Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Desporto

Rosa Mota e Carlos Lopes homenageados em Albufeira

Albufeira volta a realizar mais uma edição da Gala do Desporto que, este ano vai realizar-se no dia 3 de Fevereiro, uma sexta-feira, pelas 21 horas, no Pavilhão Desportivo da cidade Este é já o 13.º ano que a autarquia organiza esta cerimónia anual, que visa reconhecer atletas, equipas, treinadores e entidades desportivas do […]

13:52 20 Janeiro, 2017 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Este ano mais de 200 atletas desfilarão pelo Pavilhão de Albufeira (foto de arquivo)

Albufeira volta a realizar mais uma edição da Gala do Desporto que, este ano vai realizar-se no dia 3 de Fevereiro, uma sexta-feira, pelas 21 horas, no Pavilhão Desportivo da cidade

Este é já o 13.º ano que a autarquia organiza esta cerimónia anual, que visa reconhecer atletas, equipas, treinadores e entidades desportivas do concelho, que se distinguem pelos resultados obtidos nos quadros competitivos das diferentes modalidades.

Este ano serão mais de 200 atletas a desfilar pelo Pavilhão de Albufeira, que receberá como convidados de honra Rosa Mota e Carlos Lopes, dois embaixadores do atletismo que fazem parte da história do desporto português. Ambos venceram a primeira edição do Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor. Carlos Lopes em 1977 e Rosa Mota em 1978, quando a competição passou a incluir femininos.

Rosa Mota ganhou a sua primeira maratona em 1982, no Campeonato Europeu de Atletismo, na Grécia. A partir daí o sucesso passou a ser uma das imagens de marca da atleta, que termina bem classificada em todas as maratonas de prestígio: bronze na primeira maratona olímpica em 1984, Los Angeles; em 1985 atinge o seu recorde pessoal da distância na maratona de Chicago; em 1986 foi campeã da Europa e no ano seguinte campeã mundial em Roma; em 1988 ganhou o ouro olímpico em Seul; em 1990 regressa a Boston para vencer esta corrida pela terceira vez. Até 2005, a conquista da maratona por três vezes em campeonatos europeus de atletismo, tanto feminino como masculino, é exclusivo de Rosa Mota. Considerada a Embaixatriz do Desporto, ganhou o prémio Abebe Bikila pela sua contribuição no desenvolvimento do treino das corridas de longa distância. Rosa Mota é uma das personalidades mais populares do desporto em Portugal no século XX, juntamente com Eusébio, Luís Figo e Carlos Lopes.

Gala visa reconhecer atletas, equipas, treinadores e entidades desportivas do concelho

E foi em 1984 que Carlos Lopes, na altura com 37 anos, entrava decisivamente na história do desporto português, conquistando a primeira medalha de ouro lusa em Jogos Olímpicos, em Los Angeles. Até hoje só mais três atletas alcançaram esse feito: Rosa Mota (Seul, 1988), Fernanda Ribeiro e Nélson Évora. Mas antes já havia ganho o Campeonato do Mundo de Corta-Mato por três vezes (1976, 1984 e 1985); em 1982 e 1984 venceu a tradicional Corrida de São Silvestre, no Brasil; e em 1985 venceu a maratona de Roterdão, quebrando o recorde mundial da prova.

Os ex-atletas irão marcar presença no evento, deixando o seu exemplo aos mais novos e incentivando-os a um futuro promissor na área desportiva. Pelo palco irão passar perto de duas centenas de atletas, treinadores e dirigentes dos clubes e associações do concelho que obtiveram resultados de excelência na época desportiva 2015/2016. A Gala do Desporto irá, ainda, a incluir dois momentos dedicados aos Prémios por Mérito (por Clube) e às Participações de Relevo (por Modalidade).

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pano branco na janela de um carro. Crédito: Foto AI
Nacional

É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer

16:00 25 Junho, 2026 15:21 25 Junho, 2026 | João Luís

Há sinais antigos que muitos condutores ainda reconhecem na estrada, mas nem todos têm o valor que parecem ter

Algarve Cultura

Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

07:15 25 Junho, 2026 07:04 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recinto do Festival MED foi ampliado e conta com uma nova entrada junto ao Largo de S. Francisco, em Loulé

Algarve Política

Moção por passadiço na Ria Formosa e votos de congratulação no desporto marcam Assembleia de Tavira

12:07 25 Junho, 2026 15:18 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clubes, atletas e equipas técnicas de Tavira foram felicitados pelos resultados alcançados em várias modalidades

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve Cultura

Novas 7 Maravilhas levam 21 candidatos do Algarve a votação em Olhão

15:37 25 Junho, 2026 15:37 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão recebe este sábado a meia-final regional das Novas 7 Maravilhas, com 21 candidatos algarvios em votação

Portuguesa detida em Bali.
Mundo Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Algarve Nacional

Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação

19:03 24 Junho, 2026 19:05 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Associação para os Gases Renováveis defende que Portugal deve acelerar a integração do biometano na rede nacional, aproveitando as infraestruturas de gás existentes

Opinião

Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega

16:10 25 Junho, 2026 16:11 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O sismo de hoje na Venezuela representa um aviso para todos nós. Estamos certos de que é possível simplificar e garantir a segurança"

Mundo Opinião

Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

15:22 25 Junho, 2026 15:14 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“As nossas crianças são vítimas colaterais de uma guerra que está aqui ‘à porta’ e sentem-na”

Cultura Europe Direct Algarve

Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE

10:22 25 Junho, 2026 10:30 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência e exposição procuram recordar quatro décadas de integração europeia e refletir sobre o futuro de Portugal na União.

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 13:42 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Praia Pedocin. Crédito: Italy Post
Europa Vida & Lazer

“Sexista”: discussão acaba em agressões na praia que separa homens e mulheres por um muro

20:40 23 Junho, 2026 19:29 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A praia La Lanterna, em Trieste, Itália, continua a manter uma tradição que separa homens e mulheres por um muro

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu: Qual a pertinência do Novo Bauhaus Europeu no Algarve | Por Pedro Leitão

10:10 22 Junho, 2026 12:10 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O movimento Novo Bahaus Europeu pode responder aos desafios algarvios incentivando a sustentabilidade e a inovação da pesca"

Pano branco na janela de um carro. Crédito: Foto AI
Nacional

É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer

16:00 25 Junho, 2026 15:21 25 Junho, 2026 | João Luís

Há sinais antigos que muitos condutores ainda reconhecem na estrada, mas nem todos têm o valor que parecem ter

Algarve, Cultura

Festival MED arranca em Loulé com artistas de 30 países e entrada gratuita no domingo

07:15 25 Junho, 2026 07:04 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Recinto do Festival MED foi ampliado e conta com uma nova entrada junto ao Largo de S. Francisco, em Loulé

Algarve, Política

Moção por passadiço na Ria Formosa e votos de congratulação no desporto marcam Assembleia de Tavira

12:07 25 Junho, 2026 15:18 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clubes, atletas e equipas técnicas de Tavira foram felicitados pelos resultados alcançados em várias modalidades

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve, Cultura

Novas 7 Maravilhas levam 21 candidatos do Algarve a votação em Olhão

15:37 25 Junho, 2026 15:37 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão recebe este sábado a meia-final regional das Novas 7 Maravilhas, com 21 candidatos algarvios em votação

Portuguesa detida em Bali.
Mundo, Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Algarve, Nacional

Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação

19:03 24 Junho, 2026 19:05 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Associação para os Gases Renováveis defende que Portugal deve acelerar a integração do biometano na rede nacional, aproveitando as infraestruturas de gás existentes

Opinião

Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega

16:10 25 Junho, 2026 16:11 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O sismo de hoje na Venezuela representa um aviso para todos nós. Estamos certos de que é possível simplificar e garantir a segurança"

Mundo, Opinião

Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

15:22 25 Junho, 2026 15:14 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“As nossas crianças são vítimas colaterais de uma guerra que está aqui ‘à porta’ e sentem-na”

Cultura, Europe Direct Algarve

Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE

10:22 25 Junho, 2026 10:30 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência e exposição procuram recordar quatro décadas de integração europeia e refletir sobre o futuro de Portugal na União.

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 13:42 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Praia Pedocin. Crédito: Italy Post
Europa, Vida & Lazer

“Sexista”: discussão acaba em agressões na praia que separa homens e mulheres por um muro

20:40 23 Junho, 2026 19:29 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A praia La Lanterna, em Trieste, Itália, continua a manter uma tradição que separa homens e mulheres por um muro

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu: Qual a pertinência do Novo Bauhaus Europeu no Algarve | Por Pedro Leitão

10:10 22 Junho, 2026 12:10 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O movimento Novo Bahaus Europeu pode responder aos desafios algarvios incentivando a sustentabilidade e a inovação da pesca"

Últimas Notícias

  • É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer
    É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer
  • Novas 7 Maravilhas levam 21 candidatos do Algarve a votação em Olhão
    Novas 7 Maravilhas levam 21 candidatos do Algarve a votação em Olhão
  • Hugo Soares reage ao trabalho obrigatório para os beneficiários da Prestação Social Única: “É tão obrigatório como Portugal ganhar à Colômbia”
    Hugo Soares reage ao trabalho obrigatório para os beneficiários da Prestação Social Única: “É tão obrigatório como Portugal ganhar à Colômbia”
  • Turismo do Algarve distingue melhores experiências culturais e criativas da região
    Turismo do Algarve distingue melhores experiências culturais e criativas da região
  • Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano
    Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

Opinião

  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

Europe Direct Algarve

  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE
    Comissário Carlos Coelho participa no Algarve nas comemorações dos 40 anos da adesão à CEE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal