Um mecânico está a chamar a atenção nas redes sociais para um erro frequente cometido por condutores de carros com transmissão automática e que pode sair muito caro. Num vídeo partilhado no TikTok pelo mecânico @talleresebenezer, o profissional explica o motivo por que muitos motoristas estão, sem saber, a danificar a caixa de velocidades dos seus veículos.
Segundo o especialista, colocar a alavanca de mudanças diretamente na posição P (Park) enquanto o carro ainda está em movimento, mesmo que ligeiro, é um dos maiores erros que se pode cometer. “Isso pode partir a caixa”, avisou o mecânico.
A recomendação é simples: primeiro, deve-se travar completamente o veículo com o pedal de travão, colocar a alavanca em N (Neutro), acionar o travão de mão e só depois mudar para P.
Cada letra tem uma função bem definida
Conhecer as posições disponíveis na alavanca de um carro automático ajuda a evitar erros. Estas transmissões apresentam várias posições identificadas por letras, cada uma com uma função distinta.
P: a posição que deve ser usada só no fim
P (Park) é utilizado quando o veículo está estacionado. Travar o carro com esta posição ativa o bloqueio da transmissão.
R é a tradicional marcha-atrás
R (Reverse) é a posição que permite colocar o carro em marcha-atrás, sendo essencial parar totalmente antes de a ativar.
N é o ponto morto das caixas automáticas
N (Neutral) equivale ao ponto morto. Costuma ser usado em paragens momentâneas, como em filas ou em semáforos.
D é para condução em frente, normalmente
D (Drive) é a posição mais usada na condução em frente. Permite que o carro seleccione automaticamente as mudanças de forma eficiente.
L dá mais controlo em subidas e descidas
L (Low), disponível apenas em alguns modelos, permite maior controlo do veículo em subidas íngremes ou descidas mais acentuadas.
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Condutores têm dúvidas sobre semáforos
Segundo a Executive Digest, outra questão frequente entre quem conduz carros automáticos é o que fazer em paragens mais curtas, como as dos semáforos.
De acordo com o mecânico, embora não seja obrigatório colocar o carro em N nestas situações, fazê-lo pode ajudar a reduzir o desgaste da transmissão, especialmente em paragens mais prolongadas.
Manter o carro sempre em D pode acelerar o desgaste
Manter o carro em D e com o pé no travão durante muito tempo pode forçar a caixa de velocidades, mesmo que o condutor não sinta nenhum problema imediato.
O uso do travão de mão continua a ser essencial, mesmo em carros automáticos, pois garante que o carro se mantém totalmente imobilizado sem sobrecarregar o sistema de transmissão.
Pequenos gestos podem evitar grandes reparações
Adoptar estas práticas simples pode evitar reparações dispendiosas e prolongar significativamente a vida útil da caixa de velocidades.
Com cada vez mais carros automáticos em circulação, estes conselhos podem fazer a diferença entre uma condução segura e uma avaria evitável.
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