Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Esta cidade a poucas horas de carro do Algarve é território inglês mas não exige passaporte à entrada

Na cidade perto do Algarve que pertence ao Reino Unido, os bens e serviços pagam-se com libra esterlina, mas conduz-se pela via da direita

16:56 25 Abril, 2025 17:57 26 Abril, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Muitos dos que fazem férias no Algarve aproveitam também para explorar algumas das cidades do sul de Espanha. Huelva, Sevilha, Granada e Málaga são algumas das cidades mais famosas da Andaluzia, mas ali bem perto há uma pequena localidade que não pertence a Espanha, mas sim ao Reino Unido. A apenas três horas e meia de carro desde Castro Marim, no Algarve, saiba que a cidade que é conhecida pela presença de macacos, apesar de ser território inglês, não exige passaporte aos portugueses à entrada.

Entrada facilitada para cidadãos portugueses

Gibraltar, território britânico ultramarino localizado na extremidade sul da Península Ibérica, mantém-se acessível aos cidadãos portugueses sem a exigência de passaporte. Apesar de pertencer ao Reino Unido, o enclave permite a entrada com o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, facilitando o turismo e as deslocações regulares, especialmente no contexto pós-Brexit.

A pequena península, que faz fronteira terrestre com a cidade espanhola de La Línea de la Concepción, é diariamente atravessada por milhares de pessoas, incluindo turistas, trabalhadores e residentes. A fronteira é o principal ponto de entrada para quem chega por terra, sendo o controlo fronteiriço eficaz mas geralmente rápido. O aeroporto local, embora pequeno, recebe voos diretos apenas do Reino Unido.

Com uma área inferior a sete quilómetros quadrados, Gibraltar destaca-se como destino turístico sobretudo pela presença do seu imponente rochedo, pelas vistas sobre o norte de África e pela presença dos únicos macacos selvagens da Europa, os macacos-berbere, que habitam a Reserva Natural do Upper Rock. A condução faz-se pela direita, tal como em Portugal, mas com estradas estreitas e curvas apertadas que exigem prudência redobrada dos condutores.

Condução e estacionamento com precaução

Segundo escreve o blog Vaga Mundos, os visitantes que optem por levar carro devem ter em conta que a circulação dentro do território pode ser desafiante. Para além do trânsito intenso, especialmente nos meses de verão, o estacionamento é escasso e dispendioso. Não é permitido o acesso de veículos particulares à Reserva Natural, sendo apenas autorizados táxis licenciados e excursões organizadas.

No que respeita à moeda, a libra esterlina é a unidade oficial em Gibraltar. No entanto, em alguns estabelecimentos é possível utilizar euros, embora o câmbio praticado nem sempre seja favorável ao visitante. Por este motivo é aconselhável utilizar cartões de crédito que não cobrem taxas adicionais em pagamentos no estrangeiro, como forma de minimizar os custos de conversão.

Recomendamos: Espanhóis apontam esta baía portuguesa como das “mais belas do mundo” e “paraíso gastronómico para comer ostras”

Uma das particularidades mais curiosas de Gibraltar é a pista do seu aeroporto, que atravessa literalmente a estrada principal. Todos os veículos e peões que desejem entrar ou sair do território têm que cruzar a pista, sendo o tráfego interrompido sempre que há movimentações aéreas. Esta característica torna-se num dos elementos mais inusitados da infraestrutura local.

Para subir ao topo do famoso rochedo, a forma mais prática é através do teleférico, conhecido como Cable Car. Em apenas seis minutos, os visitantes são transportados até ao ponto mais alto, onde se encontram algumas das atrações mais procuradas, incluindo o SkyWalk, a Saint Michael’s Cave, a Windsor Suspension Bridge e o Moorish Castle. Estas atrações estão inseridas na Upper Rock Nature Reserve, a zona verde e protegida do rochedo.

Reserva Natural e os famosos macacos

A Reserva Natural, acessível apenas por transportes autorizados, oferece não só paisagens deslumbrantes como também a possibilidade de observar de perto os famosos primatas. Estes animais circulam livremente pela área e são uma das imagens mais emblemáticas de Gibraltar, estando habituados à presença humana, embora devam ser respeitadas as regras de segurança no seu contacto.

A nível legal, apesar de Gibraltar estar fora da União Europeia, os cidadãos portugueses não necessitam de qualquer visto para estadias até 90 dias com fins turísticos. Já os cidadãos brasileiros devem apresentar o passaporte, mas também estão isentos de visto para o mesmo tipo de estadia. Esta política mantém Gibraltar como um destino acessível a vários públicos lusófonos.

Leis britânicas em vigor

As regras britânicas aplicam-se no território, nomeadamente no que diz respeito à proibição de fumar em espaços públicos como restaurantes, hotéis ou centros comerciais. Esta norma é estritamente cumprida e os visitantes devem estar atentos para evitar infrações durante a sua estadia.

Gibraltar situa-se a cerca de 120 km de Cádiz, 140 km de Málaga e 210 km de Sevilha, o que facilita o acesso por via terrestre para quem viaja a partir do sul de Espanha. A proximidade geográfica aliada à facilidade de entrada tornam o território uma paragem frequente em roteiros pelo sul da Península Ibérica.

Importância geopolítica ao longo da história

A sua localização estratégica, no ponto de encontro entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, sempre conferiu a Gibraltar um papel geopolítico de elevada importância. O controlo do Estreito de Gibraltar tem sido alvo de disputas e conquistas ao longo da história, o que reforça o valor simbólico e estratégico do território.

O rochedo, visto do topo ou a partir do mar, é uma imagem marcante. A sua imponência e posição elevada explicam a relevância militar e comercial que o local sempre teve. Para os visitantes, é também um local de contemplação, onde se cruzam natureza, história e paisagem.

Leia também: Adeus pontos, olá ‘carteira mais leve’: saiba que erro muitos cometem ao renovar a carta de condução e evite-o

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensionistas inscritos na Segurança Social antes desta data podem ter um aumento na reforma e poucos sabem

17:00 17 Maio, 2026 16:34 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Algarve Animais Cultura Economia

Cabra algarvia volta a ser rainha da festa no Azinhal

09:00 17 Maio, 2026 12:37 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, gastronomia regional e concertos voltam a animar a Terra de Maio no Azinhal entre os dias 22 e 24 de maio deste ano

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva a ‘potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a partir deste dia

06:00 18 Maio, 2026 15:17 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O estado do tempo deverá agravar-se entre terça e quarta-feira, com chuva persistente, rajadas fortes e ondas até 4 metros.

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e nevoeiro antes da bonança: mau tempo vai manter-se e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 17 Maio, 2026 12:09 17 Maio, 2026 | João Luís

Antes da melhoria do tempo, Portugal ainda terá chuva, vento e nevoeiro em várias regiões. Saiba onde o mau tempo se mantém

Idosa a conduzir. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Proposta quer definir esta idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 17 Maio, 2026 15:55 15 Maio, 2026 | João Luís

Uma petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

07:00 17 Maio, 2026 15:52 17 Maio, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Operação Stop da GNR.
Auto

Cuidado a quem empresta o carro: este gesto inocente pode custar multas pesadas e até prisão

12:30 17 Maio, 2026 11:41 17 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mesmo um simples favor ao volante pode transformar-se num problema legal com impacto sério para quem conduz e, em certos casos, para quem empresta o carro

Algarve Desporto

Portimonense salva-se e ‘atira’ Farense para o play-off

22:55 17 Maio, 2026 22:56 17 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

O Farense vai disputar o play-off de manutenção depois de sair derrotado no dérbi algarvio com o Portimonense

Algarve Nacional

Governo proíbe lanchas rápidas entre as 21:00 e as 07:00

20:37 17 Maio, 2026 20:37 17 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

A nova lei já entrou em vigor e prevê pena de prisão e coimas elevadas para o uso ilegal de lanchas rápidas associadas ao tráfico

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Nacional

Adeus ‘okupas’: é assim que deve proteger a sua casa de uma ocupação ilegal e evite fazer isto para não se meter em ‘sarilhos’

20:20 17 Maio, 2026 19:17 17 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Proteger uma casa invadida por 'okupas' exige agir dentro da lei e evitar decisões que possam complicar ainda mais o problema

Arroz basmati. Crédito: Magnific
Europa Gastronomia Saúde

Este arroz muito consumido em Portugal é o mais contaminado por agrotóxicos

18:40 17 Maio, 2026 16:35 17 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com esta pesquisa, datada de fevereiro de 2024 e que contou com 40 tipos de arroz diferentes, concluiu-se que este continha a maior presença de substâncias agrotóxica

Crédito: Filipe Carmo | Notícias ao Minuto | DR
Nacional

Lembra-se disto? Idoso rejeitou proposta de 31.500€ para o ‘Velocidade Furiosa’ filmar na sua casa

09:10 17 Maio, 2026 09:12 17 Maio, 2026 | Afonso Dias Freire

A saga ‘Velocidade Furiosa’ voltou a estar em destaque em Cannes, onde o elenco assinalou os 25 anos da série. Recordamos a história divulgada em 2023 de um idoso português que recusou 31.500€ para filmarem na sua casa

Loja chinesa. Crédito: Foto AI
Economia Europe Direct Algarve Mundo

É o fim das lojas ‘do chinês’? União Europeia vai ‘apertar’ com entrada destes produtos vindos da China e Europa pode sentir o impacto

18:00 17 Maio, 2026 17:51 17 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

UE prepara-se para reduzir a importação de produtos vindos da China para o mercado europeu de modo a reduzir a dependência económica face aos chineses

Armário com casacos compridos. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer Vídeo

Adeus cabides: este método inspirado no minimalismo japonês permite guardar casacos compridos sem ocupar espaço

11:00 17 Maio, 2026 17:42 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Inspirado no minimalismo japonês, este truque deixa os casacos compridos bem organizados, sem ocupar espaço e sem necessitar de cabides

Passadiços de Altura.
Algarve Vida & Lazer

Vem aí um novo passadiço para o Algarve e a primeira pedra está lançada: conheça a data de conclusão da obra e a localização do projeto

11:40 16 Maio, 2026 10:54 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Nova ligação pedonal entre duas praias do Sotavento está a ganhar forma no Algarve e a obra vai ficar concluída ainda este verão

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensionistas inscritos na Segurança Social antes desta data podem ter um aumento na reforma e poucos sabem

17:00 17 Maio, 2026 16:34 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Algarve, Animais, Cultura, Economia

Cabra algarvia volta a ser rainha da festa no Azinhal

09:00 17 Maio, 2026 12:37 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, gastronomia regional e concertos voltam a animar a Terra de Maio no Azinhal entre os dias 22 e 24 de maio deste ano

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva a ‘potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a partir deste dia

06:00 18 Maio, 2026 15:17 17 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O estado do tempo deverá agravar-se entre terça e quarta-feira, com chuva persistente, rajadas fortes e ondas até 4 metros.

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e nevoeiro antes da bonança: mau tempo vai manter-se e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 17 Maio, 2026 12:09 17 Maio, 2026 | João Luís

Antes da melhoria do tempo, Portugal ainda terá chuva, vento e nevoeiro em várias regiões. Saiba onde o mau tempo se mantém

Idosa a conduzir. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Proposta quer definir esta idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 17 Maio, 2026 15:55 15 Maio, 2026 | João Luís

Uma petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

07:00 17 Maio, 2026 15:52 17 Maio, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Operação Stop da GNR.
Auto

Cuidado a quem empresta o carro: este gesto inocente pode custar multas pesadas e até prisão

12:30 17 Maio, 2026 11:41 17 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mesmo um simples favor ao volante pode transformar-se num problema legal com impacto sério para quem conduz e, em certos casos, para quem empresta o carro

Algarve, Desporto

Portimonense salva-se e ‘atira’ Farense para o play-off

22:55 17 Maio, 2026 22:56 17 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

O Farense vai disputar o play-off de manutenção depois de sair derrotado no dérbi algarvio com o Portimonense

Algarve, Nacional

Governo proíbe lanchas rápidas entre as 21:00 e as 07:00

20:37 17 Maio, 2026 20:37 17 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

A nova lei já entrou em vigor e prevê pena de prisão e coimas elevadas para o uso ilegal de lanchas rápidas associadas ao tráfico

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Nacional

Adeus ‘okupas’: é assim que deve proteger a sua casa de uma ocupação ilegal e evite fazer isto para não se meter em ‘sarilhos’

20:20 17 Maio, 2026 19:17 17 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Proteger uma casa invadida por 'okupas' exige agir dentro da lei e evitar decisões que possam complicar ainda mais o problema

Arroz basmati. Crédito: Magnific
Europa, Gastronomia, Saúde

Este arroz muito consumido em Portugal é o mais contaminado por agrotóxicos

18:40 17 Maio, 2026 16:35 17 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com esta pesquisa, datada de fevereiro de 2024 e que contou com 40 tipos de arroz diferentes, concluiu-se que este continha a maior presença de substâncias agrotóxica

Crédito: Filipe Carmo | Notícias ao Minuto | DR
Nacional

Lembra-se disto? Idoso rejeitou proposta de 31.500€ para o ‘Velocidade Furiosa’ filmar na sua casa

09:10 17 Maio, 2026 09:12 17 Maio, 2026 | Afonso Dias Freire

A saga ‘Velocidade Furiosa’ voltou a estar em destaque em Cannes, onde o elenco assinalou os 25 anos da série. Recordamos a história divulgada em 2023 de um idoso português que recusou 31.500€ para filmarem na sua casa

Loja chinesa. Crédito: Foto AI
Economia, Europe Direct Algarve, Mundo

É o fim das lojas ‘do chinês’? União Europeia vai ‘apertar’ com entrada destes produtos vindos da China e Europa pode sentir o impacto

18:00 17 Maio, 2026 17:51 17 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

UE prepara-se para reduzir a importação de produtos vindos da China para o mercado europeu de modo a reduzir a dependência económica face aos chineses

Armário com casacos compridos. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer, Vídeo

Adeus cabides: este método inspirado no minimalismo japonês permite guardar casacos compridos sem ocupar espaço

11:00 17 Maio, 2026 17:42 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Inspirado no minimalismo japonês, este truque deixa os casacos compridos bem organizados, sem ocupar espaço e sem necessitar de cabides

Passadiços de Altura.
Algarve, Vida & Lazer

Vem aí um novo passadiço para o Algarve e a primeira pedra está lançada: conheça a data de conclusão da obra e a localização do projeto

11:40 16 Maio, 2026 10:54 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Nova ligação pedonal entre duas praias do Sotavento está a ganhar forma no Algarve e a obra vai ficar concluída ainda este verão

Últimas Notícias

  • Chuva a ‘potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a partir deste dia
    Chuva a ‘potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a partir deste dia
  • Portimonense salva-se e ‘atira’ Farense para o play-off
    Portimonense salva-se e ‘atira’ Farense para o play-off
  • Governo proíbe lanchas rápidas entre as 21:00 e as 07:00
    Governo proíbe lanchas rápidas entre as 21:00 e as 07:00
  • Adeus carta de condução? Proposta quer definir esta idade máxima para conduzir em Portugal
    Adeus carta de condução? Proposta quer definir esta idade máxima para conduzir em Portugal
  • Adeus ‘okupas’: é assim que deve proteger a sua casa de uma ocupação ilegal e evite fazer isto para não se meter em ‘sarilhos’
    Adeus ‘okupas’: é assim que deve proteger a sua casa de uma ocupação ilegal e evite fazer isto para não se meter em ‘sarilhos’
  • Novos furos de água voltam a ser permitidos em grande parte do Algarve
    Novos furos de água voltam a ser permitidos em grande parte do Algarve

Opinião

  • Doenças inflamatórias intestinais: reconhecer cedo para tratar melhor | Por Ana Patrícia Andrade
    Doenças inflamatórias intestinais: reconhecer cedo para tratar melhor | Por Ana Patrícia Andrade
  • Já olhou para as costas do seu filho hoje? | Por Nuno Alegrete
    Já olhou para as costas do seu filho hoje? | Por Nuno Alegrete
  • Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
    Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
  • Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
    Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Já há acordo: UE vai ‘apertar’ regras destes apoios da Segurança Social para quem não cumprir estes requisitos
    Já há acordo: UE vai ‘apertar’ regras destes apoios da Segurança Social para quem não cumprir estes requisitos
  • É o fim das lojas ‘do chinês’? União Europeia vai ‘apertar’ com entrada destes produtos vindos da China e Europa pode sentir o impacto
    É o fim das lojas ‘do chinês’? União Europeia vai ‘apertar’ com entrada destes produtos vindos da China e Europa pode sentir o impacto
  • Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal