O Projeto Educativo “O Arco da Íris” reuniu 300 crianças do jardim de infância e da escola de 1º ciclo, em Paderne, no Dia Internacional da Criança, numa iniciativa organizada pela Junta de Freguesia local e pela Associação Albufeira Activa.
“A comunidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criança. Quanto mais enriquecedores, estimulantes e diversificados forem os ambientes de aprendizagem em que a criança está inserida, mais amplas serão as suas oportunidades de desenvolvimento e crescimento”, defende Gabriela Pacheco, autora do livro infantil “O Arco da Íris” e uma das responsáveis pelo Projeto Educativo com o mesmo nome, com enfoque na temática da sustentabilidade, especialmente na problemática da seca. Cada uma das crianças recebeu um exemplar da obra infantil.
“Excelente iniciativa, que permitiu que as crianças tomassem contato real com várias modalidades desportivas. Vi no rosto das crianças alegria e felicidade, sinais que nos devem encorajar a repetir eventos destes, em prol da saúde física e mental dos nossos jovens”, afirmou Miguel Coelho, da Secção de Ténis de Mesa do Padernense Clube.
As atividades incluíram insufláveis, pinturas faciais, patinagem, ténis de mesa, capoeira, dança, step, jogos tradicionais, ginástica, expressões artísticas, entre outras surpresas. Instituições locais, como o Padernense Clube – Secção de Ténis de Mesa, a Associação Recreativa de Patinagem de Albufeira – ARPA, a Escola de Capoeira Movimento Ginga, a Associação de Pais de Paderne, o Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente, e o Agrupamento de Escolas de Ferreiras, juntaram-se à iniciativa para promover a integração e o desenvolvimento das crianças da freguesia de Paderne.
“Expectativas superadas, os nossos parabéns à Associação Albufeira Activa pelo evento, muito bem organizado e com um impacto muito positivo na população infantil de Paderne”, afirmou John Orjuela, da Escola de Capoeira Movimento Ginga.
“Uma manhã magnífica cheia de magia onde o divertimento foi a palavra do dia!”, acrescentou Sílvia Mariano, da ARPA.
O evento reuniu aproximadamente 50 voluntários, proporcionando uma experiência enriquecedora e divertida para todos os participantes.
“Uma experiência extremamente positiva e muito divertida para as crianças. Estas tiveram a oportunidade de vivenciar diversas modalidades desportivas e aprimorar as suas habilidades motoras, sempre em simultâneo com a vertente lúdica. Em suma, foi um evento notável e enriquecedor que, sem sombra de dúvida, deixará memórias felizes e inspiradoras não apenas para as crianças, mas também para todos os envolvidos”, disse Sandra Vieira, professora do Curso Técnico de Desporto do Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente, que teve cerca de 30 alunos a colaborar.
Gabriela Pacheco, em representação da equipa organizadora, reforçou: “Atividades fora do contexto tradicional de sala de aula permitem que as crianças experimentem e descubram novas habilidades e interesses. Aprendem de forma livre e criativa. Esta colaboração entre a escola e os diferentes setores da comunidade é um exemplo de bem fazer. Queremos que cada criança tenha acesso a estímulos diversificados e isso só é possível com o apoio e a participação ativa de todos. Estamos empenhados e motivados com o que está por vir.”
O Projeto “O Arco da Íris” foi apresentado pela primeira vez à comunidade em novembro de 2023, num Festival para a família e comunidade realizado no Espaço Multiusos de Albufeira. Desde então, tem sido implementado e apresentado em diversos locais e contextos, incluindo o lançamento na FNAC do Algarve Shopping, com a presença do diretor regional da Agência Portuguesa do Ambiente, Pedro Coelho, ou a participação em eventos como a Primavera Literária, em Faro, a Feira do Livro de Moura, e a Gala do 32º Aniversário do IPDJ, além de iniciativas educacionais em escolas e instituições, tendo já passado também pela freguesia da Guia.
O projeto assume “uma missão de integração no plano de ação/intervenção regional, com foco na temática central da sustentabilidade, especialmente na problemática da seca, agravada na região do Algarve”. E quer fazê-lo recorrendo “ao movimento e à emoção, integrando atividade física e expressões artísticas. Esta abordagem alinha-se com as diretrizes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Algarve, em articulação com a Unidade Orgânica da Cultura, com o objetivo de posicionar o projeto a nível regional”.
Com o acompanhamento do Laboratório do Plano Nacional de Leitura LER+, o projeto procura também obter reconhecimento nacional pela sua importância educativa e contribuição para o desenvolvimento sustentável da região.
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