ponto Volta, mas site desatualizado indica 16

Página do sistema Volta mostra 16 concelhos sem recolha, mas a entidade gestora garante que só cinco não têm pontos registados, incluindo Alcoutim

18:20 27 Agosto, 2026 18:12 27 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Dos 308 municípios portugueses, Alcoutim é um dos cinco que ainda não têm pontos Volta registados, segundo a entidade responsável pelo Sistema de Depósito e Reembolso. A plataforma eletrónica, porém, apresenta 16 concelhos sem locais de recolha, uma diferença que a gestora atribui à falta de atualização do site.

Em funcionamento desde 10 de abril, o sistema permite aos consumidores recuperar o depósito de 10 cêntimos pago na compra de garrafas e latas de utilização única, feitas de plástico, metal ou alumínio e com capacidade inferior a três litros.

A página eletrónica do Volta indica que existem mais de 3.000 pontos de recolha no país. Contudo, numa pesquisa realizada na quinta-feira, 27 de agosto, não surgia qualquer ponto ou quiosque em 16 municípios.

Além de Alcoutim, no distrito de Faro, a lista incluía Alvito e Barrancos, no distrito de Beja; Fronteira e Marvão, em Portalegre; Mora e Mourão, em Évora; Sardoal, em Santarém; Penedono e Sernancelhe, em Viseu; Oleiros, em Castelo Branco; Ribeira de Pena e Santa Marta de Penaguião, em Vila Real; Vimioso, em Bragança; e Lajes do Pico e Corvo, nos Açores.

Gestora aponta apenas cinco concelhos sem pontos registados

Questionada pela Lusa, a SDR Portugal afirmou que existem pontos Volta registados em 303 dos 308 municípios portugueses.

De acordo com a entidade, os únicos concelhos onde ainda não há registo de pontos de recolha são Alcoutim, Mora, Ribeira de Pena, Santa Marta de Penaguião e Corvo.

A gestora garantiu que os restantes municípios ausentes da plataforma já têm locais de recolha, mas que estes ainda não aparecem no site devido à falta de atualização.

“Não conseguimos atualizar todos os dias, a todas as horas, mas vai sendo atualizado”, justificou uma fonte oficial da SDR Portugal.

Oleiros contradiz informação da SDR

A informação prestada pela gestora é, contudo, contrariada pelo presidente da Câmara de Oleiros, Miguel Marques. Embora a SDR Portugal afirme que o município já dispõe de um ponto de recolha, o autarca garantiu à Lusa que não existe qualquer equipamento Volta no concelho.

Os habitantes de Oleiros têm, por isso, de percorrer cerca de 50 quilómetros, contando com a viagem de ida e volta até à Sertã, para entregar as embalagens e recuperar o depósito pago.

“As pessoas vão dando conta do seu desagrado e partilhando essa crítica, mesmo nas redes sociais, mas quando tentamos perceber o funcionamento do sistema, parece que tem de ficar junto de um hipermercado, de média ou grande dimensão”, afirmou Miguel Marques.

O presidente da autarquia mostrou-se “disponível para fazer parte da solução”, apesar de a instalação do equipamento não depender da Câmara.

“A população de Oleiros tem de ter o mesmo acesso e os mesmos direitos da restante população”, defendeu, salientando que os consumidores não devem pagar mais 10 cêntimos por embalagem e depois gastar um valor superior em combustível para recuperar o depósito.

Mourão diz nunca ter sido contactado

Também em Mourão, no distrito de Évora, não existe qualquer ponto de recolha, apesar de o concelho não integrar a lista dos cinco municípios sem registo apresentada pela SDR Portugal.

O presidente da Câmara, João Fortes, afirmou que a autarquia nunca foi contactada para a instalação de um quiosque.

“Mourão não tem nenhum quiosque de recolha deste novo sistema e nunca houve qualquer sensibilização para a colocação dos mesmos, nem junto da câmara, nem dos operadores comerciais”, declarou.

De acordo com o autarca, a população ainda não manifestou interesse ou reivindicou a instalação de um equipamento, encontrando-se o ponto mais próximo no concelho vizinho de Reguengos de Monsaraz.

“Para já, não houve qualquer pressão pública nesse sentido. E nenhum contacto de quem gere a rede para a criação de um ponto de recolha aqui”, acrescentou João Fortes, indicando que a autarquia aguardará por esse contacto.

Máquina de Mora já está instalada, mas ainda não funciona

Em Mora, um dos cinco concelhos identificados pela SDR Portugal como não tendo pontos registados, o equipamento já foi adquirido e colocado numa superfície comercial, mas ainda não entrou em funcionamento.

O presidente da Câmara, Luís Simão, disse presumir que a máquina estará operacional “muito em breve”.

Até à entrada em funcionamento do equipamento, os residentes têm de se deslocar a concelhos vizinhos, situados a cerca de 35 a 40 quilómetros. O autarca revelou que já havia munícipes a questionar por que motivo o serviço estava disponível noutros locais, mas não em Mora.

“Se as pessoas estão a pagar por uma embalagem, é natural que sejam ressarcidas por isso. O sistema foi montado desta forma, portanto não faz sentido que qualquer cidadão que pague o valor não seja ressarcido, só pelo facto de estar num concelho pequeno”, considerou Luís Simão.

O autarca recordou ainda que Mora integra o Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Urbanos do Distrito de Évora e está entre os municípios do distrito com maior índice de recolha de materiais recicláveis por habitante.

Leia também: Nesta zona do país ainda não há sistema Volta: portugueses pagam os 10 cêntimos mas nunca os vão recuperar

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve

“A minha favorita em todo o Algarve”: residente destaca esta praia onde pode escolher tomar banho no mar ou numa ribeira

18:20 23 Setembro, 2026 15:26 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre o oceano e a foz de um curso de água, este areal junto a Aljezur permite encontrar dois ambientes de banho no mesmo local

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Opinião Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Cristiano Ronaldo.
Desporto Nacional

Aos 41 anos, Cristiano Ronaldo explica por que decidiu continuar na seleção

18:50 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Capitão assegura que será "o primeiro a sair" quando sentir que já não consegue contribuir para os objetivos da seleção nacional

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Doze pessoas identificadas após alerta de desembarque durante a madrugada em Aljezur

14:40 23 Setembro, 2026 14:26 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre os cidadãos identificados encontram-se dez espanhóis e dois marroquinos, estes últimos indocumentados, segundo a GNR

Regresso à pastorícia e utilização de drones.
Algarve

Nem humanos nem máquinas: saiba quem está ‘responsável’ pela limpeza dos campos de golfe deste resort no Algarve

13:20 23 Setembro, 2026 12:48 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Rebanho de cabras e ovelhas ajuda a controlar a vegetação numa propriedade algarvia com 270 hectares e campos de golfe

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas

16:30 23 Setembro, 2026 15:13 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O desenho final deverá ser decidido ainda em 2026, mas será preciso esperar vários anos para encontrar as novas notas na carteira

Cultura Europe Direct Algarve

Feira das Línguas regressa a Vila Real de Santo António para celebrar diversidade cultural

11:30 23 Setembro, 2026 11:40 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre a 25 de setembro, em Vila Real de Santo António, e junta entidades de Portugal e Espanha em torno das línguas

Janete Serrano. Crédito: reprodução FB/JS
Algarve Política

Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta

21:14 22 Setembro, 2026 22:00 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Presença de habitantes de Moncarapacho e expressão sobre “pedrada” motivam críticas de Janete Serrano a intervenções do público na Assembleia da Fuzeta

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Motas a circular entre filas de trânsito. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Motas podem ‘furar’ as filas no trânsito? Saiba o que diz a lei

19:00 23 Setembro, 2026 15:24 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Passar de mota entre os automóveis parados ou em marcha lenta é uma imagem habitual no trânsito português

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Ensino Opinião

Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos

18:10 22 Setembro, 2026 17:58 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O jovem prodígio já conquistou a academia, mas os pais permanecem como a bússola sagrada que lhes diz em que balcão devem chorar o requerimento"

Vida & Lazer

Poucos guardam os limões neste sítio: podem durar até quatro vezes mais (não é a na fruteira)

22:00 22 Setembro, 2026 20:11 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem perder rapidamente humidade quando ficam na bancada da cozinha, mas um método simples de conservação ajuda os limões a permanecerem frescos

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve

“A minha favorita em todo o Algarve”: residente destaca esta praia onde pode escolher tomar banho no mar ou numa ribeira

18:20 23 Setembro, 2026 15:26 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre o oceano e a foz de um curso de água, este areal junto a Aljezur permite encontrar dois ambientes de banho no mesmo local

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em ‘todo o lado’ e ventos fortes: segunda depressão em menos de 7 dias chega nesta data e estas são as regiões mais afetadas

17:30 23 Setembro, 2026 15:20 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

De acordo com a Meteored, os Açores serão os primeiros a sentir os efeitos, mas as frentes associadas poderão depois levar chuva a todo o continente

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Opinião, Política

Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas

14:55 23 Setembro, 2026 14:55 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Faro não precisa de mais episódios de braço de ferro. Precisa de quem saiba fazer, com verdade, com dedicação e com mérito, não com chantagem, e muito menos com falta de democracia"

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Nacional

Aos 41 anos, Cristiano Ronaldo explica por que decidiu continuar na seleção

18:50 23 Setembro, 2026 18:52 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Capitão assegura que será "o primeiro a sair" quando sentir que já não consegue contribuir para os objetivos da seleção nacional

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Doze pessoas identificadas após alerta de desembarque durante a madrugada em Aljezur

14:40 23 Setembro, 2026 14:26 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Entre os cidadãos identificados encontram-se dez espanhóis e dois marroquinos, estes últimos indocumentados, segundo a GNR

Regresso à pastorícia e utilização de drones.
Algarve

Nem humanos nem máquinas: saiba quem está ‘responsável’ pela limpeza dos campos de golfe deste resort no Algarve

13:20 23 Setembro, 2026 12:48 23 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Rebanho de cabras e ovelhas ajuda a controlar a vegetação numa propriedade algarvia com 270 hectares e campos de golfe

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas

16:30 23 Setembro, 2026 15:13 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O desenho final deverá ser decidido ainda em 2026, mas será preciso esperar vários anos para encontrar as novas notas na carteira

Cultura, Europe Direct Algarve

Feira das Línguas regressa a Vila Real de Santo António para celebrar diversidade cultural

11:30 23 Setembro, 2026 11:40 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre a 25 de setembro, em Vila Real de Santo António, e junta entidades de Portugal e Espanha em torno das línguas

Janete Serrano. Crédito: reprodução FB/JS
Algarve, Política

Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta

21:14 22 Setembro, 2026 22:00 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Presença de habitantes de Moncarapacho e expressão sobre “pedrada” motivam críticas de Janete Serrano a intervenções do público na Assembleia da Fuzeta

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Motas a circular entre filas de trânsito. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Motas podem ‘furar’ as filas no trânsito? Saiba o que diz a lei

19:00 23 Setembro, 2026 15:24 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Passar de mota entre os automóveis parados ou em marcha lenta é uma imagem habitual no trânsito português

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Ensino, Opinião

Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos

18:10 22 Setembro, 2026 17:58 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"O jovem prodígio já conquistou a academia, mas os pais permanecem como a bússola sagrada que lhes diz em que balcão devem chorar o requerimento"

Vida & Lazer

Poucos guardam os limões neste sítio: podem durar até quatro vezes mais (não é a na fruteira)

22:00 22 Setembro, 2026 20:11 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem perder rapidamente humidade quando ficam na bancada da cozinha, mas um método simples de conservação ajuda os limões a permanecerem frescos

Últimas Notícias

  • Motas podem ‘furar’ as filas no trânsito? Saiba o que diz a lei
    Motas podem ‘furar’ as filas no trânsito? Saiba o que diz a lei
  • Aos 41 anos, Cristiano Ronaldo explica por que decidiu continuar na seleção
    Aos 41 anos, Cristiano Ronaldo explica por que decidiu continuar na seleção
  • “A minha favorita em todo o Algarve”: residente destaca esta praia onde pode escolher tomar banho no mar ou numa ribeira
    “A minha favorita em todo o Algarve”: residente destaca esta praia onde pode escolher tomar banho no mar ou numa ribeira
  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
  • “Boleias” e “reduzir a velocidade”: os conselhos da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, para poupar nos combustíveis
    “Boleias” e “reduzir a velocidade”: os conselhos da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, para poupar nos combustíveis

Opinião

  • Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
    Portugueses entre os que enfrentam maior esforço fiscal para abastecer o depósito
  • Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas
    Governar à moda de Olhão em Faro é que não | Por Rodrigo Borges de Freitas
  • Dias Europeus do Património: Da urgência da eficiência energética à história de um voto | Por João Palmeiro
    Dias Europeus do Património: Da urgência da eficiência energética à história de um voto | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
    Algarve 2030 mobiliza mais de 10 milhões para novas infraestruturas da UAlg em Portimão e Faro
  • Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas
    Novas notas de euro estão a caminho: BCE aponta para uma data e estas podem ser as caras escolhidas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento